Aulas de condução de 125CC (Updates)

:: Geral :: Geral

Página 2 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Aulas de condução de 125CC (Updates)

Mensagem  roberto666 em Qua 15 Jun 2011, 15:26

claro , metia ao pe do radio e tu ias a ouvir radio que sempre ajuda a que as coisas saiam mais naturalmente Cool

roberto666

Mensagem  carlos.lima em Qua 15 Jun 2011, 18:19

mas cuidado que isso pode-se tornar uma distracção Wink

carlos.lima

Mensagem  OldMan em Qua 15 Jun 2011, 19:43

Para não estar a responder directamente a alguém vou só deixar o meu feedback.
Nunca tinha andado de mota até ter aulas de condução. O trânsito não era a minha maior preocupação porque já andava de bicicleta na estrada, ainda assim, da primeira vez que o instrutor me disse "hoje vais sozinho" fiquei um bocado assustado. Quando saímos da escola deixei a mota ir abaixo logo nos primeiros metros, ela ainda estava fria e eu não estava habituado a lidar com isso. Fiquei parado no meio da rua... tive que arrastar a mota até ao passeio e ficar a tentar perceber porque é que ela não ligava. Entretanto o instrutor voltou para trás para ver o que se passava.

@Ruipist, não estejas preocupados com a pressa dos outros condutores. Vai sempre haver quem vai buzinar e vai sempre haver quem vai olhar para ti. O que tens que fazer é concentrar-te na tua tarefa e abstrair-te do resto. Olhar para as caras das pessoas não ajuda em nada. Não convém fixares os olhos num objecto para não olhares para elas, mas mesmo que fosses a pé na rua, se olhares para uma pessoa essa pessoa vai olhar para ti.

Quanto à embraiagem, como eu também era maçarico, muitas vezes deixei a mota ir abaixo. Ainda hoje em dia 1x por mês ou coisa do género, deixo. Quando arranco dos semáforos largo a embraiagem demasiado rápido e lá fico eu a empatar a malta durante uns segundos Laughing

O importante para mim é aquilo que já aqui disseram: habituares-te à mota e saberes onde é o ponto da embraiagem em que ela começa a pegar, controlando isso vai-te facilitar muita coisa. Tanto em arranques, como em reduções, como em arranca-para, ou mesmo nos 8's.

Isso de a esganar, eu não aconselho. Primeiro dedica-te a perceber como é que ela funciona e habitua-te a ela (não é de uma aula para a outra) e depois logo vês se ainda vale a pena andar a esganar. Não te esqueças que quem vai em cima da mota és tu, ainda que a mota não seja tua, cair nunca é bom. E na maior parte das estradas em que deves andar 60km/h já é acima do limite máximo de velocidade.

Uma coisa que te pode ajudar a habtiuares-te ao ponto de embraiagem é quando parares no trânsito deixas algum espaço para o carro da frente e vais acelerando um bocado e largando a embraiagem. Ou seja, em vez de estares simplesmente parado, podes ir treinando isso de cada vez que ficares parado, não é saudável para a mota mas suponho que não estejas muito preocupado com isso.

OldMan

Mensagem  L_Cobain27 em Qua 15 Jun 2011, 19:53

bom post OldMan thumbup

só tenho um contra a dizer ..

é preferível ele esganar 3ª e ir a 60km/h , do que ir em quinta , com a mota muito mais solta , que em caso de travagem mais brusca , pode-se atrapalhar um pouco , em terceira , largando acelerador , trava muito mais com o motor a mota Wink

L_Cobain27

Mensagem  camsilva em Qua 15 Jun 2011, 20:54

L_Cobain27 escreveu:bom post OldMan thumbup

só tenho um contra a dizer ..

é preferível ele esganar 3ª e ir a 60km/h , do que ir em quinta , com a mota muito mais solta , que em caso de travagem mais brusca , pode-se atrapalhar um pouco , em terceira , largando acelerador , trava muito mais com o motor a mota Wink
Então eu acho que aí iria em 4ª..
Acho que ir em 3ª a esganar, ao largar acelerador ela vai mandar um solavanco grande que até o pode assustar caso não esteja a contar, eu pelo menos preferia ir mais em baixo e começar a reduzir de 4ª..
Just my 5 cent's

camsilva

Mensagem  MickaelG em Qua 15 Jun 2011, 22:15

Isso com calma vai lá

Eu das poucas aulas que tive passava o tempo ao ouvir: " Isso é para andar mais devagar pah" :acelera:

MickaelG

Mensagem  Ruipst em Qua 15 Jun 2011, 23:17

Bem, obrigado a todos pelas discas e updates. thumbup

Bem vou fazer aqui um update da aula de hoje, como convinado com o instructor hoje a aula iria começar ás 16h.00 e como tal, as 16h.oo em ponto la estava eu na escola de condução mal cheguei ele ainda não estava la, mas como vi o carro pela janela fui la ter e ele estava a dormir no lugar do passageiro laugroling , o que me pôs ainda mais nervoso pois não sabia o que fazer, bem la usei a técnica de tossir e ele acordou, entramos no carro e aí estava mesmo nervoso, com aquela sensação na barriga que toda a gente deve saber como é, fomos buscar a moto saí da garagem sozinho sem problemas mandou-me então encostar para ele fechar a porta, mandou-me seguir e deparei-me logo com uma subidona terrivel e ainda por cima com um STOP no topo, tive de parar mas arranquei sem problemas fiquei mesmo supreendido, depois de sair do centro da cidade ja muito mais aliviado ia a 50kmh e ele pelo walkie-talkie a dizer "Isso não dá mais!?" e eu como não podia responder ele ultrapassou-me e disse para fazer o que ele fizesse e então acelarei mais para o acompanhar e entretanto "Vai mais devagar!?,e eu a pensar "A bocado ia devagar agora vou depressa não o percebo, depois disse como passar numa rotunda, passando a rotunda entramos numa localidade e parecia não haver transito nenhum mas de repente começaram a aparecer cada vez mais carros, de repente surge uma situação que ainda me deixou mais nervoso um carro vem a ultrapassar e mete-se entre mim e o instructor mas foi mesmo por uns meros centimetros que o gajo não me mandava uma pantofada, fiquei mesmo muito assustado, mas depois mais nenhuma situação invulgar aconteceu até ao fim da aula, tudo correu bem, com isto concluo que não é preciso ir nervoso para uma aula, tenho é que confiar mais em mim e as coisas vão surgindo normalmente.

Bem quanto aos esganar as mudanças realmente tanto em cidade como no centro a 3ª deu bem para ir a 60/70 sem esganar a moto, raramente metia a 4ª o que me indica que afinal estava a meter as mudanças muito cedo.

Na próximo aula vou começar a fazer 8's, o que acham dos 8's são muito dificeis?, é que na moto da minha escola não deve dar la grande jeito para os fazer... hmmmm

OBS: Deixei a moto ir uma vez a baixo mas foi fora da cidade, ele nem se apercebeu. Very Happy

Ruipst

Mensagem  Amatsu em Qua 15 Jun 2011, 23:51

a minha aula na cidade vai ser amanha de manha

eu tambem pus logo a 5ª a 60km/h como tu nas minhas primeiras 2 aulas xDDD

Os 8's no inicio foi dificil atinar com aquilo pois foi logo a primeira coisa que fiz e ainda nao estava habituado á mota. Não podes acelerar quase nada nem usar embraiagem , apenas o travão de trás, tens que meter os piscas e tal xD. Foi assim que o meu instructor me ensinou Wink (PS: os 8's é em estradas inclinadas)
A minha aula amanha, em principio vou eu a frente e o instrutor vem atras a dar a minha aula e a de carro a uma rapariga xD

Amatsu

Mensagem  Ruipst em Qui 16 Jun 2011, 00:05

Sim, ja me disseram que os 8´s se fazem sempre em estradas inclinadas, a rapariga é bonita?, agora não te ponhas a olhar pelo retrovisor para ela rolo tens de manter os olhos na estrada e vê la se ela te passa a feroo. Very Happy

Não vas nervoso porque so dificulta ainda mais as coisas eu tive hoje aula ia muito nervoso mas não custou nada, toma muita atenção ao que te rodeia e boa sorte. thumbup

Ruipst

Mensagem  Amatsu em Qui 16 Jun 2011, 00:11

Ruipst escreveu:Sim, ja me disseram que os 8´s se fazem sempre em estradas inclinadas, a rapariga é bonita?, agora não te ponhas a olhar pelo retrovisor para ela rolo tens de manter os olhos na estrada e vê la se ela te passa a feroo. Very Happy

Não vas nervoso porque so dificulta ainda mais as coisas eu tive hoje aula ia muito nervoso mas não custou nada, toma muita atenção ao que te rodeia e boa sorte. thumbup

ai se não é gira... baba
ahahaah

sim, a ver se me acalmo um pouco :s
eu quando experimento algo novo gosto de faze-lo sozinho sem ninguem a olhar para mim, mas pronto , vou ter o instrutor e a rapariga xDD

Obrigado pela dica

Amatsu

Mensagem  rossi em Qui 16 Jun 2011, 00:51

Um tópico para maçaricos??? Eheheh Laughing
Tou só a bricar pessoal!!! Laughing

Desejo boa sorte aos iniciados, que as aulinhas vos corram bem e o exame ainda melhor. thumbup

rossi

Mensagem  Amatsu em Qui 16 Jun 2011, 01:00

O exame de codigo já foi, so falta o de condução *.*

e Obrigado Rossi

Amatsu

Mensagem  Ruipst em Qui 16 Jun 2011, 12:43

Maçaricos por agora, pros daqui a pouco. Twisted Evil

Ruipst

Mensagem  OldMan em Qui 16 Jun 2011, 13:28

Ruipst escreveu:Sim, ja me disseram que os 8´s se fazem sempre em estradas inclinadas
Não comecei a fazer em estradas inclinadas, comecei por uma rua larga, sem movimento praticamente nenhum (rua sem saída) e em paralelos. Alargava tanto os 8's que houve uma vez que fui com a roda ao passeio... o que vale é que a mota era leve (Cityfly). Depois disso passei para uma rua com mais movimento em alcatrão e mais estreita. O último "nível" foi numa rua com movimento em paralelos e inclinada.

Para os 8's o meu instrutor ensinou-me uma técnica que resultava bastante bem. Nunca deixes a rotação do motor descer muito, usa a embraiagem para "acelerar" e o travão de trás para travar. A rotação do motor faz com que a mota fique incrivelmente mais estável e haja menos probabilidade de a deixares cair nas curvas do 8. Sempre que precisares de travar apertas a embraiagem e usas só o travão de trás, mas nunca deixes a rotação descer muito.

OldMan

Mensagem  Amatsu em Qui 16 Jun 2011, 13:29

afinal ainda nao fui á cidade, a rapariga afinal foi outra, esta nunca tinha conduzido e entao pronto... estive novamente a beira da praia a passear ahahahha

Amatsu

Mensagem  L_Cobain27 em Qui 16 Jun 2011, 13:47

eu usava embraiagem nos 8's Wink

L_Cobain27

Mensagem  Amatsu em Qui 16 Jun 2011, 13:54

O meu instrutor diz que nao posso usar :S

Amatsu

Mensagem  L_Cobain27 em Qui 16 Jun 2011, 13:56

sabe lá ele se usas ou não , quem vai na mota és tu ..

L_Cobain27

Mensagem  camsilva em Qui 16 Jun 2011, 13:58

Amatsu escreveu:O meu instrutor diz que nao posso usar :S
L_Cobain27 escreveu:sabe lá ele se usas ou não , quem vai na mota és tu ..
Não podes?! O meu instrutor disse-me que era um óptimo truque, e que era a melhor forma de fazer.. Estava a incentivar-me! E eu agora uso quando tou na palhaçada a fazer coisas dessas x) No exame e nas aulas não usava porque não tinha controlo da embraiagem, mas dá muito jeito.

camsilva

Mensagem  Ruipst em Qui 16 Jun 2011, 22:56

Amatsu faz la um update da tua primeira aula para ficarmos a saber como foi, faz um bom texto, não queremos um biblia mas sim um bom texto. thumbup

Ruipst

Mensagem  TeK em Sex 17 Jun 2011, 11:44

Eu na minha primeira aula perdi-me do instrutor e fui dar um passeio pela cidade xD

TeK

Mensagem  Ruipst em Sex 17 Jun 2011, 13:20

E que lol, mas ele não começou a chamar por pelo walkie-talkie? Laughing

Ruipst

Mensagem  TeK em Dom 19 Jun 2011, 14:21

Qual walkie-talkie, isso é só no exame xD
Na minha escola nas aulas nao se usa.

TeK

Mensagem  Ruipst em Dom 19 Jun 2011, 15:11

Lol, na minha usa-se senão não te habituas a andar sozinho.

Ruipst

Mensagem  Psittacus em Dom 19 Jun 2011, 20:49

Reparei agora que a tua mota da escola era igualzinha à minha Laughing

Detestava-a mas já tenho saudades dela Razz

Bela mota, os joelhos até roçavam o chão de tão baixa que era xD

Psittacus

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 06:41

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

:: Geral :: Geral

Permissão deste fórum: