Dúvida em relação á carta :/

:: Geral :: Geral

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dúvida em relação á carta :/

Mensagem  B0k em Qua 13 Jul 2011, 12:07

Boas pessoal penso que isto seja a secção correcta se não for peço desculpa e que mudem para o tópico correcto, pois bem é assim estou a tirar a carta de carro (infelizmente chumbei no exame de código,e daqui a duas semanas vai ser a minha 2ª tentativa), o que eu queria saber é se vou conseguir adaptar-me bem á moto ou seja eu estou a tirar a carta de carro mas a carta possibilita-me a condução de moto até 125cc, sei andar de scooter e brinquedos desses (com mudanças automáticas), agora, após tirar a carta de condução, vou conseguir adaptar-me á moto sem aulas de condução de moto e.t.c...?! confused Abraço e boas curvas pessoal Wink

B0k

Re: Dúvida em relação á carta :/

Mensagem  camsilva em Qua 13 Jul 2011, 12:09

B0k escreveu:Boas pessoal penso que isto seja a secção correcta se não for peço desculpa e que mudem para o tópico correcto, pois bem é assim estou a tirar a carta de carro (infelizmente chumbei no exame de código,e daqui a duas semanas vai ser a minha 2ª tentativa), o que eu queria saber é se vou conseguir adaptar-me bem á moto ou seja eu estou a tirar a carta de carro mas a carta possibilita-me a condução de moto até 125cc, sei andar de scooter e brinquedos nesses, agora, após tirar a carta de condução, vou conseguir adaptar-me á moto sem aulas de condução de moto e.t.c...?! confused Abraço e boas curvas pessoal Wink
Amigo estás-te a esquecer de um pormenor.. A carta B (de carro, que estás a tirar) so te possiblita a condução de motociclos até 125cc após os 25 anos de idade

camsilva

Mensagem  B0k em Qua 13 Jul 2011, 12:13

camsilva escreveu:
B0k escreveu:Boas pessoal penso que isto seja a secção correcta se não for peço desculpa e que mudem para o tópico correcto, pois bem é assim estou a tirar a carta de carro (infelizmente chumbei no exame de código,e daqui a duas semanas vai ser a minha 2ª tentativa), o que eu queria saber é se vou conseguir adaptar-me bem á moto ou seja eu estou a tirar a carta de carro mas a carta possibilita-me a condução de moto até 125cc, sei andar de scooter e brinquedos nesses, agora, após tirar a carta de condução, vou conseguir adaptar-me á moto sem aulas de condução de moto e.t.c...?! confused Abraço e boas curvas pessoal Wink
Amigo estás-te a esquecer de um pormenor.. A carta B (de carro, que estás a tirar) so te possiblita a condução de motociclos até 125cc após os 25 anos de idade

A mim disseram-me o contrário! Mas agora deixaste-me na dúvida e como não tenho a certeza vou confirmar isso! Não me digas uma coisa dessas Twisted Evil

B0k

Mensagem  camsilva em Qua 13 Jul 2011, 12:16

Digo! Se não fizeres prova prática antes dos 25 anos, não tens habilitação para a categoria A1 (motociclos até 125cc)

camsilva

Mensagem  fundo em Qua 13 Jul 2011, 12:20

camsilva escreveu:Digo! Se não fizeres prova prática antes dos 25 anos, não tens habilitação para a categoria A1 (motociclos até 125cc)

mas no dia do exame de condução de carro, fazes uma prova de pericia com a mota só para mostrares que sabes andar de mota e ficas com carta para mota até 125cc

fundo

Mensagem  B0k em Qua 13 Jul 2011, 12:23

camsilva escreveu:Digo! Se não fizeres prova prática antes dos 25 anos, não tens habilitação para a categoria A1 (motociclos até 125cc)

Estou a ver isso agora e não me diz nada de 25 anos, mas pronto vou-me informar melhor na escola, affff, obrigado! :S

B0k

Mensagem  B0k em Qua 13 Jul 2011, 12:23

fundo escreveu:

mas no dia do exame de condução de carro, fazes uma prova de pericia com a mota só para mostrares que sabes andar de mota e ficas com carta para mota até 125cc
~~

Sério? lool, eles deixam fazer isso?! o.O

B0k

Mensagem  Hugu em Qua 13 Jul 2011, 12:25

So tens equivalência a A1 com mais de 25 anos, se quiseres ter a A1 antes tens sempre de fazer prova prática, naturalmente paga e marcada como qualquer outro exame prático.

Hugu

Mensagem  B0k em Qua 13 Jul 2011, 12:34

Meu tipo carta neste momento é o tipo B, será que consigo mudar para o tipo A1 ou B1?! Qual a diferença entre B1 e o A1?!

B0k

Mensagem  Ruipst em Qua 13 Jul 2011, 13:00

Para que queres a B1 se ja tens a B?, a B1 permite-te conduzir quadriciclos como moto4, matavelhos, buggy's etc, ora se ja tens a carta B ja tas habilitado a conduzir todos os veiculos que te permite conduzir a carta B1 mais os da carta B que são automoveis e triciclos, ora a carta A1 vai-te permitir conduzir motociclos até 125cc e triciclos de qualquer cilindrada, com a carta B é possivel conduzir motociclos com 125cc mas é apenas aos 25 anos se não estou em erro.

Ruipst

Mensagem  B0k em Qua 13 Jul 2011, 13:07

Ruipst escreveu:Para que queres a B1 se ja tens a B?, a B1 permite-te conduzir quadriciclos como moto4, matavelhos, buggy's etc, ora se ja tens a carta B ja tas habilitado a conduzir todos os veiculos que te permite conduzir a carta B1 mais os da carta B que são automoveis e triciclos, ora a carta A1 vai-te permitir conduzir motociclos até 125cc e triciclos de qualquer cilindrada, com a carta B é possivel conduzir motociclos com 125cc mas é apenas aos 25 anos se não estou em erro.

Pois mas eu cria conduzir mais cedo, não quero esperar pelos 25 anos percebes? xD ou seja agora acabo de tirar a carta tipo B e se quiser conduzir a mota já sem estar á espera dos 25 anos tenho que tirar a carta tipo A1 ou B1 certo?!

B0k

Mensagem  Jubalo em Qua 13 Jul 2011, 13:16

Têm aqui em pdf. o decreto de lei emitido em diário da república:

http://dre.pt/pdf1s/2009/08/15600/0526505265.pdf

Como podem ler:

"O disposto na alínea d) do n.º 4 do presente
artigo aplica -se a todos os titulares de carta de condu-
ção válida para a categoria B que cumpram uma das
seguintes condições:
a) Tenham idade igual ou superior a 25 anos;
b) Sejam titulares de habilitação legal válida para a
condução de ciclomotores."

Os titulares de carta de condução válida para a
condução de veículos da categoria B que tenham idade
inferior a 25 anos e não sejam titulares de habilitação
legal para a condução de ciclomotores estão sujeitos,
para os efeitos da alínea d) do n.º 4 do presente artigo,
à realização e aprovação em exame prático, sendo facultativa a instrução adicional em escola de condução."

OU SEJA:

Se não tens mais de 25 anos não podes conduzir motociclos da categoria A1 (125cc até 11KW). Se tiveres carta de carro e menos de 25 anos, podes candidatar-te junto do centro de exames a um exame prático de condução.

Jubalo

Mensagem  B0k em Qua 13 Jul 2011, 13:25

Jubalo escreveu:Têm aqui em pdf. o decreto de lei emitido em diário da república:

http://dre.pt/pdf1s/2009/08/15600/0526505265.pdf

Como podem ler:

"O disposto na alínea d) do n.º 4 do presente
artigo aplica -se a todos os titulares de carta de condu-
ção válida para a categoria B que cumpram uma das
seguintes condições:
a) Tenham idade igual ou superior a 25 anos;
b) Sejam titulares de habilitação legal válida para a
condução de ciclomotores."

Os titulares de carta de condução válida para a
condução de veículos da categoria B que tenham idade
inferior a 25 anos e não sejam titulares de habilitação
legal para a condução de ciclomotores estão sujeitos,
para os efeitos da alínea d) do n.º 4 do presente artigo,
à realização e aprovação em exame prático, sendo facultativa a instrução adicional em escola de condução."

OU SEJA:

Se não tens mais de 25 anos não podes conduzir motociclos da categoria A1 (125cc até 11KW). Se tiveres carta de carro e menos de 25 anos, podes candidatar-te junto do centro de exames a um exame prático de condução.

Muito obrigado pelo esclarecimento!!! então tenho de me dedicar agora a 100% para acabar a carta, e ir-me candidatar logo a seguir para o exame prático, o único problema é que não tenho muita prática a conduzir 125 :S

B0k

Mensagem  roberto666 em Qua 13 Jul 2011, 17:01

ou entao tiras a licença de 50cc que deve custar uns 30euros e assim ja podes conduzir mal acabes a carta b

roberto666

Mensagem  Ruipst em Qua 13 Jul 2011, 23:45

Não te preocupes não é nada dificil depois de meteres em cima e arrancares perdes o medo todo, falo por experiencia propria eu nunca tinha pegado numa moto em toda a minha vida na primeira aula ia muito nervoso mas depois de atinares com o arranque perdes logo o medo no meu caso que nunca tinha pegado numa moto so dei 3 aulas num circuito da escola de condução e depois vim logo para a rua com a moto.

Se tiveres receio em arrancar numa mota fazes como eu informas-te o melhor possivel e o youtube foi uma enorme ajuda para mim, porque encontrei la videos excelentes a explicar em como arrancar e guiar pela primeira vez. Wink

Se souberes andar de bicicleta de moto não é muito mais dificil pelo menos no meu caso não foi, a unica diferença que senti quando me sentei em cima dela foi a sensção de ser muito pesada mas isso foi so a primeira vez depois parece leve, e a outra foi de que não tinha de pedalar lol, mas como ja conduziste uma scooter na 125 a diferença é a posição de condução e o uso de embraiagem e mudanças e o peso mas vais ver que aprendes logo a andar na primeira aula, boa sorte. thumbup

Ruipst

Mensagem  B0k em Qui 14 Jul 2011, 11:31

roberto666 escreveu:ou entao tiras a licença de 50cc que deve custar uns 30euros e assim ja podes conduzir mal acabes a carta b

Se fizer isso consigo conduzir motas 125 confused

B0k

Mensagem  B0k em Qui 14 Jul 2011, 11:32

Ruipst escreveu:Não te preocupes não é nada dificil depois de meteres em cima e arrancares perdes o medo todo, falo por experiencia propria eu nunca tinha pegado numa moto em toda a minha vida na primeira aula ia muito nervoso mas depois de atinares com o arranque perdes logo o medo no meu caso que nunca tinha pegado numa moto so dei 3 aulas num circuito da escola de condução e depois vim logo para a rua com a moto.

Se tiveres receio em arrancar numa mota fazes como eu informas-te o melhor possivel e o youtube foi uma enorme ajuda para mim, porque encontrei la videos excelentes a explicar em como arrancar e guiar pela primeira vez. Wink

Se souberes andar de bicicleta de moto não é muito mais dificil pelo menos no meu caso não foi, a unica diferença que senti quando me sentei em cima dela foi a sensção de ser muito pesada mas isso foi so a primeira vez depois parece leve, e a outra foi de que não tinha de pedalar lol, mas como ja conduziste uma scooter na 125 a diferença é a posição de condução e o uso de embraiagem e mudanças e o peso mas vais ver que aprendes logo a andar na primeira aula, boa sorte. thumbup

Muito obrigadoooo!!! o que tenho mais medo é de não atinar com a embraiagem da mota o resto eu sei cuidar :S vamos lá ver como corre, e, obrigado mais uma vez pela ajuda Wink

B0k

Mensagem  roberto666 em Qui 14 Jul 2011, 11:48

B0k escreveu:
roberto666 escreveu:ou entao tiras a licença de 50cc que deve custar uns 30euros e assim ja podes conduzir mal acabes a carta b

eu quando fu tirar a carta de 125cc aos 16 anos ja tinha licença de50cc e cheguei la e lembro-me de o homem me dizer que a mim nao compensava porque com esta nova leia como eu tinha a licença chegava aos 18 tirava a carta de carro e podia conduzir logo 125cc , nao sei se é verdade mas informate á cerca disto na escola de conduçao

roberto666

Mensagem  B0k em Qui 14 Jul 2011, 11:57

roberto666 escreveu:
B0k escreveu:

eu quando fu tirar a carta de 125cc aos 16 anos ja tinha licença de50cc e cheguei la e lembro-me de o homem me dizer que a mim nao compensava porque com esta nova leia como eu tinha a licença chegava aos 18 tirava a carta de carro e podia conduzir logo 125cc , nao sei se é verdade mas informate á cerca disto na escola de conduçao

O que me disseram foi que, com este tipo de carta que estou a tirar, tipo B, só podia conduzir 125cc aos 25 anos Mad mas não sei se lês-te em cima, disseram para quando fosse fazer o exame de carro para me chegar á frente e dizer para me pôr á prova a andar de mota mas não sei se esse metodo vai resultar lol, hoje não vou poder ir á escola de condução perguntar, vai ter que ficar para amanhã ou assim...

B0k

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 06:03

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

:: Geral :: Geral

Permissão deste fórum: