As SuperMoto estão na moda?

:: Geral :: Geral

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: As SuperMoto estão na moda?

Mensagem  rossi em Ter 14 Dez 2010, 03:35

Só mais uma coisa

Não acho que SM seja uma moda, acho é que cada vez mais as pessoas começam a ter consciência daquilo que é realmente útil. thumbup

rossi

Mensagem  L_Cobain27 em Ter 14 Dez 2010, 07:48

rossi escreveu:Só mais uma coisa

Não acho que SM seja uma moda, acho é que cada vez mais as pessoas começam a ter consciência daquilo que é realmente útil. thumbup

sinceramente , acho que começam é a ver o gozo que dá uma supermoto a sério , no lugar de uma R que encosta aos 299 a direito .

L_Cobain27

Mensagem  hurik em Ter 14 Dez 2010, 10:39

Acho que é arriscado comparar uma R a uma SM, nao é moda mas a utilidade que cada um da a uma moto...é como as marcas cada um escolhe o que lhe apetece Smile

hurik

Mensagem  BroLy em Ter 14 Dez 2010, 11:41

Não é nada arriscado, se formos a analisar racionalmente a o rácio utilização / gozo para as estradas que a generalidade das pessoas tem num raio de 50 - 100 km, a supermotard é claramente a escolha ideal.

Hoje em dia já há SM's monocilindricas polivalentes com grande performance e que dão grande gozo e com manutenção irrisória ..

Uma R só dá para explorar todo o seu potencial num Circuito (e não pode ser técnico como +80% dos circuitos no estrangeiro) ou então numa Via Rápida / Auto-Estrada na via pública.

Mesmo no caso das Vias Rápidas / Auto-Estradas, terá que ser numa altura em que exista muito pouco trânsito, senão pode tornar-se perigoso.

A generalidade das estradas são em zonas urbanas e mesmo as fora de zonas urbanas são muito técnicas, cheias de curvas, só assim de relance, nas redondezas de Lisboa temos a Malveira da Serra, Sintra, Cabo da Roca, Mafra, Bucelas, Sobral Monte Agraço, Gradil, Torres Vedras, Serra Arrábida, a própria Margem Sul toda não tem grandes zonas para puxar uma R a não ser na A2 ou na Via Rápida da Costa da Caparica ..

Eu tenho motas de pista e supermotards, as motas de pista que possuo, só as possuo porque são ícones na sua classe (Aprilia RS 250, Yamaha RD 500 V4), a Honda RS 250 é só para Trackdays (tiro mais gozo/partido nesta que numa 600 ou 1000) e a CBR 250RR por ser exclusiva e dar para o dia-a-dia.

Os gozos são diferentes, claro que gosto de sentir a aceleração da RS 250 ou da 500, mas são muito dificeis de explorar em +80% dos trajectos que faço aos fins-de-semana .. nesses mesmos percursos eu exploro/divirto-me muito mais de KTM ou Husaberg ..

Ou seja, se tivesse uma CBR 1000 ou uma R6, iria ser muito complicado explorar com segurança estas motas na generalidade dos percursos que faço de mota .. para isso mais vale vender a mota e comprar uma menos potente, mas que dê mais gozo, que seja mais ágil e com manutenção igualmente irrisória.

Mais vale ter uma " bala ágil " que faça 180 km/h e que dê para explorar em quase todo o lado e onde dê para puxar acima de 4ª em muitos sítios, do que ter uma desportiva que faça 299 km/h mas que só dê para puxar de 3ª para cima com segurança numa Auto-Estrada com pouco trânsito .. Rolling Eyes

w w w . r a c i n g s m . o r g

BroLy

http://www.racingsm.org

Mensagem  hurik em Ter 14 Dez 2010, 13:46

Yep tenho a mesma opiniao, mas como digo nao se pode comparar uma R que vem e foi feita para circuito com uma SM que vem do cross adaptada para a estrada sao dois mundos diferentes nao? hmmmm

hurik

Mensagem  BroLy em Ter 14 Dez 2010, 13:57

hurik escreveu:Yep tenho a mesma opiniao, mas como digo nao se pode comparar uma R que vem e foi feita para circuito com uma SM que vem do cross adaptada para a estrada sao dois mundos diferentes nao? hmmmm
As SM vem com suspensões, travagem e rodas preparadas para o asfalto, logo em termos de aderência e capacidade de travagem estão a um nível superior de uma R em trajectos mais técnicos, por outro lado tem a vantagem da agilidade de uma mota que pesa menos 40 - 60 kg em alguns casos que as R.

As únicas desportivas que poderiam travar mais tarde seriam 125 ou 250 a 2T racing.

Em circuitos sinuosos, com 2 condutores de nível semelhante, o que estiver numa boa SM cilindra o da R .. atentem ao que coloquei a bold e sublinhado .. Wink

BroLy

Mensagem  hurik em Ter 14 Dez 2010, 14:06

bowdown Claro que se meteres uma R numa pista de kart a R perde como uma SM num circuito normal Wink

hurik

Mensagem  Hugu em Ter 14 Dez 2010, 14:07

BroLy aka CheeseBERG escreveu:

Em circuitos sinuosos, com 2 condutores de nível semelhante, o que estiver numa boa SM cilindra o da R .. atentem ao que coloquei a bold e sublinhado .. Wink

Há dezenas de videos no youtube que provam isso mesmo! Very Happy

Laughing

Hugu

Mensagem  BroLy em Ter 14 Dez 2010, 14:32

hurik escreveu: bowdown Claro que se meteres uma R numa pista de kart a R perde como uma SM num circuito normal Wink
Eu não falo num kartodromo, falo mesmo na via pública em trajectos mais sinuosos.

Metes um louco numa Husaberg igual à minha e outro louco numa R1 a subir a Lagoa Azul e vais ver onde é que a R1 fica.
Isto é senso comum, as R só se superiorizam em trajectos com algumas rectas longas à mistura .. isto quando ambos os condutores tem níveis de condução semelhantes..

Claro que se for um maluco de R1 e um mediano numa SM, a R1 vai-se embora ..

BroLy

Mensagem  Lars em Ter 14 Dez 2010, 19:07

rossi escreveu:Então vem mesmo daí uma CRF novinha em folha? clap
Sim, vem. Na próxima semana já deve estar em casa.

Quanto ao resto das respostas que deram, também concordo.
Para tirar total partido da R temos que ter um percurso de curvas rápidas, ou com algumas rectas à mistura.
Na curva em si, desde que seja a velocidades tipo 50-80, a SM leva vantagem, principalmente na saída de curva.
É isto que tenho visto e sentido.

Lars

Mensagem  diogo27 em Ter 14 Dez 2010, 19:08

Lars o que se passa contigo,também se passa comigo....faço das tuas palavras as minhas.....mas eu so posso la para março /abril....boa sorte com a nova montada..e espero que nos mostras as novidades e afins como sempre partilhaste com o pessoal do cbrportugal..abraço

diogo27

Mensagem  Lars em Ter 14 Dez 2010, 19:10

Quem já me conhece do CBR Portugal, sabe o estimo que dei à minha mota desde o primeiro dia, apesar das "maluqueiras".

Esta CRF será igual.
Quero experimentar tudo e mais alguma coisa com ela, mas sempre com ela tratada o melhor possível!

Lars

Mensagem  Psittacus em Ter 14 Dez 2010, 19:24

Eu sempre gostei mais (esteticamente) das R, mas caramba, vocês conseguem-me convencer! Cool

Psittacus

Mensagem  BroLy em Qua 15 Dez 2010, 11:04

Lars escreveu:Quanto ao resto das respostas que deram, também concordo.
Para tirar total partido da R temos que ter um percurso de curvas rápidas, ou com algumas rectas à mistura.
Na curva em si, desde que seja a velocidades tipo 50-80, a SM leva vantagem, principalmente na saída de curva.
É isto que tenho visto e sentido.
Já vi pessoal de R a curvar de caraças na parabólica do Estoril à minha frente, mas também já vi na via pública pessoal de supermotard a curvar de caraças em curvas onde uma R não conseguiria acompanhar .. ou se tentasse o mais certo era arriscar-se a cair ..

Eu como costumo intercalar andar em motas de pista e em supermotards consigo ter essa sensibilidade, uma supermotard para maior parte dos trajectos que uma pessoa faz dá muito mais confiança e segurança para curvar rápido, mesmo em curvas rápidas ..

Basta dizer que uma SM pode travar no limite para uma curva, numa R isso é muitoooooooo mais complicado ... teria que ser uma desportiva ultra-leve .. e isso é coisa que uma 600 ou uma 1000 não o são .. Wink

Cada uma tem as suas vantagens e desvantagens, uma R agressiva apesar de ser feita a pensar em performance e para pista, é possível fazer viagens e longos trajectos, coisa que numa SM é mais complicado (monocilindrica), mas para curtas distâncias a SM torna-se mais confortável que a R agressiva .. as R são excelentes para velocidade e aceleração/alongamento, as SM são excelentes na resposta imediata ao punho e agilidade ..

BroLy

Mensagem  Jubalo em Dom 13 Mar 2011, 21:59

O ideal era ter uma mota para cada dia da semana Twisted Evil

Jubalo

Mensagem  frances75 em Dom 13 Mar 2011, 22:02

Jubalo escreveu:O ideal era ter uma mota para cada dia da semana Twisted Evil
X100000...LOLOLOLOL Wink

frances75

Mensagem  Psittacus em Ter 19 Abr 2011, 23:32

mercier04 escreveu:
Sox escreveu:Falam nas AE, mas será que é assim tão penoso andar com uma XT660X ou com uma Hypermotard a 160klm/h numa autoestrada?
Sim é bastante, a partir do 120 já começas a sentir bem o vendo aos 160 já sentes muito o vento, para não falar de que a mota não dá muito mais do que isso por isso para ir a 160 ja vai quase no limite da velocidade máxima... falando da xt660x que é a que tenho.

Volto a desenterrar o tópico para discutir mesmo essa questão.

Surgiu a oportunidade de esperar um pouco e comprar aos 18 uma xt660x. Como já disse por cá, sou do Porto e por essa altura vou estudar para a Covilhã. Para quem conhece a cidade, sabe que lá 2 rodas só pode ser mesmo SM Twisted Evil

Mas vai ser preciso também sair da cidade, nomeadamente de 2 em 2 semanas para o Porto e vice-versa. Será impraticável fazer estas viagem de 3 horas pela AE?

Abraço

Psittacus

Mensagem  L_Cobain27 em Qua 20 Abr 2011, 00:10

só to aconselho a fazer se tiveres lá garagem , e também a oportunidade de girar de carro em tempos de chuva mais forte ..

agora , é assim , para andar lá , para andar no verão , para andar ao fds , para curtir umas curvas , é boa opção , agora 3 horas em AE a levar com vento no peito Rolling Eyes

uma semi-carenada seria melhor nesse aspecto , mas possivelmente ia ser mais fraca no factor fun ..

subindo extremamente os valores , acho uma dorsoduro uma opção mais racional para essas viagens Wink

e só digo isso porque tem uma posição de condução menos parecida com as naked , um espirito mais virado para supermoto , e ter mais power que a XTX ..

L_Cobain27

Mensagem  Pedro em Qua 20 Abr 2011, 13:53

apenas 1% da população portuguesa devera fazer 95% dos seus percursos em auto-estrada, e , pelo menos eu, quando comprei a mota queria uma mota que pudesse tirar o maior proveito, e acho que as SM são o estilo mais versátil de todas as motas, tendo o factor diversão presente em quase todos os tipos de percurso. Eu amo as SM, e se tiver posses, irei sempre ter uma, pelo menos Razz

Pedro

Mensagem  Amatsu em Qua 20 Abr 2011, 18:34

Pedro escreveu:apenas 1% da população portuguesa devera fazer 95% dos seus percursos em auto-estrada, e , pelo menos eu, quando comprei a mota queria uma mota que pudesse tirar o maior proveito, e acho que as SM são o estilo mais versátil de todas as motas, tendo o factor diversão presente em quase todos os tipos de percurso. Eu amo as SM, e se tiver posses, irei sempre ter uma, pelo menos Razz

Concordo plenamente, as SM (apesar de nunca ter conduzido xD) parecem ser as motas mais divertidas de todas, pois como disses-te dá-nos um gozo em varios tipos de terrenos e assim, se puder, a minha tambem vai ser sempre uma SM

Amatsu

Mensagem  KCM em Qua 20 Abr 2011, 20:59

Vou deixar o meu testemunho, diferente da maioria de vós.

Sempre preferi as motas de Cross / Enduro, infelizmente a unica mota que os meus Pais me deixaram ter foi um Vespa Px50, é claro que eu babava quando davas uma voltinha nas DT LC dos meus amigos. A verdade é que eu fazia cross com a minha Vespa, chegava mesmo a saltar com ela, não sí como é que não parti aquilo ao meio Razz Aos 18 anos tirei a carta de carro e tive de esquecer as motas porque os meus velhotes não me deixaram tirar carta de mota... Sad

Agora Smile quase aos 40 anos tive oportunidade de conduzir uma 125, ao contrário da maioria do pessoal nem me passou pela cabeça de comprar uma mota tipo estrada com carenagem (odeio) e muito menos uma scooter, e olhem que isto foi dificil porque a certa altura a minha companheira queria que eu comprasse uma Scooter ou uma Vespa para "dar para os dois", mas era tarde demais, já tinha visto a Kreidler Supermoto 125 DD na net e aquilo foi amor à primeira vista! Eu nem sabia o que era Supermota, estando afastado das motas e sem perspectivas de conduzir uma não estava iactualizado sobre motas. É claro que a Kreidler não é uma supermoto... apenas copia o estilo, falta-lhe o motor explosivo pronto a rasgar a qualquer momento. Mesmo assim partilho a vossa paixão e neste momento penso seriamente em tirar a carta de mota para poder ter uma verdadeira supermota.

Em relação a viagens numa Supermota, no meu caso o mais penoso (monotono) é na AE, mas sempre que posso vou pelas nacionais. Já fiz Lisboa Coimbra na minha Kreidler e fez-se bem 3 horas pela nacional 1, mesmo apanhando chuva e frio valeu a experiência.
Na minha optica com um R pela AE metes-te em Coimbra (199 km) numa hora, Ya! e viste o quê? o "funil" da AE... Agora se fores de Supermota e te meteres nas nacionais, vês tudo com outros olhos, até vês o putedo à beira da estrada, LOL

KCM

Mensagem  tsoares em Qua 20 Abr 2011, 21:27

KCM escreveu:Vou deixar o meu testemunho, diferente da maioria de vós.

Sempre preferi as motas de Cross / Enduro, infelizmente a unica mota que os meus Pais me deixaram ter foi um Vespa Px50, é claro que eu babava quando davas uma voltinha nas DT LC dos meus amigos. A verdade é que eu fazia cross com a minha Vespa, chegava mesmo a saltar com ela, não sí como é que não parti aquilo ao meio Razz Aos 18 anos tirei a carta de carro e tive de esquecer as motas porque os meus velhotes não me deixaram tirar carta de mota... Sad

Agora Smile quase aos 40 anos tive oportunidade de conduzir uma 125, ao contrário da maioria do pessoal nem me passou pela cabeça de comprar uma mota tipo estrada com carenagem (odeio) e muito menos uma scooter, e olhem que isto foi dificil porque a certa altura a minha companheira queria que eu comprasse uma Scooter ou uma Vespa para "dar para os dois", mas era tarde demais, já tinha visto a Kreidler Supermoto 125 DD na net e aquilo foi amor à primeira vista! Eu nem sabia o que era Supermota, estando afastado das motas e sem perspectivas de conduzir uma não estava iactualizado sobre motas. É claro que a Kreidler não é uma supermoto... apenas copia o estilo, falta-lhe o motor explosivo pronto a rasgar a qualquer momento. Mesmo assim partilho a vossa paixão e neste momento penso seriamente em tirar a carta de mota para poder ter uma verdadeira supermota.

Em relação a viagens numa Supermota, no meu caso o mais penoso (monotono) é na AE, mas sempre que posso vou pelas nacionais. Já fiz Lisboa Coimbra na minha Kreidler e fez-se bem 3 horas pela nacional 1, mesmo apanhando chuva e frio valeu a experiência.
Na minha optica com um R pela AE metes-te em Coimbra (199 km) numa hora, Ya! e viste o quê? o "funil" da AE... Agora se fores de Supermota e te meteres nas nacionais, vês tudo com outros olhos, até vês o putedo à beira da estrada, LOL
Partime a rir com esta laugroling laugroling

tsoares

Mensagem  Amatsu em Qua 20 Abr 2011, 21:35

ahaha e até pode ser que se arranje uma jeitosa para passar os olhos ahahhaha

eu pista nao gosto porque ainda estou a tirar carta de 125cc e para andar numa de pista que ande á velocidade de uma formiga nao vale a pena, eu tambem tive sempre uma paixao pelas de enduro/cross, mas depois de procurar motas no google deparei-me com este forum e ate agora ainda nao saí daqui e a minha paixao pelas supermotas tem vindo a aumentar, isto porque o meu pai disse que nao me deixa ir para o monte, e se eu vir a comprar uma de enduro, nao há qualquer duvida de que vou estar lá enfiado Laughing Laughing Laughing :acelera:

Amatsu

Mensagem  AE86 em Ter 26 Abr 2011, 12:06

tsoares escreveu:
KCM escreveu:Vou deixar o meu testemunho, diferente da maioria de vós.

Partime a rir com esta laugroling laugroling
x2 rofl2

AE86

Mensagem  R6_Blue em Ter 26 Abr 2011, 15:21

Eu vou de R pela Estrada Nacional e também vejo o "catraiame" twofinger twofinger

R6_Blue

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 09:49

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

:: Geral :: Geral

Permissão deste fórum: