Melhorar prestações de uma 125 cc a 4 Tempos

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Melhorar prestações de uma 125 cc a 4 Tempos

Mensagem  KCM em Ter 05 Abr 2011, 09:23

Boas a todos,

Este é o meu primeiro post a sério e gostava de ouvir as vossas opiniões do que se pode fazer para melhorar a mota em termos de velocidade de ponta já que a maioria do uso que dou à mota é em estrada "aberta" ou Auto Estrada.

A mota é uma Kreidler Supermoto 125 DD


Model: Kreidler Supermotard 125 DD
Year: 2010
Category: Super motard

Engine and transmission
Displacement: 125.00 ccm (7.63 cubic inches)
Engine type: Single cylinder, four-stroke
Power: 15.42 HP (11.3 kW))
Max RPM: 9500
Fuel system: Carburettor
Cooling system: Air

Transmission type,
final drive: Chain
Exhaust system: Euro 3

Chassis, suspension, brakes and wheels
Front suspension: Upside-down fork
Rear suspension: Hydraulic shck absorber
Front tyre dimensions: 110/70-17
Rear tyre dimensions: 130/70-17
Front brakes: Single disc
Front brakes diameter: 220 mm (8.7 inches)
Rear brakes: Single disc
Rear brakes diameter: 210 mm (8.3 inches)

Physical measures and capacities
Dry weight: 133.0 kg (293.2 pounds)
Power/weight ratio: 0.1159 HP/kg
Seat height: 870 mm (34.3 inches) If adjustable, lowest setting.
Overall height: 1,140 mm (44.9 inches)
Overall length: 2,120 mm (83.5 inches)
Overall width: 830 mm (32.7 inches)
Wheelbase: 1,405 mm (55.3 inches)
Fuel capacity: 10.50 litres (2.77 gallons)

Other specifications
Starter: Electric

1 - Qual acham que será a melhoria se colocar uma ponteira sem ser a de origem?

2 - Trocar o pinhão de ataque/cremalheira, o que é que se poderá fazer a este nivel?

3 - Mudar o carburador, pode-se fazer?

Agradeço os vossos comentários CONSTRUTIVOS, dispenso conselhos para comprar X, Y OU Z, pois só tenho carta tipo B e isto é tudo o que posso conduzir para já, e para além do mais adoro o visual da mota.

Obrigado

KCM

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Re: Melhorar prestações de uma 125 cc a 4 Tempos

Mensagem  OldMan em Ter 05 Abr 2011, 09:56

Não sou nenhum especialista, mas quando andei à procura de mota (antes de comprar a AJP) vi muita coisa sobre essa porque também era uma hipótese. Vi um vídeo de um francês (se não estou em erro) que trocou o escape (só a ponteira) e onde poupou bastante foi no peso! Não sei que melhorias a ponteira traz, mas era uma ponteira universal.

Ela está a dar quanto neste momento? Não estejas à espera que ela faça velocidades cruzeiro de 160km/h... A minha é raro passar dos 100km/h (ando a maior parte do tempo em cidade) mas eu prefiro que tenha mais força do que ponta. Se bem que a tua faz mais 2500rpm que a minha.

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Re: Melhorar prestações de uma 125 cc a 4 Tempos

Mensagem  RickyFMX em Ter 05 Abr 2011, 10:19

Bom, antes de mais não esperes grandes milagres.

Se colocares uma ponteira o que vais notar, alem de mais barulho, é uma subida de rotação mais solta e mais rápida. Não quer dizer com isto que ande mais.

Podes colocar mais um dente no pinhão de ataque, mas já sabes vais perder arranque e a moto vai ficar mais lenta até aos >100km/h...

se a tua moto der 100km/h por exemplo às 8000rpm, com mais um dente no pinhão de ataque, vai passar a dar 100km/h às 7500rpm +/- (tou a dar valores de cabeça e a exemplo), ou seja às 8000 já irá a mais de 100...

Em relação ao carburador é algo que se pode fazer, mas por quem saiba.
Com escape e com um carburador maior e bem afinado poderás ir buscar mais 2 ou 3 cvs. Não esperes mais que isso...

Devagar se vai ao longe!

Twisted Evil Se calhar tens é de mudar da AE para estradas mais reviradas! Twisted Evil

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Re: Melhorar prestações de uma 125 cc a 4 Tempos

Mensagem  KCM em Ter 05 Abr 2011, 10:56

OldMan escreveu:Não sou nenhum especialista, mas quando andei à procura de mota (antes de comprar a AJP) vi muita coisa sobre essa porque também era uma hipótese. Vi um vídeo de um francês (se não estou em erro) que trocou o escape (só a ponteira) e onde poupou bastante foi no peso! Não sei que melhorias a ponteira traz, mas era uma ponteira universal.

Ela está a dar quanto neste momento? Não estejas à espera que ela faça velocidades cruzeiro de 160km/h... A minha é raro passar dos 100km/h (ando a maior parte do tempo em cidade) mas eu prefiro que tenha mais força do que ponta. Se bem que a tua faz mais 2500rpm que a minha.

Como disse em estrada aberta, bem esticadinha dá 110 Km/h no conta kilometros, esta velocidade na AE torna-se monotona e cansativa, grande parte do problema desta mota deve ser o peso e o tamanho (largura) dos pneus, quem olha para a mota e não conheçe não diz que aquilo é uma 125 pensa que é no minimo uma 400.

KCM

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Re: Melhorar prestações de uma 125 cc a 4 Tempos

Mensagem  KCM em Ter 05 Abr 2011, 11:09

El President escreveu:Bom, antes de mais não esperes grandes milagres.

Se colocares uma ponteira o que vais notar, alem de mais barulho, é uma subida de rotação mais solta e mais rápida. Não quer dizer com isto que ande mais.

Podes colocar mais um dente no pinhão de ataque, mas já sabes vais perder arranque e a moto vai ficar mais lenta até aos >100km/h...

se a tua moto der 100km/h por exemplo às 8000rpm, com mais um dente no pinhão de ataque, vai passar a dar 100km/h às 7500rpm +/- (tou a dar valores de cabeça e a exemplo), ou seja às 8000 já irá a mais de 100...

Em relação ao carburador é algo que se pode fazer, mas por quem saiba.
Com escape e com um carburador maior e bem afinado poderás ir buscar mais 2 ou 3 cvs. Não esperes mais que isso...

Devagar se vai ao longe!

Twisted Evil Se calhar tens é de mudar da AE para estradas mais reviradas! Twisted Evil

Antes demais, Obrigado que já deste umas boas "luzes"

Sinceramente o barulho da ponteira, dispenso! Sei que há as teorias que nos anuncia aos automobilistas, mas à velocidade que ando eles é que tem de se anunciar a mim Razz para gastar 100 ou 150€ só mesmo se houver algum ganho na prestação da mota.

O pinhão de ataque com menos um dente, é algo que provavelmente farei assim que terminar a garantia da bicha... Já agora é preferivel um dente a mais no pinhão de ataque ou dentes a menos na cremalheira?

Em relação ao carburador, penso que será pacifico a alteração, este motor é uma "replica" do Motor Suzuki que equipas as 125 DR, na altura em que pesquisei a fundo sobre isto verifiquei que a grande diferença entre os motores era o carburador... o meu era um ***** 19 e o da Suzuki da mesma marca mas 25 ( não me lembro da marca), portanto se lhe espetar com o 25 e for devidamente afinado, não se deve queixar muito.


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Re: Melhorar prestações de uma 125 cc a 4 Tempos

Mensagem  KCM em Ter 05 Abr 2011, 11:23

peço desculpa o carburador é um Mikuni. o da Suzuki DR penso que é o 21 e não 25 como disse antes.

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Re: Melhorar prestações de uma 125 cc a 4 Tempos

Mensagem  OldMan em Ter 05 Abr 2011, 12:14

KCM escreveu:
OldMan escreveu:Não sou nenhum especialista, mas quando andei à procura de mota (antes de comprar a AJP) vi muita coisa sobre essa porque também era uma hipótese. Vi um vídeo de um francês (se não estou em erro) que trocou o escape (só a ponteira) e onde poupou bastante foi no peso! Não sei que melhorias a ponteira traz, mas era uma ponteira universal.

Ela está a dar quanto neste momento? Não estejas à espera que ela faça velocidades cruzeiro de 160km/h... A minha é raro passar dos 100km/h (ando a maior parte do tempo em cidade) mas eu prefiro que tenha mais força do que ponta. Se bem que a tua faz mais 2500rpm que a minha.

Como disse em estrada aberta, bem esticadinha dá 110 Km/h no conta kilometros, esta velocidade na AE torna-se monotona e cansativa, grande parte do problema desta mota deve ser o peso e o tamanho (largura) dos pneus, quem olha para a mota e não conheçe não diz que aquilo é uma 125 pensa que é no minimo uma 400.
Mas andar com ela sempre a fundo ainda para mais em AE não lhe é nada favorável.
Não sou da opinião que os pneus sejam largos, mas sim, o grande problema é o peso!

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Re: Melhorar prestações de uma 125 cc a 4 Tempos

Mensagem  R6_Blue em Ter 05 Abr 2011, 12:15

Boas

Bemvindo ao forum.

Eu realmente nao posso opinar muito, mas segundo o que sei o escape em qualquer 125cc 4T tras limitaçoes devido aos decibeis e ainda poluição etc...

Portanto, penso que o 1º passo seria um escape. Nao terá de ser nada especial de corrida, poderia incluso ser algo de 2 mao que a meu ver serve na perfeição...ja que eu cometi o erro de gastar 660€ num escape novo...coisa que nao voltaria a fazer...penso eu Laughing

Dizem ainda que essas motas tem um sistema qualquer de re-circulação dos gases de escape que traz vantagem em ser anulado...mas claro que polui mais o ambiente (eu nao sou nada ecologista... logo eu anularia).

Depois carburador...pois isso traz ganhos...mas tambem traz mais consumo de gasolina...tens que ponderar se os ganhos compensam a subida de consumo.

Quanto às rodas, as medidas acho adequadas!

Uma 125cc 4T é pensada para um baixo consumo, e essa SM quer pouca AE...o que ela quer é estradas reviradas thumbup

Boa sorte com a maquina.

Cumps

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Re: Melhorar prestações de uma 125 cc a 4 Tempos

Mensagem  Pedro em Seg 11 Abr 2011, 13:01

desculpa a frontalidade mas se querias velocidade e se fazes a maioria dos km em estrada aberta não deverias ter comprado uma sm 125 a 4t.

no entanto, se queres melhorar as prestações o que podes fazer é: dar mais gasolina ao carburador de origem ou então comprar um maior(mas vais ter um aumento dos consumos, e comprar um carburador deve ser perto dos 50euros), podes ainda , como já dizeram, colocar uma ponteira, ou então um sistema de escape completo, visto a tua mota ter o re-aproveitamento de gases(mas também é caro um sistema de escape, tens é a hipótese de arranjar uma ponteira artesanal, mas também não é barato), ou fazes uma maluqueira, abres o motor, rectificas, pistão á medida e fica a andar mais, mas se partir vai para o lixo xD

resumindo e em minha opinião: deixa assim ou então dá mais passagem de gasolina ao carb. de origem.

Pedro

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Re: Melhorar prestações de uma 125 cc a 4 Tempos

Mensagem  KCM em Seg 11 Abr 2011, 13:16

Obrigado pela tua contribuição!

Comprei 125 a 4 tempos por causa da limitação de 15 Cavalos, sou um dos que usou a benece de poder conduzir 125 cc com a carta B...

A realidade é que esperava mais um pouquinho de uma 125 (ignorância minha). O uso que dou à mota normalmente é a deslocação para o trabalho 35 km para cada lado, um bocado de A1, segunda circular, A5 e Marginal. Já descobri que nem sequer o tipo de mota que escolhi (Estilo Supermoto) é o mais indicado para o uso que lhe dou. Conforto...Tipo de Estrada... Enfim! A paixão pela aparência foi mais forte que tudo e a base de conhecimentos para fazer a escolha, e a informação disponivél também não era grande. Mas acima de tudo continuo a gostar da minha mota.






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Re: Melhorar prestações de uma 125 cc a 4 Tempos

Mensagem  Pedro em Seg 11 Abr 2011, 13:32

agora percebi a tua escolha, mas as vezes a paixão pelas coisas trás dissabores, como a tua paixão pelas sm, se calhar o mais indicado para ti era mesmo uma naked ou mesmo ou r, como a r125. mas vais sempre a tempo de tirar a carta AP e comprar uma verdadeira SuperMotard !! Twisted Evil

Pedro

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Re: Melhorar prestações de uma 125 cc a 4 Tempos

Mensagem  Hugu em Seg 11 Abr 2011, 13:32

Se tiveres opção, não vás por AE, podes demorar um pouquinho mais, mas acredita que o trajecto vai ser mais divertido Very Happy

Hugu

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Re: Melhorar prestações de uma 125 cc a 4 Tempos

Mensagem  L_Cobain27 em Ter 12 Abr 2011, 01:31

dá para mudar carburador mas os consumos também vão aumentar , e o gasto não vai compensar , a não ser que arranjes um carburador a muito bom preço , a caixa do filtro também pode ser um pouco aberta para a mota respirar melhor ..

um escape ou ponteira vai-te deixar a mota mais solta , nas reduções , a subir de rotação , e sim , em principio vais poupar no peso ..

de resto é jogar com a transmissão Wink

mais que isso , só abrindo motor ..

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Re: Melhorar prestações de uma 125 cc a 4 Tempos

Mensagem  andre em Dom 22 Maio 2011, 22:26

o que vou dizer o mais certo é já teres feito ou pelo menos ter pensado fazer mas já pensas-te tentar reduzir o peso da moto?

andre

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Re: Melhorar prestações de uma 125 cc a 4 Tempos

Mensagem  Amatsu em Dom 22 Maio 2011, 23:04

andre escreveu:o que vou dizer o mais certo é já teres feito ou pelo menos ter pensado fazer mas já pensas-te tentar reduzir o peso da moto?

x2

Amatsu

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Re: Melhorar prestações de uma 125 cc a 4 Tempos

Mensagem  andre em Dom 22 Maio 2011, 23:30

assim de repente o que me vem a cabeça que possas tirar são os piscas, espelhos, peseiras do pendura , a protecção de carter , as pegas que tem para o pendura , o kick de arranque.
se quiseres reduzir mais ainda tira todos os manómetros e pões um de bicicleta só para veres a velocidade,e se tiveres algum dinheiro de parte para a moto troca as peças que possas por peças mais leves em alumínio e outros metais leves.

espero ter ajudado Wink

andre

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Re: Melhorar prestações de uma 125 cc a 4 Tempos

Mensagem  L_Cobain27 em Seg 23 Maio 2011, 01:22

isso dos piscas e assim é normal tirar , mas se lhe derem 1km/h a mais de ponta , é muito ..

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Re: Melhorar prestações de uma 125 cc a 4 Tempos

Mensagem  KCM em Seg 23 Maio 2011, 09:05

andre escreveu:assim de repente o que me vem a cabeça que possas tirar são os piscas, espelhos, peseiras do pendura , a protecção de carter , as pegas que tem para o pendura , o kick de arranque.
se quiseres reduzir mais ainda tira todos os manómetros e pões um de bicicleta só para veres a velocidade,e se tiveres algum dinheiro de parte para a moto troca as peças que possas por peças mais leves em alumínio e outros metais leves.

espero ter ajudado Wink

Obrigado pela sujestão,

Também ajudava se eu perdesse 10 kilitos, isso é que era!


KCM

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Re: Melhorar prestações de uma 125 cc a 4 Tempos

Mensagem  Amatsu em Seg 23 Maio 2011, 16:47

KCM escreveu:
andre escreveu:assim de repente o que me vem a cabeça que possas tirar são os piscas, espelhos, peseiras do pendura , a protecção de carter , as pegas que tem para o pendura , o kick de arranque.
se quiseres reduzir mais ainda tira todos os manómetros e pões um de bicicleta só para veres a velocidade,e se tiveres algum dinheiro de parte para a moto troca as peças que possas por peças mais leves em alumínio e outros metais leves.

espero ter ajudado Wink

Obrigado pela sujestão,

Também ajudava se eu perdesse 10 kilitos, isso é que era!



ahahah tambem já ajudava bastante, 10kg é muita coisa, agora se fores como eu, se perdes 10kg desapareces... ahaha

Amatsu

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Re: Melhorar prestações de uma 125 cc a 4 Tempos

Mensagem  Hugu em Seg 23 Maio 2011, 18:21

Ainda há pouco tempo estive a fazer uma pesquisa para saber quanto gastaria para por mais potência na minha burra...
Entre escapes, colectores, kits, cilindros, powercomands... já ia em mais de 1500€ para ter um ganho de 6cv.... são equideos muita caros lol Rolling Eyes desisti da ideia.... Neutral

Hugu

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Re: Melhorar prestações de uma 125 cc a 4 Tempos

Mensagem  jeremy em Seg 23 Maio 2011, 22:02

entao hugo ja nao vai alterar a tua burra?
isso tudo so da 6cv?:S duvido :S

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Re: Melhorar prestações de uma 125 cc a 4 Tempos

Mensagem  L_Cobain27 em Ter 24 Maio 2011, 01:24

acredita que é verdade Laughing

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Re: Melhorar prestações de uma 125 cc a 4 Tempos

Mensagem  Hugu em Ter 24 Maio 2011, 01:53

jeremy escreveu:entao hugo ja nao vai alterar a tua burra?
isso tudo so da 6cv?:S duvido :S

Já tinha começado, mas acho que vou parar... lol
Encontrei gráficos de bancos de ensaio que indicam que a mota tem de origem cerca de 13cv à roda, com ponteira e colector dá pouco mais de +1cv e custa +-400€ (é o que já tenho)
Um kit Malossi custa à volta de 500€ e dá cerca de +4cv.
A Power command está à venda no ebay por 399€, e deve dar mais uns 2cv segundo consta, mas serve mais para aplicar um mapa correcto à nova configuração da mota do que para obter grandes resultados por si só.
Já vai em 1300€ e ainda falta a mão de obra...
Vi exemplos de motas com isto tudo que têm cerca de 20/22cv à roda... devem ficar porreiras, mas acho um abuso o preço que se gasta para isso...
Só gostava de ter mais uns cavalitos para as subidas... Mas sendo assim, mais vale deixar como está lol Neutral

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Re: Melhorar prestações de uma 125 cc a 4 Tempos

Mensagem  L_Cobain27 em Ter 24 Maio 2011, 02:04

com esses mil e tal € , compras uma DTR para as subiditas , ou uma CR 125 para curtir no mato ..

_________________
Ex: Keeway F-act 50 '08 - Yamaha XT600E '97 - Yamaha DT125 '04 SM - KTM 125 EXC '02

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Re: Melhorar prestações de uma 125 cc a 4 Tempos

Mensagem  Hugu em Ter 24 Maio 2011, 13:17

L_Cobain27 escreveu:com esses mil e tal € , compras uma DTR para as subiditas , ou uma CR 125 para curtir no mato ..

É isso! Laughing

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Re: Melhorar prestações de uma 125 cc a 4 Tempos

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