XR 650 R de 2000 - Pneus de estrada ou jantes com pneus de estrada?

:: Geral :: Geral

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

XR 650 R de 2000 - Pneus de estrada ou jantes com pneus de estrada?

Mensagem  BrianLima em Qua 13 Abr 2011, 09:18

Boas,

Comprei esta semana uma XR 650 R de 2000 que vinha com pneus cardados. Comprei a mota para andar em Lisboa, pelo que preciso de pneus de estrada.

A mota está neste momento no mecânico para uma revisão geral, e o custo da mesma ditará o que posso inventar nesta fase.

Assim, gostava que me ajudassem no seguinte:
1 - Posso trocar simplesmente o pneu para um pneu de estrada, certo? Tenho que ter cuidado para que os pneus sirvam nas jantes, mas não tenho obrigatóriamente que comprar já jante com disco e etc...certo?

2 - Comprando uma jante com pneu, o quê que tem de ser adaptado? Cubos? Disco? Tenho que comprar a jante com o sistema de travagem completo e adaptar na mota?

3 - Vi este anúncio com o que parecem ser muito bons preços - http://vilanovadegaia.olx.pt/en/jantes-supermotard-novas-c-pneus-iid-171776517 - Alguém que confirme a legitimidade disto? Tenho medo que haja aqui esquema e como é longe, vai ser complicado comprar presencialmente.

Nesta fase, porque há algum dinheiro a gastar, quero só por a mota utilizável em Lisboa (o que não está agora, com os cardados). A minha dúvida é se o melhor é comprar simplesmente uns pneus e montar, ou se devo esperar e procurar já umas jantes (e sobre medidas, o que me dizem??)

Aproveito também para perguntar: Algumas dicas para a minha mota? Problemas que costume ter? Coisas que posso fazer sem grandes custos e que a melhorem?

Obrigado a todos!

BrianLima

Re: XR 650 R de 2000 - Pneus de estrada ou jantes com pneus de estrada?

Mensagem  Amatsu em Qua 13 Abr 2011, 09:28

a tua como tem pneus cardados, deve ter a roda da frente maior certo?
se sim, se nao me engano, arranjar pneus de estrada para essa medida a bom preço é mais dificil de arranjar, se arranjasses a roda da frente 17" talvez fosse melhor para ti e tiravas mais proveito da estrada e a mota ficava mais bonita claro

Amatsu

Mensagem  kosta em Qua 13 Abr 2011, 09:58

o meu conselho é pores uns pneus mistos bons, pelo menos eu tenho andado assim e anda-se mt bem, ja tenho feito estradas de curvas e é um espetaculo... agora se pretendes por supermotard, isso ja é outra historia... Smile

kosta

Mensagem  BrianLima em Qua 13 Abr 2011, 10:00

Amatsu escreveu:a tua como tem pneus cardados, deve ter a roda da frente maior certo?
se sim, se nao me engano, arranjar pneus de estrada para essa medida a bom preço é mais dificil de arranjar, se arranjasses a roda da frente 17" talvez fosse melhor para ti e tiravas mais proveito da estrada e a mota ficava mais bonita claro

Sinceramente não sei, mas calculo que sim. Não tenho nem a mota nem o livrete comigo. Mas está de origem...

Estou entusiasmado com a possibilidade do anúncio para o qual disponibilizei link. Aquilo deve dar para, comprando as jantes com pneus, ser só montar os discos com que a mota está e utilizar tudo o resto como está, certo?

A verdade é que também me custa estar a gastar agora dinheiro para mais tarde gastar novamente mais ou menos na mesma coisa. Mas quero a mota o mais depressa possível!

BrianLima

Mensagem  BrianLima em Qua 13 Abr 2011, 10:03

kosta escreveu:o meu conselho é pores uns pneus mistos bons, pelo menos eu tenho andado assim e anda-se mt bem, ja tenho feito estradas de curvas e é um espetaculo... agora se pretendes por supermotard, isso ja é outra historia... Smile

Confesso que não sou obcecado pelo conceito SM, e acho até que anda por ai muita coisa com mau gosto. Mas como em tudo, há o outro lado, há outras que ficam muito loucas mesmo. Dito isto, o meu problema em por mistos é que só vou mesmo fazer estrada portanto, a mudar, acho que o melhor é mesmo por de estrada!

Até porque, se eventualmente vier a meter a mota na terra, para isso quero cardados....depois os mistos também não me vao servir e vou estar sempre aos papeis.

Estou efectivamente decidido a meter pneus de estrada.

BrianLima

Mensagem  Amatsu em Qua 13 Abr 2011, 10:08

Eu digo arranjares as rodas do mesmo tamanho (17") porque arranjas mais facilmente bons preços de pneus... é um investimento no inicio que depois compensa Wink

Amatsu

Mensagem  Psittacus em Qua 13 Abr 2011, 10:09

BrianLima escreveu:
kosta escreveu:o meu conselho é pores uns pneus mistos bons, pelo menos eu tenho andado assim e anda-se mt bem, ja tenho feito estradas de curvas e é um espetaculo... agora se pretendes por supermotard, isso ja é outra historia... Smile

Confesso que não sou obcecado pelo conceito SM, e acho até que anda por ai muita coisa com mau gosto. Mas como em tudo, há o outro lado, há outras que ficam muito loucas mesmo. Dito isto, o meu problema em por mistos é que só vou mesmo fazer estrada portanto, a mudar, acho que o melhor é mesmo por de estrada!

Até porque, se eventualmente vier a meter a mota na terra, para isso quero cardados....depois os mistos também não me vao servir e vou estar sempre aos papeis.

Estou efectivamente decidido a meter pneus de estrada.

Provavelmente nunca curvaste numa SM bowdown

Mete 17'' nisso, as do link parecem porreiras Wink

Psittacus

Mensagem  L_Cobain27 em Qua 13 Abr 2011, 10:33

ora , poderás colocar uns pneus mistos nesses aros , ou arranjar uns de estrada com essas medidas (vai ser dificil , possívelmente caro , e não vão ser pneus bons) , o que poderás fazer será arranjar uns aros de 17" , pneu 150 para trás , e um 120 para a frente , os aros nas medidas 3,5" para a frente , e 4,25" para trás , e enraiar esses aros 17" , nos cubos que tens , ficando assim sem rodas de mato , ou , arranjar uns cubos novos/usados , enraiar lá os aros , e ficas com 2 pares de rodas , e é só trocar consoante a vontade ..

podes também já procurar por rodas usadas para a tua mota , desta forma até deves conseguir poupar algum ..

as do anuncio que colocaste podem não servir na tua mota e ter de levar casquilhos , etc , para que fique adaptado , depois a nivel de travagem , vais ter também de adaptar discos , pois os cubos podem não ser compativeis , e a furação ser diferente ..

L_Cobain27

Mensagem  BrianLima em Qui 14 Abr 2011, 09:52

Bom,

Ando a ver de jantes para a mota, mas está complicado. Ou um exagero de caro, ou estão com mau aspecto....ou não faço ideia se dá na minha mota...

Pelo que percebi, se eu arranjar umas jantes com as medidas que o L_Cobain27 refere, e caso não dê para montar directo na mota por causa dos cubos, travões, etc...Basta comprar raios, desenraiar os que lá estão, enraiar os aros nos cubos originais e está a andar! Certo?

Em relação aos raios e jantes, 32 ou 36...qual a diferença (além da óbvia...)? Os cubos só aceitam 32...ou 36? Ou acaba por ser uma questão de estética?

Elucidem-me sff! Debitem lá alguma informação sff. Não percebo um boi disto, mas quero meter as jantes/pneus na mota, mas não sei ao certo o que procurar, o que serve e não serve...

Obrigado!!

BrianLima

Mensagem  Psittacus em Qui 14 Abr 2011, 09:55

BrianLima escreveu:Bom,

Ando a ver de jantes para a mota, mas está complicado. Ou um exagero de caro, ou estão com mau aspecto....ou não faço ideia se dá na minha mota...

Pelo que percebi, se eu arranjar umas jantes com as medidas que o L_Cobain27 refere, e caso não dê para montar directo na mota por causa dos cubos, travões, etc...Basta comprar raios, desenraiar os que lá estão, enraiar os aros nos cubos originais e está a andar! Certo?

Em relação aos raios e jantes, 32 ou 36...qual a diferença (além da óbvia...)? Os cubos só aceitam 32...ou 36? Ou acaba por ser uma questão de estética?

Elucidem-me sff! Debitem lá alguma informação sff. Não percebo um boi disto, mas quero meter as jantes/pneus na mota, mas não sei ao certo o que procurar, o que serve e não serve...

Obrigado!!

Eu comprava as do link e não pensava mais nisso. Já vem com cubos, pneus, etc... Só não são é da medida perfeita, se fossem mais largos um bocado Rolling Eyes

Psittacus

Mensagem  L_Cobain27 em Qui 14 Abr 2011, 10:27

exactamente , ficas é sem as rodas de mato ..

isso dos furos terás de ver de quantos furos é o teu cubo/aro actual , e depois encomendar , depois é arranjar os raios para o aro 17" , meter pneus de estrada e siga , é o mais fácil que podes fazer , sem ter de adaptar nada , e de forma a não comprar cubos , ficando assim mais barato .

L_Cobain27

Mensagem  BrianLima em Qui 14 Abr 2011, 11:23

L_Cobain27 escreveu:exactamente , ficas é sem as rodas de mato ..

isso dos furos terás de ver de quantos furos é o teu cubo/aro actual , e depois encomendar , depois é arranjar os raios para o aro 17" , meter pneus de estrada e siga , é o mais fácil que podes fazer , sem ter de adaptar nada , e de forma a não comprar cubos , ficando assim mais barato .

Desculpa insistir, mas....então se por hipótese, o meu cubo permitir apenas 32 raios, quando compro o aro tenho que ter atenção e comprar um aro que seja de 32. A mesma coisa se for de 36...Correcto?

Falando do anúncio que postei, e partindo do príncipio de que o meu cubo permite o mm número de raios com que as jantes vêm.... Compro uma jante, desenraio, tiro cubo e disco, enraio no cubo que está na mota e monto o disco original também....e fica resolvido, right? Ou o disco original pode também não bater certo com a jante?

É muita coisa para bater certo...confusão do #$"&%&$!

Obrigado!

BrianLima

Mensagem  L_Cobain27 em Qui 14 Abr 2011, 11:29

sim , se o teu raio/cubo actual for de 32 furos , compras de 32 , se for de 36 , compras de 36 , enraias , metes os discos originais , pneus de estrada e tá pronta Wink

se calhar tens transmissão de mato na mota , está muito curta talvez , convém meteres uma transmissão mais longa um pouco para não 'moer' tanto o motor , e não andares sempre em altas , e que permita alguma velocidade de ponta ..

L_Cobain27

Mensagem  BrianLima em Qui 14 Abr 2011, 13:39

L_Cobain27 escreveu:sim , se o teu raio/cubo actual for de 32 furos , compras de 32 , se for de 36 , compras de 36 , enraias , metes os discos originais , pneus de estrada e tá pronta Wink

se calhar tens transmissão de mato na mota , está muito curta talvez , convém meteres uma transmissão mais longa um pouco para não 'moer' tanto o motor , e não andares sempre em altas , e que permita alguma velocidade de ponta ..

Obrigado pela ajuda mas, não corro o risco das jantes não darem com os cubos originais? Ou são sempre compatíveis? Os discos só têm que bater certo com os cubos? Não tem nada a ver com a jante?

Desculpem as perguntas, mas isto não está nada fácil...

BrianLima

Mensagem  L_Cobain27 em Qui 14 Abr 2011, 19:43

se forem da mesma furação , 32 ou 36 furos dá garantidamente ..

os raios tens de arranjar para rodas 17 .

os discos é meter no fim , apertar tudo muito bem , aros , disco , etc , e siga ..

L_Cobain27

Mensagem  neon em Qui 14 Abr 2011, 20:04

Brian, parece-me que estás a fazer alguma confusão com os termos.
Jante é o conjunto de aro, cubo e raios.
Assim sendo, se quiseres manter os cubos que tens, basta comprares aros da medida que o cobain disse, raios para roda 17 e pneus, não precisando assim de te preocupares nem com cremalheira nem com o disco pois já tens Wink

neon

Mensagem  Amatsu em Qui 14 Abr 2011, 21:35

Brian , contas os raios que a tua jante tem! depois compras um aro com esse mesmo numero de furaçoes e esse mesmo numero de raios de 17" depois montas tudo, apertas o disco, cremalheira e assim no cubo e liga o motor e toca a andar (mas aconcelho a arranjares uma transmissao de SM ou estrada ou la como se chama xD para tal como disseram, nao moeres muito o motor, nao andares sempre ali a meter e tirar "mudanças" e lixares a caixa)

Amatsu

Mensagem  L_Cobain27 em Sex 15 Abr 2011, 01:36

Amatsu escreveu:Brian , contas os raios que a tua jante tem! depois compras um aro com esse mesmo numero de furaçoes e esse mesmo numero de raios de 17" depois montas tudo, apertas o disco, cremalheira e assim no cubo e liga o motor e toca a andar (mas aconcelho a arranjares uma transmissao de SM ou estrada ou la como se chama xD para tal como disseram, nao moeres muito o motor, nao andares sempre ali a meter e tirar "mudanças" e lixares a caixa)

não é só a caixa , é mesmo pelo esforço para andar , se estiver curta , e para evitar andar sempre em altas , provocando menos desgaste .

L_Cobain27

Mensagem  Amatsu em Sex 15 Abr 2011, 20:36

exacto, metendo a transmissao para estrada depois nao anda com o motor em altas rotaçoes e a fazer alto basqueiro por aí.....xD

Amatsu

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 19:49

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

:: Geral :: Geral

Permissão deste fórum: