Proxima mota do MeGaHeRtZ

Página 5 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Proxima mota do MeGaHeRtZ

Mensagem  N@ndo em Qui 18 Ago 2011, 10:26

Eu vou agora também puxar a brasa à minha "sardine"... em relação ao "peso" na Hyper, ontem fui dar uma volta à noite por algumas zonas rápidas com curvas, e de facto penso que o "peso" dela advém da posição de condução e do baixo centro de gravidade... mas em certos tipos de curvas, parece que vai em carris...

Eu também sempre tive "trail's" (apenas tive uma NSR), apenas ontem apliquei os ensinamentos do El President, de "mandá-la" para o chão na curva. Wink

Além de que basta ligá-la, e ouvir a "pandeireta", para ficar logo com um mega-smile!

N@ndo

Mensagem  Lourenço em Qui 18 Ago 2011, 10:33

Uma questão a hyper da para andar bem a 2?

Ou sou eu que ja nao me lembro de nada de fisica, ou a malta anda aqui um bocado trocada, quanto mais baixo o centro de gravidade maior é a alavanca que nos temos em relaçao a fazer mover a mota, ou seja mais facil é de curvar a mota exemplo na ktm a duke tem o escape debaixo do motor para baixar o centro de gravidade e tornar a mota mais facil de virar , quanto mais alta do chao motor mais acima escapes em cima etc o centro de gravidade sobe mais dificil de a curvar parece mais pesada, mas depois sei que isto depende se o centro de gravidade está acima ou abaixo do centro das jantes.
É só uma ideia ja larguei fisica ha uns anos tinha de ir olhar para um livro e nao me apetece.

Cumprimentos,

Lourenço

Lourenço

Mensagem  RickyFMX em Qui 18 Ago 2011, 10:34

pedrotiago escreveu:
joãokx escreveu:
pedrotiago escreveu:sinceramente nao ia para a ducati... conheco um rapaz que comprou a 696 monster na ducati lisboa com termignoni e tal, toda pipi. Ele teve a dizer.me que a mota de vez em quando só pega de empurrao, fui á ducati dizem que é um problema de fábrica e nao podem fazer nada Rolling Eyes
E agora nenhum de nós vai comprar uma Ducati, por causa disso! muito bem Suspect
Acho que já nem as quero ver à frente, bolas! lol!
uma marca que faz um erro e nao se responsabiliza por ele... Rolling Eyes

Mas olha que eu conheço mais que uma pessoa com 696, e uma delas já tem mais de 20000kms e nunca deu problemas....

Acho que o teu colega está a ser brando.
Eu com um veiculo novo + um problema = não saia da oficina até ter o problema resolvido ou outra moto nas mãos! Evil or Very Mad

De qualquer maneira, acho que uma moto fixe para o MegaHertz devia ser uma KTM 990 SMR!!!!! Twisted Evil

RickyFMX

http://www.supermoto-portugal.com

Mensagem  N@ndo em Qui 18 Ago 2011, 10:36

Lourenço escreveu:Uma questão a hyper da para andar bem a 2?

Dá na boa, a minha namorada é pouco mais baixa que eu, e ela diz que vai bastante à vontade.

N@ndo

Mensagem  nunes09 em Qui 18 Ago 2011, 10:42

Sempre é melhor que a 690 SMC xD.

nunes09

Mensagem  camsilva em Qui 18 Ago 2011, 13:19

Lourenço escreveu:Uma questão a hyper da para andar bem a 2?

Ou sou eu que ja nao me lembro de nada de fisica, ou a malta anda aqui um bocado trocada, quanto mais baixo o centro de gravidade maior é a alavanca que nos temos em relaçao a fazer mover a mota, ou seja mais facil é de curvar a mota exemplo na ktm a duke tem o escape debaixo do motor para baixar o centro de gravidade e tornar a mota mais facil de virar , quanto mais alta do chao motor mais acima escapes em cima etc o centro de gravidade sobe mais dificil de a curvar parece mais pesada, mas depois sei que isto depende se o centro de gravidade está acima ou abaixo do centro das jantes.
É só uma ideia ja larguei fisica ha uns anos tinha de ir olhar para um livro e nao me apetece.

Cumprimentos,

Lourenço

Se assim for, eu ando trocado mesmo.. Mas penso que é o contrário Rolling Eyes

camsilva

Mensagem  realinho em Qui 18 Ago 2011, 13:30

quanto mais baixo melhor.
julgo que o nando se esta a referir é ao facto da hyper se conduzir muito em cima do guiador

realinho

Mensagem  BroLy em Qui 18 Ago 2011, 13:40

N@ndo paneleiro tens ido andar e não dizes nada ?
Andas a treinar na Hyper às escondidas é ? twofinger

w w w . r a c i n g s m . o r g

BroLy

http://www.racingsm.org

Mensagem  N@ndo em Qui 18 Ago 2011, 13:45

realinho, eu por acaso pensava que era ao contrário... eu tenho mais "confiança" a curvar na Husky que na Hyper, mas também pode ser o factor psicológico a funcionar... Wink

Broly, népia, fui só jantar à Margem Sul e fui nela... acho que amanhã dão chuva, senão íamos dar a volta "semanal".

N@ndo

Mensagem  AE86 em Qui 18 Ago 2011, 14:12

Quanto mais alto o centro de massa, mais tendência tem a mota para se deitar, quando mais baixo é o inverso.Nas motas, ao contrário dos carros, não se quer o centro de massa o mais baixo possível, pretende-se sim é uma medida q.b., pois é um dos grandes responsáveis pelo carácter da ciclística da mota.
Lourenço o efeito alavanca não o estás a ver correctamente, o eixo de rotação de uma mota está nas extremidades dos pneus (junto ao chão é claro), logo quanto maior for o braço da força (distância ao eixo), maior vai ser o momento exercido.
Exemplo prático:
Tentem fechar uma porta com um dedo quase junto ás dobradiças (eixo de rotação) e depois façam o mesmo na extremidade da porta junto ao trinco, tentem usar a mesma pressão nos dois casos e vão ver que no 1º a porta apresenta uma maior resistência a ser rodada.

Última edição por AE86 em Qui 18 Ago 2011, 14:16, editado 1 vez(es)

AE86

Mensagem  Jubalo em Qui 18 Ago 2011, 14:13

É só Einstein's

Jubalo

Mensagem  camsilva em Qui 18 Ago 2011, 14:19

AE86 escreveu:Quanto mais alto o centro de massa, mais tendência tem a mota para se deitar, quando mais baixo é o inverso.Nas motas, ao contrário dos carros, não se quer o centro de massa o mais baixo possível, pretende-se sim é uma medida q.b., pois é um dos grandes responsáveis pelo carácter da ciclística da mota.Lourenço o efeito alavanca não o estás a ver correctamente, o eixo de rotação de uma mota está nas extremidades dos pneus (junto ao chão é claro), logo quanto maior for o braço da força (distância ao eixo), maior vai ser o momento exercido.
Ahh assim está melhor, também acho que é isto.. Nos carros, como o AE86 disse e bem, procura-se o centro de massa o mais baixo possível devido á estabilidade, principalmente em curva, para não "descolar" a alta velocidade.
Nas motas procura-se um ponto intermédio, para facilitar a entrada em curva, sem prejudicar a estabilidade

camsilva

Mensagem  AE86 em Qui 18 Ago 2011, 14:36

Nos carros é para evitar ao mínimo o rolamento de carroçaria, de modo a facilitar o trabalho ás suspensões. O não descolar a alta velocidade é contrariado pelo efeito de solo e com downforce gerada por aileron's, spoiler's, splitter's e/ou canards.
E relativamente aos escapes debaixo do motor, é na procura pela centralização de massa, tentar colocar os elementos de maior peso o mais perto possível do centro de rotação da mota (eixo vertical), pois são estes que irão influenciar mais, com os seus potências momentos de inércia maiores, a maior ou menor velocidade de rotação da mota (em curva).
Exemplo:
Se pegares numa vassoura pela parte de cima e tentares descrever um arco à tua volta e depois a pegares pela parte debaixo e tentares fazer o mesmo, vais verificar que no primeiro caso com a mesma força (momento angular) vais ter uma velocidade maior (velocidade angular).

AE86

Mensagem  RickyFMX em Qui 18 Ago 2011, 15:23

Mas ó Fernando.... Fernaaando...

Imagina que tens um ponto Pi de massa de centralização vezes a raiz quadrada do centro de rotação, o que é melhor?

No
Esperem vou tomar os comprimidos....

Mega, já compraste a moto nova ou não?
needpics

RickyFMX

http://www.supermoto-portugal.com

Mensagem  AE86 em Qui 18 Ago 2011, 15:32

Laughing Laughing Laughing Laughing

AE86

Mensagem  nunes09 em Qui 18 Ago 2011, 16:49

AE 86 o teu raciocinio está certo, mas aplicaste de forma errada, o mais simples é pensar de que maneira seria mais fácil levantar uma mota. Uma trail com 180 quilos, ou uma R com 180 quilos!!!
arsenal

nunes09

Mensagem  nunes09 em Qui 18 Ago 2011, 16:51

O que tu queres não é facilidade em se deitar, mas sim em estar deitada e a levantar para o outro lado.
Ou seja com um centro de gravidade muito alto, é fácil deitar, mas depois tens de fazer uma força du KRLh, para a levantar.
Enquanto que com um centro de gravidade baixo, é como se não existisse, quer seja para a deitar ou levantar!
Ou seja devido ao momento da força do centro de massa ser menor, numa mota com um centro de gravidade mais baixo, torna-se mais ágil!

nunes09

Mensagem  camsilva em Qui 18 Ago 2011, 18:47

nunes09 escreveu:O que tu queres não é facilidade em se deitar, mas sim em estar deitada e a levantar para o outro lado.
Ou seja com um centro de gravidade muito alto, é fácil deitar, mas depois tens de fazer uma força du KRLh, para a levantar.
Enquanto que com um centro de gravidade baixo, é como se não existisse, quer seja para a deitar ou levantar!
Ou seja devido ao momento da força do centro de massa ser menor, numa mota com um centro de gravidade mais baixo, torna-se mais ágil!
Bem visto, não tinha pensado nesta parte.. Wink

Voltando ao tópico: Já há novidades?! Twisted Evil

camsilva

Mensagem  Lourenço em Qui 18 Ago 2011, 19:32

afinal a minha ideia fazia sentido... ja larguei massa e centragem ha 4 anos e nao me apeteceu rever apontamentos lol

Lourenço

Mensagem  nunes09 em Qui 18 Ago 2011, 19:34

Lourenço nem fazia sentido o contrario, vias o exemplo do piloto de SM que até a bateria pos em baixo para baixar o centro de gravidade.

nunes09

Mensagem  realinho em Qui 18 Ago 2011, 20:29

N@ndo escreveu:realinho, eu por acaso pensava que era ao contrário... eu tenho mais "confiança" a curvar na Husky que na Hyper, mas também pode ser o factor psicológico a funcionar... Wink

Broly, népia, fui só jantar à Margem Sul e fui nela... acho que amanhã dão chuva, senão íamos dar a volta "semanal".
têns de ganhar confiança, mas a husky sera sempre mais ligeira a meter em curva a hyper sera sempre mais estavel em vel maiores, o problema da hyper é a posiçao redical muito em cima do guiador, mas depois de te habituares nao queres outra coisa.

realinho

Mensagem  pedrotiago em Qui 18 Ago 2011, 22:09

AE86 escreveu:Quanto mais alto o centro de massa, mais tendência tem a mota para se deitar, quando mais baixo é o inverso.Nas motas, ao contrário dos carros, não se quer o centro de massa o mais baixo possível, pretende-se sim é uma medida q.b., pois é um dos grandes responsáveis pelo carácter da ciclística da mota.

tao porque razao usa-se rodas 17" e nao 21"? e as motas de gp têem suspensoes bem baixas? Rolling Eyes

pedrotiago

Mensagem  N@ndo em Qui 18 Ago 2011, 22:12

realinho escreveu:
N@ndo escreveu:realinho, eu por acaso pensava que era ao contrário... eu tenho mais "confiança" a curvar na Husky que na Hyper, mas também pode ser o factor psicológico a funcionar... Wink

têns de ganhar confiança, mas a husky sera sempre mais ligeira a meter em curva a hyper sera sempre mais estavel em vel maiores, o problema da hyper é a posiçao redical muito em cima do guiador, mas depois de te habituares nao queres outra coisa.

Sim, isso é verdade, aquela sensação de que vamos num monociclo, é brutal! Very Happy Very Happy

A ver se apareces num evento do fórum, para te pagar um café pelas "dicas" que me deste antes de comprar a bicha. Wink

N@ndo

Mensagem  Jomba em Qui 18 Ago 2011, 22:21

.

Eu tenho o mesmo problema e acho que é psicológico... Com a WR abuso mais (no mato) e não me chateia muito a ideia de cair, na SMC tenho mais receio de cair e "esfolar" a mota toda... Rolling Eyes

Jomba

Mensagem  nunes09 em Sex 19 Ago 2011, 00:26

A principal razão para mudar as jantes, é os pneus. Não há pneus pista jante 19 xD.
è claro que ajuda o formato, mas a maior diferença é o pneu.

nunes09

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 03:55

Conteúdo patrocinado

Página 5 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: