Husky service manual

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Husky service manual

Mensagem  AE86 em Qui 17 Mar 2011, 10:46

http://www.rebelpacket.net/husky_service.pdf

Reparem, nas mudanças de óleo!Assim já quero uma SMR 510 para daily drive!!! Twisted Evil
(pág.75)

AE86

Re: Husky service manual

Mensagem  BroLy em Qui 17 Mar 2011, 11:18

Não percebo qual é o pânico do pessoal com as mudanças de óleo .. para uma mota de dia-a-dia ..

Eu na Husaberg em 1 ano ainda só troquei de óleo 1 vez .. de resto tem sido rectificar o nível tipo de mês e meio a mês e meio ..

w w w . r a c i n g s m . o r g

BroLy

http://www.racingsm.org

Mensagem  AE86 em Qui 17 Mar 2011, 11:41

É de tentar fazer uma manutenção correcta tendo por base os dados do construtor, mas achas que um bicharoco desses ou equivalente dava para daily drive, fazendo eu 40-50km por dia e com as voltas durante o fim de semana, mas também voltas abaixo dos 3 dígitos..a nível de manutenção também não queria andar de mês a mês a mudar óleos, filtros e folga de válvulas. Pessoal que tem SM's mais agressivas partilhem aqui comigo e com o pessoal que se possa interessar

AE86

Mensagem  BroLy em Qui 17 Mar 2011, 12:04

Provavelmente eu sou a pessoa mais indicada e com mais experiência nessa matéria aqui no forum.

Já fiz viagens de supermotard, em 2007 fiz Lisboa <-> Serra Nevada de KTM 520 Supermotard, já fui ao Algarve quer de KTM ( 3 vezes ) quer de Husaberg ( 1 vez ) e já utilizei a KTM como mota do dia-a-dia para o trabalho ( CREL + A5 ) durante sensívelmente 6 meses e desde que tenho a Husaberg ( 1 ano ) que venho muitas vezes para o trabalho ( 2ª Circular + CRIL + A5 ).

Estas viagens para o trabalho totalizam 40 km diários, às vezes aproveito e vou à casa dos meus pais à Margem Sul e aumenta logo a kilometragem para 100 kilometros em 1 dia.

Aos fins-de-semana normalmente não só faço os passeios matinais aqui com o pessoal do forum, como à tarde de domingo também costumo andar com o meu irmão na Margem Sul.

Daí em 1 ano já ter ~5500 km na Husaberg .. e eu tenho outras motas para andar e ainda tenho automóvel ..

Se a utilização for a correcta e se fores controlando o nível do óleo, dá perfeitamente para andar sem stresses ..

Agora, tens é que escolher uma supermotard hooligan que tenha caixa de 6 e que não seja ultra-rotativa ...

BroLy

Mensagem  AE86 em Qui 17 Mar 2011, 12:12

ou seja basicamente são EXC 525/525/530 e as Husky SM510R e talvez a SM511R, certo?

AE86

Mensagem  BroLy em Qui 17 Mar 2011, 12:27

KTM 520/525/530, Husqvarna 610/630, Husaberg 550/650

Isto para as mais "puristas"

Depois as 640, mas já tem caixa de 5 e são mais pesadas, mas são muito fiáveis e também andam bem.

As Husky 510 ( no verão passado fiz o test-drive ), embora dê para o dia-a-dia e também tenha caixa de 6, é um motor que exige puxar muito pela rotação do motor para teres um andamento interessante e isso é contraditório para quem quer fazer 40 kilometros por dia com algumas rectas compridas à mistura .. mas não invalida que não seja 1 opção, só que não é tão viável na minha opinião.

As 450 acho que nem se deve colocar em cima da mesa .. o wassuupp aqui do forum já teve uma YZ 450 com caixa de 5 a SM e se até nos passeios do forum se queixava de estar algo limitado para acompanhar o pessoal, imagina a fazer Auto-Estradas e afins diariamente .. tinha que alongar brutalmente a mota e depois perdia a pedrada toda ..

BroLy

Mensagem  AE86 em Qui 17 Mar 2011, 12:32

pois a minha cena é essa, ter de a alongar e depois a pedrada vai-se, por isso é que ando sempre indeciso entre as SM (puras) e voltar às R's

AE86

Mensagem  Jorge Dias em Qui 17 Mar 2011, 14:13

Cool na boa, eu na minha Husky smr 450 fazia 50/60 kms diários e não tinha problema nenhum.
tive a mota um ano e meio e como diz o Broly apenas rectifica-va os niveis de quando em quando consuante as viagens que fazia e mudar mesmo nesse periodo foram 2 vezes mais menos de 1000 em 1000.
quanto a velocidades a minha dá-va sensivelmente 140/150 sem perder "pedrada" alguma e com a transmissão de origem (15/45). confesso que esgotava muito , depressa demais mas se alonga-se a transmissão não iria perder "power" de certeza.
como todas as motas a sua durabilidade tem a ver com quem as "monta"..
Cool

Jorge Dias

Mensagem  waassuupp em Qui 17 Mar 2011, 14:26

O meu grande problema em relação à YZ foi que em 2 meses fiz duas mudas de óleo. Estava a fazer de 1000km em 1000km. E nesses 2 meses houve vezes que me cortei a vir para o trabalho de mota. Em relação à velocidade de ponta, não costumava andar acima dos 110km/h. Não foi para isso que a mota foi pensada, embora os desse com facilidade.
Quando a comprei era só para fins de semana, mas depois e por uma questão de necessidade comecei a utiliza-la para o dia-à-dia. E para o dia-à-dia, embora sejam poucos km diários, esta não é uma boa opção (é a minha opinião).

waassuupp

Mensagem  OldMan em Qui 17 Mar 2011, 18:39

Jorge Dias escreveu: Cool na boa, eu na minha Husky smr 450 fazia 50/60 kms diários e não tinha problema nenhum.
tive a mota um ano e meio e como diz o Broly apenas rectifica-va os niveis de quando em quando consuante as viagens que fazia e mudar mesmo nesse periodo foram 2 vezes mais menos de 1000 em 1000.
quanto a velocidades a minha dá-va sensivelmente 140/150 sem perder "pedrada" alguma e com a transmissão de origem (15/45). confesso que esgotava muito , depressa demais mas se alonga-se a transmissão não iria perder "power" de certeza.
Cool

OT: esta não era a tua?
http://www.motores24h.pt/husqvarna-sm-450-supermotard-moto-16436.html

OldMan

Mensagem  Jorge Dias em Qui 17 Mar 2011, 20:28

OldMan escreveu:
Jorge Dias escreveu: Cool na boa, eu na minha Husky smr 450 fazia 50/60 kms diários e não tinha problema nenhum.
Cool

OT: esta não era a tua?
http://www.motores24h.pt/husqvarna-sm-450-supermotard-moto-16436.html
Sim era essa... 4.400 o gajo tá doido...

Jorge Dias

Mensagem  gomix em Qui 17 Mar 2011, 22:51

AE86 vai até http://www.supermotojunkie.com/! Tens lá dezenas de utilizadores que usam essa mota para o dia-a-dia! A opinião geral é que é uma mota de competição com piscas e afins e como tal vai ter uma manutenção a condizer. A malta recomenda mudar óleo e filtros de 1000/1500km´s apesar do manual dizer que para quem anda na estrada fazer aos 1000km´s e depois só aos 5000km´s. Mas também a maioria desse pessoal tem o "power-kit" instalado na mota!
Agora como o Broly disse(e bem) não sei porque têm medo das mudas de óleos e afins. É uma coisa que se faz rápido e é barato!

Por fim posso te dizer que tenho uma à muito pouco tempo portanto não posso ajudar muito. Mas provavelmente se fosse para usar a mota todos dias não teria comprado a husky 510, talvez me tivesse virado para uma ktm 690 smc ou uma husaberg 650.
Boa sorte na escolha e deixa as R´s em paz rock rock

gomix

Mensagem  BroLy em Qui 17 Mar 2011, 23:17

A questão é procurar uma mota que dê para os 2 mundos e são poucas as que dão.

Teres a ligeireza de uma 450 mas com pulmão, binário, potência e caixa de 6 para fazer velocidade, ter pedrada mas não ter grande desgaste por não depender de rotação para andar bem.

Mesmo a KTM 690 SMC quando experimentei a do wassuupp achei muito " XTX 660zada ", é muito sofá, embora tenha nervo e ande muito bem, não transmite as sensações de uma " pura SM ". Senti o mesmo com a 630 ( mas achei pior que a 690 ).

Daí aconselhar sempre ao pessoal que quer fazer uns bons kilometros, mas ter uma mota divertida, leve, fiável e que dê para andar a rasgar quando quiser, para irem buscar " big-bores " leves e com caixa de 6 ..

E isso só aquelas que referi atrás é que se adequam ..

Mesmo a 510 SMR, quando fiz o test-drive no verão passado, embora achasse que andava bastante bem e que era levezinha, senti que lhe faltava " pulmão " e aquela disponibilidade em baixas e médias " forte ", eu quando puxava a 510, pensava que estava a andar numa 450 artilhada .. não pensava que estava a andar numa 510 cc ..

BroLy

Mensagem  gomix em Sex 18 Mar 2011, 01:42

BroLy aka CheeseBERG escreveu:A questão é procurar uma mota que dê para os 2 mundos e são poucas as que dão.

Teres a ligeireza de uma 450 mas com pulmão, binário, potência e caixa de 6 para fazer velocidade, ter pedrada mas não ter grande desgaste por não depender de rotação para andar bem.

Mesmo a KTM 690 SMC quando experimentei a do wassuupp achei muito " XTX 660zada ", é muito sofá, embora tenha nervo e ande muito bem, não transmite as sensações de uma " pura SM ". Senti o mesmo com a 630 ( mas achei pior que a 690 ).

Daí aconselhar sempre ao pessoal que quer fazer uns bons kilometros, mas ter uma mota divertida, leve, fiável e que dê para andar a rasgar quando quiser, para irem buscar " big-bores " leves e com caixa de 6 ..

Mesmo a 510 SMR, quando fiz o test-drive no verão passado, embora achasse que andava bastante bem e que era levezinha, senti que lhe faltava " pulmão " e aquela disponibilidade em baixas e médias " forte ", eu quando puxava a 510, pensava que estava a andar numa 450 artilhada .. não pensava que estava a andar numa 510 cc ..

Broly segundo li pelo o SMJ a 510 SMR vem muita "amansada" de origem. Consta que com o "power kit" vendido pela husqvarna fica a respirar muito melhor e parece outra mota. Sou capaz de "experimentar" quando acabar a garantia, por enquanto anda assim e já anda muito(para quem vem de uma 125 4T lol! ) mas concordo que não tem muitas baixas e médias pelo menos comparando com as altas.
Já agora a 510 tem 501cc(maldito 1cc que me obriga a pagar mais do triplo do valor do selo damn). E a nova 511 SMR julgo ter 480cc affraid
Broly sou capaz de te "chatear" no fim de semana para me dares umas dicas para experimentar o teu programa thumbup thumbup

gomix

Mensagem  BroLy em Sex 18 Mar 2011, 09:53

A Husqvarna 510 ( 501 ) é na realidade uma 450 com big-bore kit .. a 510 até tem curso curto e tudo .. é um motor bastante diferente de por exemplo as KTM 520/525 EXC que tem curso longo ( 72mm ).

Daí que andar em pista a 510 seja melhor, tem um motor mais agressivo e com mais pedrada em altas, mas depois falta-lhe aquela disponibilidade em baixas e médias .. e ter uma 500 4T leve com poucas baixas e médias é um bocado contraditório ..

Ainda aceito isso numa 250 4T, agora numa mota com o dobro da cilindrada, tinha que ter mais baixas e médias.

As 520/525 por terem curso longo, fazem menos rotação que a Husqvarna 510 ( nota-se bastante ), mas respondem quase de imediato ao punho qualquer que seja a rotação .. e isso é bom precisamente para andar na via pública ..

Quanto ao programa, podes colocar as dúvidas no tópico das transmissões ( Dicas e Manutenção ) que eu respondo lá ! Wink

BroLy

Mensagem  L_Cobain27 em Sex 18 Mar 2011, 10:22

e por estes motivos todos , QUERO UMA 525 EXC ! Twisted Evil

L_Cobain27

Mensagem  DOM_COELHONE em Sex 18 Mar 2011, 10:24

Eu nao tinha noção da diferença dos motores.. agora que tenho a 530 e o meu irmao a 450.. nota se bastante... eu vou na minha tranquilo a curtir curvas e o meu irmao vai ser em quinta.. bue limitado ...

Mas la esta nos nao usamos motas para trabalho usamos para dar uns giros fim de semana e ao final do dia as vezes.. por isso chega prefeitamente.. e nessas voltas as vezes a 450 acaba por ser mais engraçadinha.. mas quando toca a mudança um pouko mais altas ele ja vai de 5 eu meto 5 e depois ainda meto 6 lol Wink

DOM_COELHONE

Mensagem  BroLy em Sex 18 Mar 2011, 10:47

DOM_COELHONE escreveu:Eu nao tinha noção da diferença dos motores.. agora que tenho a 530 e o meu irmao a 450.. nota se bastante... eu vou na minha tranquilo a curtir curvas e o meu irmao vai ser em quinta.. bue limitado ...

Mas la esta nos nao usamos motas para trabalho usamos para dar uns giros fim de semana e ao final do dia as vezes.. por isso chega prefeitamente.. e nessas voltas as vezes a 450 acaba por ser mais engraçadinha.. mas quando toca a mudança um pouko mais altas ele ja vai de 5 eu meto 5 e depois ainda meto 6 lol Wink

Eu aconselho sempre o pessoal a ir para big-bore com 6 mudanças por causa disso, é mais fiável para quem faz mais kilometros, tem maior autonomia por norma ( enduro convertida a SM ).

Como eu já andei em muita mota diferente, já testei 400's, 426's, 450's, 510's, 520, 525, 640, 650 consigo perceber os prós e contras.

Mesmo andando só ao fim-de-semana, eu aos domingos de tarde quando ando aí na Margem Sul, noto que com uma 450 mesmo assim já andaria maior parte do tempo a esganiçar ..

Por outro lado, imagina lá que fazes todos os fins-de-semana passeios aqui do forum até à Arrábida ou ao Cabo da Roca .. com uma 450 de 5 mudanças é muito pouco viável .. só ir da zona do Seixal até à Roca e voltar são sensívelmente 120 - 150 kilometros que fazes ( contando com as voltinhas lá ) .. imagina ires de 450 na A2, passar a Ponte 25 Abril, fazer o IC19 todo .. e depois o mesmo trajecto de regresso .. só irias divertir-te na Lagoa Azul e na Roca, que no total são para aí 15 - 20 kilometros no máximo ..

Quem for de Lisboa e queira ir à Arrábida por exemplo, chega a fazer quase 180 kilometros .. eu por exemplo a última vez que fui, arranquei da Expo .. fiz a 2ª Circular, Eixo Norte-Sul e A2 até ao Fogueteiro .. na Husaberg é na boa, de KTM 520 já era esticar um bocado a corda, quanto mais numa 450 ...

O mesmo para ir até Gradil, Mafra, Lourinhã arrancando da Margem Sul .. são 200 kilometros .. fiz uma vez com o N@ndo e o El President quase até à Serra de Montejunto e com uma 450 é muito chato.

Depois há o problema de, em passeios com muita estrada aberta ( Arrábida ) as 450 ficam para trás .. porque as big-bore conseguem fazer velocidades médias altas, nós nas estradas do topo da Arrábida andamos frequentemente a 140 - 150 km/h durante bastante tempo .. isso é uma 450 desmultiplicada em 5ª a borrar-se toda tipo a 1500 rpm de esgotar .. lol

BroLy

Mensagem  Jorge Dias em Sex 18 Mar 2011, 11:01

Depois há o problema de, em passeios com muita estrada aberta ( Arrábida ) as 450 ficam para trás .. porque as big-bore conseguem fazer velocidades médias altas, nós nas estradas do topo da Arrábida andamos frequentemente a 140 - 150 km/h durante bastante tempo .. isso é uma 450 desmultiplicada em 5ª a borrar-se toda tipo a 1500 rpm de esgotar .. lol
Cool exactamente o que se passava com a minha Husky 450 smr.
Agora de 525 exc já não tenho esse problema e posso fazer esses trajectos todos com mais conforto e com menos aperto no coração, pois como diz o Broly e muito bem a Husky esganava-se toda para fazer estrada aberta.. Se realmente a ideia inicial inclua mais de 30 /40 kms diáriios , não aconselho 450s seja de que marca forem... mas isto sou eu a falar,gostos são pessoais.... Cool

Jorge Dias

Mensagem  AE86 em Sex 18 Mar 2011, 11:24

BroLy aka CheeseBERG escreveu:A questão é procurar uma mota que dê para os 2 mundos e são poucas as que dão.

Ai é que está, não queria ter de abdicar do puro fun e pedrada de uma SM pura, é como te digo queria pedrada que me fizesse esquecer as R's e sempre gostei das 510 mas sempre pensei que fosse impossível ser daily drive e quando digo 510 também digo por exemplo EXC 530 que gosto bastante.

AE86

Mensagem  BroLy em Sex 18 Mar 2011, 11:51

Sim mas repara, comparando a minha Husaberg 650 com a tua Husqvarna 510:

112 kg ( Husaberg 650 ) Vs 110 kg ( Husqvarna 510 )
10.4 L ( Husaberg 650 ) Vs 9.2 L ( Husqvarna 510 )
6ª longa ( Husaberg 650 ) Vs 6ª curta ( Husqvarna 510 )

A Husaberg só faz é menos rotação, mas não se nota muito, tendo em conta que a Husqvarna tem curso 67mm e a Husaberg tem curso 80mm !
A diferença é para aí de 1000rpm no máximo!

Ou seja, não só a Husaberg é " peixe na água " a andar em pista e trajectos sinuosos, como tenho caixa, transmissão e motor para andar em Auto-Estrada sem esforço se quiser !

É aliar o melhor dos 2 mundos !

O pessoal vai logo para as 450 sem pensar em todos estes pormenores e depois passado algum tempo, chegam à conclusão que não é o melhor investimento porque não podem usar em diversas situações, como no dia-a-dia, trânsito de cidade, andar em pista ou fazer passeios longos !

E se for para andar apenas 30 - 40 km por fim-de-semana, com o dinheiro de uma 450 faço 1 protótipo a 2T que para esse tipo de utilização dá milhões de vezes mais gozo !

BroLy

Mensagem  AE86 em Sex 18 Mar 2011, 12:57

Sim, mas a Husa 650 é a 600 à parte, tava a falar das 690 e 630, como tu já tinhas dito serem XTzadas, mas tenho de experimentar um dia umas 500's para ter uma boa noção..Iguais à tua pode ser que tenha sorte quando conseguir comprar mota, que me apareça uma 650

AE86

Mensagem  L_Cobain27 em Sex 18 Mar 2011, 14:11

eu também se pudesse neste momento , ou ia pra uma 525 , 530 ou uma husaberg 650 fs ..

L_Cobain27

Mensagem  AE86 em Sex 18 Mar 2011, 14:27

Broly já agora consegues comparar o FS570 com a tua?Se sim dá-me a tua opinião entre a duas sff

AE86

Mensagem  BroLy em Sex 18 Mar 2011, 14:49

AE86 escreveu:Broly já agora consegues comparar o FS570 com a tua?Se sim dá-me a tua opinião entre a duas sff
Nunca vi nem andei na nova 570, portanto não tenho grande opinião formada, só posso compara-las no " papel " e aí a 650 continua a ser mais forte, só poderá ser inferior em termos de ciclística.

Pelo que tenho lido em foruns estrangeiros de Husaberg, os proprietários da nova 570 ( alguns deles tinham a 650 ), referiram isso mesmo, que a 650 tinha um bocado mais de motor, mas que a ciclística da nova 570 era superior.

BroLy

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 06:49

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: