Suspensão traseira

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Suspensão traseira

Mensagem  waassuupp em Qua 13 Maio 2009, 23:35

Boas pessoal...

após a minha recente aquisição, ao dar uma voltinha percebi que a suspensão traseira estava demasiado rija. Como tudo na mota era novo para mim - desde o tipo de mota, o tipo de condução, etc etc- nem liguei muito Shocked ... muito menos percebi quando dei a pequena voltinha no stand.
Só 2/3 dias depois de ter voltado à terra, isto é, depois da compra é que me pus a olhar para a mota com olhos de ver e percebi que quando me sento na mota, a suspensão traseira fica quase no limite e que ao mínimo desnível sinto logo a bater.
A ideia que eu tenho é que o curso da suspensão traseira está muito curto (penso que supermoto é assim mesmo, certo???? Rolling Eyes ) e muito macia, logo com os meus magros 70kg fica logo no limite.
Sabem se dá por exemplo para regular a suspensão em termos de curso (suspensão mais longa/curta) ou em termos de rigidez? Pelo manual técnico (na diagonal) percebi que há afinação mas não percebi muito bem o que l´esta explicado.

Se mexer na afinação traseira, tenho de afectar da mesma forma a da frente, ou depende?

Abraços....

waassuupp

Re: Suspensão traseira

Mensagem  bOoM em Qua 13 Maio 2009, 23:40

Boas,

antes de mais, não te esqueças que a tua mota, é uma mota de CROSS! Ou seja, toda ela está preparada para levar cacetada até não poder mais. As suspensões costumam ser muito duras para poderem aguentar quedas ou aterragens, o que for.. Por isso acho que não deverias estranhar.
Mas dou-te um concelho, espera por mais opiniões e talvez alguém te saiba dizer melhor que eu, pois eu não sou nenhum expert, é apenas uma teoria minha ou palpite.

Cumps o/

bOoM

Suspensão traseira

Mensagem  waassuupp em Qua 13 Maio 2009, 23:55

Antes de mais obrigado pela resposta e por teres informado que é uma opinião (par não começar a ganhar macaquinhos no sótão)... Cool
Que a suspensão seja rija - mais que o normal para uma mota yz 450f de origem - eu ainda compreendo, mas o que eu estou a sentir é mesmo a falta de ... por estar quase no limite quando me sento. Esta é a ideia que tenho... só ainda dei uma volta pequena e não tenho muito conhecimento de causa....

Vá malta... pronunciem-se... se for só uma questão de afinação, levo já a mota à oficina do stand este fds. O mecânico que fez a revisão foi impecável e meteu-me a vontade... só quero perceber com base na vossa experiência, se é mesmo assim (duvido), ou não

Abraço

waassuupp

Mensagem  bOoM em Qua 13 Maio 2009, 23:58

waassuupp escreveu:Antes de mais obrigado pela resposta e por teres informado que é uma opinião (par não começar a ganhar macaquinhos no sótão)... Cool
Que a suspensão seja rija - mais que o normal para uma mota yz 450f de origem - eu ainda compreendo, mas o que eu estou a sentir é mesmo a falta de ... por estar quase no limite quando me sento. Esta é a ideia que tenho... só ainda dei uma volta pequena e não tenho muito conhecimento de causa....

Vá malta... pronunciem-se... se for só uma questão de afinação, levo já a mota à oficina do stand este fds. O mecânico que fez a revisão foi impecável e meteu-me a vontade... só quero perceber com base na vossa experiência, se é mesmo assim (duvido), ou não

Abraço

Han? Explica lá melhor..
Quando passas por uma lomba ela salta muito a traseira?
Quando te sentas ela nao baixa?
A suspensão nunca vai ao limite?

bOoM

Mensagem  RickyFMX em Qui 14 Maio 2009, 09:28

A suspensão está muito baixa, é isso?
E tem pouco curso?

Acho que essa suspensão tem bastantes tipos de afinação! Mas não te consigo ajudar que não conheço!
Perde 20 minutos a ler o manual... de certeza que explica essas coisas todas!!!

Abraço e vai postando novidades! Wink

RickyFMX

http://www.supermoto-portugal.com

Suspensão traseira

Mensagem  waassuupp em Qui 14 Maio 2009, 12:08

Ricky,

basicamente sim, é isso!
A suspensão tem pouco curso e está macia! E o que acontece é que quando me sento na mota, fica quase quase no limite, isto é, fica a quase a bater no fundo. Esta é a minha opinião que não é mais que a opinião de quem não tem experiência!

E o que eu queria saber é se será mesmo assim? Eu diria que não!
Dá para afinar? Ou a suspensão está nas couves? Provavelmente será melhor pedir a opinião de quem realmente sabe!

waassuupp

Mensagem  RickyFMX em Qui 14 Maio 2009, 12:18

Não, normal não é certamente!

Uma moto dessas tem uma suspensão atrás que teoricamente só baterá no fundo em saltos mais altos...
As YZ tem afinação de certeza absoluta... como é que não sei!!!

Se compraste a moto num stand passa por lá e queixa-te... essa é uma das vantagens de comprar em stand, os gajos tem de nos ouvir e resolver o problema!!! Twisted Evil

RickyFMX

http://www.supermoto-portugal.com

Suspensão traseira

Mensagem  waassuupp em Qui 14 Maio 2009, 12:24

É o que eu vou fazer... eles até se demonstraram bastante prestáveis.
Só não queria ir para lá totalmente às cegas!
Obrigado.

waassuupp

Mensagem  Air-Lander em Qui 14 Maio 2009, 14:10

Quando me sento na mota a suspensão não oscila que nem um colchão de água .. por isso até pode estar com uma boa afinação.
Mas na mesma ..
Tenho 2 afinações que uso para a RMZ, Terra e SM, podes tentar as duas ou tentas encontrar um meio termo que se adapte melhor a ti. Tenho-as em casa, mais logo posto-as.

Air-Lander

http://www.bikepics.com/members/air-lander/

Suspensão traseira

Mensagem  waassuupp em Qui 14 Maio 2009, 17:12

Air-Lander,

fico-te bue agradecido!
Eu vou tentar fazer um video comigo sentado na mota para te mostrar. A tua opinião ajudar-me-ia, de facto, muito.

Ôbrigado

waassuupp

Mensagem  zipper em Qui 14 Maio 2009, 17:52

Tens duas anilhas no topo da mola que afinam a pre-carga da mola.Porca e contra-porca.São estriadas de maneira a ser apertadas e desapertadas com uma chave propria mas uma chave de fendas larga, um maço e WD-40 para ajudar a soltar tambem serve.Se queres ela mais rija apertas com a mola.Mais macia desapertas.O resto das afinações tem a ver com os hidraulicos.

Deves ter algo deste tipo:

Afinação do hidraulico em compressão:

Afinação do hidraulico em extensão:

Afinação do hidraulico em compressão nas bainhas:

ainda tem mais uma afinação no topo de baixo das bainhas que é o hidraulico em extensão.
Poderas ainda ter o hidraulico da compressão do amortecedor atras com afinadores separados para alta e baixa velocidade de compressão..

zipper

Mensagem  Air-Lander em Sex 15 Maio 2009, 09:34

Antes de mais..
Pega num papel, aponta o numero de clicks ou voltas que dás nos parafusos de afinação para o lado esquerdo (desafinar). Assim guardas a afinação que tens actualmente caso queiras voltar a usar.

As afinações baseiam-se em dois parafusos, Compressão e Recuperação.

Superior ou Compressão é o que controla a velocidade que a suspensão desce.

Inferior ou Recuperação é o que controla a velocidade que a suspensão sobe, depois de descer.

As porcas grandes em cima da mola, servem para regular a compressão da mesma ou rebaixar a mota (comprimindo-a).

Relativamente à suspensão dianteira, normalmente, são no topo das barras, e no fundo nas mesmas.

*Atenção* Os afinadores variam conforme o modelo e ano da mota, por isso provavelmente não serão iguais aos das fotos, ou no mesmo exacto local.

Estas são as afinações das minhas:
(São os números de click's para a direita, depois da posição Zero (parafuso todo para a esquerda)).

Todo-o-Terreno

Traseiro
    cima 5
    baixo 13
    Barras
    cima 9
    baixo 11

SuperMoto (pista)

Traseiro
    cima 19
    baixo 19
    Barras
    cima máximo
    baixo 22

Depois é a questão de experimentares .. e alterares conforme o teu gosto.

Desculpem a má qualidade de fotos, depois tiro melhores e actualizo.

Relativamente à pressão dos Pneus, não menos importante, eu deito 2BAR ou 29PSI

Última edição por Air-Lander em Sex 15 Maio 2009, 11:28, editado 1 vez(es) (Razão : Actualização de fotos)

Air-Lander

http://www.bikepics.com/members/air-lander/

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 10:08

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: