O que é que procuram ao comprar uma SM?

:: Geral :: Geral

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O que é que procuram ao comprar uma SM?

Mensagem  N@ndo em Qua 05 Maio 2010, 12:58

Surgiu-me esta ideia de discussão aqui no fórum, acho que estamos com pouco indíce de discussão "técnico-táctica"...

Eu quando procurei uma SM, quis antes de mais uma réplica a uma mota de cross... mas que fosse big-bore, porque queria ter binário disponível desde baixas rotações... mas ao mesmo tempo queria uma ciclistíca mais avançada... não queria uma mota para a cidade...

E vocês? O pessoal que tem V2 e 2L, o pessoal que tem monos de grande, média, baixa cilindrada e os que têm a 2 tempos...

N@ndo

Re: O que é que procuram ao comprar uma SM?

Mensagem  RickyFMX em Qua 05 Maio 2010, 13:11

Bom, o que eu gosto nas SM alem da estética, é a facilidade de curvar e o permitir erros com fartura.

O fun que nos dá, a saída de uma curva com um mono a gritar para mim é fabuloso...

Agora o que eu tenho.... não tem nada a ver com isto Sad Foi uma necessidade! Sad
Mas ainda tenho esperanças em ter um big-mono com uma boa pedrada e que tenha uma travagem sobre-dimensionada que dê para abusar! Twisted Evil

RickyFMX

http://www.supermoto-portugal.com

Mensagem  Mr_Trecolareco em Qua 05 Maio 2010, 13:57

Algo assim servia:

Leve
Boa ciclistica ( suspensões e travões sobre dimensiodos)
Potente

Eu ando a fazer a cura de emagrecimento:
4 cilindros em linha -> 4 cilindros em V -> 2 cilindros em V ehehe

Quem sabe um dia não venha algo como as fotos para as pistas de kartodromos Cool

Mr_Trecolareco

http://www.trackfreeks.com

Mensagem  BroLy em Qua 05 Maio 2010, 14:49

Procuro agilidade, boa ciclística, grande travagem, muita potência, muito binário e bom travão motor.

Para mim a SM perfeita seria uma CRF com um bicilindrico 500 V2 2T com válvulas de escape e electrónica de topo, preparado para uns 90-100 cv & 70-80Nm a fazer umas 12 000rpm com altas pontudas de uma racing 2T.
Isto aliado a uma ciclística SM de topo e ao travão motor da minha Husaberg e um depósito de 12-13L .. Laughing

w w w . r a c i n g s m . o r g

BroLy

http://www.racingsm.org

Mensagem  N@ndo em Qua 05 Maio 2010, 16:08

Mas tu numa 500 V2 a 2 tempos conseguirias ter travão motor (Eu já não ando numa 2 tempos à 11 anos, não me massacres! Laughing)?? Não terias apenas um pouco em altas?

N@ndo

Mensagem  BroLy em Qua 05 Maio 2010, 16:48

N@ndo escreveu:Mas tu numa 500 V2 a 2 tempos conseguirias ter travão motor (Eu já não ando numa 2 tempos à 11 anos, não me massacres! Laughing)?? Não terias apenas um pouco em altas?
Eu referi isso no post

BroLy aka CheeseBERG escreveu:Isto aliado a uma ciclística SM de topo e ao travão motor da minha Husaberg e um depósito de 12-13L .. Laughing
As 2T não tem travão motor, em altas não é suficiente para andar como andamos de 4T nas curvas.

Eu nos últimos tempos tenho andado pouco nas 2T, neste fim-de-semana passado é que andei sábado e domingo apenas de 2T (RS 250 e RD 500) e tive alguma dificuldade porque já estava habituado à CBR e à Husaberg .. em certas alturas a fazer curvas ia muito lançado e depois apanhava uns sustos porque não tinha travão motor ..

Eu noto que é muito mais fácil andar de 4T do que de 2T .. quer seja monocilindrica ou pluricilindrica .. pessoalmente prefiro o gozo das 2T em médias/altas (2T decentes), mas as baixas e médias dos monocilindricos 4T potentes supermotard também são interessantes .. mas acho que as 4T são mais enjoativas de andar durante algum tempo seguido .. não tem muita "magia" nem "alma"

Por isso é que o ideal seria um motor capaz de aliar o melhor dos 4T com o melhor dos 2T .. e um 500 V2 seria o ideal ..

Embora, eu tenha um motor guardado, que até pensei fazer 1 protótipo com o meu irmão há uns anos atrás ..

Era agarrar na nossa antiga CR 250 2002' (roubada) em versão supermotard e espetar-lhe esse motor TZR 250 3MA de cilindros invertidos

Dar-lhe uns toques para ficar para aí com uns 60 - 70 e tal cv e pimba .. CR 250 com escapes directos para a traseira, 105-108kg .. era a loucura

Mas era 1 projecto algo dispendioso e ilegal.

BroLy

Mensagem  L_Cobain27 em Qui 06 Maio 2010, 07:46

dispendioso , mas altamente , uma cr matriculada e com luz e tal , também não iria causar muito alarido .

L_Cobain27

Mensagem  BroLy em Qui 06 Maio 2010, 08:36

L_Cobain27 escreveu:dispendioso , mas altamente , uma cr matriculada e com luz e tal , também não iria causar muito alarido .
A minha antiga CR 250 já tinha matrícula e luzes .. andava muito em estrada com ela .. mas o motor da CR 250 não tem nada a ver com esse motor TZR 250 3MA com uns toques ..

E ao trocar o motor, estou logo ilegal, ainda para mais passar de uma mota de cross monocilindrica, para um bicilindrico, 2 escapes etc .. a polícia topa logo .

BroLy

Mensagem  henri em Qui 06 Maio 2010, 09:24

Apesar de ter a XT 125 X sei bem o que quero e o que gostava de ter na minha sm Razz

Binário, resposta rápida do motor, agilidade, boa travagem, ronco a condizer e claro leveza!

henri

Mensagem  b12 em Qui 06 Maio 2010, 10:11

Na verdade sou mesmo um apaixonado pelas supermoNos e não tanto as supermoTos... mas supermonos são rarissimas e confesso que as supermoto são mais hardcore Twisted Evil

A formula da minha escolha é a seguinte:

pouco peso + poder de travagem + motor cheio em médias = controlo total = "a lot of fun"

Pa quem não sabe:
SupermoTo - Mota de mato com rodas de estrada
SupermoNo - Mota de pista com motor de mato

Por falar em 2T, começo a desenvolver um gosto especial por outra mota.... não é uma KTM, é uma Vakazaki.... a KX500 Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil

b12

Mensagem  RickyFMX em Qui 06 Maio 2010, 10:29

Nem de proposito. O n@ndo encontrou isto à pouco tempo!

http://suchen.mobile.de/fahrzeuge/showDetails.html?__lp=1&scopeId=MB&sortOption.sortBy=price.consumerGrossEuro&sortOption.sortOrder=ASCENDING&makeModelVariant1.makeId=13100&makeModelVariant1.modelDescription=kx&makeModelVariant1.searchInFreetext=false&makeModelVariant2.searchInFreetext=false&makeModelVariant3.searchInFreetext=false&vehicleCategory=Motorbike&segment=Motorbike&siteId=GERMANY&negativeFeatures=EXPORT&damageUnrepaired=NO_DAMAGE_UNREPAIRED&export=NO_EXPORT&customerIdsAsString=&categories=SuperMoto&lang=en&id=130287454&pageNumber=1

RickyFMX

http://www.supermoto-portugal.com

Mensagem  RataCups em Qui 06 Maio 2010, 10:31

Qualquer desse tipo de Motos é impossivel tirar o maximo prazer de condução.

Andei com uma 500 2T algum Tempo, é algo de outro Mundo obvio, mas tirando isso ...

já parece os " Street Racers ", Hondas Eg6's e Eg9's com 800 Cv's !

Depois só podem reprisar de 4º e a direito ...

ahahahah !

RataCups

Mensagem  BroLy em Qui 06 Maio 2010, 10:42

RataCups escreveu:Qualquer desse tipo de Motos é impossivel tirar o maximo prazer de condução.

Andei com uma 500 2T algum Tempo, é algo de outro Mundo obvio, mas tirando isso ...

já parece os " Street Racers ", Hondas Eg6's e Eg9's com 800 Cv's !

Depois só podem reprisar de 4º e a direito ...

ahahahah !

Uma KX 500 ou CR 500 bem desmultiplicada (170 km/h) em versão SM não é o bicho que o pessoal também pinta ..
E são motores que só tem baixas e médias .. e o som .. sinceramente não gosto .. prefiro mil vezes uma 250 2T de cross em termos de som.

Vejam no YouTube vídeos de CR's/KX 500 a comparar com as big-thumpers 4T, nomeadamente KTM 560 etc e tirem as vossas conclusões ..

As 4T SM de topo hoje em dia, são mais eficazes e até performantes que uma 500 2T monocilindrica ..

Para uma 500 tipo CR ou KX se superiorizar, já tem que alterar escapes, carburações e uns toques no cilindro ..
É óbvio que, quem tiver know-how para tal, artilha um motor KX / CR 500 e tira 80 ou 90 cavalos .. mas depois torna-se inguiável.

Eu da experiência que tenho em 2T e 4T, arrisco a dizer que uma CR 500 / KX 500 de origem (ou só com 1 escape FMF), só na versão SM e mais desmultiplicada, não é superior em aceleração à minha Husaberg de origem .. em ponta a 500 tem de estar no máximo da desmultiplicação para se chegar perto ..

Já fiz N comparações de diversas 2T e 4T ..
Há muitos mitos sobre determinadas motas .. principalmente nas 2T 250 bicilindricas e nas 500 monocilindricas .. Wink

Já tive uma KTM 380 EXC, que toda a gente dizia que fazia 200 km/h pouco mais desmultiplicada que de origem .. constatei na estrada que isso era treta ..
Também diziam que as RGV 250 / RS 250 de origem faziam 230 ou até 240 km/h .. já tive uma RGV 250 e agora tenho uma RS 250 e nem de perto nem de longe atingem essas velocidades ..

Banshees, também diziam que com FMF's, gigleurs, filtro e +1 dente no pinhão faziam logo 150 km/h no alcatrão .. tive uma Banshee assim de 2005 a 2007 e no GPS nem 120 km/h a fundo fazia ..

A minha ex-CR 250, quando andei com 13 - 44, levei 1 cargão de uma WR 400F de origem numa recta em alcatrão .. eu a fundo e ele a passar de 4ª para 5ª ..
Cheguei a andar com 15 - 42 com rodas de cross (origem 13 - 48) e de GPS fazia 158 km/h completamente a fundo .. quando há pessoal que com rodas SM e a mota menos desmultiplicada diziam que faziam 170 ou 180 ..

BroLy

Mensagem  b12 em Qui 06 Maio 2010, 10:58

BroLy aka CheeseBERG escreveu:Vejam no YouTube vídeos de CR's/KX 500 a comparar com as big-thumpers 4T, nomeadamente KTM 560 etc e tirem as vossas conclusões ..

As 4T SM de topo hoje em dia, são mais eficazes e até performantes que uma 500 2T monocilindrica ..

Para uma 500 tipo CR ou KX se superiorizar, já tem que alterar escapes, carburações e uns toques no cilindro ..

Broly, sabes bem que a comparação entre uma CR/KX500 de origem e uma KTM 560 ou uma Berg 650 é muito injusta. Essa KTM e essa Berg foram feitas com um proposito.... para COMPETIR, então já vêm artilhadas até as orelhas.Sabes muito bem que a unica alteração que podes fazer na Berg é UNICAMENTE mudar o escape e acertar a carburação, porque de resto não há mais nada para mexer, já têm tudo do bom e do melhor Shocked

Nunca andei numa 500 2T, mas não acredito que uma KX totalmente stock me vá surpreender... mas acredito que são motas com MUITO potencial basta dar os toques certos Wink

El president.... esse anuncio tam um pouco a dar po longe, já há KX500 cá em portugal mas nunca vi nenhuma em formato SM

b12

Mensagem  BroLy em Qui 06 Maio 2010, 11:07

Mesmo as 4T tem muito por onde expremer .

As KTM's, nas 520/525 posso meter o kit 610cc completo .. nos EUA falam em cerca de 75-80 cv à cambota e carradas de binário ..

Para as Husaberg (550 e 650), há uma empresa que tem um kit 710cc completo .. nem sei que cavalagem dá, mas deve ser um monstro .. porque usam aquilo nos campeonatos de sidecar nos países nórdicos .. (de origem tem quase 60 cv à roda, portanto com 710cc "mexidos" .. Rolling Eyes )

Até a tua 640, dá para meter ~60 cavalos à roda .. o problema é o peso que a mota tem ..

Uma 500 de origem é uma Casal Boss 500 (já analisei o cilindro/motor de uma CR 500), tal como referi anteriormente, é óbvio que nas mãos certas, fazendo um escape de raíz bem calculado, colocando um carburador Mikuni VM 44mm, ajustando a parte eléctrica, aumentando a taxa de compressão e com 1 portmap do cilindro totalmente diferente e até um bore para 91mm (origem 89), dá para tirar 80 ou 90 cavalos como já referi, mas são cavalos inconduzíveis e depois há outros problemas como a caixa que não é bem escalonada, o depósito de combustível é pequeno e o comportamento do motor é "exótico" e difícil de domar.

Eu sei bem o potencial de motores 2T e de 4T, em termos de "gozo" prefiro um bom 2T artilhado, mas trás bastantes desvantagens igualmente .. as 4T são mais "civilizadas", mesmo quando artilhadas .. o que é bom por um lado, mas depois falta aquela "magia" das 2T.

BroLy

Mensagem  RataCups em Qui 06 Maio 2010, 11:38

A CR 500 com que andei, tava desmultiplicada, fazia cerca de 180 Km/h !

Eu n disse que são Motos improprias para consumo ... apenas n se tirá o gozo total das mesmas.

RataCups

Mensagem  b12 em Qui 06 Maio 2010, 11:50

BroLy aka CheeseBERG escreveu:É óbvio que, quem tiver know-how para tal, artilha um motor KX / CR 500 e tira 80 ou 90 cavalos ..

BroLy aka CheeseBERG escreveu:As KTM's, nas 520/525 posso meter o kit 610cc completo .. nos EUA falam em cerca de 75-80 cv à cambota e carradas de binário ..

Tão vamos la fazer um ponto de situação.... as 4T muito mexidas dão muita potencia, e as 2T mexidas dão muita potencia, até aqui tamos na mesma... agora só falta TUDO O RESTO, afinal a mota não é só o motor.

É sabido que tecnologicamente as 500 2T estão "um pouco" atrazadas, apenas cerca de 20 anos,entretanto os quadros, as suspenções e os travões progrediram mmuuuuiiiiitttooooooo.É por causa disto que digo que uma KX tem muito potencial... a ideia não seria expremer tanto o motor, mas sim actualizar o que é mesmo antigo, acabar por actualizar o restante e tornar a mota mais "user-friendly"

b12

Mensagem  N@ndo em Qui 06 Maio 2010, 12:37

B12, é longe, mas fica perto... Wink Wink

O problema para mexer um 2T, é o que o Broly disse, é preciso mexer quem saiba... e cada vez deve haver menos pessoas que saibam mexer num motor a 2T (sabendo o que estão a fazer...)...

Eu pelo que tenho lido em relação a Husky´s e KTM´s, aquilo já está bastante explorado no desenho dos cilindros, mesmo os colectores estão bem "dimensionados"... o resto seria mais plug & play...

Mas B12, será que o trabalho de actualizar toda a ciclistica, motor e electrónica, compensaria o produto final? Em termos de custo/benefício?

N@ndo

Mensagem  RataCups em Qui 06 Maio 2010, 13:02

Benefício compensa sempre ...

custo, se for alguem que n olhe ao mesmo !

RataCups

Mensagem  Psyco em Qui 06 Maio 2010, 13:05

Para mim uma SM tem de ter uma estética mto bonita, tem de ser leve e fininha, tem de ter mto power para poder sair das curvas ou em slide ou de roda no ar! eehehe... e tem de ser uma 4T com bom poder de travagem.

PS: Tem de ser uma mota que não dê problemas... mas isso é para SM's ou não.

Psyco

Mensagem  N@ndo em Qui 06 Maio 2010, 13:09

RataCups escreveu:Benefício compensa sempre ...

custo, se for alguem que n olhe ao mesmo !

Para mim não compensa sempre... Vais dizer-me (sinceramente) que compensa investir 5000€ (por exemplo) numa mota, que não vai ter possibilidade de extraír o seu potencial?

Sei que há muito boa gente que faz isso, e depois não consegue expremer aquilo... eu prefiro ter algo menos "bicho" e saber dominar, que ter uma "fera" e ter medo de puxar ao limite por aquilo...

N@ndo

Mensagem  BroLy em Qui 06 Maio 2010, 13:59

A questão é que os engenheiros da Honda e da Kawasaki já colocaram os motores de origem da KX 500 e da CR 500 "user-friendly" ..

Como ? Desartilhando aquilo até ao tutano ..

Passo a explicar .. o escape de uma KX 500 / CR 500, tem diâmetro máximo inferior (11.5cm) ao escape que tenho num motor DTR 125 artilhado .. (13cm) ou de 1 dos 2 escapes da minha Honda RS 250 (12cm de origem para 1 cilindro 125cc)

O próprio cilindro, tem áreas ridículas e graus ridículos, precisamente para o motor não "gritar". A taxa de compressão é muito baixa. Usam carburadores 38/39 com caixa de filtro ar enorme, que corresponde a um 35/36mm sem filtro .. isto sempre para 500cc monocilindrico não esquecer ..

Mesmo assim, em versão CANGALHO, maior parte do pessoal CAGA-SE TODO ao andar .. e até podia ter a ciclística de uma CRF 450 com suspensões e travagem actual .. imaginem artilhado .. nem é pelos valores de potência/binário, isso, tal como já referi, até se for preciso a minha Husaberg iguala .. o problema é a forma como o power surge nas "500" ..

Não é por acaso, que no final da década de 80 / inicio da década de 90 usavam muito as CR/KX 500 nas provas de Supermotard .. mas rapidamente começaram a usar as 4T "big-thumper" em prol as 500 2T ... devido ao que já referi anteriormente ...

E se pilotos de topo decidem isso .. é porque realmente a ausência de travão motor e a dificuldade em andar nas motas fazia diferença .. quanto mais para nós "leigos" ..

É a mesma coisa que eu emprestar a minha RD 500 V4 2T a uma pessoa que esteja habituada a andar numa CBR 600RR com escapes etc .. quando puxar a minha 500 borra-se todo .. no entanto a minha 500 pouco mais potente é ..

Sei disso, porque um amigo que tem supermotards (Husky 510) e desportivas (MV Agusta 312, Bimotas, ZX-12R etc), quando andou na minha 500 assustou-se ..

BroLy

Mensagem  N@ndo em Qui 06 Maio 2010, 21:10

Exemplo (do arco da velha) de uma corrida com 2T e 4T:

N@ndo

Mensagem  BroLy em Qui 06 Maio 2010, 21:29

Nesse vídeo dá perfeitamente para perceber aquilo que disse nos últimos posts ...

Se em 1993 as 4T já davam luta .. dá para ver que mesmo nas rectas a CR 500 não apanhava facilmente as Husqvarnas 4T ..

Nota-se também que a CR 500 não tem travão motor nenhum, a entrar para as curvas não fazia slide .. e nas curvas normais o piloto curvava como numa desportiva com o joelho no chão ..

BroLy

Mensagem  LSS_XT em Seg 17 Maio 2010, 21:03

Para mim a minha SM é para o dia-dia e como tal nunca poderei comprar uma SM pura! Fico muito bem servido com uma XT, mas se fosse uma enduro da KTM adaptada a SM sería o ideal! São resistentes, duram, podem circular com algum """conforto""" e andam bem nas horas! Twisted Evil

Quem sabe um dia não vem uma RMZ, etc...

LSS_XT

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 19:50

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

:: Geral :: Geral

Permissão deste fórum: