Diferenças entre XT600 e TT600

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Diferenças entre XT600 e TT600

Mensagem  xt600sm_pt em Sex 09 Jul 2010, 14:13

Tenho visto que a TT é mais "racing" que a XT e que tem material mais robusto.

Tendo eu meia dúzia de peças de TT, gostaria de saber o que é melhor de usar de uma e outra.

Sabem me indicar as diferenças?

Sabem se mesmo em termos de motor há diferença nos modelos, sendo ambos muito semelhantes? Aí na hora de se comprar peças pode-se optar pelas da TT600...

Hoje estou para montar o CDI que em termos de aspecto exterior é igual, mas o autocolante de um e outro têm referências diferentes.

Qual a alteração que um CDI diferente pode provocar á moto?
Tenho umas boas noções de mecânica (já trabalhei nessa área inclusivé há uns bons anos atrás), mas o CDI ainda não percebi a 100% a sua função...

xt600sm_pt

Re: Diferenças entre XT600 e TT600

Mensagem  CyberNights em Sex 09 Jul 2010, 16:06

O CDI é a unidade que controla os rpm máximos, a faísca e trabalha com os sensores que tens na mota...
Tipo na minha yzf quando tens em ponto morto faz uma faísca menor e corta as rotações mais cedo.

Corrijam-me se estiver errado!

Cumps

CyberNights

Já montei o CDI

Mensagem  xt600sm_pt em Dom 11 Jul 2010, 11:20

E parece que aprova melhor que o da XT de origem Very Happy
Sinto a moto com mais saída. Ainda não testei a velocidade máxima, mas também não é meu objectivo andar a queimar rotação em 5ª para ir aos 160km/h...

Pessoal das XT's e TT's: Podem ver os vossos CDIs e deixar aqui as referências dos mesmos para ver se tiramos algumas conclusões das diferenças , pelo menos em termos de referencias?
De momento tenho o da TT montado, mas recordo-me que se destaca no autocolante do mesmo uma letra "B" em verde , ao passo que no original XT tem um "O" em vermelho... Tem ainda referencia ao motor, 3TB e no da TT têm outra referência que não me recordo agora (4PT, será isso? - depois confirmo).

Depois com mais tempo vou fazer mais uns testes com um e outro CDI, mas tenho quase a certeza que o da TT realmente dá um pouco mais rendimento que o de origem XT

Quanto a CDI's aftermarket - já testaram alguns que possam comentar aqui de diferenças sentidas? E de outros modelos? (Já li algures que o da RD350 serve e que dá rendimento, mas como não compreendo bem os riscos de "invenções" nessa área, não faria testes com peças de compatibilidade duvidosa...

Última edição por xt600sm_pt em Dom 11 Jul 2010, 11:37, editado 1 vez(es)

xt600sm_pt

Uma ligeira correcção ao acima escrito

Mensagem  xt600sm_pt em Dom 11 Jul 2010, 11:36

Afinal não é um CDI, mas sim um TCI... Desde 1990 que as XT's têm um TCI... O Google achou-me mais informação sobre o tópico:

"TCI from models 3TB(electric start)/3UW/3UX/DJ02/4PT and SZR660/TT600e are compatibles

Witch are the factory advance values?
Yamaha XT600 (3TB) 12° de 1200tr/mn à 2700tr/mn 28° à 6000tr/mn
Yamaha XT660 (3YF 4BW) 12° à 1300rpm 38° à 6500rpm

Does I gain power?

No. Engineers from Yamaha have the technological to get the max of power of their engine. If they had been able to get 50 reliable HP, they would have done it... but you can modify the distribution of the power (Ex: more advance = more torque at a particular rating) or remove the rev limiter.
Concretely, to tune the advance curve according to the engine/exhaust/carburation/air filter and to gain same HP, it is necessary to compare the result from each curve with a power dynamometer."

Retirado de: http://www.transmic.net/en/faq.htm

Mais info (em inglês, para economizar tempo de tradução):

"TCI" is Not "CDI"

The differences are subtle BUT you need to understand them or BAD things can happen

To be exact TCI uses transistor switches to disconnect the coils. This causes a charged coil to collapse and "fire" the spark. This is known as "Kettering" or "Induction" effect. So, in the VISION the coils are powered up all the time except while "collapsing" into spark. The VISION coils are constantly powered up at 12+ volts but the "induction" energy stored in the coils secondary core is about 20,000volts

TCI is an "INDUCTION" ignition system

CDI systems use a different technique. While the pickup and triggering is the same, the output from a CDI ignition module is a short high voltage pulse to the coil. In a CDI system the coil doesn't store the spark but instead AMPLIFIES the pulse from the CDI unit to a much higher level. The pulse is from the CDI module is normally about 250-500volts. The CDI coil acts like a transformer and steps the voltage even higher. A CDI coil typically steps up the voltage 100:1. Do the math and you see a modern CDI coil is outputing 25,000-50,000volts (Oh-Baby).The spark coils here are wired directly to ground and are waiting for the high voltage pulse from the CDI module.

xt600sm_pt

Uma imagem interessante

Mensagem  xt600sm_pt em Dom 11 Jul 2010, 11:49

Para que se perceba um pouco melhor o que são aquelas ligações que saem da caixinha preta:
[img] Mandado prá net com ImageShack.us[/img]

xt600sm_pt

Mensagem  RataCups em Dom 11 Jul 2010, 13:33

As diferenças ainda são bastantes a varios niveis ...

n só de CDI, mas tb de Carburador, Caixa ... Biela / Piston ... Cambota ... etc !

RataCups

Mensagem  xt600sm_pt em Dom 11 Jul 2010, 23:58

RataCups escreveu:As diferenças ainda são bastantes a varios niveis ...

n só de CDI, mas tb de Carburador, Caixa ... Biela / Piston ... Cambota ... etc !

E São diferenças para melhor? Mesmo na TT600e?

A minha daqui a pouco está uma XTT600X Very Happy

Estou para lhe montar agora o amortecedor traseiro Paioli que equipa a TT600 de origem. Está adaptado para a XT mas não está montado porque o antigo dono achava-o demasiado mole... Apertei a pré carga até perto do máximo e vou ver o que dá...

xt600sm_pt

Mensagem  RataCups em Seg 12 Jul 2010, 07:30

Tudo da TT é melhor que na XT ...

agora n sei que tipo de material tens da TT !

RataCups

Mensagem  xt600sm_pt em Qua 14 Jul 2010, 12:28

Montei ontem o monoamortecedor da TT (Paioli, modificado para a XT), o tubo de travão traseiro, rígido (penso que de malha de aço) que embora seja mais comprido que o original da XT, deu para adaptar sem problemas e coloquei ainda a cremalheira de 47 dentes (contra os 45 de origem).

O amortecimento traseiro está mais firme e decidido, embora eu pense que a pré-carga da mola necessite de ajuste, pois parece ter menos sag do que devia... Vou andar um bocado assim para ver. Ficou com a traseira um pouco mais baixa, mas nada de mais.
O travão traseiro ficou menos esponjoso e mais decidido a travar.
Quanto á relação final com mais 2 dentes, faz toda a diferença e embora a velocidade máxima e de cruzeiro tenham decrescido, a força imediata á saida das curvas é uma delícia! thumbup

xt600sm_pt

tt 600 xt600

Mensagem  pgbr28 em Sab 07 Ago 2010, 08:15

Caro colega:

a tt600 é uma moto mais capacitada que a xt, embora tendo algumas semelhanças estéticas a nível de motor e carburador internamente são diferentes. A tt600 foi uma moto que foi desenvolvida para o mato logo equiparam-na com boas suspensões bons travões e melhoraram o motor. Sou proprietário de uma e já cheguei a ter duas. Pessoalmente acho que a moto tem um quadro extremamente frágil e o motor podia desenvolver mais. Digo isto pois comparada com a honda xr 600 que é bem mais leve e a nível de motor não tem comparação. Mas tudo não são defeitos. Estéticamente é bonita e facíl de personalizar a ficar ao gosto de cada um, motor resistente e claro o melhor dela que é travões e suspensão. Em relação a suspensão traseira que dizes estar a montar não é da tt 600 pois a tt 600 vem equipada com ohlins, a ttr600 é que vem com a marca que dizes mas só na dianteira. Abraço

pgbr28

Mensagem  xt600sm_pt em Sab 07 Ago 2010, 11:10

pgbr28 escreveu:Caro colega:

a tt600 é uma moto mais capacitada que a xt, embora tendo algumas semelhanças estéticas a nível de motor e carburador internamente são diferentes. A tt600 foi uma moto que foi desenvolvida para o mato logo equiparam-na com boas suspensões bons travões e melhoraram o motor. Sou proprietário de uma e já cheguei a ter duas. Pessoalmente acho que a moto tem um quadro extremamente frágil e o motor podia desenvolver mais. Digo isto pois comparada com a honda xr 600 que é bem mais leve e a nível de motor não tem comparação. Mas tudo não são defeitos. Estéticamente é bonita e facíl de personalizar a ficar ao gosto de cada um, motor resistente e claro o melhor dela que é travões e suspensão. Em relação a suspensão traseira que dizes estar a montar não é da tt 600 pois a tt 600 vem equipada com ohlins, a ttr600 é que vem com a marca que dizes mas só na dianteira. Abraço

Realmente eu considero a tt600 um pouco mais reforçada que a xt. Para fazermos comparações temos que ir ás equivalências de anos e não nos podemos esquecer que há, na faixa de ano que tenho usado as peças para a minha xt (a minha xt é de 90, motor 3tb e a tt doadora de peças é de 95, segundo apurei, também seria o motor 3tb) existem duas versões da tt600 - a S e a R.

A TT600s (de onde vieram as peças para a minha XT) tem suspensão invertida Paioli á frente, mas como tem arranque elétrico, precisa de levar bateria e então atrás é servida por um amortecedor Paioli, sem o reservatório de gás separado. Penso que as diferenças entre as duas TT's (s e r) se ficam por aqui. Na R, com arranque por pedal já a equiparam com um belíssimo Ohlins na traseira, que, com alguma engenharia, eu acredito que seria possivel colocar na XT ou na TT600s, mas os engenheiros resolveram fazer de outro modo e por isso, infelizmente não tenho o amortecedor melhor...

A nível de motor, não sei ainda bem quais serão as diferenças, mas por exemplo o colector de escape é melhor na TT (que já adaptei na minha XT). Parece-me que as potencias máximas declaradas de fábrica para a XT e TT são iguais (45cv, se não me engano), para aqueles anos, mas depois pelas restrições de ruído e emissões, têm vindo a decrescer (pelo menos na XT)

O Carburador da TT não sei em que será diferente, pois aparentemente serão iguais e até tem os mesmos gigleurs que são anunciados no manual técnico da minha XT. (A não ser que o que eu tenho de fora seja mesmo da XT e o anterior dono tenha sem se aperceber montado o carburador da TT Laughing ) Mas daqui a um tempinho vou instalar um kit de gigleurs e aí ao desmontar o carburador terei mais certezas.

Mas realmente confirmo que em muitas coisas, especialmente de montagem (por exemplo todos os eixos de rodas, suspensão, etc) da TT são de diâmetro superior e mais reforçados do que os da XT...

A relação final na XT é de 15-45 e na TT de 14-47 , o que faz toda a diferença na resposta do motor.
Na minha agora estou com 14-47 e farto-me de fazer serviço de utilidade pública, deixando as estradas por onde passo bem varridas , especialmente á saída das curvas Very Happy

No geral estou contente com a minha XTT Smile Houvesse mais €€€ e mais cont€nte €staria lol!

xt600sm_pt

diferenças entre xt e tt600

Mensagem  pgbr28 em Dom 08 Ago 2010, 12:26

Caro colega:

O que descreveste em cima tem fundamento, mas deixa que te diga que estás trocado em relação aos modelos mencionados. Vou tentar explicar, a tt600 S é de arranque de pedal só e unicamente, tendo suspensões kayaba a frente e ohlins atrás. A tt 600 E tem arranque electrico, mas as suspensões continuam iguais, ohlins atrás e kayaba na dianteira. Depois temos a ttr que é semelhante mas que a nivel de equipamento fica para trás pois as suspensãoes e travões são de menor qualidade. Se tiveres a escora de tras da tt600 com facilidade aplicas na xt. e a suspensão também da para adptar. Digo isto pois já fiz adptações dessas. Já agora gostaria de te perguntar se por acaso não tens nenhuma tampa do lado esquerdo da tt600 pois eu precisava de uma, visto que disseste que tinhas peças. S precisares de alguma coisa em que t possa ajudar avisa.

Abraço

pgbr28

Mensagem  KCM em Ter 04 Set 2012, 21:22

pgbr28 escreveu:Caro colega:

O que descreveste em cima tem fundamento, mas deixa que te diga que estás trocado em relação aos modelos mencionados. Vou tentar explicar, a tt600 S é de arranque de pedal só e unicamente, tendo suspensões kayaba a frente e ohlins atrás. A tt 600 E tem arranque electrico, mas as suspensões continuam iguais, ohlins atrás e kayaba na dianteira. Depois temos a ttr que é semelhante mas que a nivel de equipamento fica para trás pois as suspensãoes e travões são de menor qualidade. Se tiveres a escora de tras da tt600 com facilidade aplicas na xt. e a suspensão também da para adptar. Digo isto pois já fiz adptações dessas. Já agora gostaria de te perguntar se por acaso não tens nenhuma tampa do lado esquerdo da tt600 pois eu precisava de uma, visto que disseste que tinhas peças. S precisares de alguma coisa em que t possa ajudar avisa.

Abraço

Vou "desenterrar" isto porque me interessa particularmente neste momento estas diferenças, espero que este nosso amigo passe por cá.

Esta informação confirma-se? ou haverá ali uma troca nos modelos é a TTR que tem suspenções e travões de inferior qualidade ou é a TTRE (ultimo modelo com arranque electrico) Question Question

KCM

Mensagem  rossi em Ter 04 Set 2012, 23:37

Boas

A TTR não tem suspensão de má qualidade, por não ser uma invertida não quer dizer que seja de menos qualidade, por acaso a suspensão Paioli das que elas traziam são muito boas mesmo.
A diferença de suspensões entre a TTR e a TTR-E é que a TTR-E não trazia ohlins atras.

rossi

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 16:31

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: