Legalizar alteração para Supermoto

:: Geral :: Geral

Página 1 de 8 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Legalizar alteração para Supermoto

Mensagem  RickyFMX em Qui 28 Ago 2008, 15:54

Boas!

Fiz uma tentativa junto da Yamaha Portugal para saber se era possível legalizar uma XT 600 com jantes 17 e aqui fica o resumo!

EU:
"Bom dia,
Gostaria de obter uma informação.

Tenho a moto toda de origem, tirando as rodas que são idênticas à da "irmã" mais recente, a XTX660. (aro 3.5 com 120/70-17 à frente e aro 4.25 com 160/60-17 na traseira).
Visto que no livrete apenas vem pneumáticos com medidas 90/90-21 frente e 120/90-17 traseira, existe alguma forma de "legalizar" a minha moto?

Como sabemos para o ano virão as inspecções e a minha moto, visto que não possuo-o as rodas originais, assim não vai passar!

Pedia então esta informação de como fazer para colocar a minha moto legal, perante as inspecções.

Com os meus melhores cumprimentos
Ricardo Correia"

Resposta da Yamaha Portugal:
"Ex.mo Senhor,

Agradecemos o seu contacto.

Lamentamos informar, mas a Yamaha recomenda apenas a medida dos pneus existentes de origem.

Essa é a medida que foi testada na fábrica e homologada junto do governo Português.

A razão de a Yamaha eventualmente fazer uma alteração à homologação dos pneus, seria no caso de não existir alternativas no mercado.

Por este motivo, não podemos emitir esse documento (que obviamente careceria de testes na fábrica para garantir a segurança, performance e qualidade do produto final).

Estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional.

Melhores cumprimentos,

Tiago Fernandes"

Era o que eu calculava... se as inspecções vierem, alguém quer comprar uma XTx 600 baratinha? Sad
Infelizmente Portugal é assim.... Evil or Very Mad

Última edição por El President em Qui 16 Dez 2010, 10:12, editado 1 vez(es)

RickyFMX

http://www.supermoto-portugal.com

Re: Legalizar alteração para Supermoto

Mensagem  PIPELINE em Sex 19 Set 2008, 21:50

Boas!

Pois, o meu problema é parecido com esse... só que tenho a sorte de ter as jantes originais e tudo.

O grande dilema que coloquei no noutro post é se compro somente raios e aros, aproveitando os cubos e sistema de travagem de origem, e assim cada vez que tenho que a levar á inspeção terei que reverter o processo... se compro o pacote todo e fico assim com 2 "packs" de jantes.

Estou realmente inclinado para a 2ª opção, embora mais dispendiosa será sem duvida menos trabalhosa e segura!

Quanto á carta que escreveste a yamaha, será que através de um revendedor autorizado eles não nos "safam" de melhor modo?

Seja como for eu quando iniciar o processo de alteração vou junto do meu revendedor yamaha tentar a minha sorte... não custa nada tentar! LOL

PIPELINE

Mensagem  Mr_Trecolareco em Seg 22 Set 2008, 21:12

Boas,

O problema se começar a haver as IPO é o mesmo dos carros com tuning.

A lei diz que, não é legal efectuar alterações sem que as mesmas sejam homologadas.

Ora as marcas apenas registam as alterações possiveis nos diversos modelos ( diferentes para-choques, diferentes medidas de jantes etc)

No caso das motas não há várias medidas de jantes pensadas de inicio ( a ktm por acaso até vende as EXC com kit de SM á parte, por isso até pode ser uqe seja uma hipotesse) por isso quase impossivel de legalizar de modo simples.

Tenho ideia que se houver um engenheiro que assine um plano de alterações é possivel ( com tempo e dinheiro) pedir uma inspecção posterior de modo a legalizar estas alterações, mas é moroso.

Felizmente enquanto não houver IPO ( pelo que ouvi ainda não há condições para que isso aconteça) a policia não implica.

Mas pode implicar se quiser...e qd chegarem as IPO não há meio fácil de as legalizar... Evil or Very Mad

Mr_Trecolareco

http://www.trackfreeks.com

Mensagem  PIPELINE em Seg 22 Set 2008, 22:08

Os IPO já começaram... lol pelo menos a TTR já lá vai desde 2006!

O problema é/era a falta de legislação em relação a isso.

E na falta ou nas possiveis incompreensões das leis em relação a isso é preferivel jogar pelo seguro e leva-las lá de qq maneira.

O meu amigo a quem estou a comprar a TTR é agente de uma força de segurança e por alguma razão quando a mota prefez o 4 anos (creio eu) foi com ela á inspeção! Nisso então prefiro seguir o exemplo dele! LOL

Nada como conduzir de consciencia tranquila e sem medos, assim está-se mais atento ao que realmente interessa, a condução e o prazer da mesma! Sem receios de na proxima curva se for mandado parar, estar entalado até ao pescoço! LOL

Seja como for, a nivel regional segundo creio a situação já á uns anos que é um pouco diferente do continente, existindo um decreto qq que obrigava os motociclos e "uns tractores agricolas" a inspeções periodicas não vigentes ai fora... o que aconteçia é que as autoridades fechavam os olhos a isso pois tratava-se segundo diziam uma situação "irregular" e que não ia de encontro á lei nacional, que era incostitucional, bla bla bla. MAS isto era o que se falava na altura!

De qq maneira, o melhor é ter mesmo os 2 pares de jantes para ambas as situações e pronto! Claro que se gasta um pouco mais de €€ mas a meu ver vale a pena!

No que respeita a não haver condições para haver IPO's para "nós", digo-vos que uma dragstar que já conduzi umas vezitas, uma daquelas motas que faz um cagaçal ENORME, foi á inspeção á 2 meses, com escapes "abertos" e passou sem nada a apontar... Suspect Suspect Suspect

No entanto em 2007, data da ultima inspeção da minha TTR, ela perdeu e teve que se apresentar lá novamente pq FALTAVA O REFLECTOR ABAIXO DA MATRICULA... Shocked Shocked Shocked

Venha o diabo e escolha! LOL

Abraços e boas CuRvAs!

Ass: Paulo

PIPELINE

Mensagem  gt em Qua 01 Out 2008, 19:29

se fôr como nos carros, só é possivel a averbação se existir um modelo igual com as caracteristicas pretendidas.

tambem sei que nos carros se pode "criar" um projecto e tentar legalizar o mesmo...

gt

Mensagem  Mr_Trecolareco em Qua 01 Out 2008, 22:28

Pipeline, aqui no continente ainda não há nada disso.

E como disse, se for como nos carros, dificilmente se irá homologar coisas que não sejam "tuning de Origem".

Logo se vê...mas o melhor mesmo é guardar as peças LOL

Mr_Trecolareco

Mensagem  PIPELINE em Qua 01 Out 2008, 22:31

Mr_Trecolareco escreveu:Pipeline, aqui no continente ainda não há nada disso.

E como disse, se for como nos carros, dificilmente se irá homologar coisas que não sejam "tuning de Origem".

Logo se vê...mas o melhor mesmo é guardar as peças LOL

Tens toda a razão, estive a confirmar de facto isso hoje com um colega e de facto ainda não saiu nada a nivel nacional.

Por cá, temos sorte numas coisas e azar noutras! :p

Abraços e boas CuRvAs!

PIPELINE

Mensagem  black angel em Qui 02 Out 2008, 06:54

sim...felizmente aki no continente ainda n se fala nas ipo para os motociclos..e alem disso tem de adaptar os centros a essa situação....não estou a ver o qualquer artolas (inspector) em cima dos rolos a inspecionar a minha wr....muito menos a minha vtr 1000 sp-1.... Evil or Very Mad Evil or Very Mad ...mas mesmo assim como eles irão resolver o caso da wr, por exemplo, que comprei nova e vinha de origem sem luz de stop, sem piscas, sem espelhos, sem minimos, e.....sem mais algumas coisitas que já lhe retirei....lol
vamos des (esperar).... Laughing Laughing Laughing Laughing

black angel

Mensagem  oskar em Sex 10 Out 2008, 16:34

Boas...

Em relação a este assunto tive sorte... Comprei a minha AJP SM de origem, mas no livrete vieram averbadas as medidas de enduro. Reclamei e sem pagar mais nada agora tenho as 2 medidas averbadas... Assim se me apetecer posso alternar de SM para EN e de EN para SM e andar sempre legal. O problema é que não tenho t€mpo...

Mas lá está, eles averbaram com facilidade porque a marca tem os 2 modelos... Sei de um caso de uma Husqvarna das 1ªs a sair de fábrica em SM que vinha no livrete com as medidas de enduro como a minha e até hoje ainda não resolveram o problema (já lá vão mais de 2 anos).

Cpmts

oskar

Mensagem  Mr_Trecolareco em Sex 10 Out 2008, 19:22

Pois, aí esta o caso que falavamos. A AJP homologou as duas medidas para o modelo e assim os clientes não são prejudicados pela legislação incompetente do nosso pais.

Todos os outros casos devem ter de ser resolvidos através de pedidos particulares de legalização com projecto aprovado por um engenheiro mecânico e inspeccionado em IPO B ou algo do género.

Mr_Trecolareco

Mensagem  niXon em Seg 10 Nov 2008, 21:16

Bom!Quanto às IPO das motos, acho que ainda não está "imposto". Agora...Mesmo que um gajo tenha uma mota com jantes não homologadas pela marca, troque o pneu para ir à inspecção com tudo de origem e voltar a "carregar" com a jante SM, acaba por dar problemas na mesma.Se formos mandados parar pela policia, IPO feita mas a jante não é a do livrete?Dá buraco e multazinha...

No?

niXon

Mensagem  PIPELINE em Seg 10 Nov 2008, 22:12

niXon escreveu:Bom!Quanto às IPO das motos, acho que ainda não está "imposto". Agora...Mesmo que um gajo tenha uma mota com jantes não homologadas pela marca, troque o pneu para ir à inspecção com tudo de origem e voltar a "carregar" com a jante SM, acaba por dar problemas na mesma.Se formos mandados parar pela policia, IPO feita mas a jante não é a do livrete?Dá buraco e multazinha...

No?

Sim dá... quer hajam ou não inspeções, se não está averbado no livrete, seja mota ou carro, dá direito a "postal de boas festas"!

PIPELINE

Mensagem  J.P em Qui 13 Nov 2008, 16:50

No seguimento da dificuldade que se alega para uma homologação supermotard vou dar-vos conta (numa explicação um pouco longa!!!) de todo o processo que tive de seguir para homologar as novas medidas de pneumáticos na minha XT, agora supermotard !!!
Primeiro de tudo, e porque apenas faria a alteração se fosse possível homologá-la, dirigi-me a DGV onde questionei acerca desta possibilidade e se o veículo depois de alterado necessitaria de algum tipo de inspecção, ao que me responderam que sim, era possível a alteração e não, não necessitava de nenhuma inspecção caso existisse declaração da própria marca avalizando a mesma e que para todo o processo precisava que preencher alguns requisitos:

Eram eles
• Preencher impresso Modelo 1402.
• Ter declaração emitida pela marca (com as novas medidas).
• Documento de identificação do veiculo (certificado de matricula ou livrete + titulo de registo de propriedade).
• Documento de identificação do requerente.
• Pagar taxa: €30.

Decidi então escolher uma oficina/representante Yamaha (uma da qual sou cliente há vários anos) para fazer a alteração e onde coloquei a seguinte condição: faria lá a transformação se me conseguissem a famigerada declaração da Yamaha Portugal; disseram que não era problema mas que a declaração iria ter um custo de ± 55€. Fiz um pouco de pressão e nem a paguei...ehehe!!
Dirigi-me então passadas duas semanas (foi o tempo que demorou a declaração a chegar às minhas mãos) à DGV com todos os documentos pedidos, entreguei-os, paguei 30€ e esperei outras duas semanas +- pela chegada do novo Documento Único Automóvel (DUA) já com as novas medidas homologadas.
E depois sim, com o documento nas mãos e tudo legalizado voltei à oficina Yamaha e fizeram-me a transformação !!!!!. As novas medidas vêem assim nas anotações especiais mantendo as duas possibilidades de pneumáticos (terra ou asfalto); o único pequeno senão nisto tudo (não há bela sem senão) é que as medidas pela Yamaha homologadas são: 120-60/17 e 160-60/17 (as mesmas, curiosamente, que equipavam a YZF 600 R Thundercat ) e o senão a que me refiro é o 120/60 mas pronto, não é muito grave...
E pronto, foi assim que me desenrasquei…

J.P

Mensagem  RickyFMX em Qui 13 Nov 2008, 17:23

Ok, passa sempre por passar directamente pela Yamaha visto que por mail os gajos dizem que não é possível! Palhaços.... Evil or Very Mad

Em relação aos pneus a XTX660 tráz 120/70 e 160/60... que são os que tenho.... mau! Malandros!

Para o ano trato disso.... Wink
Obrigadão!

RickyFMX

Mensagem  RickyFMX em Qui 13 Nov 2008, 17:29

p.s.: Há uma luz ao fundo do túnel! A esperança não morreu! Laughing

p.s.2: J.P as fotos da tua moto pá??? Twisted Evil cheers

RickyFMX

Mensagem  PIPELINE em Qui 13 Nov 2008, 18:28

Ricky escreveu:Ok, passa sempre por passar directamente pela Yamaha visto que por mail os gajos dizem que não é possível! Palhaços.... Evil or Very Mad

Em relação aos pneus a XTX660 tráz 120/70 e 160/60... que são os que tenho.... mau! Malandros!

Para o ano trato disso.... Wink
Obrigadão!

Ora nem mais, dai a minha ideia original de falar directamente com o concessionário e serem eles a tratarem da papelada com a Yamaha PT visto concerteza terem "melhores relações" com eles suponho!!!!

Irei fazer o mesmo em maio do ano que vem e assim ver se consigo a homologação!!!

Abraço e muito obrigado pela explicação!!!

PIPELINE

Mensagem  nfs13 em Qui 13 Nov 2008, 19:17

J.P.

Posso sugerir que coloques aqui uma minuta ou uma digitalização da tal declaração que a yamaha fez?
É que já imagino o balcão do IMTT a dizer que não pode aceitar os papéis porque os stands se enganaram numa vírgula, num ponto, no tipo de letra, etc....

Assim a malta facilita o trabalho ao stand onde for pedir a dita e já aparece a dizer o que quer e como o quer. Sempre ajuda na argumentação!

Abraço

nfs13

http://lifedie.blogspot.com

Mensagem  PIPELINE em Qui 13 Nov 2008, 20:09

nfs13 escreveu:J.P.

Posso sugerir que coloques aqui uma minuta ou uma digitalização da tal declaração que a yamaha fez?

(...)

Assim a malta facilita o trabalho ao stand onde for pedir a dita e já aparece a dizer o que quer e como o quer. Sempre ajuda na argumentação!

Abraço

De facto tb agradecia se te fosse possivel colocar uma digitalização ou algo que nos elucide em que consta a declaração passada pela marca!

Thanks! Very Happy

PIPELINE

Mensagem  J.P em Sex 14 Nov 2008, 10:38

Tenho muita pena mas não fiquei com uma cópia... também não pensei que voltaria a precisar dela, mesmo para casos como estes!!!
Mas posso dizer-vos que do que me recordo da dita (que não teria mais do que 4 linhas) apenas referia que a marca assegurava a segurança do veículo com as referidas medidas alternativas de pneumáticos..só isso.
A única coisa que vos posso mostrar é o Documento Unico Automovel com a referida alteração... mas para isso têem que me explicar
!!!! como é que coloco as fotos, que eu ainda não consegui,
por isso é que ainda não coloquei fotos da minha XT.javascript:emoticonp('lol!')
lol!

Última edição por J.P em Sex 14 Nov 2008, 10:57, editado 1 vez(es)

J.P

Mensagem  RickyFMX em Sex 14 Nov 2008, 10:49

Eu já sabia que irias ser "massacrado" com perguntas e pedidos! Laughing
Tu já conseguiste algo que nós andamos a tentar fazer!!! Very Happy

Eu queria-te fazer então mais um pedido!
Colocar uma digitalização (com os campos identificativos da tua moto devidamente apagados) do teu documentos único para eu mostrar ao palhaço da Yamaha que me diz que não é possível fazer isso!
É que me apetece fazer guerra!!! Twisted Evil

Se não conseguires por aqui o documento, faz a digitalização s.f.f. e manda-me que eu trato do resto..... ok?

Abraço

RickyFMX

Mensagem  RickyFMX em Sex 14 Nov 2008, 11:46

Ora já está...
Acabei de fazer uma resposta ao mail que me enviaram da Yamaha-Portugal... e foi assim:

"Bom dia,
Foi com muita desilusão que li este email.
Sou dono de motos Yamaha à mais de 15 anos e tinha esta marca em boa consideração.
De qualquer maneira não desisti e não querendo me desfazer da minha moto que gosto bastante, procurei confirmar o que me foi dito!
E confirmei. Confirmei que não é verdade e já conheci duas pessoas com Yamaha XT 600 E (uma de 2001 e outra de 2004) com as jantes 17 legalizadas para este modelo!
Junto anexo o DUA digitalizado de um deles.
De qualquer maneira vou me deslocar a um concessionário Yamaha para verificar todas as possibilidades...
Se não conseguir legalizar esta moto, vou ponderar a troca de moto, e desiludido como estou não deverá ser Yamaha...
Com os meus melhores cumprimentos
Ricardo Correia"

Fica tambem aqui o DUA do J.P

MUITO OBRIGADO J.P!

Vamos ver o que me dizem Twisted Evil

RickyFMX

Mensagem  PIPELINE em Sex 14 Nov 2008, 13:11

Ricky, hoje por coincidencia tb fui deixar uma copia do DUA no concessionario Yamaha para eles me pedirem a declaração á marca!

Pelo que constatei, não irá haver grande problema em relação a isso pois já procederam assim para mais 2 motas, ambas XT! Vamos a ver o que dizem da TTR!

Wish me luck! :p

Abraço e força com isso que vais ver que consegues legalizar a tua tb!

PIPELINE

Mensagem  RickyFMX em Sex 14 Nov 2008, 15:06

Eu já não me ia chatear mais com isto e ia (e vou) mesmo a um concessionário Yamaha...
A resposta do gajo foi um bocadinho parva e eu não quis ficar calado, porque não gostei!

Sei que este mail não adianta nada e tenho mesmo de me deslocar a um Stand.... e vou faze-lo se calhar o quanto antes... para ficar já despachado!

Mas o J.P veio trazer uma esperança ao povo do SuperMoto Portugal... eheheheh.... lol! Pareço um politico a falar!!!

Boa sorte com a tua legalização PIPELINE!

RickyFMX

Mensagem  bruno_mpwr em Sex 14 Nov 2008, 17:30

bem.. eu uma vez legalizei uma SM.. tinha a WR2426 com jante 21 - 18..
fiz a alteraçao, e fui á DGV e eles disseram-m q precisava de uma autorizaçao da marca como podia alterar as medidas pneumaticas do veiculo.. e eu la fui.. fui a concessionario Yamanha, expliquei-lhe o sucedido e ele passado uns tempos la me arranjou o papel.. fui a DGV, e pum.. duas medidas de jantes no livrete.. as stock e as tao desejadas 17'....
isto sem problema menhum...

ora tentei fazer o mesmo com a minha CR.. fui a um concessionario Honda, pedi-lhe o papalzinho magico..
e o homem dps d uns telefonemas e assim so m disse, a Honda nao possui qualquer tipo d homologação pra essas medidas d jantes... eu parvo da minha vida, expliquei a situaçao da WR, e ele disse:
a Honda preocupa-s com a segurança dos "utentes"....
ainda pensei q fosse por a minha mota ja ter uns anos e tal.. mas eles nem a uma CRF acabada d comprar fazem isso... Evil or Very Mad

resumo da historia...
neste caso a yamanha possuia hologação pra WR mesmo dando uma largura de pneu para tras de 160, quando eu tinha um 150 e ele mesmo assim ja roçava na corrente... Neutral

s a marca possuir homologaçao pra um determinado veiculo seja XT, TTR etc.. eles so têm q a dar..
agr s nao tiverem.. nao ha volta a dar... podem chorar correr saltar... nao da..

tive um colega meu q fez trafulhice com isso num carro.. arranjou o papel mas queria pneu mais largo do q aquilo q eles autorizavao.. pegou numa caneta e de um 6 fez um 8.. e o certo é q tem a medida q quer no DUA!!! Very Happy

resumindo ainda mais...
ando ilegal com as minhas 17' montadas mas ate ao dia d hoje os senhores agentes ainda nao s lembraram d ir ver medidas d pneu.. e ainda bem!!! Smile

a ultima esperança q tenho, visto a minha CR ser Anfesa e nao Honda, e contactar mesmo a Anfesa e ver s eles possuem a homologaçao... o q duvido muito mas pronto... silent

bruno_mpwr

Mensagem  PIPELINE em Sex 14 Nov 2008, 17:40

Pois eu tb estou com uma ligeira duvida em relação á TTR!

A XT é incompreensivel que não facilitem, tendo em conta a historia da "oferta" do conjunto SM aquando da compra das ultimas XT's para escoar os stocks!

Agora a TTR nunca tal ouvi/li que tivesses conseguido homologação perante a marca!

Para mais ainda a XT é uma mota muitissimo mais virada para a estrada que a TTR, logo ai leva vantagem!

Já aqui a situação é identica exactamente com 2 XT's, não com TTR! A mim só me resta esperar e ver o que eles conseguem!

Como o outro diz "Andando e vendo" lol.

Uma coisa é certa, se porventura não conseguirmos a homologação e eventualmente as autoridades fiscalizarem as medidas dos pneumaticos/jantes, não sei se tou disposto a pagar mais que 1 multa! Nem tinha vontade de "engolir" a primeira, quando mais a segunda! LOL

Força ai!

PIPELINE

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 14:17

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 8 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

:: Geral :: Geral

Permissão deste fórum: