GPS vs Conta KM

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

GPS vs Conta KM

Mensagem  OldMan em Ter 13 Set 2011, 20:59

Ora boas!

Hoje lembrei-me de experimentar uma aplicação de GPS (fica a dica para quem tiver iOS: Kinetic GPS) e achei piada. Aquilo guarda o trajecto e uma série de dados interessantes para estatísticas.

Mas o que me surpreendeu mais e o que me trás cá, foi que num trajecto casa -> trabalho em que nem fui a puxar (velocidade média de 30km/h) ele marcou 110km/h de velocidade máxima. Hoje nem estava a reparar nisso, mas desde que tenho a mota o conta km nunca passou dos 105km/h e era a puxar.

Em qual deles devo confiar e porque é que há esta diferença?

OldMan

Re: GPS vs Conta KM

Mensagem  Jubalo em Ter 13 Set 2011, 21:17

Supostamente devias confiar no GPS porque os cálculos são matemáticos derivado da tua posição em função do tempo. Normalmente é ao contrário, o conta-Km acusa mais velocidade do que aquela que é verdadeiramente real.

Na minha opinião aquilo que o GPS diz está certo Smile

Jubalo

Mensagem  OldMan em Ter 13 Set 2011, 21:50

Jubalo escreveu:Supostamente devias confiar no GPS porque os cálculos são matemáticos derivado da tua posição em função do tempo. Normalmente é ao contrário, o conta-Km acusa mais velocidade do que aquela que é verdadeiramente real.

Isso preocupa-me um bocado porque posso ir a 40km/h no conta km e na verdade já passei dos 50km/h, preferia que fosse ao contrário... Há maneira de corrigir?

OldMan

Mensagem  Jubalo em Ter 13 Set 2011, 22:00

OldMan escreveu:
Jubalo escreveu:Supostamente devias confiar no GPS porque os cálculos são matemáticos derivado da tua posição em função do tempo. Normalmente é ao contrário, o conta-Km acusa mais velocidade do que aquela que é verdadeiramente real.

Isso preocupa-me um bocado porque posso ir a 40km/h no conta km e na verdade já passei dos 50km/h, preferia que fosse ao contrário... Há maneira de corrigir?

Também não é bem assim porque o conta-km só começa a ganhar imprecisões a velocidades mais altas. A velocidades mais baixas a diferença entre o que aparece e o real deve ser no máximo 1 ou 2 km/h

Jubalo

Mensagem  pedrotiago em Ter 13 Set 2011, 22:03

tens o mesmo perfil de pneus do livrete? o erro pode estar na alteraçao do diametro da roda, por ex: se puseres um pneu de perfil mais fino... ou entao a tua mota vem preparada para contar com as rodas de mato que têem muito mais diametro Rolling Eyes

pedrotiago

Mensagem  OldMan em Ter 13 Set 2011, 22:20

Sim, os pneus/rodas são de origem e como tem no livrete. Mas de facto há a outra versão de enduro que tem rodas maiores... hmmmm

OldMan

Mensagem  pedrotiago em Ter 13 Set 2011, 22:27

se tiver na garantia vai á AJP

pedrotiago

Mensagem  BroLy em Ter 13 Set 2011, 22:28

O problema nos GPS de smartphones é que as actualizações da posição espacial são muito espaçadas .. aquilo para estabilizar numa velocidade correcta é um pincel ..

Estou fartinho de fazer testes com o meu Galaxy S, já testei quase todas as aplicações possíveis de Tracking & GPS e só houve 1 que foi +- fidedigna .. mas tive que manter o ponteiro nos 160 km/h ( CBR 250 ) durante alguns segundos e aí o GPS marcou um valor coerente ..

Agora, de supermotard nunca consegui validar bem .. e eu ando com aquela bracadeira para o braço que o pessoal do jogging usa ..

Para ver velocidades de GPS, convém ter um GPS dedicado, tipo os Garmin eTrex e afins .. aquilo actualiza não sei quantas vezes por segundo .. o GPS interno dos telemóveis / smartphones modernos só actualizam 1 vez de 1 em 1 segundo ou mais ..

w w w . r a c i n g s m . o r g

BroLy

http://www.racingsm.org

Mensagem  pedrotiago em Ter 13 Set 2011, 22:34

mas até o meu telemovel marca a velocidade correcta porque é que um smartphones nao há-de marcar? scratch

agora é assim, marcaçoes perfeitas nao há porque os USA (têem os satelites) nao nos dao todas as coordenadas, e ve-se isso ao andar devagar a pé, o gps ás vzes até diz que tamos a "andar para traz" e eu proprio ja testei num Tomtom

pedrotiago

Mensagem  rossi em Qua 14 Set 2011, 00:25

OldMan escreveu:Sim, os pneus/rodas são de origem e como tem no livrete. Mas de facto há a outra versão de enduro que tem rodas maiores... hmmmm
Se o conta km fosse da versão enduro numa SM contava a mais e não a menos como é o caso. Wink

Lembro-me que à uns anos valente quando tinha a XT600 e converti a SM com os manometros de origem a mota contava a mais.

rossi

Mensagem  L_Cobain27 em Qua 14 Set 2011, 02:47

acredito que isso tenha o conta-km's de uma de enduro , ou então esteja mal calibrado Wink

era testares com um carro ao lado , ou com um GPS , e pendura ..

L_Cobain27

Mensagem  OldMan em Qua 14 Set 2011, 18:57

Andar com pendura está fora de questão, com carro ao lado também é pouco provável, mas hei-de perguntar lá na oficina quando lá voltar.

OldMan

Mensagem  nSilva89 em Seg 31 Out 2011, 23:16

nao te guies muito pelos gps.. ainda ha pouco tempo vi um programa no discovery que falava sobre gps e aquilo tem tantos mas tantos erros de calculo.. ate fiquei parvo ao ver aquilo.. os que davam informaçoes mais correctas, ainda eram aqueles que so dao mesmo os dados tipo velocidade e coordenadas e bussola e nao sei que.. sem mapas ou outras parvoices

nSilva89

Mensagem  waassuupp em Seg 31 Out 2011, 23:52

BroLy escreveu:O problema nos GPS de smartphones é que as actualizações da posição espacial são muito espaçadas .. aquilo para estabilizar numa velocidade correcta é um pincel ..

Estou fartinho de fazer testes com o meu Galaxy S, já testei quase todas as aplicações possíveis de Tracking & GPS e só houve 1 que foi +- fidedigna .. mas tive que manter o ponteiro nos 160 km/h ( CBR 250 ) durante alguns segundos e aí o GPS marcou um valor coerente ..

Agora, de supermotard nunca consegui validar bem .. e eu ando com aquela bracadeira para o braço que o pessoal do jogging usa ..

Para ver velocidades de GPS, convém ter um GPS dedicado, tipo os Garmin eTrex e afins .. aquilo actualiza não sei quantas vezes por segundo .. o GPS interno dos telemóveis / smartphones modernos só actualizam 1 vez de 1 em 1 segundo ou mais ..

Não estou muuito por dentro do assunto, mas diria que não tiveste muita sorte com as aplicações que experimentaste. Pelas investigações que fiz para desenvolver uma app para o IOS com GPS, a precisão da informação depende do serviço que se pede aos satelites, e muitas das app's para smartphones, pedem pouco para poupar bateria. Uma grande parte das app's disponíveis para os smartphones nem sequer têm os mapas em memoria, logo necessitam de ligação gprs (mais consumo de bateria), logo não se podem esticar a pedir serviço de gps.

Broly, experimentaste no Galaxy S software de navegação tipo Garmin, IGo, Tomtom, Navigon? Ou foi as outras app's de tracking?

waassuupp

Mensagem  BroLy em Ter 01 Nov 2011, 00:21

Experimentei praticamente todas as apps tracking free do android market.

A que deu melhores resultados só fornecia valores de speed, médias, odometer etc. .. Não era de mapas..

w w w . r a c i n g s m . o r g

BroLy

http://www.racingsm.org

Mensagem  waassuupp em Ter 01 Nov 2011, 00:29

BroLy escreveu:Experimentei praticamente todas as apps tracking free do android market.

A que deu melhores resultados só fornecia valores de speed, médias, odometer etc. .. Não era de mapas..

Pois em principio deve ser por isso. Como têm de usar GPRS e GPS, cortam-se um pouco a pedir serviço/ a actualizar a posição. Se não, a bateria vai-se num instante. Muitas dessas app's até estão vocacionadas para caminhadas, BTT e aí não se pode carregar a bateria ao mesmo tempo.

Oldman, se conseguires estabilizar a uma determinada velocidade durante alguns segundos, eu vou mais numa de acreditar no GPS, embora não conheça essa APP.

waassuupp

Mensagem  sandro em Ter 01 Nov 2011, 13:00

é pessoal eu tenho um tomtom one e a velocidade de actualizaçao de velocidade do gps é quase instantanea e o gps nao é daqueles todos xpto mas falando da comparaçao das veloci. de gps /conta km ,o que eu tenho na minha mota é daqueles das bicicletas e pela afinaçao que vinha nas instruçoes para afinar o conta km medir o perimetro total da roda etc.. e está completamente certo com o gps aliás o gps marca 1 km/h a mais que o conta km

sandro

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 14:23

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: