IPO - SIM, NÃO ou TALVEZ

:: Geral :: Geral

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

São a favor da tão falada Inspeção Obrigatória para Motociclos e Ciclomotores que poderá entrar em vigor num futuro proximo?

17% 17% 
[ 4 ]
79% 79% 
[ 19 ]
4% 4% 
[ 1 ]

Total dos votos : 24

IPO - SIM, NÃO ou TALVEZ

Mensagem  PIPELINE em Qua 05 Nov 2008, 13:13

Pois com o assunto do dia/mês/ano é este entre "nós" motociclistas, qual a opinião que cada um tem em relação ao assunto.

São a favor, contra, ou ainda se encontram divididos?

Tentei meter as opções que me parecem mais "razoaveis" e com o conteudo que acharia correcto para todos!!!

(*)
SIM - (Mediante o custo das mesmas, a disponibilidade das marcas em certificar que a mota cumpre os parametros como
saiu de fábrica, bem como facilitar o averbamento de componentes que não são originais da moto - Jantes; Suportes de
Matricula; etc)

NÃO - (É mais um meio do estado&amigos encaixarem uns €€€ ao fim do mês e não contribui em nada para a melhoria da situação de
alguns motociclos/ciclomotores que actualmente circulam na via publica e vão continuar a circular de uma maneira ou de
outra! Ou até mesmo para a prevenção de acidentes e sensibilização dos condutores para manterem o veiculo em ordem.)

TALVEZ - (Porquê? Opine!!!)

Abraços e boas CuRvAs!

Ass: Paulo

PIPELINE

Re: IPO - SIM, NÃO ou TALVEZ

Mensagem  RickyFMX em Qua 05 Nov 2008, 14:17

Votei não apenas por uma razão!
Não consigo legalizar a minha moto!

Se houvesse uma entidade competente que olhasse para as alterações e dissesse que poderia ou não o veiculo andar naquelas condições, ai seria a favor!

Ou se olhassem só para luzes, piscas, espelhos e estado dos pneus (factores que influenciam a segurança) ai também seria a favor...

É como nos tunnings! Não sou adepto, mas se um carro tiver umas jantes maiores com pneus mais largos (aumenta a segurança) chumba! Ou se meter uns discos maiores à frente, ventilados e com melhores pinças, também chumba (conheci uma situação assim).
Isto para mim é ridículo....

Para já sou contra... vou esperar para ver se mudo de opinião....

RickyFMX

http://www.supermoto-portugal.com

Mensagem  BroLy em Qua 05 Nov 2008, 17:09

Eu sou contra .

Em Portugal não há uma estrutura capaz de responder às necessidades do pessoal que queira legalizar alterações, alterações essas que na maioria das vezes contribuem para aumentar a segurança da mota .

Por outro lado, nota-se claramente que isto é mais uma forma do Estado arrecadar dinheiro, tal como o aumento do imposto sobre os veículos Diesel em 2009, visto que Portugal é dos países com maior nº de automóveis Diesel do Mundo .

Tendo em conta isto, caso os IPO vão para a frente, irei fazer como nos automóveis em caso peculiar, ou seja, passar "por fora" e caguei para a Polícia, tento sempre fugir deles caso os veja ao longe, isto se, for numa das minhas motas mais transformadas .

BroLy

http://www.racingsm.org

Mensagem  bruno_mpwr em Qua 05 Nov 2008, 17:39

nao nao nao e nao!!!!
so pelo raalho q vou ter ao andar a trocar peças e etc etc etc... Evil or Very Mad

bruno_mpwr

Mensagem  Mr_Trecolareco em Qua 05 Nov 2008, 20:13

Pois como foi dito....

- É um tacho para meia dúzia de donos de IPO's...
- Não vai trazer alterações significativas na segurança das motas

Junta-se os dois factores e acabamos por ficar mais pobres por nada.

Os meus carros nunca chumbaram na IPO e nunca fiz nenhuma revisão antes para o preparar para lá ir.

Ou seja apenas fico mais pobre 25€ todos os anos para um selo verde no carro.

Mr_Trecolareco

http://www.trackfreeks.com

Mensagem  PIPELINE em Qua 05 Nov 2008, 21:02

Eu votei sim pois sou a favor mediante as ressalvas que acrescentei no primeiro post junto com as respostas!

Obvio que estou sujeito ou melhor, estamos sujeitos aqui nos açores a isso á cerca de 4 anos...

PIPELINE

Mensagem  black angel em Qua 05 Nov 2008, 22:47

votei não....kuando dizem ke se preocupam com a nossa segurança...deviam dizer ke se preocupam com a nossa carteira...isso sim....uma mota sem pastinhas...trava melhor ke muitos carros....n conhecem a realidade do pais ke governam...imaginem um velhote do interior fazer 60, 70 ou 100 km de casal ou zundapp para fazer a ipo num centro kualker....lol...simplesmente ridiculo...para n utilizar outro termo menos amigo....

black angel

Mensagem  black angel em Qua 05 Nov 2008, 22:51

pipeline..diz-me uma cena....visto fazeres a ipo ai na madeira podias explicar á malta como isso é feito...existe algum artolas "inspector" em cima das nossas meninas nos rolos???n imagino, muito menos autorizo um artolas desses em cima da minha wr a fazer malabarismo em cima duns rolos...lol...muito menos em cima da minha kerida sp-1...d@sse...axo ke lhe dava um tiro.....

black angel

Mensagem  PIPELINE em Qua 05 Nov 2008, 23:09

black angel escreveu:pipeline..diz-me uma cena....visto fazeres a ipo ai na madeira podias explicar á malta como isso é feito...existe algum artolas "inspector" em cima das nossas meninas nos rolos???n imagino, muito menos autorizo um artolas desses em cima da minha wr a fazer malabarismo em cima duns rolos...lol...muito menos em cima da minha kerida sp-1...d@sse...axo ke lhe dava um tiro.....

Olha meu amigo, na Madeira eu não sei como se passa... LOL LOL

Mas aqui pelos Açores é mais ou menos assim:

Isto dito pelo meu colega, pois ele é que a levou á inspeção. Eu como só a comprei á pouco tempo vou ter o prazer de em Dezembro a levar lá pela primeira vez na minha mão!

Não liguem mt á conversa pq nós normalmente tratamo-nos mt "bem"! É o que dá conheçer alguem á quase 30 anos! LOL

PIPELINE

Mensagem  black angel em Qua 05 Nov 2008, 23:14

sim...sorry...fiz confusão kom a ilha....lol---keria dizer açores....mas kuando tiveres essa maravilhosa experiencia ao vivo e a cores tens de a partilhar aki com a malta....lol

black angel

Mensagem  PIPELINE em Qua 05 Nov 2008, 23:17

Partilho claro! Smile

Tou para ver a cara dos gaijos quando virem que só chego com um pé ao chão... Vão chumbar o condutor! What a Face What a Face

Amanha vou buscar 1 pneu 130-80-18 e 2 camaras de ar para adiantar serviço em casa antes dela ir á revisão!

No inicio de Dezembro arranca para a oficina e então depois vou ver se fujo um dia mais cedo e dou um salto ao IPO com ela!

PIPELINE

Mensagem  Mr_Trecolareco em Qua 05 Nov 2008, 23:22

Eu tb concordo com o principio da coisa, com as inspecções há mais fiscalização que não pode ser feita na estrada pelos agentes da autoridade.

A pouco e pouco ajuda algumas mentalidades mais tacanhas a gastar algum tempo e dinheiro a reparar o veiculo de modo a circular em boas condições.

Mas depois o factor "tacho" e poucos resultados prácticos desses bons principios fazem com que prefira que não haja as IPO.

Para a minha mota não faz diferença nenhuma já que é por gosto pessoal que ela se encontra em bom estado de conservação Cool

Mr_Trecolareco

Mensagem  RickyFMX em Qui 06 Nov 2008, 10:28

black_angel eu já assisti a uma inspecção a uma CB500 aqui em Lisboa.

A moto era salvada e precisava de ir à inspecção para poder reaver os documentos...

Escrevi noutro post mas ponho outra vez aqui:

Eu tenho um colega meu que comprava motos nos salvados, arranjava-as todas pipis, e para ter os documentos tinha de levar as motos à inspecção!

O que faziam era medir a altura dos médios e máximos (igual aos carros), verificar todas as luzes (piscas, stop, luz traseira, mínimos, médios e máximos), viam o aspecto geral da moto, medidas de pneus, espelhos e viam o ruído a "olho"... Pediram para por a moto a trabalhar e olharam para o escape.

Este era a inspecção para ter os documentos de volta dos salvados...
Eu penso que os parâmetros que vão usar serão +/- estes...

Se forem estes, chumbo.... Twisted Evil

Não acredito que levem a moto aos rolos, nem vejam travões, nem suspensões... Não tem lógica nem os centros de inspecção tem material para fazer estas verificações...

RickyFMX

Mensagem  BroLy em Qui 06 Nov 2008, 11:36

Eu tenho motas "ilegais" e ando no dia-a-dia com uma 100% legal, até tem piscas, espelhos e o "bacalhau" e ando com uma matrícula das novas GIGANTE .

A questão é, até esta mota 100% legal, é mais perigosa (segurança) que algumas das motas "ilegais" que possuo ..

Ou seja, maior parte das alterações que o pessoal faz nas motas, até aumentam a segurança, malhas de aço, pastilhas de travão melhores, rodas mais largas, pneus mais aderentes ... claro que também metem escapes mais barulhentos, mas isso para andar no meio do trânsito em hora de ponta também é bom (Loud pipes saves lives) .

Mesmo as Sachs, Zundaps, Casal dos velhotes lá das terreolas, nunca vi acidentes, portanto também não é por aí ..

Se formos analisar estatísticas de acidentes com motos envolvidas, maior parte a causa foi um AUTOMÓVEL ou então o excesso de velocidade do motociclista .. não foi pelas características intrínsecas da mota em si e respectivas alterações ..

BroLy

Mensagem  RickyFMX em Qui 06 Nov 2008, 11:46

BroLy escreveu:
...Ou seja, maior parte das alterações que o pessoal faz nas motas, até aumentam a segurança, malhas de aço, pastilhas de travão melhores, rodas mais largas, pneus mais aderentes ...

Boas!
Mas destas alterações que falas só a das rodas mais largas é que deve dar direito a chumbar... tudo o resto não!

Penso eu de que.... pig geek

RickyFMX

Mensagem  BroLy em Qui 06 Nov 2008, 17:10

Pois mas não faz sentido.

Por exemplo a minha RD 500 vinha com rodas 18' fininhas de origem, agora está com jantes 17' de CBR 600 com um pneu 120 à frente e um 180 atrás, ou seja, aumentei-lhe brutalmente a segurança, faz sentido chumbar ?

Só porque é para cumprir o que está no livrete ? São estas contradições que eu não concordo .

BroLy

Mensagem  PIPELINE em Qui 06 Nov 2008, 17:15

BroLy escreveu:Pois mas não faz sentido.

Por exemplo a minha RD 500 vinha com rodas 18' fininhas de origem, agora está com jantes 17' de CBR 600 com um pneu 120 à frente e um 180 atrás, ou seja, aumentei-lhe brutalmente a segurança, faz sentido chumbar ?

Só porque é para cumprir o que está no livrete ? São estas contradições que eu não concordo .

Obvio que não faz sentido nenhum chumbar! Para isso é que as marcas se deveriam preocupar mais em facultar a documentação necessaria ao averbamento das medidas no livrete! Vamos a ver como reagem daqui para a frente!

Por acaso hoje em comversa com o dono do stand onde "faço compras" ele disse-me que está previsto ou pelo menos fala-se que irão entrar em vigor apartir do segundo semestre de 2009!

Alguém já ouvi semelhante coisa por ai?

Abraços!

PIPELINE

Mensagem  RickyFMX em Qui 06 Nov 2008, 17:17

Exacto!

A tua RD está nas mesmas condições que qualquer SM... Neste momento a minha XT tem MUITO mais aderência que tem com os pneus de origem....

É como nos tunnings, aumenta-se a jante e a largura do pneu, chumbas!

Não tem lógica.... Mas pensando melhor, vou abrir um centro de inspecções!!! Isso é um granda tacho!!!! Twisted Evil e vocês podem lá ir que eu passo-vos todos!!! Twisted Evil

RickyFMX

Mensagem  RickyFMX em Qui 06 Nov 2008, 17:20

PIPELINE escreveu:
Por acaso hoje em comversa com o dono do stand onde "faço compras" ele disse-me que está previsto ou pelo menos fala-se que irão entrar em vigor apartir do segundo semestre de 2009!

Alguém já ouvi semelhante coisa por ai?

Já ouvi falar em Junho ou Julho..... Sad

RickyFMX

Mensagem  PIPELINE em Qui 06 Nov 2008, 17:33

Então possivelmente vai ser mesmo assim!

Agora só nos resta esperar que as marcas tenham o bom senso de facilitar as coisas! Isto no que respeita ás jantes com medidas diferentes, porque o resto é relativo a meu ver!

PIPELINE

Mensagem  Mr_Trecolareco em Qui 06 Nov 2008, 21:14

Exacto, venha o que vier, dificilmente teremos algo a dizer...

Cheira-me que qqer dia vai haver homologações para motas a encher os bolsos a estes senhores ( já o fazem para os carros nos pneumáticos)

www.autoinforma.pt

Mr_Trecolareco

Mensagem  black angel em Sab 08 Nov 2008, 21:46

poix...mais uma coisa para ajudar ao orçamento de estado para 2009....grandes chulos.....obrigava o estupid...que teve esta "brilhante" ideia a deixar o bmw, ke todos pagamos e ke ele anda no dia-a-dia com motorista, na garagem e andar 80 km numa casaleira de 2 mudanças..com um temporal, ou melhor...com um tsunami..e ter de ir fazer a ipo a um centro...lol...vamos esperar para ver.....se tiverem um sonómetro no centro...lol...nenhuma moto minha passa....lol....desde ponteiras crd aluminio...passando pela bela leovinci x3....uma mig em aluminio polido...e acabando nas duas magnificas devil de carbono da sp-1....lol....no meio do trânsito vale mais ke a sirene dos bombeiros....lol Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil

black angel

Mensagem  slicedvomit em Seg 20 Jul 2009, 16:57

Vim aqui contribuir (não que a minha opinião sirva para alguma coisa aos olhos dos empresários políticos).

Vou fazer um paste de um comentário que fiz no Motocustom

*************************************************************************************

Fuodass, o povo Português tá mesmo amansado.
Não falo pelos utilizadores, mas pela população em geral. Qualquer lei que aqueles pulhas lancem, há milhares de responsáveis disto e daquilo que vêm dizer que isto está mal e etc. e que a lei é necessária.
E o povo acaba por se deixar ir na conversa.

"- Olha, tem de ser. O que podemos nós fazer?"

Um gajo o que tem de fazer é bater o pé às leis da treta feitas por políticos e empresários sem sequer consultarem as organizações de motociclismo e as autoridades que actualmente fiscalizam as motos.
Estes cromos querem meter a guita no bolso. Mais nada.

Pessoalmente não conheço nenhum acidente de moto em que a culpa tenha sido da moto ou por má manutenção da mesma. E digo-vos que tenho visto ferros incrivelmente feios e assassinados. Mas todos eles têm travões e as rodas direitas. Lá vão ficando pelo caminho, mas é avaria na mecânica, não é seguir em frente por ficar sem travões ou por uma roda saltar fora.

A inspecção das motos só vai trazer despesa para o utilizador. As motos que sairão de circulação serão porque não preenchem os requesitos impostos por alguém. Guarda lamas XPTO, Matrícula, medidas de pneus, cor da viatura, guiadores sem serem os de origem. Se há mais acidentes, não são as motos em si o problema.

Quando saiu a lei sobre a potência, cartas para 18 anos e experiência etc, isto até fazia sentido. Havia rapaziada com 18 anos a morrer no dia em que ia buscar a GSXR ao stand.

Agora isto não faz sentido algum.

Na estrada receio apenas pelas seguintes personagens:

- Uma sachs ou do género pois o coitado do velho que se vai a tentar manter em cima da motorizada se pode assustar. RESPECT, a maioria destes chaços tem o mesmo óleo à mais de 10 anos;

- Filhos ricaços mais a namorada a passearem a mota do pai com o capacete desapertado, não fazem piscas e pensam que vão de carro até baterem em algum lado.

- Papa reformas;

- Policias com fobia a motos;

Quem gosta de ter a moto a brilhar não precisa de inspecção para continuar. Quer seja uma BMW das novas, quer seja uma suzuki SR250 vinda do pior franchising da telepizza.

Quem gasta dinheiro que lhe custou ganhar numa moto, passa tempo na garagem de volta da mesma, não vai passar a tratar melhor o bicho porque o pacóvio do engravatado veio para a televisão dizer que temos de nos portar bem porque as inspecções vêm aí.

Isto é segurança básica. Não é preciso haver uma lei que nos obrigue a fazer nada. Isto tem de vir de nós.

Basicamente, pneus, direcção, travões, boa iluminação e um espelho.

Esta lei é boa para os políticos, os empresários por detrás destas leis que vão lucrar à grande e para as bestas que acham que as inspecções são boas porque há motos em muito mau estado na estrada (na verdade são apenas motos sujas e algo barulhentas que ele não vê no concessionário da marca) com pneus e escapes fora da lei mais sem guarda lamas e afins.

Enquanto estes políticos continuarem a safar-se com a manhosices deles não vamos a lado nenhum. Vai ser até pagarmos créditos para irmos à nossa própria casa de banho.

*************************************************************************************

Isto para dizer que não concordo....
Isto é só mais um passo no velho objectivo de chular o povo à força toda. Querem toda a gente escravizada e obediente a qualquer lei que eles cuspam cá para fora. Basta haver diálogo entre os motociclistas e quem faz a lei para verificarem que esta é impraticável sem passar por cima dos direitos do motociclista.

Vai levar ao incomprimento generalizado e a multas avultadas para quem for apanhado... Entendo-a como uma afronta aos meus direitos de condução livre e em segurança na estrada.

slicedvomit

http://www.youtube.com/user/slicedvomit

Mensagem  RickyFMX em Seg 20 Jul 2009, 17:26

Mas isto das inspeções anda muito adormecido.... A cena do "chip" da matricula acho é que ainda é pior do que as inspeções....

Isso é que é uma ida ao bolso do pessoal descaradamente..... Evil or Very Mad

RickyFMX

Mensagem  slicedvomit em Seg 20 Jul 2009, 17:33

Venho por este mui humilde meio concordar contigo.

Isso então é um descarado assalto à nossa privacidade, e depois ao nosso bolso. Mad

slicedvomit

http://www.youtube.com/user/slicedvomit

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 09:59

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

:: Geral :: Geral

Permissão deste fórum: