Naked ou Street.

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Naked ou Street.

Mensagem  CristinaJS em Sex 11 Nov 2011, 23:00

Sei que este fórum não deve ser o mais apropriado para expor dúvidas assim mas realmente estou a precisar de uma ajudinha..

Bem, passado 1 ano e pouco já com ideias de tirar a carta, parece que finalmente é desta que vou conseguir começar.
No início, eu estava muito mais inclinada para motas SM. Mas passado 1 ano, apercebi-me que talvez não seja a melhor mota para o que pretendo.

Eu quero moto para fazer viagens (semanais/mensais) de 120 km. Também a poderei usar no dia-a-dia.
Conforme já foi referido acima, eu estava mais inclinada para as supermoto. Mas ao informar-me mais, percebi que talvez uma naked ou uma street sejam melhores (eu não percebo nada disto, confesso que ando aqui provavelmente a bater com a cabeça na parede e a dar grandes calinadas - estou a guiar-me pela informação que encontrei na Wikipédia).

Agora a minha grande dúvida é: para viagens semanais/mensais e algum uso diário, qual das duas será melhor?
Pelo que li, ambas me parecem quase a mesma coisa. Para ser sincera, não consegui bem perceber as diferenças entre as duas.

Quando estava com a panca pelas SM e após alguns tópicos e muita informação em pelo menos mais 2 fóruns (sem contar com este), tinha decidido que seria a Derbi Senda Baja 125 SM a escolhida. Mas não me parece que uma SM aguente viagens assim, todas as semanas (só o que me parece, como já disse, não tenho experiência nisto).

E pronto, só queria saber qual das 2 (ou 3, se a SM se adequar) será melhor para o uso que lhe pretendo dar.

(desculpem lá isto ter ficado enorme, mas tentei resumir a minha dúvida o máximo possível)

Obrigada desde já. (:

CristinaJS

Re: Naked ou Street.

Mensagem  andre em Sex 11 Nov 2011, 23:21

eu pessoalmente gosto da duke,

é preciso dizer porque ? Razz

andre

Mensagem  CristinaJS em Sex 11 Nov 2011, 23:31

Também já a tinha visto, mas quanto à escolha da mota, é a seguir. Noutro fórum acabaram de dizer que entre a naked e a SM, para as viagens que pretendo fazer (120 km), a naked será a melhor escolha. E quanto à street?

CristinaJS

Mensagem  andre em Sex 11 Nov 2011, 23:35

CristinaJS escreveu:Também já a tinha visto, mas quanto à escolha da mota, é a seguir. Noutro fórum acabaram de dizer que entre a naked e a SM, para as viagens que pretendo fazer (120 km), a naked será a melhor escolha. E quanto à street?

queres 125 certo?

andre

Mensagem  rossi em Sab 12 Nov 2011, 01:13

Ora a minha opinião é a seguinte: Uma 125cc 4t é sempre uma 125 independentemente se é naked ou SM.
Em nenhuma delas vais fazer velocidades cruzeiro muito elevadas por isso vai para aquela que mais gostares. Wink
os motores são basicamente a mesma coisa (monocilindricos) uma 125 naked só déve ter a transmisão um pouco mais longa que uma SM mas tambem não déve ser nada de mais, digo eu pois nunca tive nenhuma 125 4t.

rossi

Mensagem  SiCKMiND em Sab 12 Nov 2011, 01:59

Boas.. Por acaso eu tenho uma Derbi Senda 125 4T. E em longas viagens simplesmente só me queixo do conforto, pois o formato em si ao longo de umas boas horas de condução, começa-te a doer o rabo, pois tb é uma mota SM e n pra grandes viagens, nesse caso optava pela naked, mas eu costumo fazer viagens (n com tanta frequência) de Lisboa a Tomar, e ainda são uns bons Kilometros, não vou em muito speed, pque n vou com pressa (tb n esperes muito pra bater ponteira), páro em todas as estações de serviço, e chego lá porreirinho. Isto falando só pra uma pessoa, pois pra 2 , esqueçe. Apesar de levar 2 pessoas no livrete, o conforto é desvantagem para o pendura. Mas relaciono com o desenvolvimento dela, digo-te já q n me arrependo nada de a ter comprado.

Podes dar uma espreitadela no tópico da minha mota:
http://www.supermoto-portugal.com/t4083-derbi-125-sm-2011

Boa sorte pra escolha.

SiCKMiND

Mensagem  L_Cobain27 em Sab 12 Nov 2011, 03:16

seja que tipo de mota for , seja uma CBR125 4T , uma Duke 125 , uma Derbi Senda 125 4T , as velocidades cruzeiro máximas , não variam muito ..

para isso , mais valia comprares uma DTR , que permite rolar a + de 100km/h sem ir a mota a berrar ao máximo , bebe é mais , necessita de uma manutenção mais cuidada um pouco , etc ..

de qualquer forma , se fosse a ti , ou era uma duke 125 , ou uma supermoto 125cc .. (no caso das 4T) Wink

L_Cobain27

Mensagem  CristinaJS em Sab 12 Nov 2011, 09:05

Obrigada a todos pelas respostas.
A minha maior preocupação nisto tudo é mesmo o conforto, ao fim de 1h30 de viagem. (basicamente, o uso que pretendo dar à mota é mesmo de viagens, podem ser maiores ou menos, depende muito. Em uso diário, também a posso usar - e de certeza que depois de a ter, vou ponderar e vou passar a levá-la para todo o lado, aqui dentro da cidade -, mas o objectivo de querer a mota são mesmo as viagens e passeios)
Eu no início só tinha olhos para as SM, achava-as lindas e tudo mas depois comecei a olhar para aquela KTM 125 Duke, para mais algumas e comecei a pensar duas vezes. É que é linda e se calhar adapta-se muito melhor para fazer as viagens que pretendo fazer e chego lá muito melhor (confortável) do que com uma SM.

CristinaJS

Mensagem  Amatsu em Sab 12 Nov 2011, 12:19

Eu não sou nenhum perito na materia, vou apenas contar a minha experiencia propria, é pouca , mas é alguma.

Eu tenho uma SM, já conduzi daquelas CBR125 e isso, e sinceramente não troco a SM por nada, eu acho a mota confortavel em termos de posição, apenas em longas viagens fica-se com uma dorzita de rabo mas nada de mais, uma mota LEVE, equilibrada, bom sistema de travagem, curva um espetaculo, caso tenhas algum erro ao curvar ela facilita um pouco não vais logo ao chao... e lá está, 125 4t 11kw é tudo igual, seja o modelo que for, sempre acima dos 100km/h já vai a esganar um pouco, podes é depois mudar a transmissão para pores a mota mais curta ou mais longa.....
Para velocidades melhores é como o L_Cobain te disse, vais para uma DTR, só que é 2t, é gasolina mistura, logo bebe mais, precisa de uma manutenção mais cuidada etc...
O que se tem aconselhado aqui para primeira mota 125cc SM é a marca portuguesa AJP PR3 ou PR$ (agora depende da tua altura, a PR4 é mais alta um pouco que a PR4) , e por 3000€ compras uma nova, e usadas arranjas bastantes a bom preço mesmo)
Mas como são longas viagens , tambem ponho em hipotese e DUKE, apesar de ser bonita é capaz de ser mais confortavel, apesar de ser um bocadinho mais gorda

Amatsu

Mensagem  CristinaJS em Sab 12 Nov 2011, 13:14

Amatsu escreveu:Eu não sou nenhum perito na materia, vou apenas contar a minha experiencia propria, é pouca , mas é alguma.

Eu tenho uma SM, já conduzi daquelas CBR125 e isso, e sinceramente não troco a SM por nada, eu acho a mota confortavel em termos de posição, apenas em longas viagens fica-se com uma dorzita de rabo mas nada de mais, uma mota LEVE, equilibrada, bom sistema de travagem, curva um espetaculo, caso tenhas algum erro ao curvar ela facilita um pouco não vais logo ao chao... e lá está, 125 4t 11kw é tudo igual, seja o modelo que for, sempre acima dos 100km/h já vai a esganar um pouco, podes é depois mudar a transmissão para pores a mota mais curta ou mais longa.....
Para velocidades melhores é como o L_Cobain te disse, vais para uma DTR, só que é 2t, é gasolina mistura, logo bebe mais, precisa de uma manutenção mais cuidada etc...
O que se tem aconselhado aqui para primeira mota 125cc SM é a marca portuguesa AJP PR3 ou PR$ (agora depende da tua altura, a PR4 é mais alta um pouco que a PR4) , e por 3000€ compras uma nova, e usadas arranjas bastantes a bom preço mesmo)
Mas como são longas viagens , tambem ponho em hipotese e DUKE, apesar de ser bonita é capaz de ser mais confortavel, apesar de ser um bocadinho mais gorda

Agora estou a ficar toda baralhada novamente. Já tinha ouvido falar da AJP. Tenho 1,68m.
Eu já estava de olho na KTM 125 Duke, é linda, a mota.
Agora será que a PR3/4 aguentava viagens longas?

Última edição por CristinaJS em Sab 12 Nov 2011, 13:39, editado 1 vez(es)

CristinaJS

Mensagem  Amatsu em Sab 12 Nov 2011, 13:33

Eu tenho a mesa altura e estou com uma PR4, mas talvez seja melhor uma PR3 , basta ires a um concecionario e experimentas....
Nisso já não te posso dizer se sim ou não, eu tenho uma mas nunca fiz viagens muito longas... mas acho que aguenta bem, tu queres para 120km por dia ou numa semana?

Amatsu

Mensagem  CristinaJS em Sab 12 Nov 2011, 13:38

Amatsu escreveu:Eu tenho a mesa altura e estou com uma PR4, mas talvez seja melhor uma PR3 , basta ires a um concecionario e experimentas....
Nisso já não te posso dizer se sim ou não, eu tenho uma mas nunca fiz viagens muito longas... mas acho que aguenta bem, tu queres para 120km por dia ou numa semana?

Por semana, esses 120 km é só aos fins-de-semana. Às vezes até podem ser mais ou menos.
E eu bem digo que não é para isso, mas talvez a usasse também no dia-a-dia.

Já agora, porque é que a PR3 seria melhor?

CristinaJS

Mensagem  Amatsu em Sab 12 Nov 2011, 14:30

Mas acho que aguenta, espera que os "peritos" na materia cheguem para te dizer isso, eu até agora nao tive queixa....

é mais baixa uns centimetros e ficas com os pés bem assentes no chao e controlas melhor a mota, há aqui gente que tem mais de 1,70m de altura e têm PR3.... eu tambem queria, mas como comprei uma em segunda mão, só arranjei PR4 a bom preço, mas é uma questão de te adaptares e anda-se bem

Amatsu

Mensagem  CristinaJS em Sab 12 Nov 2011, 15:24

Então a diferença da PR3 e da PR4 é só a altura? Vou pesquisar mais sobre ela.
Agora falta alguém, que tenha a mota, que diga se é boa para viagens de mais de 100 km.

CristinaJS

Mensagem  andre em Sab 12 Nov 2011, 15:40

CristinaJS escreveu:Então a diferença da PR3 e da PR4 é só a altura? Vou pesquisar mais sobre ela.
Agora falta alguém, que tenha a mota, que diga se é boa para viagens de mais de 100 km.

Sim a diferença é na altura nos modelos novos porque penso que os motores das novas tem uma pequena diferença , mas o rossi é que sabia explicar melhor isso.

O carlos tem uma pr3 vou dizer para passar aqui.

andre

Mensagem  Amatsu em Sab 12 Nov 2011, 15:45

A diferença é apenas a altura, o resto é igualzinho, a AJP 200cc aguenta bem que o OldMan faz bons passeios nela, a 125 tambem acho que sim que o Carlos foi de Barcelos a Braga bem nela.....

Os motores antigos eram copias mesmo dos chineses, agora não, os motores já não funcionam com o sistema CPI, já são um pouco mais originais, estão mais desenvolvidos, para serem mais fiaveis. A carteira daqui tem uma e até agora diz que só foi fazer revisoes e gasolina... e aquilo faz uns bons kilometros todos os dias....

Amatsu

Mensagem  CristinaJS em Sab 12 Nov 2011, 15:47

Então deve aguentar. Obrigada. Smile
Acho que podem fechar o tópico antes que eu me baralhe mais. xD

CristinaJS

Mensagem  carlosfilipe94 em Sab 12 Nov 2011, 15:55

Parece que "ouvi" meu nome ! Laughing

Sim, a diferença da PR3 para as PR4 (novos modelos) é mesmo só na altura, especificamente no ângulo onde encaixa a suspensão...

A PR4 que aqui estão aqui a falar, é dos antigos modelos e pelo que sei dão menos problemas já com 5 ou 6 anos em cima do que as novas! Mad

Eu fui para Braga (sou de Barcelos) andei por lá e voltei. Embora tenha feito algumas paragens! ... Mas o Pstolas pode bem dizer da AJP que viu que consegui acompanhar a DTR nas curvas, o problema era mesmo nas rectas em que a AJP falava baixinho para a DTR Laughing

Mas para 120km acho que nenhuma 125cc 4T é o indicado pois para não moeres o motor tens de andar sempre na ordem de 90-95km/h de máximo Wink

Qualquer duvida é só perguntares! bom

carlosfilipe94

http://www.facebook.com/home.php#!/profile.php?id=10000144934360

Mensagem  carlos.lima em Sab 12 Nov 2011, 16:01

concordo com o carlos pois tambem andei com ele em braga e a AJP não anda assim tão mal... Nas curvas aguenta-se bem, é claro que eu não estava a fazer as curvas como antes pois tinha tido um acidente 3 semanas antes e ainda andava com receio, mas ela em curvas aguenta-se bem. Mas nas rectas é claro que ela não aguenta a beira de uma 2T E em arranque tambem não Razz

carlos.lima

Mensagem  CristinaJS em Sab 12 Nov 2011, 16:51

Então a AJP PR3 SM parece ser indicada para esse tipo de viagens.
carlosfilipe94, nem que abrande um bocadinho, não tenho problemas com isso, desde que não leve muito mais tempo do que isso a lá chegar. xD

Já agora, uma pequena dúvida. Qual a diferença entre a AJP PR3 SM e a AJP PR3 SM Pro? Pelo que li, parece que é só a suspensão traseira e dianteira, de resto, mais nada. No que é que isso me vai fazer diferença? Será que os preços também variam (já que não os consigo ver no site)? Sinceramente, pelo visual, estou mais inclinada para a Pro, aquela branquinha é linda. ^^

CristinaJS

Mensagem  andre em Sab 12 Nov 2011, 16:55

CristinaJS escreveu:Então a AJP PR3 SM parece ser indicada para esse tipo de viagens.
carlosfilipe94, nem que abrande um bocadinho, não tenho problemas com isso, desde que não leve muito mais tempo do que isso a lá chegar. xD

Já agora, uma pequena dúvida. Qual a diferença entre a AJP PR3 SM e a AJP PR3 SM Pro? Pelo que li, parece que é só a suspensão traseira e dianteira, de resto, mais nada. No que é que isso me vai fazer diferença? Será que os preços também variam (já que não os consigo ver no site)? Sinceramente, pelo visual, estou mais inclinada para a Pro, aquela branquinha é linda. ^^

A única diferença é mesmo as suspensões ,para alem do aspecto dizem que fica mais estável em curva.
O preço muda também não sei muito bem quanto mas deve por volta dos 500 600.

andre

Mensagem  CristinaJS em Sab 12 Nov 2011, 17:00

andre escreveu:
CristinaJS escreveu:Então a AJP PR3 SM parece ser indicada para esse tipo de viagens.

A única diferença é mesmo as suspensões ,para alem do aspecto dizem que fica mais estável em curva.

A qual delas é que te referes? A que fica mais estável em curva é a Pro?

CristinaJS

Mensagem  andre em Sab 12 Nov 2011, 17:01

CristinaJS escreveu:
andre escreveu:

A qual delas é que te referes? A que fica mais estável em curva é a Pro?

sim a pro.

andre

Mensagem  Amatsu em Sab 12 Nov 2011, 17:01

o preço é sim mais elevado porque tem uma suspenção invertida à frente da Marzochi preta e um amortecedor trazeiro da SACHS.
É assim, é mais caro, mas tambem é melhor.... depois se tambem gostares de um bom ronco de mota pedes a ponteira da MX (o escape completo talvez não seja melhor pois deixa-te a mota demasiado livre e o desgaste é maior, e como tu queres para longas viagens.... se fosse para monte ou Kartodromo aconselhava-te o escape completo da MX

Resumindo para nao te baralhar:

- AJP PR3 ou PR4 (experimenta com qual preferes, mas é melhor a PR3)
- Escusas de escolher o modelo PRO , pois podes escolher a core que queres (branco ou preto)
- se quiseres a suspenção invertida por achares que fica com uma estetica melhor (podes ver a do Oldman daqui, ou no site da AJP a PR3 pro
- se quiseres um som mais porreiro, mais grave, a ponteira da MX

Caso queiras comprar nova, é isso que tens de pedir Wink

Amatsu

Mensagem  carlosfilipe94 em Sab 12 Nov 2011, 17:48

Sim, a Pro é mais cara pois tem suspensões muito melhores e a direcção não treme tanto Wink

OffTopic:. Carlos Lima tens de fazer as curvas que eu fiz ao vir embora com o pestolas! bounce

carlosfilipe94

http://www.facebook.com/home.php#!/profile.php?id=10000144934360

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 04:48

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: