Ajuda Restauro

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Ajuda Restauro

Mensagem  camsilva em Qui 15 Set 2011, 19:01

Boas pessoal.
É o seguinte, o meu pai tem para aqui para casa uma yamaha de aproximadamente 1980, dt175.

Aquilo está parado para aí á 10 anos, mais coisa menos coisa.

O que me aconselham a ter atenção na hora de tentar restaurar aquilo? Limpar tubagens, mudar vela, gasolina, e tentar dar ao kics? Depois se pegar melhor, se não pegar, analisar do que possa ser..

Isto é o meu plano de trabalho, mas queria umas opiniões mais experientes Cool

Já agora, como a mota tem o sistema autolube (1980?! Este sistema tem mais anos que eu julgava Laughing ) mas não está a 100%, e para experimentar por o motor a funcionar, queria por gasolina de mistura directamente, mas não sei que quantidades usar.. Ouví falar em cerca de 2,5% de óleo relativamente a gasolina. Tipo: 0,1lt de óleo por 4lt de gasolina. Isto é coerente com o motor 175cc?

Depois quando conseguir ter aquilo a funcionar passo para o restante, como autolube, pneus e etc. Laughing

camsilva

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Re: Ajuda Restauro

Mensagem  L_Cobain27 em Qui 15 Set 2011, 19:43

mistura a 2% é suficiente , usava isso numa KTM 125 EXC , e nunca agarrou nas minhas mãos , nem nas mãos do rapaz a quem vendi , ora 5 litros de gasolina , 100 ml de óleo .

possivelmente os segmentos estão colados , visto ter passado tanto tempo , és capaz de ter de abrir motor Wink

depois claro , substituir tubagens , limpar , substituir vela , filtro de ar , limpar carburador , e por ai fora Wink

a suspensão possivelmente vai começar a babar óleo , os retentores devem ficar ressequidos com estes anos todos , e acabam por deixar passar óleo ..

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Re: Ajuda Restauro

Mensagem  AE86 em Sex 16 Set 2011, 09:05

10 anos parada?? Shocked É lá quase de certeza que o carburador deve estar cheio de porcaria, o depósito também é capaz de ter, vais precisar de uma vela nova, convém trocar óleo dos travões e das bainhas, etc, resumindo tens uma manutenção geral a fazer. Vê também o estado dos tubos dos travões e tal como o Cobain disse és capaz de ter de abrir motor, mas sendo um 2T também é cagado thumbup

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Re: Ajuda Restauro

Mensagem  andre em Sex 16 Set 2011, 13:42

mistura 2% se for sintético se for do outro é 3% não é cobain?

andre

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Re: Ajuda Restauro

Mensagem  camsilva em Sex 16 Set 2011, 18:54

O que uso para limpar o depósito? Banhoca de água de depois enxanguo com diluente?
A parte da água era gozo Laughing

camsilva

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Re: Ajuda Restauro

Mensagem  andre em Sex 16 Set 2011, 19:26

camsilva escreveu:O que uso para limpar o depósito? Banhoca de água de depois enxanguo com diluente?
A parte da água era gozo Laughing


se calhar a agua até não era má ideia , com pressão Twisted Evil

andre

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Re: Ajuda Restauro

Mensagem  pedrotiago em Sex 16 Set 2011, 21:03

mete gota directamente para o carburador e ve se pega, tao simples quanto isso Very Happy

pedrotiago

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Re: Ajuda Restauro

Mensagem  Ruipst em Sab 17 Set 2011, 00:43

pedrotiago escreveu:mete gota directamente para o carburador e ve se pega, tao simples quanto isso Very Happy

Ou então mete gasolina pelo sitio da vela ou seja directamente no pistão, meu mas isso é uma moto muito porreira e rara, cuida bem dela. thumbup

Ruipst

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Re: Ajuda Restauro

Mensagem  L_Cobain27 em Sab 17 Set 2011, 01:50

andre escreveu:mistura 2% se for sintético se for do outro é 3% não é cobain?

sim , mas hoje em dia praticamente só se vende óleo sintético , seja semi-sintético , ou 100% Wink

para limpar , pode ser mesmo com gasolina , metes alguma gasolina , meio litro por exemplo , sacas o depósito fora , e agitas (fechando tudo como é obvio) , repetes algumas vezes se vires que tem muito 'lixo' Wink

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Re: Ajuda Restauro

Mensagem  camsilva em Sab 17 Set 2011, 14:04

Ruipst escreveu:
pedrotiago escreveu:mete gota directamente para o carburador e ve se pega, tao simples quanto isso Very Happy

Ou então mete gasolina pelo sitio da vela ou seja directamente no pistão, meu mas isso é uma moto muito porreira e rara, cuida bem dela. thumbup
Por isso é que pus aqui o tópico, a ideia é começar a por o motor novamente a trabalhar tipo relógio, e depois sim avançar para uma restauração exterior. Quero por a máquina um brinco, os 36 anos dela já merecem um restauro dos bons Laughing Very Happy

EDIT: Alguém faz ideia que tipo de óleo usar? Andei a ver no manual, mas o que aparece em primeiro plano é "YAMA-LUBE" o que se traduz em 0 de informação aproveitável lol, depois em 2ª opção tinha "30wt, 2t, para motores arrefecidos a ar"
O 30wt é uma expressão inglesa, o manual está em ingles, frances e alemão. 30wt é o mesmo que nos "falamos" 30w? Se sim, 30w-xx
xx= ?

Alguma opinião?

Entretanto vou procurar no google por yama-lube Laughing

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Re: Ajuda Restauro

Mensagem  L_Cobain27 em Sab 17 Set 2011, 16:20

é o óleo da yamaha o tal yama-lube Wink

mas referes-te ao óleo de mistura ou ao óleo de motor/caixa ? se for o de motor/caixa , usa 10-40 Wink

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Re: Ajuda Restauro

Mensagem  andre em Sab 17 Set 2011, 16:59

Ao inicio por a moto estar parada convém fazer uma mistura com mais óleo ?

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Re: Ajuda Restauro

Mensagem  L_Cobain27 em Sab 17 Set 2011, 17:39

ainda nem se sabe se pega Laughing

convém óleo a mais , sim , mas , o importante aí é ver o que a mota precisa a nivel de motor , etc , ver se pega , e assim ..

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Re: Ajuda Restauro

Mensagem  camsilva em Sab 17 Set 2011, 18:27

L_Cobain27 escreveu:é o óleo da yamaha o tal yama-lube Wink

mas referes-te ao óleo de mistura ou ao óleo de motor/caixa ? se for o de motor/caixa , usa 10-40 Wink
Estava mais a falar do óleo de mistura mesmo, de motor ia por 10-40 por acaso calhou bem ja fiquei mais descansado Laughing
Mas e para mistura? É que ouví dizer que aquilo convinha usar um determinado óleo, do qual desconheço características..

PS: E além disso o meu conhecimento de motores/mecânica não é nada de abusivo Rolling Eyes

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Re: Ajuda Restauro

Mensagem  L_Cobain27 em Sab 17 Set 2011, 20:13

um óleo sintético , para motores 2T .

eu na DTR não usava 100% sintético devido ao preço , e por não me compensar , usava putoline TT sport , e nunca deu chatices .

podes usar motul 710 por exemplo .


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Re: Ajuda Restauro

Mensagem  camsilva em Ter 20 Set 2011, 13:06

Vou seguir os conselhos, quando tiver novidades digo algo Laughing

Obrigado a todos Wink

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Re: Ajuda Restauro

Mensagem  rossi em Qua 21 Set 2011, 01:58

E uma foto do clássico??? Very Happy

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Re: Ajuda Restauro

Mensagem  andre em Qua 21 Set 2011, 14:08

rossi escreveu:E uma foto do clássico??? Very Happy

digo o mesmo , até abrir um tópico a mostrar a restauração ! Wink

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Re: Ajuda Restauro

Mensagem  camsilva em Qui 22 Set 2011, 17:31

andre escreveu:
rossi escreveu:E uma foto do clássico??? Very Happy

digo o mesmo , até abrir um tópico a mostrar a restauração ! Wink
A restauração vai ser mais a base de limpeza do depósito e gasolina nela a ver se pega, além da vela claro..
Quando tiver algum tempo tiro umas fotos decentes, e se começar a limpar logo, tiro ao processo também Laughing

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Re: Ajuda Restauro

Mensagem  camsilva em Sex 30 Dez 2011, 22:55

Bem, é so para avisar que hoje ja fez barulho! Mistura pela ranhura da vela a dentro e bota kiks nela, já gritou!! Laughing

Hoje limpei o depósito. Amanhã devo limpar o carburas e ver se aquilo funciona ou não. E vou levar a máquina pa casa hoje, que ontem esqueci-me e não tirei fotos a nada Laughing Depois abro um tópico para ela Twisted Evil lol!

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Re: Ajuda Restauro

Mensagem  andre em Sab 31 Dez 2011, 03:43

ai as fotos rolo

se pega é bom sinal , força aí nessa restauração thumbup

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Re: Ajuda Restauro

Mensagem  camsilva em Sab 31 Dez 2011, 13:45

Pessoal surgiu-me uma dúvida relacionada com a transmissão. É assim, esta relíquia tem montada uma transmissão 14-46 (que por sinal precisam de subsituição Laughing ).

O problema, é que o pinhão 14 é demasiado pequeno, porque a corrente acaba por raspar num sitio. Até que aquilo já la tinha uma borracha com o formato da corrente a passar, provavelmente foi lá posta a borracha para "esquecer" o problema. Ora, a minha ideia era meter um pinhão 15, mantendo o rácio.

Pelas minhas contas, para manter o rácio, como disse, teria de por uma transmissão 15-49. Bate certo? Laughing

E como aumento ambos pinhão e cremalheira, da-me impressão que a corrente deixa de raspar Cool

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Re: Ajuda Restauro

Mensagem  L_Cobain27 em Sab 31 Dez 2011, 19:40

15-49 ou 15-48 , sim Wink

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Re: Ajuda Restauro

Mensagem  pedro fernandes em Sab 31 Dez 2011, 20:53

ja metias era umas fotos Smile esas motinhas eram e sao muito fixe Very Happy

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Re: Ajuda Restauro

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