Modificações nos Motores AJP e outros motores 4T

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Modificações nos Motores AJP e outros motores 4T

Mensagem  carlosfilipe94 em Sex 01 Out 2010, 10:51

Informação escreveu:Aqui estão uma série de coisas relativamente básicas que se pode fazer no motor da AJP ( e outros 125 4t) de modo a obter melhores resultados

Melhoramento das condutas de Admissao/escape:

há quem diga para polir, há quem diga para (depois de lixar) polir ligeiramente (nao ficar tipo espelho) e ha quem diga para lixar c uma lixa fina no sentido da entrada/saida , conforme o caso.
verificar tambem se existem "degraus" entre a falange e carburador e falange cilindro, se sim tentar anula-los ou aligeirar esse degrau de modo a tornar melhor a circulaçao da mistura. o trajecto da mistura deve provocar o menos atrito possivel (alguma turbulencia é benefica) e o trajecto da saida dos gases de escape também..se bem que aqui a turbulencia não sera benefica.

Aumento da taxa de compressão:

o aumento da taxa de compressão consequentemente irá proporcionar mais força, isto consegue-se rebaixando (ligeiramente, é tudo uma questao de pcos mm) a cabeça do motor ou ate a utilização de uma junta mais fina.


Re-jetting:

normalmente uma mota aceita mais gasolina na combustao do que aquela que vem c a afinação standard do carburador, por isso é possivel utilizar gigleurs maiores e com isso aumentar tambem o fluxo de gasolina que entra para o cilindro.posteriormente é necessario afinar o nivel da entrada de ar.

Também se pode proceder a mudança de carburador para um carburador maior e com isso possivelmente obter melhores resultados. Pode-se utilizar um carburador igual ao das motos 2 tempos, mas não é o ideal,(o carburador de origem (4t) tem uma bomba que ajuda o envio de gasolina para o cilindro quando o motor está em baixa rotação e poder de sucção (vacuo) é menor) daí que a resposta ao acelerador em baixa rotação seja muito pobre com esse tipo de carburador. Um bom carburador 4t ainda custa uns trocos.


Avanço da ignição:

Consiste basicamente em por a vela a fazer faisca mais cedo e com isso a explosao apanhar o piston mais perto do PMS. Melhora a subida de rotaçao e aumenta a rotação maxima do motor. Segundo li por aqui, é cerca de 0,5mm de "avanço"

Atenção, este é um processo extremamente meticuloso porque 0.1mm a mais e podem-se causar danos elevados no motor.


Arvore de cames "racing":

já andam por aí, com isto alteram se os timings das válvulas e com isso uma melhor resposta do motor principalmente em altas. poderá ser necessária a utilização de molas de valvula duplas ou de novos martelos.


Modificação do volante magnético:

Como sabem o motor da ajp não é um verdadeiro motor de competição, daí que este possua um volante magnetico pesado q.b para que ter uma boa relação entre os dois mundos, aslfalto (velocidade) e terra (todo terreno).
Para velocidade é bom ter um volante magnetico pesado q.b, mas para o TT quere-se uma mota com boa resposta de acelerador, uma boa subida de rotação e em que o peso do volante magnetico também é influente. Alijeirar o volante magnético cerca de 300 ou 350 gramas irá ajudar a ter essa resposta. Esta modificaçao terá de ser precisa e no final o volante magnetico tem de ficar bem calibrado se n pode danificar os compostos do motor (ex. dos rolamentos da cambota)


Cambota de curso maior:

Pode-se alterar o curso da cambota de origem (há casas de preparação que o fazem).
Muito bom seria poder aplicar a cambota da xr 200 ou da crf 230.
Não sei se será fácil (e barato), pelo que proceder a esta alteração será, provavelmente, necessário fazer outras alterações (por ex: nova biela).
No entanto,penso que terá melhores ganhos do que adquirindo um big bore.

Ex: AJP 200 Standard 69mm (bore) x 53mm (stroke) = 198cc
aumentar (por ex) 6mm na cambota de origem (59mm) = 220cc
cambota de xr 200 (57.8mm) = 216cc
cambota de crf 230 (66.2mm) = 247cc


Aumento do diametro do piston
eu nao sei, mas em principio é capaz de ser possivel (o cilindro poder ser retificado e a existencia de pistons compativeis)
Por ex: na ajp 200, com piston 72 em vez de 69, dá qualquer coisa como 215cc


Algumas das informações em cima descritas têm por base informações já divulgadas por membros do forum.
Não me responsabilizo por quaisquer danos causados ao motor. Qualquer alteração ao veiculo origial pode torna-lo ilegal.

Algum erro encontrado, digam que corrigirei.
Se quiserem acrescentar algo, digam que eu ponho e fica tudo junto (fica "assinado").

Encontrei isto noutro forum, que pode ajudar membros do forum Very Happy

Cump Cool

carlosfilipe94

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