Afinar Carburador XT125X

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Afinar Carburador XT125X

Mensagem  nuno.mvs em Ter 01 Fev 2011, 11:33

Boas pessoal,

meti recentemente um ARROW na minha xt125x mas ela não passa dos 80km/h... e "embrulha" um bocado... sinto que já depois de quente o quando dou gás a rotação demora um pouco a descer...

estive atento ao tópico do jeremy e pelo que parece ele teve o mesmo problema (quando tinha a 125) e conseguiu resolver com a afinação do carburador... a questão é que eu sou um pouco "handyman" e gosto de ser eu a fazer as coisas (até certo ponto como é óbvio)...

mas preciso de alguma orientação ou conselhos práticos de quem tem mais experiência na matéria... é que este carburador já não é bem como o meu velho MIKUNI 21 que usava sachs fuego quitada...

enfim se me puderem ajudar nesta questão agradeço, obrigado.

Abraços e boas curvas!!!

nuno.mvs

Re: Afinar Carburador XT125X

Mensagem  pedrotiago em Ter 01 Fev 2011, 20:18

esquece isso, nao vais conseguir é estremamente dificil conseguires por bem afinado... mete numa oficina que saibas que seja boa e o homem saiba afinar e faz-te isso numa hora no max. Wink

pedrotiago

Mensagem  mica em Ter 01 Fev 2011, 20:25

vê a afinação das valvulas!! rock

mica

Mensagem  jeremy em Ter 01 Fev 2011, 23:22

nuno.mvs escreveu:Boas pessoal,

meti recentemente um ARROW na minha xt125x mas ela não passa dos 80km/h... e "embrulha" um bocado... sinto que já depois de quente o quando dou gás a rotação demora um pouco a descer...

estive atento ao tópico do jeremy e pelo que parece ele teve o mesmo problema (quando tinha a 125) e conseguiu resolver com a afinação do carburador... a questão é que eu sou um pouco "handyman" e gosto de ser eu a fazer as coisas (até certo ponto como é óbvio)...

mas preciso de alguma orientação ou conselhos práticos de quem tem mais experiência na matéria... é que este carburador já não é bem como o meu velho MIKUNI 21 que usava sachs fuego quitada...

enfim se me puderem ajudar nesta questão agradeço, obrigado.

Abraços e boas curvas!!!

boas como deves saber tive uma xt125x com um escape arrow....
mas ia ate aos 100 bem rapido depois, e que demorava a chegar aos 125....e o maximo a descer e bem e 130 km/h.....

jeremy

Mensagem  pedrotiago em Ter 01 Fev 2011, 23:31

uma coisa nuno.mvs, tu mexes-te no carburador? o que te leva a dizer que é do carburador?

pedrotiago

Mensagem  L_Cobain27 em Qua 02 Fev 2011, 00:19

limpa o filtro de ar e o carburador .

L_Cobain27

Mensagem  nuno.mvs em Qua 02 Fev 2011, 08:48

pedrotiago escreveu:uma coisa nuno.mvs, tu mexes-te no carburador? o que te leva a dizer que é do carburador?

comprei a moto usada no ano passado, e vinha com a linha de escape de origem mas com uma ponteira 2t... dava-lhe um cantar do caraças... mas não andava nada... possivelmente o antigo dono terá mexido no carburador... eu nunca mexi...

meti a linha de escape ARROW na semana passada e estava na esperança que fosse andar muito mais, mas não...

entretanto descobri este forum e por sua vez o tópico do jeremy que fala tal qual o meu problema... escape arrow e a mota nada... sendo a a resolução passou pela afinação do carburador...

acho que vou leva-la a um mecânico...

por acaso alguém conhece algum mecânico de confiança na zona de Paredes, Valongo +/- por esta zona?

nuno.mvs

Mensagem  frances75 em Ter 08 Fev 2011, 17:16

nuno.mvs escreveu:

meti a linha de escape ARROW na semana passada e estava na esperança que fosse andar muito mais, mas não...

entretanto descobri este forum e por sua vez o tópico do jeremy que fala tal qual o meu problema... escape arrow e a mota nada... sendo a a resolução passou pela afinação do carburador...

acho que vou leva-la a um mecânico...

por acaso alguém conhece algum mecânico de confiança na zona de Paredes, Valongo +/- por esta zona?

Boas!
Estive a procura do topico em que o meu irmao tera falado do problema mas não o encontrei...
Realmente depois de se aplicar o escape na Xt125, ela não tava com a carburação certa nem se aguentava ao ralenti. Na altura ate fui eu que a levei ao mecanico para ele a afinar. A afinação ate foi feita como nos carburadores normais mas como esse carburador é de injecção nem quis tar a mexer... Salvo grande erro da minha parte ele so mexeu no parafuso do ar...
Quanto a velocidade, é como o meu irmao disse... Essa mota não passa duma 125 a 4T... Nao é que ande mal mas nao anda nada por ai alem, a unica vantagem dessa mota sao mesmo os consumos!
Abraço.

frances75

Mensagem  nuno.mvs em Qui 10 Fev 2011, 17:12

Boas pessoal... assunto resolvido...

Após ter passado por um mecânico representante da YAMAHA que não me resolveu o problema (que é um "banana" por sinal, percebe de tudo menos de motos) resolvi meter mãos à obra em casa.

1º quero agradecer ao nosso membro do forum o "jeremy" o qual troquei várias impressões durante as últimas 2 semanas sobre a moto... O meu muito obrigado especialmente ao jeremy e ao restante pessoal eu opinou no meu tópico.

Agora o mais importante, a solução:

1º afinei o carburador, sendo que deixei o parafuso do ar a 1 volta de o fechar completamente, depois foi só afinar o relantim... não fiz mais nada... pega bem a frio e porta-se bem a quente... 5*****

2º Limpeza do filtro de ar

3º e o mais importante, eu tenho uma XT125x supermotard e andava com a configuração para enduro...

ou seja aparecia isto no meu conta quilómetros:

e deveria aparecer isto:

Para quem não sabe alterar isto, é necessário desligar a bateria (os 2 bornes) e desligar o CDI... aguarda-se uns 30 segundos...
Volta-se a ligar tudo de novo e automaticamente no display do conta quilómetros aparece alternadamente "endr" e "Mtrd"
Para escolher basta rodar a chave com se fosse ligar a moto.

Resultado final: já vai aos 100km/h com alguma facilidade...

cheers

nuno.mvs

Mensagem  nuno.mvs em Qui 10 Fev 2011, 17:14

a propósito... alterei de "endr" para "Mtrd" e o comportamento é completamente diferente... aí é que estava a grande diferença...

no fim de semana coloco umas fotos da devida secção pra o pessoal ver o maquinão... rock

nuno.mvs

Mensagem  nSilva89 em Qui 10 Fev 2011, 22:03

nao e preciso desligar o cdi. e so a bateria por uns dois minutos, acho que nem tanto.

comportamento diferente por causa disso? lol nao te iludas Wink

nSilva89

Mensagem  Jubalo em Qui 10 Fev 2011, 22:18

Andar a mexer em 125 4T só para andar mais 5Km/h ou 10Km/h é tempo e dinheiro mal gasto. Mais vale ter uma V5 pa Escáfia Twisted Evil

Jubalo

Mensagem  mica em Qui 10 Fev 2011, 22:41

essa coisa do cont km's não é pa te desiludir mas apenas corrige o erro do cont km's!!! devio á diferença das rodas!

mica

Mensagem  nSilva89 em Qui 10 Fev 2011, 22:48

mica escreveu:essa coisa do cont km's não é pa te desiludir mas apenas corrige o erro do cont km's!!! devio á diferença das rodas!

nem a diferença das rodas mas sim do tamanho do disco Wink

nSilva89

Mensagem  nuno.mvs em Sex 11 Fev 2011, 09:23

boas pessoal...

após os 3 passos que mencionei anteriormente a moto melhorou sim... e testei tudo em separado, tipo limpei o filtro e afinei o carburador e fui experimentar e nada... so depois de alterar para o modo Motard é que ficou boa.

mais ainda, experimento a moto sempre no mesmo local, antes dava o máximo dos máximos 78 km/h agora já com a correcção de velocidade do conta quilómetros foi aos 101 km/h... ficou a puxar muito melhor, quando tiro gás em altas rotações já recupera bem... parece outra moto.

se estiverem a pensar de quanto era diferença do velocímetro era precisamente 10 km/h (verificado ao lado de um citroen C4) ou seja com isto ganhei nas prestações da moto e na velocidade de ponta. (é so fazer as contas)

quanto a gastar dinheiro pra ganhar 10km/h, fiz tudo em casa, custo ZERO... a única coisa que gastei foi a paciência do um confrade nosso!!! affraid

enfim... a vossa reacção foi condenatória quase que como a chamar-me mentiroso... comó caraças!!!
Se acharem que o que eu disse não pode ser verdade peço aos moderadores que retirem pf este tópico...

a minha moto já anda fixe e isso é que importa (dentro do que se pode exigir de uma 125 at, claro)...

Abraços e boas curvas...

nuno.mvs

Mensagem  L_Cobain27 em Sex 11 Fev 2011, 09:47

nuno.mvs escreveu:enfim... a vossa reacção foi condenatória quase que como a chamar-me mentiroso... comó caraças!!!

do que leio no tópico ninguém o disse , ou o deu a entender , mas , de qualquer forma , o que interessa é que já tens o problema resolvido e a mota a andar .

L_Cobain27

Mensagem  nSilva89 em Sex 11 Fev 2011, 12:10

rapaz, ninguem te chamou mentiroso!

a questão é, e que eu te garanto, mudares apenas do endr para mtrd nao muda as prestaçoes da mota! o que acontece é isto:

endr está para as medidas de um disco menor e mtrd para um disco maior. se tens uma configuraçao para um disco mais pequeno mas o teu disco e maior, ele vai assumir que ta a dar poucas voltas em relaçao ao que devia. portanto com isto conclui-se facilmente que:

ires a 78km/h com endr ou a 101km/h com mtrd, na realidade, vais a mesma velocidade. apenas te e mostrado valores diferentes..

nesse conta km, e acredita que o conheço bem, existem 4 tipos de configuração: 6P endr, 12P endr, 6P mtrd e 12P mtrd. onde endr e mtrd tem a ver com os modelos, por consequinte, tamanho dos discos de travao da frente, se é maior ou mais pequeno. 6P e 12P tem a ver com a rotaçao do motor que te é dada.

ninguém aqui te chamou mentiroso, pelo menos eu não fui de todo. o que te estou a dizer é que se a tua mota andava pouco e agora anda mais (assumindo que sentes realmente essa diferença abismal), não é, DE TODO, relacionado com o facto de teres mudado isso no conta km. Wink

como exemplo tenho a minha DT50R que quando tinha conta km, uma vez mudei o programa para mtrd e a mota de repente estava a dar 130 e tal km/h! mentira, dava a mesma cerca dos 90 e tal, 100. mostrava era mais velocidade pois, como o teu caso mas sendo ao contrario, ele dava muitas voltas assumindo que era um raio maior de disco...

explicado?

de qualquer modo, e como disse, se estava a andar pouco (sem ser so no conta km) e agora ja anda bem, isso e que importa!

cumps.

nSilva89

Mensagem  nuno.mvs em Sex 11 Fev 2011, 14:19

amigo "nSilva89" eu compreendi a tua explicação (mt boa por sinal) mas também já sabia dessa situação... mas a questão aqui e a seguinte:

Antes de meter a linha de escape arrow a moto dava +/- 75 km/h em modo “endr” mas eu sempre tive a sensação que ia a mais velocidade então a minha “Maria” pegou no meu citroen C4 e fomos pra estrada fazer o teste… quando no meu velocímetro marcava 50 km/h no C4 marcava 60 / 61 km/h… uma diferença de +/- 10 km/h.
Sendo assim quando ia a 75 km/h na realidade ia +/- 85 km/h... mas não passava disto seja a descer ou a subir!!!

Quando dei a afinadela ao a carburador fui experimentar e nada... limpei depois o filtro de ar e continuava igual...
os sintomas era que não passava dessa velocidade e quando ia a alta rotação e tirava gás e depois se desse gás logo de seguida ela não correspondia, tipo abafava... desde que mudei para "mtrd" já não se nota isso... já passa dos 100 até... cheers

enfim até já estava a desanimar com a moto, mas agora já estou bem mais contente... agora é dar-lhe gás que é isso que elas precisão!!!

nuno.mvs

Mensagem  nSilva89 em Sex 11 Fev 2011, 15:01

o facto de a 50km/h mostrados ires a 60, nao implica que a 75 fosses a 85... o erro nao e sempre igual... quanto maior a velocidade, maior e o erro!

e assim, pode ter sido ou nao coincidência mas que de teres mudado isso nao foi, isso garanto-te que nao Wink podes ter ate algum fio a fazer mal contacto que agora ja esta porreiro Wink

nSilva89

Mensagem  nuno.mvs em Sex 11 Fev 2011, 15:08

nSilva89 escreveu:o facto de a 50km/h mostrados ires a 60, nao implica que a 75 fosses a 85... o erro nao e sempre igual... quanto maior a velocidade, maior e o erro!

e assim, pode ter sido ou nao coincidência mas que de teres mudado isso nao foi, isso garanto-te que nao Wink podes ter ate algum fio a fazer mal contacto que agora ja esta porreiro Wink

é verdade... não tinha colocado essa hipótese... andei pra lá a mexer no CDI e o caraças... tira ficha e mete ficha... quem sabe... Shocked

nuno.mvs

Mensagem  nSilva89 em Ter 15 Fev 2011, 12:56

nuno.mvs escreveu:
nSilva89 escreveu:o facto de a 50km/h mostrados ires a 60, nao implica que a 75 fosses a 85... o erro nao e sempre igual... quanto maior a velocidade, maior e o erro!

é verdade... não tinha colocado essa hipótese... andei pra lá a mexer no CDI e o caraças... tira ficha e mete ficha... quem sabe... Shocked

Wink Wink

nSilva89

Mensagem  zipper em Qua 16 Fev 2011, 10:39

offtopic: qual é o preço final de uma xt125x já com documentos?

zipper

Mensagem  nuno.mvs em Qua 16 Fev 2011, 11:08

penso que anda na ordem dos 3200 / 3300 € nova...

nuno.mvs

Mensagem  nSilva89 em Qua 16 Fev 2011, 11:56

zipper escreveu:offtopic: qual é o preço final de uma xt125x já com documentos?

e um pouco mais, e cerca de 3700

nSilva89

Mensagem  nuno.mvs em Qua 16 Fev 2011, 12:24

tens AQUI o preço médio da moto nova... mas já se arranja mais em conta...

a propósito a AJP PR3 125cc SM está para 3150 +/- nova... lindíssima... se soubesse o que sei hoje não sei não... Wink

nuno.mvs

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 04:23

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: