IPO Motociclos e Ciclomotores

:: Geral :: Geral

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

IPO Motociclos e Ciclomotores

Mensagem  PIPELINE em Seg 03 Nov 2008, 23:23

O que me trás aqui é a tão badalada Inspeção ás Motas que poderá entrar em vigor em 2009!

Pois bem, cá pelos Açores para quem ainda não sabe, isso já existe desde 1999 embora não estivesse devidamente legislado e dai não ser fiscalizado pelas autoridades nem efectuadas pelos possuidores das ditas Motas!

Aconteçe que em 2004 essa situação mudou, foi tudo devidamente legislado e aprovado e apartir desse ano passou a ser obrigatório a inspeção aos veiculos de 2 rodas sem excepção!

Em 2006 foi "revisto" o documento e entre outras coisas alterou-se os anos de inspeção que eram: Motas ao 4º ano de registo e dai em diante anualmente até prefazerem 7 anos, ao 8º ano e dai para a frente semestralmente! Situação que mudou em 2006 em que passou a ser ao 4º ano de registo e posteriormente numa base anual!

Creio tb que de 2004 para 2006 foi abolida uma categoria que estava inserida nisto - ligeiros de aluger sem condutor - mas isso a nós não nos interessa!

Vou deixar aqui dois links para 2 documentos pdf's que fui buscar á extinta DGV, recente IMTT para se entreterem a ler!! lol

Com isto tenciono deixar-vos uma ideia de como as coisas se passam por cá, que parametros são utilizados para as ditas inspeções para assim terem noção do que poderá suceder a nivel nacional se porventura for para a frente o que todos falam!

Link 2004: http://pipeline.do.sapo.pt/Legis2004.pdf

Link 2006: http://pipeline.do.sapo.pt/Legis2006.pdf

Ass: Paulo

PS: Os documentos estão com pouquinha qualidade mas acho que dá para perceber! Alguma duvida apitem! No que puder ajudar tou cá!

PIPELINE

Re: IPO Motociclos e Ciclomotores

Mensagem  Mr_Trecolareco em Ter 04 Nov 2008, 00:58

Já dei uma olhadela ao factores a ser inspeccionados.

Mas na práctica como é feito? No carros começam com os niveis emissões de escape, passam para pneumáticos e luzes visualmente, teste de suspensões e alinhamento, folgas e fugas de oleo.

Nas motas é igual?
No escape é só por emissões ou por ruido tb?
Há maquinas especificas?
Têm de deiar outra pessoa montar-se na tua mota?

Mr_Trecolareco

http://www.trackfreeks.com

Mensagem  PIPELINE em Ter 04 Nov 2008, 01:18

Eu ainda não tive o "prazer" de levar esta á inspeção... quem o fez da ultima x foi o antigo dono.

Mas segundo sei, eles não olham a 1/4 das coisas que estão ali discriminadas! Pudera, tem falta de formação e INformação quando aos veiculos a inspecionar! ISTO É PORTUGAL! LOL

De qq maneira para teres uma ideia, esta (como já disse no motonline) reprovou um ano por não ter o reflector abaixo da matricula e ainda este ano uma dragstar de escapes directos passou sem qq tipo de apontamento... portanto, por ai se vê como são feitas!!!!

Quando á ordem aqui é um pouco diferente mesmo nos carros pois a disposição dos mecanismos de inspeção assim o obrigam!

Mas no essencial e no que respeita a motos é: luzes (TODAS), estados dos pneumaticos, sistema de travagem, "possivelmente" ruidos e emissões de gazes! Isto grosso modo, pq sinceramente e tendo em conta o centro que é, não os vejo com condições para mais!

Abraços.

PS: Em dezembro dou-vos uma ideia em primeira mão da inspeção pois eu vou leva-la lá!

PIPELINE

Mensagem  bruno_mpwr em Ter 04 Nov 2008, 02:39

isto é q é uma ma noticia.. mas ja era d esperar né... Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad

la vou ter eu d andar a trocar rodas e a meter a matricula no devido sitio e trocar escapes...
agora é q as lojas d peças vao começar a lucrar... visto q maior parte do pessoal nao tem piscas nem luz de maximo etc... enfim...

ja agora uma pergunta q m moe a paciencia... ( nao li os ficheiros pdf... Razz )

sendo a minha CR considerada uma mota d enduro, tenho q ter piscas e luzes de maximos???

pq quando tive a WR426 e na altura comprei-a nova, nao trazia nada dessas coisas...

expliquem la o q tenho d ter em ordem na minha Cr pra poder passer na poia das IPO's...
Evil or Very Mad Evil or Very Mad

bruno_mpwr

Mensagem  PIPELINE em Ter 04 Nov 2008, 07:55

Bruno, atenção que esta lei é somente a nivel Açores!

Portanto ainda não te precisas preocupar com isso! AINDA...!

Mas se queres saber, e no codigo de estrada está bem explicito, toda e qq peça integrante do veiculos aquando da sua venda ao publico não pode ser removida sob pena de seres autuado... normalmente faz-ze é vista grossa! E se por acaso for necessario substituir, ai teria que ser algo aprovado pela DGV creio.

Agora se uma mota de origem não trás nada disso, já não te sei dizer.... é uma boa pergunta sem duvida!

Abraços e boas CuRvAs!

PIPELINE

Mensagem  bruno_mpwr em Ter 04 Nov 2008, 17:38

tabem q nos açores voces ja têm isso.. mas no continente vai entrar mesmo em vigor...
e como eu vai haver muita boa pessoa totalmente as aranhas d como ter a mota em modos d passar...
Rolling Eyes

bruno_mpwr

Mensagem  PIPELINE em Ter 04 Nov 2008, 18:28

Podes é começar a preparar as coisas mediante estes pdf's que disponibilizei aqui... suponho que as diferenças não devem ser muitas!

E depois, no mesmo dia de ires á inspeção montas as coisas e quando chegares de lá retiras tudo novamente! lol

Era o que eu faria! E é o que muitos fazem por cá! Simples e eficaz!

Abraços!

PIPELINE

Mensagem  bruno_mpwr em Ter 04 Nov 2008, 18:44

mas isso d andar a trocar coisas antes d ir á ipo ja eu faço no meu carro!!
ja sei o q tenho d trocar pra ele passar!!

agr da mota, ja li os files e mesmo asim nao é muito explicito a minha questao...
diz la q tem d ter buzina, piscas, maximo e medio...
mas s a minha mota nao trouxe d origem!!! sera q vou ter d ser obrigado a por... bem.. Rolling Eyes
nao ha-d ser nada... ate la ainda nasce e morre muita gente...

bruno_mpwr

Mensagem  RickyFMX em Ter 04 Nov 2008, 23:10

Pois...

Eu nem me estou a preocupar muito... estou a esperar para ver...

Eu tenho um colega meu que comprava motos nos salvados, arranjava-as todas pipis, e para ter os documentos tinha de levar as motos à inspecção!

O que faziam era medir a altura dos médios e máximos (igual aos carros), verificar todas as luzes (piscas, stop, luz traseira, mínimos, médios e máximos), viam o aspecto geral da moto, medidas de pneus, espelhos e viam o ruído a "olho"... Pediram para por a moto a trabalhar e olharam para o escape.

Este era a inspecção para ter os documentos de volta dos salvados...
Eu penso que os parâmetros que vão usar serão +/- estes...

Se forem estes, chumbo.... Evil or Very Mad

RickyFMX

http://www.supermoto-portugal.com

Mensagem  PIPELINE em Ter 04 Nov 2008, 23:13

Ricky escreveu:
O que faziam era medir a altura dos médios e máximos (igual aos carros), verificar todas as luzes (piscas, stop, luz traseira, mínimos, médios e máximos), viam o aspecto geral da moto, medidas de pneus, espelhos e viam o ruído a "olho"... Pediram para por a moto a trabalhar e olharam para o escape.

NEM MAIS NEM MENOS! É tal e qual como descreveste!

Até pq eles não tem meios nem bases para mais...

Enfim!

PIPELINE

Mensagem  Mr_Trecolareco em Qua 05 Nov 2008, 00:35

Boas,

As motas de enduro e cross são um caso á parte. Nem todas são matriculadas, nem todas as matriculadas são vendidas com o material obirgatório por lei ( luzes, espelhos e piscas pelo menos) etc...

Se for uma IPO como disseram nem é grave e rapidamente ficamos despachados. Mas sem ser os casos mais graves tb não serve de mto ir lá a não ser para nos chular €€'s Sad

Última edição por Mr_Trecolareco em Qua 05 Nov 2008, 01:11, editado 1 vez(es)

Mr_Trecolareco

http://www.trackfreeks.com

Mensagem  bruno_mpwr em Qua 05 Nov 2008, 00:54

realmente acho q vou fazer companhia ao Ricky.. esperar pa ver...
preocupo-m na altura.... Cool

bruno_mpwr

Mensagem  PIPELINE em Qui 13 Nov 2008, 15:36

Venho fazer um updatezito aqui ao topico só para vos dizer que a inspeção a motociclos aqui nos açores custa 22,40€!!!

Soube-o após conversa telefonica com um inspector do centro!

CARO!!!! DASS Shocked

Abraço!

PIPELINE

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 03:54

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

:: Geral :: Geral

Permissão deste fórum: