AJP PR3 125 SM vs NM SM250

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

AJP PR3 125 SM vs NM SM250

Mensagem  OldMan em Sab 06 Mar 2010, 23:01

Por um lado prefiro uma mota com um motor mais fiável, ainda que mais fraco, por outro prefiro uma mota com um motor mais engraçado e mais barata.

A AJP já com documentos e alguns extras fica em 3300€, a NM fica em 2600€ (não deve ter documentos mas mesmo que tenha fica mais barato).

Não sou certamente o único com dúvidas deste género, mas não vi nenhuma referência aqui no forum em relação à NMCompetition. Creio que o motor e' Loncin.

Aqui fica um video de comparação entre AJP e NM (ainda que não sejam os modelos que me interessam)

E aqui um em que aparece a tal SM250

O que têm a dizer desta marca e desta minha dúvida existencial?

[EDIT]
Convém dizer que é a primeira mota e não tenciono andar com ela durante 10 anos. Mais cedo ou mais tarde terei de trocar de mota e o facto da NM ser uma marca desconhecida não é problema porque não tenciono fazer negócio com a venda dela.

[EDIT 2]
Modelo SM250

Motor
Tipo 248cc mono a 4 tempos refrigerado a liquido com duplo radiador
Diametrox Curso 69mm x 57.5mm
Taxa de compresao 9.7:1
Potencia Maxima 27cv / 7500 rpm
Binario Maximo 24Nm / 5600 rpm
Ignicao Electronica Digital
Arranque Electrico e Manual
Transmissao
Primaria Por engrenagens com 5 mudancas
Final Por corrente com rodas dentadas de 14T / 48T
Velocidade Maxima 120 KM/H
Dimensoes
Comp. x Larg. x Alt. 1910 mm X 665 mm X 1140 mm
Altura do assento 920 mm
Altura Maxima 1510 mm
Distancia ao Solo 300 mm
Capacidade do Deposito 6.9 L
Peso a Seco 98 kg
Suspencoes, Travoes e Jantes
Suspencao Diantera Forquilha Telescopica Invertida a gas e oleo com 48 mm, com curso 300mm, adjustavel
Suspencao Traseira Mono amortecedor de Link, a gas e oleo com curso directo de 95mm, ajustavel comp. e rebound
Travao diant. e Tras. Hidraulico a disco, com duplo piston, com 270 mm e 240 mm
Jantes e Volante Aluminio
Pneu Frontal 110/70-17
Pneu Traseiro 130/70-17

OldMan

Re: AJP PR3 125 SM vs NM SM250

Mensagem  L_Cobain27 em Dom 07 Mar 2010, 04:11

AJP é fiavel e tal, mas, na minha opinião, que já conduzi a pr3 125, acho que me fartava daquilo nuns dias..

A NMCompetition, sinceramente, não sei, tenho amigos que já estiveram interessados, já estive ao lado de uma parecida num supermercado, e apenas me pareceu ser uma "AJP" mas maiorzinha..

Se achares que podes gastar mais numa mota, procura as da nmcompetition, mas 450, replicas de CRF 450 da honda, vêem com 42 cv ou perto disso, e, mais tarde, podes destrangular tudo com carburador maior e mais umas coisas para que esta passe para cinquenta e poucos cv, como é primeira mota, poderás achar que 450 é muito (são opiniões, claro...), mas, com cabecinha, consciência de que é uma 450, e estrangulada, pra começar dá bem, e o preço ronda os 4 mil e pouco nova Wink

L_Cobain27

Mensagem  henri em Dom 07 Mar 2010, 13:01

Essa marca já esteve aqui em discussão, já te mostro o tópico

henri

Mensagem  henri em Dom 07 Mar 2010, 13:05

Aqui está! O tópico é sobre outra marca mas essa veio à baila, vendem-nas na ktm lx, em benfica

http://www.supermoto-portugal.com/geral-f13/supermoto-250-chinesa-t668.htm

henri

Mensagem  OldMan em Dom 07 Mar 2010, 15:13

L_Cobain27 escreveu:AJP é fiavel e tal, mas, na minha opinião, que já conduzi a pr3 125, acho que me fartava daquilo nuns dias..

A NMCompetition, sinceramente, não sei, tenho amigos que já estiveram interessados, já estive ao lado de uma parecida num supermercado, e apenas me pareceu ser uma "AJP" mas maiorzinha..

Se achares que podes gastar mais numa mota, procura as da nmcompetition, mas 450, replicas de CRF 450 da honda, vêem com 42 cv ou perto disso, e, mais tarde, podes destrangular tudo com carburador maior e mais umas coisas para que esta passe para cinquenta e poucos cv, como é primeira mota, poderás achar que 450 é muito (são opiniões, claro...), mas, com cabecinha, consciência de que é uma 450, e estrangulada, pra começar dá bem, e o preço ronda os 4 mil e pouco nova Wink
Pelo que já andei a ver, esta NM 250 tem um quadro baseado numa CRF e os plásticos baseados numa YZ. O que de certa forma é bom porque se precisar de plásticos novos sei que os da YZ cabem perfeitamente.

De qualquer maneira a 450 seria uma opção (ainda que tivesse que ser estrangulada para os 25kw), mas os 4000€ também precisavam de ser estrangulados Very Happy

Tenho cerca de 3300€ para investir na mota. Com algum esforço talvez chegasse aos 3600€ para meter suspensão invertida na PR3.

henri escreveu:Aqui está! O tópico é sobre outra marca mas essa veio à baila, vendem-nas na ktm lx, em benfica

http://www.supermoto-portugal.com/geral-f13/supermoto-250-chinesa-t668.htm

Obrigado! Vou dar uma leitura nisso!

OldMan

Mensagem  riblik em Dom 07 Mar 2010, 16:49

se fosse eu ia sem duvida para a AJP...

Por ser nacional, por saber que não há escassez de material depois, etc etc...isso de motas de "supermercado" não me entusiasma muito...Era incapaz de gastar 2 mil e tal euros "no escuro".

É a minha opinião! Shocked

riblik

Mensagem  R6_Blue em Dom 07 Mar 2010, 17:23

Boas

É uma comparativa facil de escolher em relaçao a motores 125cc VS 250cc, obvio que eu ia para a 250.

O problema aqui é mesmo o facto de a NM Loncin, poder trazer alguns problemas a nivel de fiabilidade do motor e ainda falta de material...

Bonita?? a NM ultrapassa largamente a AJP em beleza!

Fiavel? Preferia a AJP por motivos como ser Nacional, sei que nao existe falta de peças etc...

Embora digas que nao tencionas fazer negocio com a venda da mota, um dia vais querer "subir o patamar" e a Loncin nao te vai dar € nenhum...uma AJP é sempre melhor para revenda.

Cumps

R6_Blue

Mensagem  OldMan em Dom 07 Mar 2010, 18:54

riblik escreveu:se fosse eu ia sem duvida para a AJP...

Por ser nacional, por saber que não há escassez de material depois, etc etc...isso de motas de "supermercado" não me entusiasma muito...Era incapaz de gastar 2 mil e tal euros "no escuro".

É a minha opinião! Shocked
São mesmo motas de supermercado! Pelos vistos há à venda com vários nomes (NMCompetition, Sproxx, Mikilon) ainda que haja algums diferenças entre elas. Podem ser upgrades ou coisas do género.
Há quem diga que já as viu no Jumbo Very Happy
E o melhor é que já as vi a menos de 2000€ com documentação. A NM é mais cara, não sei porquê...

http://www.mikilon.com/info.asp?bigClassCode=101&ClassCode=1003

@R6

Acredita que não estou minimamente preocupado com a venda dela. Será a minha primeira mota, é natural que faça tudo e mais alguma coisa que não se deve fazer, é natural que ela vá ao alcatrão várias vezes, não posso estar à espera de fazer negócio com isso.
Até por aí me custa menos dar coisa de 2000€ em vez dos 3000€, porque mais tarde vai doer menos.

Pelas contas que estive a fazer vou andar na média dos 7000km/ano. Só vou mesmo mudar de mota quando tiver € para comprar outra. Mesmo que seja na mesma uma 250cc/125cc mas KTM ou Honda...

De certa forma sinto que tenho de experimentar estas motas chinesas para ter uma opinião própria acerca disto. Isso vai ajudar a fazer a selecção da minha próxima mota. Se eu me guiar pelo que toda a gente diz nunca vou comprar nada de 2º, mas assim como há quem passe por isso e tenha más experiências também pode haver quem tenha boas experiências. E isso depende muito de quem a conduz, da prática que tem, das motas que já teve, da porrada que lhe dá...

Eu não tenho prática nenhuma, não posso fazer comparações com outras motas, ainda nem sequer tenho a carta e peguei numa mota há poucos meses atrás. Nunca será tão mau para mim como seria para alguém com prática. Naturalmente que eu não vou abusar tanto dela (pelo menos nos primeiros tempos Twisted Evil) como alguém que já anda de mota há anos.

OldMan

Mensagem  HuskyBoy em Dom 07 Mar 2010, 19:21

se eu fosse ai não comprova a nm tive uma orion 250 que é uma mota mais antiga mas o motor é igual ao da nm a única diferença éra ser a ar.

e se a nm for como esta digo-te que mais vale comprares uma uma bicicleta a mota não tinha qualidade e á o problema de peças

HuskyBoy

Mensagem  Mr_Trecolareco em Dom 07 Mar 2010, 19:42

Boas,

Nunca comprei uma mota dos chineses, nem estaria nos meus planos.

Podes não concordar comigo, mas pelo que tenho lido:

- as chinesas são mais baratas
- as chineses dão mais problemas
- as chinesas têm mais problemas de serviço pós-venda
- as chinesas têm menor valor de revenda...

Ou seja, para mim com uma chinesa, compras e poupas algum no inicio, mas vais perder fácilmente na venda qd quiseres algo mais. No entretanto há dois cenários, podes ter sorte e ser só gasolina, como podes ter azar e ficas mais tempo com a mota na oficina que a andar nela.

Pessoalmente sem conhecer o mercado das 125c e 250cc acho que consegues algo mais fiável e que te protege os €'s.

Uma pesquisa rápida deu-me isto http://www.standvirtual.com/motos/Kawasaki/125/M115908/ por 3300€ com 5 anos de garantia.

Ou algo mais explosivo para 1ª mota, há quem sobreviva com juizo ehehe

http://www.standvirtual.com/motos/Husqvarna/SM/M107602/
ou
http://www.standvirtual.com/motos/Yamaha/DT/M107164/
http://www.standvirtual.com/motos/Yamaha/DT/M99456/

Mr_Trecolareco

http://www.trackfreeks.com

Mensagem  OldMan em Dom 07 Mar 2010, 21:05

Não gosto dessa Kawasaki, preferia dar os 3300€ pela AJP.

Eu gosto dessa Husqvarna, o único senão é ser a 2T... alguém me sabe dizer quanto é que isso bebe e quantos cavalos tem? E como/quando se devem fazer as revisões?

Estas discussões acabam por ser interessantes porque eu acho que só me vou decidir no dia em que comprar a mota.

Obrigado a todos.

OldMan

Mensagem  riblik em Dom 07 Mar 2010, 21:34

OldMan escreveu: De certa forma sinto que tenho de experimentar estas motas chinesas para ter uma opinião própria acerca disto...Eu não tenho prática nenhuma, não posso fazer comparações com outras motas, ainda nem sequer tenho a carta e peguei numa mota há poucos meses atrás. Nunca será tão mau para mim como seria para alguém com prática. Naturalmente que eu não vou abusar tanto dela (pelo menos nos primeiros tempos Twisted Evil) como alguém que já anda de mota há anos.

OldMan acredita que à medida que vais ganhando confiança vais querer abusar dela lentamente...e acho que devias pensar em primeiro lugar na coisa mais importante para ti: a tua segurança...eu não acho propriamente que tudo o que é caro é que bom e o que é barato não presta, e é certo que ao comprarmos uma yamaha, honda, ktm, etc pagamos um pouco da marca mas sabemos pelo menos que são motas construidas tendo em conta certos requisitos de segurança e de qualidade impostos pelas autoridades competentes...

Vê so aqui o teste que fizeram a mais um produto oriental...onde o condutor, segundo o teste teria apenas 0,01% de hipoteses de sobreviver...

http://www.youtube.com/watch?v=DZWy_fASSiQ

riblik

Mensagem  OldMan em Dom 07 Mar 2010, 21:44

Vou ver isso.

Falem-me sobre aquela Husqvarna SM 125 e um pouco em relação aos motores 2T. O que mais me assusta são os consumos, alguém me pode falar disso?

OldMan

Mensagem  Ryder em Dom 07 Mar 2010, 23:29

compra esta e poes uns pneus SM (espero nao estar a dizer asneira)

http://www.standvirtual.com/motos/Yamaha/WR/M127723/

Ryder

Mensagem  Ryder em Dom 07 Mar 2010, 23:37

OldMan escreveu:Vou ver isso.

Falem-me sobre aquela Husqvarna SM 125 e um pouco em relação aos motores 2T. O que mais me assusta são os consumos, alguém me pode falar disso?

da aqui uma vista de olhos

http://www.spritmonitor.de/en/overview/126-Husqvarna/0-All_models.html

Ryder

Mensagem  OldMan em Seg 08 Mar 2010, 00:13

Ryder escreveu:compra esta e poes uns pneus SM (espero nao estar a dizer asneira)

Essa para além de estar bastante longe (eu sou do Porto), ainda precisava de fazer essas alterações, o que ia sair caro.

Como eu imaginava a Husqvarna bebe demasiado... eu tenho cerca de 30€ por mês para gasosa.

Estive a ver esta Derbi, e gostei do que vi, alguém me sabe dizer preços?

OldMan

Mensagem  Ryder em Seg 08 Mar 2010, 00:21

OldMan escreveu:
Ryder escreveu:compra esta e poes uns pneus SM (espero nao estar a dizer asneira)

Essa para além de estar bastante longe (eu sou do Porto), ainda precisava de fazer essas alterações, o que ia sair caro.

Como eu imaginava a Husqvarna bebe demasiado... eu tenho cerca de 30€ por mês para gasosa.

Estive a ver esta Derbi, e gostei do que vi, alguém me sabe dizer preços?

porra compras uma ajp usada de 2007 por 2000€ e gastas 1500€ em gasolina em 4 anos,assim atinges os 3500 de orçamento, pode ser?

decide-te pah, tantas indecisões Evil or Very Mad

http://www.standvirtual.com/motos/AJP/PR4/M114542/

Caldas da Rainha? Nem que fosse de Faro, é um excelente negocio.

Última edição por Ryder em Seg 08 Mar 2010, 00:24, editado 1 vez(es)

Ryder

Mensagem  OldMan em Seg 08 Mar 2010, 00:23

LOL o orçamento não é para 4 anos, é para a compra da mota.

OldMan

Mensagem  Ryder em Seg 08 Mar 2010, 00:26

OldMan escreveu:LOL o orçamento não é para 4 anos, é para a compra da mota.

Por isso mesmo, em vez de gastares 3500€ num dia, gastas em 4 anos (so estou a falar de gota, mas claro que podes fazer alterações numa margem de manobra alta, 2000 pela mota e 1500 em personalizaçoes (hipoteticamente falando))

Ryder

Mensagem  L_Cobain27 em Seg 08 Mar 2010, 00:56

Se for pra comprar usada, acho que o aconselho a uma DTR, bebe mais, mas também, arranja uma por 1500, 2000€, já SM, ou uma DTX por 2 mil e qualquer coisa, e com o resto do €, anda à vontade quanto a consumos.. Wink

L_Cobain27

Mensagem  RickyFMX em Seg 08 Mar 2010, 10:29

Bom, eu já andei a ler umas cenas sobre as NMs... Tanto a 250 como a 450 que vai sair este ano.

Aquilo são motos com motores "antigos" e copias de plásticos... penso que o problema nem será a nível de motores... penso que o problema será a nível de cilistica, suspensões e travões... é complicado! Não temos aqui testemunhos de pessoal que já tenha tido, o pessoal tem medo, e acho com razão.

De todas as que te falaram ai, penso que ficarias MUITO bem servido com a Husky SM. E já é moto que não te fartas tão depressa, pois tem uma ciclistica, motor, travões e suspensões muito boas para uma 125!

O consumo. Tás sem guito andas devagar (+/- 4l/100), tás com guito soltas o holigan interior ( Twisted Evil )

RickyFMX

http://www.supermoto-portugal.com

Mensagem  OldMan em Seg 08 Mar 2010, 20:39

Não me parece boa ideia ter essa possibilidade de rodar o punho e acreditar que me vou conter (porque não vou).

Se tudo correr bem vem uma AJP PR4 nova.
O que eu estava a ver se fazia era comprar a PR3 mas meter o escape + colector MX, rodas pretas, e suspensão marzocchi. Mas vou ver se tiro essa ideia da cabeça e fico-me por uma PR4 só com o escape e colector MX. O preço é relativamente mais barato (à volta dos 3500€ acho eu).

O que me faz mal é ter demasiadas opções por onde escolher, e andar meio ano para tirar o raio da carta Evil or Very Mad

OldMan

Mensagem  OldMan em Ter 09 Mar 2010, 18:50

Questionário Pt.2 Laughing

Para além daqueles que estão no site da AJP, há mais algum sitio onde possa comprar uma PR4 no Porto?
Alguém tem boas/más experiências com algum deles?
Na Motobicicampo fazem 3300€ com documentos.

Há alguma vantag€m em estar a ir propositadamente a Lousada?

Digam aí dicas para convencer o vendedor a poupar-me nos 200€ das despesas de legalização sff. Smile

OldMan

Mensagem  OldMan em Qua 10 Mar 2010, 23:57

Ninguém me sabe responder?

Pelo menos em relação à última parte, já ajudava bastante! Smile

OldMan

Mensagem  L_Cobain27 em Qui 11 Mar 2010, 01:00

Não te sei responder a isso, mas se vais comprar pr4, compra semi-nova, poupas uns trocos, e há algumas à venda com 2000km e isso.. Wink

L_Cobain27

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 17:37

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: