O QUE DEFINE UM SM

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O QUE DEFINE UM SM

Mensagem  sandro em Dom 03 Jul 2011, 21:13

pessoal está-me a dar uma travadinha de comprar uma mota de pista barata com uns aninhos com alguns cv para transformar numa SM ou numa hiper e o que eu gostaria que opinassem era em que aspecto uma SM ou uma hiper moto é defenida porque vendo agora a ducati nova do nando o conceito da sm é relativo porque para mim parece uma ducati monster com suspensoes maiores e escapes debaixo dos bancos(claro que nao tem nada a ver) e o que eu estava a pensar era numa mota que nao fosse muito larga e que sem crenagens nao fosse um molho de tubos e fios que tivesse um aspecto mais limpo tipo hornet; será que estou a ficar passado ou a sonhar muito alto desde que vi a transformaçao da africa twin fiquei com a pulga atras da orelha e ate tive quase a comprar uma at para perder umas noites de sono mas para estar a transformar uma mota com a mesmo potencia que a minha mais vale estar quieto por isso pensei "uma coisa mais bruta é que era" por acaso tenho andado a ver as supostas "café racers" (sim ,porque o pessoal que tem motas de pista sem crenagens e com uma mica dizem que é cafe racer e pensam na ideia deles que vale mais assim do que com crenagens) vi uma yzf750 que ate se enquadra nos meus criterios de avaliaçao para um possivel projecto; nao é muito larga nao é muito feia sem crenagens já tem suspensao invertida de origem que com sorte é só mudar as suspensoes sem ter de mudar os tês ;o quadro nao tem um agulo muito fechado e tem um sub quadro completamente desmontavel.
pontos a alterar numa possivel doadora
-gl novo da frente
-suspensao da frente
-volante
-abrir o angulo da suspensao trazeira
-fazer um sub quadro para os plasticos e banco novos "a pesquisar"
-mudar o deposito
-alterar a transmiçao para mais curta tipo stunt
-alterar coletores e escape
-fazer um tunel para o deposito novo e banco
-montar um amortecedor de direçao para controlar a cabra
-e mais importante tirar peso ; se bem se tirar deposito sub quadro bancos crenagens fica só o peso do motor ,rodas suspensoes quadro e pouco mais pelas minhas previsoes deve de ficar +- com 170 180 kg com 125cv

sinseramente acham que estou a ficar maluco?? hammer hammer hammer

sandro

Re: O QUE DEFINE UM SM

Mensagem  L_Cobain27 em Dom 03 Jul 2011, 21:17

um pouco .

com 180kg , vai ficar com o peso de uma XTX quase .

mais power , é certo , mas que só te vai ser util em recta , e mesmo investindo em boa suspensão e travagem não vais conseguir grande poder de travagem devido ao peso Rolling Eyes

e com o € que gastas numa yzf750 (1500 € a 2 mil €) , mais possivel material , mil e tal € , compras uma KTM 525 , e ficas com uma supermoto porreira para juntar à XR .

o mal do que tens em mente baseia-se no motor , são 4 cilindros , o motor é pesado , e não vais sentir uma mota leve por baixo de ti , já para não falar que a mota não vai chegar a ser estreita , no máximo , fica como uma hornet , e isso comparado com uma monocilindrica , tem muitas diferenças Wink

L_Cobain27

Mensagem  sandro em Dom 03 Jul 2011, 22:18

L_Cobain27 escreveu:um pouco .

com 180kg , vai ficar com o peso de uma XTX quase .

mais power , é certo , mas que só te vai ser util em recta , e mesmo investindo em boa suspensão e travagem não vais conseguir grande poder de travagem devido ao peso Rolling Eyes

e com o € que gastas numa yzf750 (1500 € a 2 mil €) , mais possivel material , mil e tal € , compras uma KTM 525 , e ficas com uma supermoto porreira para juntar à XR .

o mal do que tens em mente baseia-se no motor , são 4 cilindros , o motor é pesado , e não vais sentir uma mota leve por baixo de ti , já para não falar que a mota não vai chegar a ser estreita , no máximo , fica como uma hornet , e isso comparado com uma monocilindrica , tem muitas diferenças Wink

poder de travagem já tem ela com os travoes de origem ; sim tem 2 discos á frente e com outa suspensoes supostamete fica só com um ou entao arranjar umas suspensoes com dois apoios para duas bombas;e com o peso reduzido supostamente fica tao agil como uma xtx secalhar até mais mesmo em curva mas se formos a ver as ktm 950 e 990 a dorso duro e a hiper tambem sao motas largas e pesadas isto sao as que eu me lembro; mas isto ainda é apenas uma ideia maluca que ainda tem de ser bem estudada e contabilizada mas que ficava uma arma do caraças lá isso ficava arsenal rock

sandro

Mensagem  BroLy em Seg 04 Jul 2011, 08:53

As KTM 950 / 990 e as Hyper tem uma geometria diferente e são bicilindricos .. são quase tão largas como algumas monocilindricas ..

Por outro lado, toda a mota foi feita por engenheiros que percebem a sério do assunto em termos de geometrias, distribuição de pesos/massas, centro de gravidade etc .. daí que o resultado final seja óptimo e não se note assim tanto o peso .

Agora, andar com 1 mota de pista com alguns anos ( pesada ) ainda para mais com um 4 cilindros grande .. quando fores a fazer 1 curva mais apertada notas logo o peso brutal lá ..

w w w . r a c i n g s m . o r g

BroLy

http://www.racingsm.org

Mensagem  sandro em Seg 04 Jul 2011, 11:18

BroLy aka CheeseBERG escreveu:As KTM 950 / 990 e as Hyper tem uma geometria diferente e são bicilindricos .. são quase tão largas como algumas monocilindricas ..

Por outro lado, toda a mota foi feita por engenheiros que percebem a sério do assunto em termos de geometrias, distribuição de pesos/massas, centro de gravidade etc .. daí que o resultado final seja óptimo e não se note assim tanto o peso .

Agora, andar com 1 mota de pista com alguns anos ( pesada ) ainda para mais com um 4 cilindros grande .. quando fores a fazer 1 curva mais apertada notas logo o peso brutal lá ..

claro que essas motas (hyper) sao estudadas ao promenor ninguem mete isso em causa ; mas uma mota de pista se levar uma cura de emagrecimento tambem pode ficar com um peso aproximado de muitas SM mas claro que a distribuiçao de peso nao é rigorosa no caso da xtx com cento e muitos kg quase 200kg uma mota de pista mesmo antiga( de 90´as)

em principio fica com um peso aproximado secalhar com menos peso do que uma xtx e com o dobro dos cv; mas como já tinha referido isto ainda é só uma ideia maluca que estou ponderar em fazer claro que se eu vir que tem muitos contras nao vai avante,por isso mesmo é que eu abri este topico para saber as opinioes do pessoal ; se era ua ideia concretizavel ou uma maluquisse daquelas que batem forte lol!
mas se formos a ver á montes de pessoal que anda todos os dias com motas de pista sem crenagens (independentemente das causas) e o simples facto de nao terem as crenagens contribui significativamente para a instabilidade da moto porque as crenagens criam a down force para a estabilidade em velocidade e curva; e mesmo assim o pessoal anda com elas sem crenagens ; claro que esta ideia nao era para poder andar a 200kh ou mais com uma SM tambem nao sou assim tao apanhado lol! mas uma mota de pista modificada com uma trasmiçao mais curta e com menos peso deve de ser um animal do caneco ; mais que nao seja só por causa disso já valia a pena rock

sandro

Mensagem  Ruipst em Seg 04 Jul 2011, 13:05

Bicilindrica para conversão sm sempre tens uam Suzuki GS500e ou então uma que para mim ia ficar muito louca em conversão sm era a yamaha xt500 como podem ver nas fotos ela é assim:

(feinha)

Agora com a conversão sm:

ou então conversão cafe racer:

Não é nenhuma moto de pista mas para mim ficava muito louca, era uma supermoto classica. thumbup , mas se queres conversao de uma moto de pista para sm vais ter de apostar nas bicilindricas, tenta encontrar aquelas que tem um motor de dois cilindros com 75º tipo aqueles motores parecidos com os da harley davidson como esses não sao muito largos ja devia dar para converter em sm. Wink , atenção não estou a falar de harley davidsons tou a falar de motos de pista neste caso mais concretamente motos naked que usam um motor parecido.

Ruipst

Mensagem  sandro em Seg 04 Jul 2011, 15:21

para transformar uma gs500 tenho a minha xr650 que tem muito mais cv que a 500; na minha ideia para investir numa transformaçao destas tem de ser uma coisa realmente BRUTA 100cv para cima, mas ainda está em faze de estudo se chegar a vender a minha xr até ao fim do verao quase de certeza o projecto avança com mais fundo de maneio mas primeiro tenho de fazer um apanhado mesmo por alto de quanto é que me fica o investimento e se vale a pena 1º a mota base tem de estar mecanicamente em bom estado nao me interessa se tem crenagens ou nao nem farois só me interessa mesmo é a mecanica ,ciclistica o resto é conversa se encontrar uma assim ate 1000/ 1500€ ainda ia; e se gastar mais outros tantos na transformaçao é um caso a ponderar seriamente

ps: secalhar vou-me meter num molho de broculos que nunca mais me entendo e depois nem de pista nem SM lol! lol! lol! lol! rock

sandro

Mensagem  AE86 em Seg 04 Jul 2011, 16:58

É pá essa café racer tá mesmo linda, é capaz de ser uma das mais bonitas que já vi baba

AE86

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 19:42

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: