Ducati 796 Hypermotard vs Aprilia Dorsoduro Factory

:: Geral :: Multimédia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ducati 796 Hypermotard vs Aprilia Dorsoduro Factory

Mensagem  RickyFMX em Ter 04 Maio 2010, 22:15

Já vos disse que gosto da Dorsoduro? cyclops

RickyFMX

http://www.supermoto-portugal.com

Re: Ducati 796 Hypermotard vs Aprilia Dorsoduro Factory

Mensagem  RataCups em Ter 04 Maio 2010, 22:51

Tb eu Sr. Presidente ...

e já viste que nunca se viu uma usada á venda ?

Pk será ?

Wink

RataCups

Mensagem  L_Cobain27 em Ter 04 Maio 2010, 22:58

preferia a hyper .

L_Cobain27

Mensagem  RickyFMX em Qua 05 Maio 2010, 11:24

RataCups escreveu:Tb eu Sr. Presidente ...
e já viste que nunca se viu uma usada á venda ?
Pk será ?
Wink

Porque mesmo novas em Portugal ainda se contam pelos dedos da mão Evil or Very Mad E quem tem não se desfaz delas tão depressa... aquilo deve ser mesmo fixe!

RickyFMX

http://www.supermoto-portugal.com

Mensagem  RataCups em Qua 05 Maio 2010, 11:34

Em comparação com a Hyper e a 990 das 3 consuantes ...

suponho que seja a mais em conta !

E para mim a mais Bonita Wink

RataCups

Mensagem  N@ndo em Qua 05 Maio 2010, 12:34

Acho que não se pode comparar uma Hyper ou uma 990 com uma Dorsoduro... Mesmo em specs:
Ducati Hypermotard 1100:
1078.00 ccm (65.78 cubic inches)
Engine type: V2
Power: 90.00 HP (65.7 kW)) @ 7750 RPM
Torque: 103.05 Nm (10.5 kgf-m or 76.0 ft.lbs) @ 10500 RPM

Aprilia Dorsoduro 750:
749.90 ccm (45.76 cubic inches)
Engine type: Twin
Power: 90.25 HP (65.9 kW)) @ 8750 RPM
Torque: 82.00 Nm (8.4 kgf-m or 60.5 ft.lbs) @ 4500 RPM

KTM 990 SM:
999.00 ccm (60.96 cubic inches)
Engine type: V2
Power: 113.98 HP (83.2 kW)) @ 9000 RPM
Torque: 97.00 Nm (9.9 kgf-m or 71.5 ft.lbs) @ 7000 RPM

Temos a Dorsoduro e a Hyper com os mesmos cavalos, mais cavalos na 990 SM e mais binário na Hyper... Para mim a discussão seria sempre entre a Hyper e 990...

Tive com a Dorsoduro em mente a uma dada altura, até a ver na FIL, já vi uma na bomba ao pé de minha casa e mantenho a minha, é bonita e bem equipada... Mas para mim tem um je ne se quois... como as motas para mim, devem ser vistas duma forma apaixonada e não racional...

N@ndo

Mensagem  RataCups em Qua 05 Maio 2010, 13:09

Caro N@ndo ...

ja vi que és Poliglota ( Bom de Lingua ) ...

ou seja Mineteiro !

tongue

RataCups

Mensagem  N@ndo em Qua 05 Maio 2010, 13:17

Caro RataCups, para o off-topic temos a conversa de café. Razz Twisted Evil

N@ndo

Mensagem  RataCups em Qua 05 Maio 2010, 13:33

Sorry ...

n resesti !

RataCups

Mensagem  N@ndo em Qua 05 Maio 2010, 13:35

Wink

N@ndo

Mensagem  Mollini em Qua 05 Maio 2010, 14:05

Caros,

Não podem comparar a Aprilia com a minha Hyper ou com uma 990, pois os nºs no papel é uma coisa e na estrada são outra!!

Por experiencia e tambem por alguns foruns na net que costumo visitar, a Aprilia e a Hyper apenas partilham os mesmos cavalos no papel, pois na estrada o comportamente é diferente!!

Até a data só apanhei uma mota que desse mesmo para experimentar e foi na marginal com um rapaz de uma 950 e digo-vos vinhamos os dois a apertar mesmo com as bichas!! Eu saio mais depressa, mas a KTM revela-se mais despaxada a partir dos 180 km/h...

Quanto ao não se ver muitas Aprilias por ai, não é por serem más ou boas e simplesmente que é dificil vender estas motas com uma utilização que pode ser apelidade de limitada!! Sendo os preços caros e as carteiras pequenas é normal que se vejam muito poucas e que as que aparecam em 2ª mão estejam sobrevalorizadas pela especulação dos comerciantes que se viram obrigados a receber uma retoma cara!!
A Ducati já lançou a Hyper em 2006 e vejam quantas existem em PT, eu acredito que menos de 50 unidades resgistadas, logo dá para ver o volume de vendas anual destes modelos!!
Quem compra uma mota destas não pensa em desfazer-se dela num futuro próximo, ( falo por mim que já ando a ver uma bichina nova para mim, mas desta vez para por ao lado da Hyper ) pois o valor é muito relativo e o cliente é ainda mais especifico.

Agora pensem noutra coisa, a Aprilia revela-se mais potente que a Hyper 796 e o andamento nos comparativos e muito semelhante, então se comparar-mos com a minha 1100 que embora os nºs sejam parecidos rápidamente concluimos que os andamentos tem de ser muito diferentes!!

Agora temos de dar o mérito à Aprilia pois a sua aposta está muito mais avançada a nível tecnologico, em que recorreu ao seu melhor para fazer uma mota com pompa e circunstancia 4 anos depois do lançamento da sua maior rival!!

Agora imagem que os moços da Ducati decidem fazer uma versão da Hyper com umm motor mais futuristico, com refrigeração a àgua, 1 vela por cilindro e sem os problemas normais do motor da minha mota!!
Calculam os valores com que a mota iria sair, pois é não deve tardar pois a Hyper deriva da Multistrada ( de onde é proviniente o motor actual ), agora imagem o motor da nova Multistrada na minha Hyper... Jasus 150 cv e um gajo mata-se!!

Acho que a principal vantagem da Aprilia sobre a Ducati será mesmo a facilidade de utilização e um look e tecnologia mais moderno!! Pois de resto acho a Hyper uma mota mais bem conseguida no seu geral!!

Recomendo a toda a gente que experimente as motas antes de comprar pois eu não conheço nem um nem dois que compraram uma 990 e rápidamente abdicaram do motor mais evoluido e dos mais 10 km/H de ponta para comprar uma Hyperactiva...
Para mim a minha mota peca em ser de dificil habituação, pois é uma mota em que temos de adaptar uma condução meio SM meio pista, depois juntamos o facto do motor e todo o conjunto só funcionar com alguma rotação ( parece que vamos de mota de agua ) o que não é facil em situações como rotundas e condução em cidade que muitas vezes utilizamos a 1ª velocidade!!

Agora é escolher a mota, dirigir-se ao stand e voi lá brinquedo novo para o verão!!

Mollini

Mensagem  Dorsoduro em Qua 05 Maio 2010, 19:43

Pronto, é a minha vez de entrar neste tópico,certo?? Twisted Evil geek

Ok!
Em relação a Dorsoduro´s usadas à venda, confirmo que a minha não está à venda mas podem sempre tentar nas restantes 3 que circulam em Portugal! clown

Em relação ao comparativo entre as motos, como disseram e muito bem, há muita coisa que está no papel mas que só se sente na estrada, e pelo que tenho lido,é na estrada que se destaca a Dorsoduro!

Mas atenção!!! Não é em autoestrada!!
A mim não me interessa nada se as Hyper 1100 ou as 990 me começam a fugir a partir dos 200kmh, o que me interessa a mim é quem chega lá 1º e quem tira mais proveito e prazer a lá chegar!
Para isso é necessário poder de arranque, aceleração, travagem, recuperação,peso e manobrabilidade.
Velocidade de ponta numa supermoto é na minha opinião secundário (a não ser que não passe dos 160kmh, claro), trocava na minha moto 5 kmh de ponta por -0,5seg dos 0-100, 2kmh por -20kg de peso e 3kmh por -30mtrs numa travagem a 200kmh.

Onde eu quero chegar e reforçando a opinião do Mollini, os comparativos destas motos estão muito mais além da folha de papel e muuuito mais além de uma dar 220kmh e a outra 230kmh, elegendo-se a melhor por isso.

Aqui podemos discutir, claro está, os gostos gerais e as especificações com base no papel.Estas motos são raras na estrada, difíceis de se conseguir um teste drive e quem as tem, a tendência de puxar a brasa à sua sardinha de certa forma descredibiliza a opinião.

Mas a futuros interessados numa destas máquinas eu posso, claro está, opinar sobre a Dorsoduro,responder e passar o meu feedback sobre ela, compará-la com a Hyper ou a 990 já não consigo ajudar muito.

Cumps e Boas Curvas

Dorsoduro

Mensagem  Jomba em Qua 05 Maio 2010, 21:37

Posso mandar um bitaite? Very Happy

Estão todos a falar em 750 (Aprilia Dorsoduro), 990 (KTM) e 1100 (Ducati Hypermotard 1100) mas o essêncial deste teste é mostrar a nova Hypermotard 796! Acho eu...

Concordo com o Dorsoduro quando diz que prefere arranque e agilidade a velocidades malucas! Sim, porque 180 Kms/h numa SM sem protecção aerodinâmica não é a 8ª maravilha do mundo!! Para isso temos as R1, R6, CBR's e afins.

Voltando ao comparativo em si, penso que a Hypermotard 796 será mais compacta e ágil, mais no espírito SM. Não experimentei nenhuma das duas, mas já conduzi uma Ducati Monster 696 (naked com peso e potência aproximados da Hypermotard 796) e digo-vos que gostei imenso da mota! Muito ágil e com um motor potente q.b., e sendo bicilindrica é muito mais suave do que uma monocilindrica de 500 ou 600 c.c..

E atenção, tanto quanto sei a Hypermotard 796 nem é muito cara (tendo em conta o preço da Hypermotard 1100) e sinceramente se me dessem a escolher entre a 796 e a 1100 optaria pela 796 nem que fosse pelo mesmo preço!

A minha opinião é só isso mesmo, uma opinião no meio de tantas outras! E ainda bem, se todos pensarmos igual vamos falar de que?! scratch

Jomba

Mensagem  Mollini em Qui 06 Maio 2010, 09:05

Bem continuando aqui a analise das motas em questão acho que a 796 em nada tem a ver com a 1100 pois apenas partilham as peças de estetica e ciclistica!!

Eu acho que o Dorsoduro disse e bem algumas, coisas não compramos uma Super SM pela sua velocidade máxima, mas esta revela muita coisa do seu coração!!
Eu adquiri a minha Hyper depois de testar nakeds, KTM SM 950, SM 990, SM 690 ( todas motas de amigos ) e faltou-me a Aprilia, mas depois disto a Hyper foi a melhor escolha em termos de ergonomia ( as KTMs são bastante largas no deposito ), o motor está mais que testado e com os seus problemas corrigidos ( conheço KTMs encostadas aos 6 meses, à espera de um diagnostico do Dr. House ) e depois porque a desvalorização da Ducati versos as suas concorrentes directas e como o a àgua e azeite!!

Depois posso ainda vos dizer que comparo a Hyper a uma Supersport, e acho que numa corrida do nacional de 600 uma Hyper não acabava de certeza em ultimo!!
Depois o factor velocidade torna a ser importante, pois não estamos a comprar uma mota com 110kg e 60 cv, mas sim uma mota que em zonas lentas se torna pesada ( efeitos de ser uma 1100cc ) e faz com que utilizemos muitas vezes a primeira velocidade, mas depois em estrada aberta como por exemplo numa marginal sabe bem que a mota se revele à vontade a rolar a cerca de 200 Km/h para nos possibilitar um andamento muito rápido como a desportiva que quer ser!!

Acrescento ainda que em prol da ciencia já efectuei alguns testes, de arranques e reprises com motas de amigos como Zx-10, CBR RR, VTR SP1, Monster S4R e mais algumas e que a minha menina nunca me deixou ficar mal!! Não vos vou dizer que é a melhor mota para arranques, porque acho que uma V-max das novas me leva o banco num arranque, mas sem duvida uma seria candidata a nº1 em comparativos de arranque e paragem a seguir!!

Acho que a versão 796 é uma mota com objectivos diferentes da 1100, pois após uma primeira volta é uma mota que se fores experiente facilmente rodas a um ritmo que esforças o motor!! e que a meu num futuro próximo nos vais fazer ansiar por mais power!!
Não nos podemos esquecer que o motor da Hyper vem da Multistrada e que já tens uns aninhos, mesmo assim é o com mais binario e menos cavalos!! mas já pensaram se os homens da Ducati metem um motor da mesma epoca que as suas concorrentes ( com refrigiração a agua, uma electronica muito mais puxada, materiais mais leves na sua constituição e por ai fora ) o resultado seria uma Hyper com o motor por exemplo da nova Multistrada!!
Conseguem advinhar o desfecho de 150cv num brinquedo destes, com a eficacia de uma Ducati!!

Para finalizar deixo um video do youtube dos meus preferidos sobre a Hyper 1100, e que acho que revela o sumo que se extrai do seu motorzinho!!

Abraços e acelerem devagar para chegar depressa!!

Mollini

Mensagem  Apoli em Qui 06 Maio 2010, 17:32

Mollini escreveu:Bem continuando aqui a analise das motas em questão acho que a 796 em nada tem a ver com a 1100 pois apenas partilham as peças de estetica e ciclistica!!

Bem quanto é estetica comcordo, mas quanto á cilclistica não concordo.
A grande diferença de preços não é pela cilindrada nem pelo motor mas sim pelos componentes. a 796 tem umas suspensões do mais simples possível (pelo que li até funcionam muito bem ) mas não tem qq tipo de regulação, ao contrário da 1100 pois tem baínhas topo de gama , totalmente reguláveis.
o que já li é que a 796 é sem dúvida espectacular pelo preço que é vendida para se tratar de uma ducati , fácil de conduzir com um motor fiavel e potente , mas quando se pede aquele extra ( e não falo do motor ) falo da ciclistica , aí é que são elas .
resumindo: a grande diferença está nos componentes e principalmente nas suspensões, e essa diferença sente-se de 2 maneiras : na carteira e na estrada.

Admiro qq uma destas motas, mas se pudesse trocar a minha 950sm seria por uma 990sm , sem desfazer em qq uma destas (aprilia incluída) .
para mim as sm para estrada tem de ser bi-cilindricas, sei que não são as verdadeiras sm, mas para o dia a dia e como faço muitos km por portugal inteiro as mono estão fora de questão.

nota: está aí a chegar a dorsoduro 1200 cc.

Apoli

Mensagem  Mollini em Sex 07 Maio 2010, 08:18

Zé as diferenças como é lógico são muitas, muitos dos componentes do motor, são iguais de aparencia mas produzidos em outros materiais mais leves, foram retiradas as duas velas por cilindro e voltaram ao tradicional, depois a nivel de suspenções como é lógico não podia ter nada a ver com a 1100, pois mesmo entre a minha e a versão S existem diferenças muito grandes ( logo a nivel de marca de suspensões, e curso de suspenção sendo que a versão S tem mais curso que a normal ).
Acho que mesmo assim é uma mota muito bem equipada, mas que facilmente exploras e que depois vai fazer o dono desejar por mais...

P.S. - Para a nova Aprilia Dorsoduro 1200cc, está ai a Multistrada!!! Twisted Evil

Abraço,

Mollini

Mensagem  RataCups em Sab 08 Maio 2010, 11:04

A Nova Dorsoduro Factory ... já pode ser vista em Exposição na Milfa em Carnaxide.

RataCups

Mensagem  RVBOSS em Qua 09 Maio 2012, 21:43

pessoal, penso em adquirir uma Hypermotard 796 mas usada, poderei limita-la a 25kw ?

RVBOSS

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 18:23

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

:: Geral :: Multimédia

Permissão deste fórum: