Wheelie day

:: Geral :: Geral

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Wheelie day

Mensagem  Jomba em Ter 28 Dez 2010, 20:01

Qualquer pessoa que tenha uma SM já pensou pelo menos na possibilidade de sacar uns cavalos.

Pelo que vejo daqui do Fórum, temos motards para todos os gostos (e níveis):
- Os que sacam cavalos com a naturalidade e facilidade como se nada fosse;
- Os que dão uns "toques!, levantam a mota, dão umas sopradelas no acelerador e pouco mais (é o meu caso)
- Os que levantam a mota mas a baixam logo de seguida;
- Os que tentam levantar a mota mas não conseguem.

Também há a diferença entre sacar cavalo com a embraiagem e fazendo força na suspenção e o "power wheelie". Eu gosto mais de sacar cavalo com ajuda da embraiagem, pois assim quando a mota está no ar ainda temos RPM para aguentar a mota mais um pouco na mesma mudança e também o perigo de virar para trás é, a meu ver, menor!

Também sou mais adepto de sacar sentado, aliás, nem sequer tento sacar de pé, faz-me confusão!

Conforme referi noutro tópico, ando tentado a aperfeiçoar a técnica, prefiro sacar a baixa velocidade em 2ª, dominar o ponto de equilíbrio a partir daí ir metendo mudanças.
Sei que quanto mais baixa for a velocidade, mais vertical vai ser o ponto de equilíbrio, mas tb se correr mal não é tão grave.

Pronto, já partilhei convosco este meu pequeno fetiche!
Agora que abri a caixa de pandora, espero outros testemunhos e, claro, opiniões dos entendidos (não se acanhem, ninguém vos vai acusar de serem exibicionistas! Razz )

Aqui vai um vídeo do youtube para abrir o apetite! Wink

Jomba

Re: Wheelie day

Mensagem  L_Cobain27 em Ter 28 Dez 2010, 20:20

epah , se ela sacar , seguro-a , pelo menos nunca virei , mas gostava de saber sacar Laughing

L_Cobain27

Mensagem  Nomack em Ter 28 Dez 2010, 20:30

Gostei da ideia! bounce

Deixa ver o que o povo acha disto... se formarmos um grupito aqui no Norte que alinhe nisso é bacano.

O MeGa tem um spot fixe para os "treinos" (aquele das fotos da mota dele), que achas disto MeGa?

Eu dou uns toques mas não sou nenhum pro. What a Face

Nomack

Mensagem  OldMan em Ter 28 Dez 2010, 20:34

No verão vou-me auto propor a iniciar-me nestas brincadeiras e conto com a perícia da malta que faz disto o dia-a-dia Wink

OldMan

Mensagem  padeiro666 em Ter 28 Dez 2010, 21:47

Vou fazer uma lavagem cerebral a mim mesmo, montar um pneu de jeito na roda de trás da TTR e tentar! Cool

padeiro666

Mensagem  zipper em Ter 28 Dez 2010, 22:03

Eu nunca tive jeito para sacar cavalos...Também nunca me meti seriamente a tentar pois nunca me senti à vontade...
Há umas semanas atrás, numa das ultimas voltas que dei, o tempo estava frio e seco e claro está que a XR nesses dias nota-se bem um bocado mais de força...dei uma volta à tarde e dei por mim a fazer power wheelies cada vez que lhe metia segunda e enrolava o resto...isto sem dar balanço ou chegar-me para trás...só de "gás"...apanhei-lhe o jeito e passei o resto da tarde na palhaçada...

Mas cada vez que começo a não ver bem a estrada entro logo naquela zona desconfortavel e regra geral corto logo no gás....

zipper

Mensagem  carlosfilipe94 em Ter 28 Dez 2010, 22:41

eu sou do norte mas uma 125 4t penso ser ainda mais dificil pale

carlosfilipe94

http://www.facebook.com/home.php#!/profile.php?id=10000144934360

Mensagem  zipper em Ter 28 Dez 2010, 22:51

carlosfilipe94 escreveu:eu sou do norte mas uma 125 4t penso ser ainda mais dificil pale

O meu colega de estrada, anda com uma XT350 já bem "afanada" e ele saca cavalos naquilo como se fosse uma bicicleta......até enjoa Smile

zipper

Mensagem  carlos.lima em Ter 28 Dez 2010, 22:52

Tambem Sou do Norte mas não domino nada Razz Bicicletas e vamos indo Razz

carlos.lima

Mensagem  nSilva89 em Ter 28 Dez 2010, 23:37

eu nem sei bem o que faço.. sem embraiagem, so em primeira levanto, ponho segunda e mantenho um bocado, as vezes! em segunda, ponto de embraiagem e ponho terceira as vezes mas baixa mal ponho a terceira..

quanto ao video, duas coisas:

1-fazem parecer mega facil
2-irrita-me fazerem parecer que e mega facil Razz

nSilva89

Mensagem  Lars em Qua 29 Dez 2010, 00:28

Antes de mais, quero que saibam que não sou nenhum Pro.
Isto dos cavalos começou há cerca de um ano para mim.
Sei umas coisas mas há outras que passam pouco da teoria ainda.
Não estou aqui para julgar ninguém, apenas para mostrar os erros que todos cometemos e tentar ajudar a clarificar algumas ideias sobre aquilo por que já passei.

Para começar, há uma coisa no vídeo que não concordo.
O gajo diz para quando se assustarem, apertarem a embraiagem e travarem com o pé.
Claro que com o pé eu concordo. O que não concordo é com o apertar da embraiagem.
Se a mota já tiver passado o ponto de equilíbrio, ao apertar a embraiagem, ela vai ter tendência a continuar a virar (para trás) e caso sejam lentos a usar o travão ou o cérebro não consiga processar essa necessidade, "vão virar o boneco"!
Sim, porque o cérebro para usar o travão como instinto de sobrevivência tem que estar mesmo bem treinado e habituado.
Caso contrário, o vosso instinto vai ser tirar os pés de fora da mota e pô-los no chão, com o consequente "tralho"! Laughing

Quanto à mota que todos aqui têm, ou pelo menos a maioria tem, as Supermotos, são, a meu ver, o tipo de mota mais fácil de aprender a sacar cavalos, éguas, slides, rolling burn's e por aí fora.
As motas têm suspensões preparadas para levar coça no monte. Logo aí são motas que não vão sofrer tanto nas mãos de quem vai deixar tombar a frente com bastante força nos primeiros sustos de inclinação.
Depois são motas super leves e com centros de gravidade bastante altos, o que as torna super ágeis!
E para terminar, são motas que se forem ao chão, os estragos nunca são tão elevados comparados com outros tipos de motas em que tudo risca, parte ou estraga.
Estas motas foram feitas para levar porrada, caírem e serem "abusadas" pelo piloto. Portanto, estejam descansados que elas não se queixam! Twisted Evil

Uma coisa que a malta está a insistir muito em comparar e que eu sou a prova viva que isso não tem assim tanta relação, são as bicicletas.
É verdade que os toques de travão podem ajudar a dar continuidade na mota, mas tudo o resto é bastante diferente.
Eu nunca soube sacar grande coisa de bicicleta. Sempre foi meia dúzia de pedaladas no máximo e chão.
Tudo o que sei de mota aprendi na CBR desde há um ano para cá.
Portanto, se não souberem sacar de bicicleta, não quer dizer que não aprendam a sacar de mota.

E para terminar, mais dois assuntos que já se falaram aqui:

O primeiro é sobre power wheelies ou clutch wheelies.
Tudo depende da mota em questão. Se forem motas "mais fracas", dificilmente vão conseguir levantá-las só "de punho". A menos que lhe mandem uma grande "cuzada" no assento e mesmo assim vai ser complicado com algumas.
Se forem motas como a que tenho agora, até pode ser em 5ª. Elas só querem é roda para o ar.
Como já disseram aqui, os power wheelies são sempre mais perigosos. Isto porque a malta acelera a fundo, e chega a um ponto que é preciso cortar (por vezes bastante, ou usar o pezinho), e se não cortarem, viram! Simples... Rolling Eyes
Quando se usa a embraiagem para dar "kit's de embraiagem", a mota vai levantar até um certo ponto, dependendo do gás que lhe demos enquanto estávamos com a embraiagem a fundo.
Se treinarem aos poucos, habituam-se à altura que cada "porção de aceleração" levanta, e vão aumentando.

O outro assunto é sobre as dicas e a maneira como querem aprender.
Uma coisa vos garanto. Isto não se aprende só com teoria e com "professores".
As únicas coisas que vos vão fazer saber sacar é a prática, a prática e a prática. E claro, a vontade de aprender e o medo. Se não tiverem medo, magoam-se. Se não tiverem vontade, não vão querer arriscar.
Por muito que alguém que já sabe vos dê dicas, só com prática é que aprendem.
Claro que para mim foi óptimo ter sempre alguém ao lado para comentar sobre os erros que ia cometendo. Mas após essas dicas, é preciso focarmo-nos no que fizemos mal e tentar corrigir.

Por fim, queria-vos falar sobre os ditos "spot's" para aprenderem.
Este último ano ensinou-nos, a mim, MeGa e Kailly (rapaz da 600RR preta dos vídeos), que não existem spot's em que se possa estar com cadeiras de praia, a beber umas minis e a ver alguém a praticar.
Esqueçam isso!
Qualquer sítio para onde vão, se vão fazer "asneirada", tentem não permanecer lá muito tempo, manter os capacetes na cabeça e equipamento vestido (casaco, luvas), e de preferência matrículas tapadas.
Por mais sossegado que seja o sítio, há sempre alguém que fica incomodado com o barulho ou apenas com os actos e acaba por chamar a autoridade, que normalmente, nessas zonas remotas, está sempre pronta a acorrer ao local de imediato.
O melhor que podem fazer é andarem estrada fora, pararem 5 minutos em algum lado e treinarem um bocadinho. Voltam a arrancar, descansam durante a viagem com ar fresco a bater-vos na "tromba" e voltam a parar noutro sítio (DIFERENTE do anterior).

Espero com isto ter esclarecido algumas dúvidas e ideias confusas que alguns possam ter.
Se quiserem criticar/comentar o que eu disse, estejam à vontade.

Bons cavalos! Very Happy

Lars

Mensagem  OldMan em Qua 29 Dez 2010, 00:55

Um pouco modesto e tal, mas falas bem Smile

O que eu já fui tentando fazer foi enrolar o punho e ver o que ela fazia, já sabia que não ia levantar a roda, mas sente-se a frente a ficar mais leve. Depois disso tentei juntar a embraiagem mas ou não estou a dar gás suficiente ou estou a largar a embraiagem demasiado lento, porque o efeito é o mesmo (isto em 2º).

A principal coisa que eu quero ver se consigo melhorar no verão (piso seco/quente = mais confiança) é a minha posição de condução. Já notei várias vezes que conduzo como um corcunda, mas só me apercebo quando endireito as costas e logo a seguir faço mais uns quantos Km de costas tortas, ao fim do dia nota-se...
Isso também tem importância nos cavalos para concentrar o peso onde se quer, daí que tenha achado piada ao gajo dizer para começar a tentar sacar de pé, talvez por se controlar melhor o nosso peso.

Para além dos cavalos quero ver se corrijo a minha posição nas curvas. Há quem goste de inclinar mais a mota e meter o pé de fora, há quem prefira inclinar o corpo e meter a mota mais direita. Eu tenho andado a experimentar as duas mas estou num dilema. O meu lado racional diz-me que usando mais o corpo para reduzir a inclinação da mota fico mais seguro, mas na acção sinto-me melhor estando sentado em cima dela do que com o rabo todo de lado...

Quando não penso nisto antes da curva tenho tendência a fazer a pior coisinha que podia fazer (e foi assim que caí), que é inclinar a mota para dentro da curva e inclinar o meu corpo para fora hammer

Essa de usar spots diferentes a cada 5min, não serão vocês que são demasiado obcecados com as sirenes?

OldMan

Mensagem  Lars em Qua 29 Dez 2010, 01:03

OldMan escreveu:O que eu já fui tentando fazer foi enrolar o punho e ver o que ela fazia, já sabia que não ia levantar a roda, mas sente-se a frente a ficar mais leve. Depois disso tentei juntar a embraiagem mas ou não estou a dar gás suficiente ou estou a largar a embraiagem demasiado lento, porque o efeito é o mesmo (isto em 2º).
Só vendo... Podem estar várias coisas mal. Razz

OldMan escreveu:O meu lado racional diz-me que usando mais o corpo para reduzir a inclinação da mota fico mais seguro, mas na acção sinto-me melhor estando sentado em cima dela do que com o rabo todo de lado...
Nas R's esse problema ainda se sentia mais, porque o peso da mota está mesmo muito agarrado ao chão e o nosso peso também tem que acompanhar para o interior da curva.
Nas SM's, pelo que tenho visto, não faz tanta diferença.

OldMan escreveu:Quando não penso nisto antes da curva tenho tendência a fazer a pior coisinha que podia fazer (e foi assim que caí), que é inclinar a mota para dentro da curva e inclinar o meu corpo para fora
Claro que isso está fora de questão e é a pior coisa que se pode fazer, mas já todos passamos pelo mesmo. Uns caíram, outros assustaram-se.

OldMan escreveu:Essa de usar spots diferentes a cada 5min, não serão vocês que são demasiado obcecados com as sirenes?
Há quem seja obcecado realmente! Laughing Mas não sou eu. Eu até acho que sou descontraído demais...
Mas a realidade é que as sirenes já nos perseguiram algumas vezes.
É mesmo a experiência a falar nesse aspecto. Razz Infelizmente...

Lars

Mensagem  OldMan em Qua 29 Dez 2010, 01:05

Lars escreveu:Há quem seja obcecado realmente! Laughing Mas não sou eu.
Iiiihhhh! What a Face

OldMan

Mensagem  Hugu em Qua 29 Dez 2010, 01:07

carlosfilipe94 escreveu:... uma 125 4t penso ser ainda mais dificil pale

Pois tenho o mesmo problema... lol Rolling Eyes

Hugu

Mensagem  Lars em Qua 29 Dez 2010, 01:10

Hugu escreveu:

Eu perdi o meu medo da inclinação numa Gilera GSM 50cc.
Aquilo só levantava em 1ª e com um kit de embraiagem enorme e parada ou quase.

O problema nunca é da mota!
Qualquer mota serve.

Lars

Mensagem  Psittacus em Qua 29 Dez 2010, 01:12

Hugu escreveu:

Deixem-se de tretas! Laughing Razz Wink

http://www.youtube.com/watch?v=7pI8YpdoY8g

E este que tem uma Senda 4T 125cc mais fraca que a WR levanta a roda a brincar:

http://www.youtube.com/watch?v=zUrmvC6ZRKE

Psittacus

Mensagem  Barros em Qua 29 Dez 2010, 01:14

eu qeria ver um dia ai para praticar...mas n encontro ninguem q alinhe...e n qero tar sozi ho pq se aquilo da po torto tou sozinho...alguem alinha combinar ai um dia e treinar nalgum sitio em lisboa?

Barros

Mensagem  Hugu em Qua 29 Dez 2010, 01:20

Pronto pronto, tenham lá calma, na próxima viagem vou tentar Laughing
Se combinassem na zona de Lisboa também, era fixe! Algum pro na zona, para dar umas dicas ao pessoal? Rolling Eyes

Hugu

Mensagem  carlos.lima em Qua 29 Dez 2010, 01:53

Para eles tudo parece tao facil Razz

carlos.lima

Mensagem  gui_kart2 em Qua 29 Dez 2010, 02:08

carlos.lima escreveu:

Para eles tudo parece tao facil Razz
muitas horas ou melhor muitos anos de practica.
admiro bastante este pessoal é uma coisa q nunca irei conseguir fazer Razz

gui_kart2

Mensagem  rossi em Qua 29 Dez 2010, 02:43

Eu confésso que nunca fui grande artista da roda no ar e para falar a verdade não axo que seja uma coisa que se aprenda com dicas dos prós até porque sempre tive a ideia de que isso é um dom que nasce com quem sabe sacar cavalinhos, quem tem jeito tem e quem não tem nem vale apena insistir muito porque vai acabar por se magoar.

PS: Desculpem se estivér errado mas sempre foi a minha ideia

Lars escreveu:
OldMan escreveu:O meu lado racional diz-me que usando mais o corpo para reduzir a inclinação da mota fico mais seguro, mas na acção sinto-me melhor estando sentado em cima dela do que com o rabo todo de lado...
Nas R's esse problema ainda se sentia mais, porque o peso da mota está mesmo muito agarrado ao chão e o nosso peso também tem que acompanhar para o interior da curva.
Nas SM's, pelo que tenho visto, não faz tanta diferença.
Concordo com o Lars
Nas SM curvar é canjinha comparando com as R´s, lembro-me de fazer curvas onde com o rabo ja fora do banco apoiava praticamente todo o peso do corpo no pousa pés do lado da mesma para ela deitar (caso contrario vais em frente) Very Happy

rossi

Mensagem  Lars em Qua 29 Dez 2010, 03:07

rossi escreveu:...para falar a verdade não axo que seja uma coisa que se aprenda com dicas dos prós até porque sempre tive a ideia de que isso é um dom que nasce com quem sabe sacar cavalinhos, quem tem jeito tem e quem não tem nem vale apena insistir muito porque vai acabar por se magoar.
Não concordo muito.
Acho que quem não tem jeito, simplesmente tem que ser mais cauteloso e praticar mais.

rossi escreveu:Nas SM curvar é canjinha comparando com as R´s, lembro-me de fazer curvas onde com o rabo ja fora do banco apoiava praticamente todo o peso do corpo no pousa pés do lado da mesma para ela deitar (caso contrario vais em frente) Very Happy
Era mais difícil aqui:

Lars

Mensagem  rossi em Qua 29 Dez 2010, 03:22

Grande video thumbup

Isso faz-me lembrar a R1 Crying or Very sad

rossi

Mensagem  Jomba em Qua 29 Dez 2010, 09:41

Hugu escreveu:

Pelo contrário! As vossas motas são o ideal para aprender a sacar!
Leves, e com pouca potência (evita que alguns excessos vos atirem ao chão!).

Jomba

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 16:16

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

:: Geral :: Geral

Permissão deste fórum: