Que gasolina usar?

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Que gasolina usar?

Mensagem  hurik em Qua 12 Dez 2012, 17:38

Eu 95 e de preferencia shell 98 já testei mas nao é aconselhado a longo termo.

hurik

Mensagem  fredxt em Qua 12 Dez 2012, 23:43

hurik escreveu:Eu 95 e de preferencia shell 98 já testei mas nao é aconselhado a longo termo.

"Testei"? testaste na mota ou mesmo acério?

fredxt

Mensagem  hurik em Qui 13 Dez 2012, 09:08

Testei as duas na mota (nao na Crf) pelo que li 98 é mais rica em octanas que a 95 e tem mais produtos como a benzina no comportamento nota se que fica mais nervosa e também se nota que consome mais (ligeiro aumento do rendimento) por ser mais rica. Mas prefiro a 95 pois pelo que li também e nao sei se é verdade o desgaste é menor a longo termo que a 98 mais rica.

Também a evitar a 95 e10 que contem ethanol o que nao é bom para o motor, pelo menos a Yamaha em frança nao garante e já houve problemas.

Agora uso da shell 95 no scooter e mota e notei que é outra coisa que nas outras gasolineiras. Depois claro cedo ou tarde haverá coisas a mudar o motor nao é eterno lol!

edit: outra coisa nos manuais esta escrito a gasolina que o fabricante aconselha e garante depois a utilização de outra e os problemas ligados é com cada pode é nao set garantida a durabilidade dos componentes.

hurik

Mensagem  BroLy em Qui 13 Dez 2012, 09:54

Motores até 12:1 podem levar a gasolina 95 .. só com taxas superiores é que se deve usar 98 ou mais octanas ..

Logo, 95% das motas deste forum podem andar com 95 .. e estou a incluir as CRF's 450 .. a não ser que tenham piston de alta compressão 13:1 ou 13.5:1 ..

Outra coisa é utilizar-se gasolina 95 de bombas de gasolina " manhosas " a comparar com as marcas padrão do mercado .. mas isso é da qualidade da gasolina em si e não do índice de octanagens.

w w w . r a c i n g s m . o r g

BroLy

http://www.racingsm.org

Mensagem  Jorge Costa em Qui 13 Dez 2012, 10:00

Na minha YZF R125 meto sempre Galp ou BP, são sem dúvida as que melhores performances oferecem para o consumo. Melhor ainda com combustíveis Gforce ou Ultimate onde com menos litros faço mais km e noto uma recuperação melhor logo a partir das 4500rpm onde com outras só a partir das 6000rpm. Combustíveis baratos usei algumas vezes mas a mota parece feita de borracha, uma pessoa dá punho e não saí do sitio. Entre 95 e 98 a diferença é praticamente nula, em motores de baixa taxa de compressão.

Jorge Costa

Mensagem  BroLy em Qui 13 Dez 2012, 10:39

Jorge Costa escreveu:Na minha YZF R125 meto sempre Galp ou BP, são sem dúvida as que melhores performances oferecem para o consumo. Melhor ainda com combustíveis Gforce ou Ultimate onde com menos litros faço mais km e noto uma recuperação melhor logo a partir das 4500rpm onde com outras só a partir das 6000rpm. Combustíveis baratos usei algumas vezes mas a mota parece feita de borracha, uma pessoa dá punho e não saí do sitio. Entre 95 e 98 a diferença é praticamente nula, em motores de baixa taxa de compressão.

Acho um bocado estranho o relato que fazes, que com gasolina especial da GALP / BP sentes força logo às 4500rpm e que com outras gasolinas só sentes esse efeito às 6 000rpm ..

Por outro lado, não percebo depois o que queres dizer a bold .. a grande diferença é mesmo no bolso da malta ..

É que a tua YZF R125 4T tem taxa de compressão 11.2:1 .. papa bem gasolina 91 octanas se for preciso ..

http://en.wikipedia.org/wiki/Yamaha_YZF-R125

A minha Husaberg e a KTM 990 já beberam em Outubro gasolina 91 octanas em Marrocos ao longo de 4000 kilometros e não se queixaram nem perderam power .. enfim

BroLy

Mensagem  BombKiller em Qui 13 Dez 2012, 16:47

Eu fiz a experiencia com a minha 900 e a conclusão a que cheguei foi que faz tantos km e tem o mesmo disparo tanto com gasolinas caras como baratas.e nas outras motas que tenho tido tambem não notei qualquer diferença portanto é sempre 95 e do sitio mais barato que encontrar.e ainda por cima os manuais aconcelham 95 e tudo.lol

Cumps

BombKiller

Mensagem  nmd_pro em Qui 13 Dez 2012, 16:53

Nao percebo muito do assunto para ser sincero, mas pelo que percebo acho que a gasolina quanto mais octanas tem mais "pura" ela é e por isso nao só queima melhor, como aguenta mais pressão do piston e logo e mais eficaz, mas pelo que li, e principalmente por ser mais "limpa" e que nao deixa os motores estragarem-se tanto....

nmd_pro

Mensagem  BombKiller em Qui 13 Dez 2012, 17:06

A proposito do tema descobri num outro forum um post onde se explica bem o funcionamento da coisa e que deita mesmo por terra a conversa da 98 ser melhor...
Espero que a pessoa que fez o post não se importe que eu o partilhe:
Aqui vai:

"Boas pessoal,

Decidi abrir este tópico porque, noutro tópico, existiam dúvidas sobre a composição química da gasolina e sobre as octanas.

Primeiro alguns mitos urbanos...
- A gasolina/gasóleo tem uma percentagem água na sua composição...
- A gasolina de 98 octanas é melhor que a gasolina de 95 octanas...
- Quanto mais octanas mais potência...

Estes mitos urbanos são isso mesmo... Mitos! Tudo mentira! Smile

Sobre a gasolina

Primeiro vamos à composição química da gasolina normalmente utilizada em Portugal. É a seguinte:

12% de n-hexano a n-nonano
11% de isómeros de alcanos e n-butano
5% de Ciclohexano e derivados
25% de buteno a hexeno
12% de 1-noneno
1% de tolueno
22% de xileno(s)
12% aromáticos de peso molecular mais alto

Como podem ver não existe água na gasolina (e se existisse coitados dos motores... lol).
A molécula de água é a famosa H2O (2 átomos de hidrogénio e 1 de oxigénio) e esta molécula não existe na gasolina. Apesar disso existe hidrogénio nos compostos acima referidos mas que, por si só, não é água! Smile
A gasolina é sobretudo composta por hidrocarbonetos (petróleo) e depois leva alguns aditivos e ganha outros no seu processo de fabrico.

Sobre as octanas

A definição de octanas é: O índice que indica a resistência da gasolina à pré-explosão quando exposta a elevadas pressões. Apenas isto e nada mais!
Assim uma gasolina de 100 octanas (como por exemplo a BP 100) é mais resistente à pré-explosão do que uma gasolina com 95 octanas.

A gasolina é inflamável e pode sê-lo por 2 processos:
- auto-indução ou, como mais vulgarmente é designada, combustão espontânea (quando sujeita a uma elevada pressão)
- induzida (quando lhe deitamos fogo ou uma faísca)

Como vocês sabem os motores de combustão interna a gasolina usam estes 2 processos em simultâneo para fazer explodir pequenas quantidades de gasolina a cada 2 revoluções da cambota (nos motores a 4 tempos)... e nesse processo o pistão sobe e desce dentro do cilindro. Os motores de combustão interna a gasóleo só usam o processo da auto-indução (compressão do combustível) mas sobre estes logo falo outro dia... Smile
Quando o pistão vai acima depois do tempo da admissão (e no tempo da compressão), a gasolina e o ar que entraram no cilindro, através das válvulas, são comprimidos e depois a vela lança uma faísca e despoleta a combustão, que por sua vez empurra o pistão para baixo.

Até aqui tudo certo... Mas... Quando o pistão vai acima e comprime a mistura (gasolina e ar) existente no cilindro provoca uma determinada compressão que é a famosa compressão descrita nas características técnicas do motor quando vemos alguns catálogos de motas nas lojas ou na net.
Os motores devem levar a gasolina adequada, com determinadas octanas, consoante a compressão do motor (verificada no cilindro como já referi). Ou seja.. Um motor com elevada compressão deve levar gasolina de maior número de octanas. Um motor de reduzida compressão deve levar gasolina de menor número de octanas. Isto para que o seu funcionamento seja mais afinado e parecido com um relógio suíço.

Se um motor de elevada compressão levar gasolina de baixas octanas a mistura pode explodir antes da faísca da vela, quando o pistão ainda está a subir no cilindro, e assim existe uma contra-força à inércia do pistão (o pistão está a subir e a explosão já está a obrigá-lo a descer antes do seu curso estar completo) o que provoca perda de potência e muito maior desgaste e esforço do motor.

Se um motor de reduzida compressão levar gasolina de maior número de octanas a mistura pode explodir mais tarde do que o esperado e também reduz a potência porque o pistão já iniciou o curso para baixo sem a impulsão da explosão e apenas porque a tal é forçado pela inércia da cambota o que vai roubar força às revoluções do motor.

Portanto, meus amigos, desmistifiquem esses mitos urbanos. O que interessa é encher o tanque de gasolina apropriada à compressão do vosso motor. Para saberem isso consultem o fabricante ou diversas publicações credíveis na net.

Espero ter ajudado a clarificar este assunto tão importante para nós! Smile

CU
Hugo"

BombKiller

Mensagem  BroLy em Qui 13 Dez 2012, 17:33

BombKiller escreveu:Portanto, meus amigos, desmistifiquem esses mitos urbanos. O que interessa é encher o tanque de gasolina apropriada à compressão do vosso motor. Para saberem isso consultem o fabricante ou diversas publicações credíveis na net.

Pois, isso é o que eu estou farto de dizer, a octanagem é adequada à taxa de compressão do motor, nada mais .

BroLy

Mensagem  sergio_XT24 em Qui 13 Dez 2012, 18:10

Eu já meti 95, 98 e até BP 100, e sinceramente não notei nada de especial com nenhuma delas. Seja galp, bp, prio, intermarche ou outra qualquer o tractor come tudo e mais que houvesse Very Happy Mas como a minha moto tem uma taxa de compressão de 8,5:1 (se não estou em erro) não há necessidade de inventar cavalos psicológicos onde eles não existem, metam mais barato e pronto. thumbup

sergio_XT24

Mensagem  Jorge Costa em Qui 13 Dez 2012, 20:56

BroLy escreveu:
Jorge Costa escreveu:Na minha YZF R125 meto sempre Galp ou BP, são sem dúvida as que melhores performances oferecem para o consumo. Melhor ainda com combustíveis Gforce ou Ultimate onde com menos litros faço mais km e noto uma recuperação melhor logo a partir das 4500rpm onde com outras só a partir das 6000rpm. Combustíveis baratos usei algumas vezes mas a mota parece feita de borracha, uma pessoa dá punho e não saí do sitio. Entre 95 e 98 a diferença é praticamente nula, em motores de baixa taxa de compressão.

Acho um bocado estranho o relato que fazes, que com gasolina especial da GALP / BP sentes força logo às 4500rpm e que com outras gasolinas só sentes esse efeito às 6 000rpm ..

Por outro lado, não percebo depois o que queres dizer a bold .. a grande diferença é mesmo no bolso da malta ..

É que a tua YZF R125 4T tem taxa de compressão 11.2:1 .. papa bem gasolina 91 octanas se for preciso ..

A minha Husaberg e a KTM 990 já beberam em Outubro gasolina 91 octanas em Marrocos ao longo de 4000 kilometros e não se queixaram nem perderam power .. enfim

A mota fica semelhante a quando ando com ela com temperaturas na volta dos 30ºC ,fica muito lenta, não sei, "molengona" e tenho de ir sempre em altas rpm. Experimentei todos os combustíveis possíveis aqui na zona há cerca de um ano (mota nova, carta nova, era sempre a desbastar Razz ). Há diferenças entre bombas BP na mesma zona, as Galp são todas muito constantes mas fui "roubado" numa que desconfio que dizia lá 6L e apenas colocou 5L pois fiz menos 30 a 40km do que o costume. As bombas de combustível LOWCOST mete-se mais mas a mota gasta mais, o que vai dar ao mesmo. Agora sempre que possível meto 95 Geforce ou Ultimate, se não der, leva com 95 normal que também marcha, mas isto só nas marcas referidas anteriormente. Não experimentei lá muito bem a:
Repsol, Sonangol, Cepsa, Shell ou Avia porque não existia nenhuma bomba pela zona para colocar tal combustível.

Edit: Sim a octanagem não é proporcional à potência, quer dizer é SE o motor for mais compressivo e por tal necessitar de 98.
Quanto à qualidade do combustível, nada como motas pouco potentes para testar.

Jorge Costa

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 23:59

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: