[Ajuda] escolha de mota --> cilindrada?

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mensagem  waassuupp em Qua 06 Maio 2009, 23:04

Boas pessoal...

Estou perante uma das maiores indecisões da minha vida... Shocked
Sei perfeitamente (e há muito tempo) o que quero em termos de estilo de mota (Supermoto), mas não sei minimamente o que é que se adequa às minhas necessidades em relação à cilindrada a escolher...
Ora, sei que não gosto de grandes velocidades, mas deliro com o poder de aceleração e com a versatilidade duma SM! Sei também que não gosto de motas muito grande e pesadas (musculadas) do género XT600 e acho por excelência as KTM, por exemplo, KTM 525 srm assim como aprilia sxv ou crf sm as motas mais giras esteticamente.
Agora, o que eu não sei é que tipo de cilindrada escolher e como tal, não consigo arranjar um bom negócio duma usada.

E já agora, o tipo de utilização que lhe vou dar é esporádico, fins de semana, talvez umas idas para o trabalho (50km ida e volta). =>Desconfio que facilmente me vicie... há muito que ando com esta pancada <=

Deixo aqui algumas questões, para que quem saiba me elucide...
- as 250cc 4T são uma boa opção para colocar um kit de SM e curtir umas curvas, partindo do pressuposto que vai ser a 1ª Supermoto e que não tenho experiência?
- ainda em relação às 250cc 4T que tipo de manutenção exigem? Têm muito desgaste? É dispendioso?
- e a manutenção e desgaste das 450cc?
- sai caro comprar um kit SM para uma 250/450cc? Para além dum kit de transmissão e conjunto aros+pneus é preciso mais alguma coisa?

By the way... tenho em vista uma SXV 5.5 mas não sei se vou avançar por ser um granda canhão! Ainda não sei!

Vai... venham de lá essas opiniões bem fundamentadas e de preferência com base em experiências concretas.

Abraços

waassuupp

Re: [Ajuda] escolha de mota --> cilindrada?

Mensagem  Eduardo 7 em Qua 06 Maio 2009, 23:15

Assim rapidamente, se é a tua primeira...

- Não compres a SXV (é mota para quem tem MUITA experiência...e já agora, dotes de mecãnica, que bem vai precisar...)

- Compra uma mota fiável e fácil de conduzir...eu aconselho a compra de uma XT660X ou a Honda FMX.

Eduardo 7

http://www.drivingforfun.org/

Mensagem  waassuupp em Qua 06 Maio 2009, 23:53

Agradeço o comentário, mas creio que há escolhas melhores dentro do tipo...
por exemplo as ktm 620/640 smc (LC4) que tem uma linha mais bonita e é mais mota...
Bom mas... percebo que a sxv 5.5 e muito moto, mas há de haver mais opções nesta linha... gostava que falassem um pouco das 250cc 4T.

E já agora, já tive uma breve experiência com uma cr250 2T há uns anos. Mas foi muito passageira. Nem cheguei a domar o bicho.

Um dos aspectos também muito importantes para mim é a estética!

waassuupp

Mensagem  RickyFMX em Qui 07 Maio 2009, 10:29

Bom, motos para começar sem fartar ao final de 1 ano só vejo duas!
DRZ400... Leve q.b, potencia q.b e manutenção barata... e uma WRX250 também não é de descartar, basta ver que são 2 modelos com MUITA aceitação lá fora!!!!

CRFs, WR, e similares 450 c.c. são motos com muita pedrada para quem começa! E a manutenção não é das mais baratas.... as versões 250 c.c. destas motos são motos muito leves e com uma potencia bem fixe! Ouvi dizer é que o desgaste é elevado e as manutenções são idênticas às irmãs 450....

Motos 2T, as 250 c.c. também já tem uma potencia que pode assustar quem não tem experiência! E a manutenção para quem anda muito também não é das mais baratas.... e tem o inconveniente de se formos para o trabalho com elas, chegamos lá a cheirar a óleo! Para curtir ao fim de semana, pode ser uma boa opção (eu sou fã assumido das 250 c.c. 2T SM)

Espero ter ajudado! Wink

RickyFMX

http://www.supermoto-portugal.com

Mensagem  R6_Blue em Qui 07 Maio 2009, 11:22

Boas

Não sou da opinião de que uma 250cc seja adequada, já que depois vais fazer um trajecto de 50km (trabalho casa), então se essa 250cc for a 2T são demasiado nervosas, e o desgaste da mesma requer muita manutenção pra que dure bons tempos.
Apostava mais numa KTM 525, ou uma Honda XR650, e se queres uma pura SM que para mim até se pode chamar de KTM "professora" seria uma KTM 690 SMC Twisted Evil

A KTM 690 SMC permite com apenas rodar um selector, escolheres 3 mapas de potencia (soft; Medium e Full Power), o que seria ideal para quem se inicia!! Por exemplo uns tempinhos no soft, e quando te sentires mais confiante vais aumentando ate chegar ao full power!! Twisted Evil Twisted Evil

É uma mota que aguenta boa auto estrada, é canhão, boa estética, performance de elite!! Não sei que mais dizer, mas sou suspeito, pois é a minha SM de sonho actualmente!!

Isto partindo do principio que não há limite de orcam€nto!

Para mim pura SM são as KTM...mas gostos não se discutem!

R6_Blue

Mensagem  Air-Lander em Qui 07 Maio 2009, 14:08

Há um vasto mercado de SM's para muitos gostos e para diferentes usos. Sugiro que experimentes vários modelos, e que dês uma volta maior para ver se não te faltam as velocidades em percursos mais extensos.
Quanto menor for a cilindrada, maior vão ser as rotações em longas distancias.. excesso de rotações não vão ser vantajosos para um motor (especialmente de competição (CRF, RMZ, SXV, etc)) nem para a tua carteira.

Air-Lander

http://www.bikepics.com/members/air-lander/

Mensagem  waassuupp em Qui 07 Maio 2009, 14:50

Já apanhei aqui umas boas dicas.

Eu também gosto das KTM's. E uma das minhas primeiras escolhas foi a KTM 525 de 2006. Por ser um modelo que me agrada estéticamente, pela genica, por já ter algum conforto (em termos de comparação com as 250 4t e 450 4t) no caso de querer fazer uma estrada para o trabalho, e porque acredito que vá ficar viciado na condução da mota que adquirir... ou seja, se pensar a longo prazo, acho que "facilmente" ia pedir mais que uma 250cc 4t.
Outra coisa em que penso é que vou acabar gastar uns Éros fixes, seja 250cc, 450cc ou 525cc. E nãoacredito que troque de mota nos proximos 5 anos. Por isso, tou inclinado para 450cc para cima...

O desgaste é assim tanto para uma KTM 525 ou Aprilia sxv 550?

Já estou habituado às revisões do meu TD... óleos, filtros, rolamentos de rodas, e pequenas reparações. Com um manual da mota, não me desenrascava?

Continuo a achar que não preciso de velocidade de ponta. O meu trajecto diário seria só localidades... tipo Seixal - Almada pela nacional e depois apanhar a ponte para o outro lado.

E como é que voces fazem para curtir um circuito de pista? Vão para cartodromos? É caro o alguer?

waassuupp

Mensagem  Air-Lander em Qui 07 Maio 2009, 16:19

As revisões são basicamente iguais às de que fazes no carro.. no caso de comprares uma mota mais rotativa como as que referi e até a KTM525 ou Aprilia 550 (que também são de competição), convém andares a ver o óleo de motor / caixa regularmente.
O filtro de Ar não é preciso andar tanto em cima, mas convém limpar sempre que fizeres percursos que tiverem terra. O mesmo aplica-se à corrente.
Uma boa manutenção é essencial para a vida de uma mota.

Quanto à pista, é combinarem com o pessoal do fórum juntarem-se num kartódromo que seja razoavelmente acessível aos interessados, e organizarem um Track-Day.
Descubram os Kartódromos, disponibilidade e quanto é à hora e fazem uma "vaquinha" entre todos. Seria uma tarde muito bem passada.
Pena estar a um Oceano de distância senão entrava nisso. Crying or Very sad

Eduardo7:
Porquê é que dizes que a SXV é preciso MUITA experiência ?

Air-Lander

Mensagem  Eduardo 7 em Qui 07 Maio 2009, 16:24

A SXV é uma mota com ciclística e performances de topo e só tira partido dela um gajo que ande muito bem.

Um principiante nunca chegará aos limites da SXV...já alguém com experiência e "unhas" (tipo tu, por exemplo) em pouco tempo chegaria aos limites da mota, e não aos seus limites. Wink

Eduardo 7

Mensagem  Air-Lander em Qui 07 Maio 2009, 16:36

Até que tens razão.. mas então acho que isso aplica-se a todos os modelos (novos) de competição.
Uma mota desse calibre, nunca é uma boa opção como 1º mota, digo eu.

p.s. Obrigado pelo elogio Embarassed Twisted Evil

Air-Lander

Mensagem  R6_Blue em Qui 07 Maio 2009, 18:29

Air-Lander escreveu:
Quanto à pista, é combinarem com o pessoal do fórum juntarem-se num kartódromo que seja razoavelmente acessível aos interessados.
Pena estar a um Oceano de distância senão entrava nisso. Crying or Very sad

Off Tópic:

Depois de ver as tuas fotos no circuit só posso dizer:
Tu não podes entrar senão iamos levar voltas de avanço, o que não seria nada vantajoso para a nossa imagem perante as "espectadoras do publico" Twisted Evil Twisted Evil

Agora a sério: Era sempre bom ter alguem entendido na materia para nos dar umas dicas!! Cool

On Tópic

Continuo a apostar na KTM 690 SMC e essa sim que te servirá pelos proximos 5 anos!! Twisted Evil

Cumps e bons drifts

R6_Blue

Mensagem  waassuupp em Qui 07 Maio 2009, 20:12

R6_Blue,
tens toda razão quanto à tua escolha! O meu irmão tem a KTM 625 smc de 2003 e de facto também acho que é uma boa mota (dentro do género) para fazer um pouco de tudo e com alguma qualidade.
Agora o problema é que eu tenho uma disfunção que me não me deixa seguir o racional. E estou mesmo inclinado para uma mais leve, versátil, ágil, maneável e "racing"...
não sei se concordam com a minha opinião em relação a este tipo de motas e também por isso solicitei a opinião da malta destas andanças...

O que me assusta é a manutenção, mas acho que o "Air-Lander" já me descansou um pouco. Uma grande parte das revisões devo conseguir faze-las, e de vez em quando vai à oficina.

Por exemplo gosto do style da RMZ da do "Air-Lander".

waassuupp

Mensagem  R6_Blue em Qui 07 Maio 2009, 20:47

waassuupp escreveu:

O que me assusta é a manutenção, mas acho que o "Air-Lander" já me descansou um pouco. Uma grande parte das revisões devo conseguir faze-las, e de vez em quando vai à oficina.

Por exemplo gosto do style da RMZ da do "Air-Lander".

É exactamente como o Air-Lander disse, e desde que tenhas umas bases de mecanica de manutenção safaste a fazer as coisas em casa, e alem do mais na 1ª duvida que tenhas podes utilizar os foruns como meio de ajuda, eu ja me safei um par de vezes com a ajuda deles Wink

O essencial é saber tratar bem da mota, nada de rpm elevadas muito tempo, AE no top speed muito tempo nao e bom, usar oleo do motor do bom,assim como velas das boas e filtros sempre limpos e oleados, corrente sempre limpa de areias e oleada periodicamente.
Não usar gasolina "baptizada" como carrefours e afins, pois amigos ela é mais barata por algum motivo (aditivos, diluentes e dissolventes).

Pelo menos nas minhas mãos que tenho essas bases de mecanica, so ponho a mota no mecanico por problemas electricos que nao entendo nada ou trocar um piston, se bem que nas 2T posso sempre tentar fazer eu Wink
Se já tens umas luzes não haverá problema, e a mota não avaria cada dois por tres!!

Cumps

R6_Blue

Mensagem  waassuupp em Qui 07 Maio 2009, 21:02

Boa! Obrigado.

Por natureza sou uma pessoa bastante cuidadosa com as minhas coisas. Por exemplo (sei que não um exemplo mto bom, mas enfim) com o meu punto TD 70 sempre utilizei óleo Selenia (40€ a casa 7mil km) entre outros cuidados minuciosos que mantém o motor com 250 mil km impecável...

Obrigado pelas dicas.

Este fim de semana tenciono ir ver a SXV 5.5. Depois dou-vos novidades.

waassuupp

Mensagem  R6_Blue em Qui 07 Maio 2009, 21:06

Estas entusiasmado com a SXV, parece-me que vamos ter mais uma grande maquina aqui na comunidade!!

Se te sentas nela e a experimentas vais ficar apaixonado! Isso é garantido! Twisted Evil

P.S: Eu tambem tive uma TD70 de 1997 que passou os 250mil, revisoes feitas aqui pelo je!

Cumps

R6_Blue

Mensagem  Air-Lander em Qui 07 Maio 2009, 21:58

waassuupp escreveu:
Deixo aqui algumas questões, para que quem saiba me elucide...
1- as 250cc 4T são uma boa opção para colocar um kit de SM e curtir umas curvas, partindo do pressuposto que vai ser a 1ª Supermoto e que não tenho experiência?
2- ainda em relação às 250cc 4T que tipo de manutenção exigem? Têm muito desgaste? É dispendioso?
3- e a manutenção e desgaste das 450cc?
4- sai caro comprar um kit SM para uma 250/450cc? Para além dum kit de transmissão e conjunto aros+pneus é preciso mais alguma coisa?

1- Uma 250 para a distancia diária que queres percorrer, não me parece que seja boa ideia. Apesar de ser uma boa mota, vai-te faltar gás (e voltamos à história das rotações).
2 e 3- O desgaste é quase idêntico, mas com o 50kms diários a 250 vai sofrer mais desgaste que uma 450.
4- Um kit SM para 250 ou 450 vai ser o mesmo. Deste o disco dianteiro, ao kit de transmissão (corrente, cremalheira e pinhão), há vários tipos de Aros e o seu preço variando conforme a marca. Os cubos é que tens que te informar se há "piratas", porque os originais vão chegar a dentro. O disco dianteiro com adaptador, na altura que comprei, custou por volta dos €250,00 (DiscoMaster).

p.s. Recentemente mudei de óleo para SILCOLENE Anti-Fricção Competição (10W40) €10 / Lt .. mas ainda não rodei o suf. para vos dizer maravilhas dele, mas promete. Stay Tunned. Wink

Espero ter ajudado.

Air-Lander

Ando completamente maluco!

Mensagem  waassuupp em Sex 08 Maio 2009, 19:39

Já nem durmo só a pensar na tus* que vai ser!!

"Air-Lander" muito obrigado! Estás lixado que agora vou-te baptizar de padrinho! eheheh thumbup

Salta mais umas questões pertinentes na minha prospecção de mercado.

--> Como é que eu posso perceber visualmente se a mota tem muito desgaste ou não. Eu costumo olhar para o motor onde os pés roçam. É viável? Sei que pode estar muito roçado e não ter desgaste e vice-versa... Uma cor azulada no tubo de escape, quer dizer alguma coisa? Amanhã vai ser um bom dia para ir ver umas motas!
--> E a andar? Existe algum sintoma facilmente detectável?

Abraços

waassuupp

Mensagem  R6_Blue em Sex 08 Maio 2009, 19:53

Existem inumeras coisas que se podem ver a olho nu, entre as quais me lembro de:

-Marcas nas tampas do motor, do roçar de calçado
-Punhos desgastados
-Vê nas baínhas se tem perdida de fluido
-Se a mota estiver num cavalete, agarra nas bainhas e balança para tras e frente a ver se tem folga na caixa de direcção.
-Oxidação em geral de quadro e basculante
-Verifica o nivel de fluidos de travão a ver se precisa de pastilhas
-Importante ver se os numeros do quadro nao estão martelados
-Vê o desgaste dos discos de travão

Já andando na mota isso depende de mota para mota, mas alguns aspectos são:

-deve pegar com bastante facilidade, algumas de kick são dificeis e estão optimas de saúde.
-em andamento o motor deve manter força constante e sem falhos
-quanto a barulhos é complicado explicar porque varia muito de motas para motas
-o tacto ao travão não deve ter solavancos, se tiver significa discos de travao empenados

Assim de repente é o que me lembro, mas já virá aqui alguem com mais ajudas Very Happy

R6_Blue

Mensagem  Air-Lander em Sex 08 Maio 2009, 22:32

O R6_Blue apontou maior parte dos aspectos mais importantes, mas gostava de salientar o pormenor da chapa com o numero de quadro. A última coisa que queres é meter-te num filme de uma mota roubada, podes ficar sem a mota, sem o dinheiro e ainda és acusado de receptação.

Barulhos de motor em motas TT a 4 tempos é mais ou menos normal, desde que estes não sejam demasiado metálicos..se parecer que tem uma chave 10-11 dentro do motor é mau sinal.
O escape azulado é normal, é devido ao calor, há motas novas que ficam com o escape azulado logo nos primeiros dias.
Quanto às marcas no motor, se forem muito salientes é porque foram usadas com botas, provavelmente pode ter participado em provas.. logo pode já ter apanhado "porrada".
Leva alguém contigo, para quando experimentares a mota ele ver se a mota não está "à cachorro" (rodas descentralizadas), vê também as soldaduras principais se têm rachas (no caso de não ser um quadro de alumínio, ferrugem nas mesmas), pode ser sinal de ter o quadro empenado ou rachado (normal em motas acidentadas).

De momento não me ocorre mais nada.

R6_Blue: Bom lembrete do Kick, nas motas de competição se tiverem um kick cheio de força é bom sinal. Se pega com a mão é sinal de muita folga.
Eu normalmente faço baixar 1/4 (+/-), depois subo-o e antes de chegar ao fim dou-lhe com vontade.
p.s. depois disto convém tirar a perna porque vai deixar marca pale

Air-Lander

Mensagem  Pedro Pinto em Sex 08 Maio 2009, 22:46

bons conselhos que te deram!
lembrei-me so de mais alguns: se for 4 tempos vê se não deita fumo quando a ligarem nem durante o funcionamento. vê se nêm tem óleo a aparecer em nenhum lado do motor. o Air-Lander falou-te e bem nos barulhos do motor podes ouvir aqui neste video o grilar das valvulas desajustadas

Pedro Pinto

Mensagem  waassuupp em Sab 09 Maio 2009, 00:12

Vocês têm sido impecáveis!

Amanhã vou ver uma yz 450F supermoto de 2007 a um stand e vou dar uma volta a mais um ou dois stands (nem que seja para ganhar "traquejo" para melhor reparar na qual eu me decidir)!

Em breve mais novidades...

waassuupp

Mensagem  waassuupp em Sab 09 Maio 2009, 12:32

Pessoal vou avançar da parte da tarde com a aquisição de uma!
À noite já devo postar fotos. Já há algum tempo que ando a preparar esta compra...

À noite quebro a curiosidade!

Abraços

waassuupp

Mensagem  R6_Blue em Sab 09 Maio 2009, 12:37

Já estou em Pulgas!!!!!!!!!!

Fico contente por adquirires uma SM Twisted Evil

Logo estou aqui colado para ver essas fotos, e não há desculpa que a maquina de fotos ta sem bateria e só amanha é que tiras!! Mad

Very Happy Very Happy

Cumps

R6_Blue

Já Estááááááá

Mensagem  waassuupp em Sab 09 Maio 2009, 20:10

Pessoal,

não pensem que foi uma compra irreflectida. Já tinha esperimentado um crf450 e já sabia mais ou menos com o que contar. É verdade que não tenho experiência, mas sem rodar nunca se tem! E aliás, estas tb andam devagar! Custa, mas anda!

Ora cá vi
YZ450F de 2007 [Preta e Branca]
Está nova! Vejam!

Já fui dar uma voltinha e fiquei maravilhado..! Sempre com o ritmo cardíaco mais acelerado que a rotação do motor!
Shocked Shocked

Agora o meu pânico é outro! Nem vou conseguir dormir só de pensar se o amigo do alheio me calha na rifa!
Shocked

Vai, o que me dizem?

waassuupp

Mensagem  Eduardo 7 em Sab 09 Maio 2009, 20:36

O que eu digo?

É lindíssima!!!

Parabéns!

Agora, só tens que ir com calma na aprendizagem e não inventar (muito...porque é sempre preciso arriscar um pouco para aprender).

Nunca tinha visto nenhuma com esse esquema de cores. Gosto muito mas aquele guarda-lamas vai ter que ser cortado Twisted Evil

Eduardo 7

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 21:14

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: