Sugestões para Dual-Purpose

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sugestões para Dual-Purpose

Mensagem  N@ndo em Ter 12 Out 2010, 13:20

Surgiu-me a ideia de abrir um tópico aqui, por causa de uma situação de um amigo meu, que está com dúvidas no que comprar.

Ele quer comprar uma mota a 4 tempos (recomendei-lhe uma KTM 380, mas ele não quis) que seja fixe para andar no mato e que dê para curtir no alcatrão, será a 2ª mota dele para estrada.

Ele está indeciso com as seguintes opções:
- KTM 620 EXC (já SM e com jantes de enduro);
- XR 600;
- WR 400;
- CRF 450;

Na vossa opinião, quais serão os prós e contras de cada uma? Penso que isto poderia ser um tópico útil para o futuro, para mais pessoal explanar as dúvidas acerca de um 2º brinquedo (para quem já tem uma mota para o dia-a-dia, no alcatrão).

N@ndo

Re: Sugestões para Dual-Purpose

Mensagem  BroLy em Ter 12 Out 2010, 13:41

N@ndo escreveu:
Ultra pesadona para "mato" e mesmo em alcatrão já se notam os kilos, motor algo ultrapassado em termos de performance.

N@ndo escreveu:- XR 600
Fiável, potente, bom binário, nota-se um pouco o peso no mato, mas dá para tirar peso à mota .. na estrada é porreira, tem é de ser bem desmultiplicada.
O principal problema é que não tem e-start, kick power. Laughing

N@ndo escreveu:- WR 400
Boa mota globalmente, dá bem para o "mato" e em estrada é só desmultiplicar. Meter 1 ponteira + carburação e está feito, até dá para fazer a YZ cam mod.

N@ndo escreveu:- CRF 450
Depende do ano, se for as de primeira geração com válvulas em titânio, são motas problemáticas, por outro lado requerem mais manutenção, tem menos capacidade de óleo, tem caixa curta que implica desmultiplicar mais a mota para estrada para fazer 1 velocidade porreira.
No mato é irrepreensível como é óbvio.

w w w . r a c i n g s m . o r g

BroLy

http://www.racingsm.org

Mensagem  RickyFMX em Ter 12 Out 2010, 13:51

Olha que a 620 tb não tem e-start!
E o kick é do lado esquerdo......

A 620 vibra muito... MUITO mesmo Evil or Very Mad

Eu gosto da XR600. Destas todas era a que escolheria!
Já tem provas de fiabilidade mais que dadas! E consegues muito material para ela!

RickyFMX

http://www.supermoto-portugal.com

Mensagem  nunes09 em Ter 12 Out 2010, 15:19

A 620 é o motor antes do meu, e sinceramente acho que é uma boa mota, mas hoje em dia já está um pouco ultrapassada.
O carburador já é um pouco para o antigo, a estética também, o motor é muito bom e tem boa alma. Tens os pros de ser um KTM mas também tens os contras.

nunes09

Mensagem  AE86 em Ter 12 Out 2010, 20:32

Eu optava pela WR400

AE86

Mensagem  L_Cobain27 em Ter 12 Out 2010, 21:21

a 380 é 2stroke .

L_Cobain27

Mensagem  pmonteiro em Ter 12 Out 2010, 21:39

Apresentação feita, tá na hora de colocar as dúvidas! Very Happy Sim, o gajo referido pelo N@ndo com as dúvidas sou eu!
BroLy aka CheeseBERG escreveu:
N@ndo escreveu:
Ultra pesadona para "mato" e mesmo em alcatrão já se notam os kilos, motor algo ultrapassado em termos de performance.

Será assim tão mais pesada que a XR600?

N@ndo escreveu:- XR 600
Fiável, potente, bom binário, nota-se um pouco o peso no mato, mas dá para tirar peso à mota .. na estrada é porreira, tem é de ser bem desmultiplicada.
O principal problema é que não tem e-start, kick power. Laughing

Também tenho na balança a XR400 embora ache que quando lhe calçar os slicks não tenha pulmão suficiente...daí a XR600, além de se arranjar mais em conta... No mato, sem dúvida superior...tendo em conta que vai ser 80% da utilização...não sei...indecisão!

N@ndo escreveu:- WR 400
Boa mota globalmente, dá bem para o "mato" e em estrada é só desmultiplicar. Meter 1 ponteira + carburação e está feito, até dá para fazer a YZ cam mod.

Mesmas dúvidas que a XR400 in slick mode! Very Happy Fiabilidade também me deixa apreensivo quando comparado com XR's...fará sentido a preocupação?

N@ndo escreveu:- CRF 450
Depende do ano, se for as de primeira geração com válvulas em titânio, são motas problemáticas, por outro lado requerem mais manutenção, tem menos capacidade de óleo, tem caixa curta que implica desmultiplicar mais a mota para estrada para fazer 1 velocidade porreira.
No mato é irrepreensível como é óbvio.

É de 2002, caí na geração negra? Igualmente penso se tem pulmão suficiente para slicks...se bem que só vai ser para brincar pois para devorar mais km em tgv mode está cá a GSXR, e como já é mobília da casa, vai tar por muiiiiiiiiiito mais tempo! Very Happy

pmonteiro

Mensagem  pmonteiro em Ter 12 Out 2010, 21:49

El President escreveu:Olha que a 620 tb não tem e-start!
E o kick é do lado esquerdo......

A 620 vibra muito... MUITO mesmo Evil or Very Mad

Eu gosto da XR600. Destas todas era a que escolheria!
Já tem provas de fiabilidade mais que dadas! E consegues muito material para ela!

Se vibra é de macho! Ou não? Very Happy

Também gosto da XR600 e durante algum tempo foi a primeira escolha! Tinha um negócio feito mas como o dono se arrependeu à última da hora, abriu-se espaço à entrada das cocorrentes e consequentes dúvidas por acréscimo! Very Happy

Fiabilidade, concordo, é a que mais confiança me inspira. Material, sem dúvida, após passear no "ebay" gostei do que vi, mas será que para as outras não é igual ou parecido?

pmonteiro

Mensagem  L_Cobain27 em Ter 12 Out 2010, 21:52

as primeiras CRF 450 , sairem em 2001 , 2002 , e sim , foram essas as que davam os problemas de válvulas ..

diz-me uma coisa , e uma mota mais potente que XR 600 , completamente preparada pra estrada , e que te ia dar um gozo brutal ?

o charuto envenenado estava a vender a XR650 com invertida , rodas supermoto , disco 320mm , e muuuuuuito extra de motor ..

L_Cobain27

Mensagem  pmonteiro em Ter 12 Out 2010, 21:55

nunes09 escreveu:A 620 é o motor antes do meu, e sinceramente acho que é uma boa mota, mas hoje em dia já está um pouco ultrapassada.
O carburador já é um pouco para o antigo, a estética também, o motor é muito bom e tem boa alma. Tens os pros de ser um KTM mas também tens os contras.

Carburador antigo...hummm...não há alternativas (ebay friend) para dar a volta a isso caso seja necessário?

Curiosamente, a estética é daquelas que mais gosto em SM...a dúvida é mesmo se não será demasiado grandalhona para o mato, se bem que não conto fazer trilhos muito técnicos...

Prós e contras de ser uma KTM, aí está um tema que me interessa! sunny Podes desenvolver mais um pouco esse tema? É que sobre KTM's sou mesmo leigo...

pmonteiro

Mensagem  pmonteiro em Ter 12 Out 2010, 21:57

AE86 escreveu:Eu optava pela WR400

Podes fundamentar um pouco mais essa afirmação sff?

pmonteiro

Mensagem  pmonteiro em Ter 12 Out 2010, 22:04

L_Cobain27 escreveu:as primeiras CRF 450 , sairem em 2001 , 2002 , e sim , foram essas as que davam os problemas de válvulas ..

diz-me uma coisa , e uma mota mais potente que XR 600 , completamente preparada pra estrada , e que te ia dar um gozo brutal ?

o charuto envenenado estava a vender a XR650 com invertida , rodas supermoto , disco 320mm , e muuuuuuito extra de motor ..

XR650 descartei à partida por ser superior a 500cc e recente demais (posterior a 1996, não existe anterior) o que pesa no selo...e para selo já chega o que Sócrates me leva da GSXR! No

Cheguei a ver o anuncio do charuto envenenado...espectacular sem dúvida, mas o orçamento é acima do que quero gastar no segundo brinquedo...e como já disse, 80% da utilização vai ser em mato e a XR650 ainda consegue a meu ver ser menos orientada que as restantes concorrentes. Talvez seja um mito da minha cabeça...talvez...

pmonteiro

Mensagem  AE86 em Ter 12 Out 2010, 22:08

para 80% mato na minha opinião o k será melhor será uma 400, pois são mais leves k as big bore e mto menos brutas e mais divertidas..logo entre a WR e a CRF prefiro a WR pk na minha opinião tem mais fiabilidade e confesso k puxo mais à Yamaha..e acredita k um WR400 com escape e caruração no ponto n terá nenhum problema em dar trabalho aos slicks k pensas por de vez em qnd..
mais uma vez como tens a gixxer, penso k na escolha da 2ª mota deverás dar quase toda a atenção às qualidades dela na terra, mas isto é a minha opinião

AE86

Mensagem  pmonteiro em Ter 12 Out 2010, 22:30

AE86 escreveu:...
mais uma vez como tens a gixxer, penso k na escolha da 2ª mota deverás dar quase toda a atenção às qualidades dela na terra, mas isto é a minha opinião

Concordo em absoluto...mas a KTM tira-me do sério de tão linda que é...ainda mais pq já trás os 2 kits de jantes! O problema é o peso e ser de 94, a WR é de 99...isto a valores semelhantes...

A WR é uma aposta segura em fiabilidade? As únicas que conheço neste aspecto como sendo valor seguro são as XR, as restantes são incógnitas para mim...

pmonteiro

Mensagem  Jomba em Ter 12 Out 2010, 22:51

AE86 escreveu:...

Também concordo! No mato todos os kgs contam, as WR tem boa fiabilidade e das que falaste a WR deve ser a mais leve e ágil. Mas sendo motas de mato e já com alguns anos, tem que ser muito bem vistas antes de compradas, senão dá bullshit

Jomba

Mensagem  nunes09 em Qua 13 Out 2010, 00:20

A nivél de peças conta com uma secção bem mais barata que uma Yama, mas a manutenção talvez seja mais apertada. Não me lembro se já tras suspensão invertida WP, travão Brembo, malha de aço, embreagem óleo magura, tudo aquilo que as KTM nos teem habituado ao bom e ao melhor, ready to raceeeeeeee.

nunes09

Mensagem  L_Cobain27 em Qua 13 Out 2010, 00:29

e a ktm 400 não anda muito cara , e é bem melhor equipada que a wr .

L_Cobain27

Mensagem  Lourenço em Qua 13 Out 2010, 01:29

Dual purpose, é complicado pk motas de mato sao mais rotativas menos fiaveis para estrada, algo para ambos os mundos tens de ter mais celindro logo menos rotação maior fiabilidade... opções depende do que queiras gastarXR650nao e mt pesada cerca de 120kg ja com o devido emgrecimento dar ao kick com mta força... se houver dinheiro uma ktm 690 enduro 139kg por emgrecer vai ai para os 130kg se trocares o escape e tirares la umas coisas a mais...
Peso nas motas de mato e uma questão de habito, há pessoal a fazer trialeira com 950 super enduro mas fazem...

Lourenço

Mensagem  nunes09 em Qua 13 Out 2010, 09:24

Pois a malta com adventures a fazer trialeiras que as cabras não fazem, o gajo que vai lá em cima é que manda.
Se queres algo realmente polivalente pensa nas 600. As 450 e assim são até às vezes pesadas demais para terra, e depois para estrada ficam pouco fiáveis, quase com um uso kartodromo apenas.

nunes09

Mensagem  BroLy em Qua 13 Out 2010, 09:30

Segundo aquilo que referes (poupar no selo, ter uma excelente mota para mato e que dê gozo e seja fiável no alcatrão) a escolha óbvia é a WR 400F.

No mato é muito boa, é a mais ágil do lote exceptuando a CRF 450 e no alcatrão tem caixa de 5 mais longa que permite não só velocidades superiores como mantém uma pedrada fixe caso coloques uma ponteira + carburação.

w w w . r a c i n g s m . o r g

BroLy

http://www.racingsm.org

Mensagem  pmonteiro em Qua 13 Out 2010, 16:47

BroLy aka CheeseBERG escreveu:Segundo aquilo que referes (poupar no selo, ter uma excelente mota para mato e que dê gozo e seja fiável no alcatrão) a escolha óbvia é a WR 400F.

No mato é muito boa, é a mais ágil do lote exceptuando a CRF 450 e no alcatrão tem caixa de 5 mais longa que permite não só velocidades superiores como mantém uma pedrada fixe caso coloques uma ponteira + carburação.

A WR que tenho em vista já tem ponteira, quanto à carburação não sei...

A KTM que tenho em vista é de 94 logo o selo também é poupado (não tanto como a WR mas consigo viver com isso), e o design...bem, o design é fabuloso! Com as jantes SM então fica thumbup A minha dúvida é só o peso no mato...

Acho que vou ter de as experimentar, das opções referidas a única na qual já sentei o rabo foi na XR600...

pmonteiro

Mensagem  rossi em Qua 13 Out 2010, 18:53

WR 400 sem duvida. :acelera:

rossi

Mensagem  Jomba em Qua 13 Out 2010, 20:58

É pá, desculpa lá a sinceridade ou lata, chama-lhe o que quiseres, mas estares a escolher uma mota em função do selo não me parece ser boa ideia. Mad

O selo é uma vez por ano, e ao tentares "fugir" do selo ainda te calha na rifa alguma podriqueira escafiada que te vai limpar os euros todos no mecânico!

Acho que devias escolher a mota que queres em função de:
1. Caracteristicas da mota;
2. Estado da mota (muito importante para evitar derrapagens no orçamento);
4. Preço. Não procures a mota mais barata, normalmente essas estão todas f...... Procura uma mota em bom estado e tenta negociar o preço. É preferivel dares 4.000 euros por uma mota em bom estado do que 3.000 por uma que depois te deixa sempre na mão e te obriga a derreter montes de dinheiro em reparações!

Não te "prendas" nessa meia dúzia de motas que tens em vista, procura mais, há muita oferta!

Boa sorte!

Jomba

Mensagem  L_Cobain27 em Qua 13 Out 2010, 23:54

e se seguires o que o jomba disse , as ktm's parecem ser boa escolha .

L_Cobain27

Mensagem  Apoli em Qui 14 Out 2010, 02:01

XR600 ????? ou será XR650 com electric start ? esta ultima sim, dá para estrada e dá para curtir nos montes.
Não é muito boa em nenhum dos sitios , para muito boas temos motos especificas , ou SM para estrada ou 450 para os montes. Conclusão pode não ser muito boa em nada, mas é suficiente em tudo.
Nota: o motor não avaria

Apoli

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 08:38

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: