Duvida yz para sm

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Duvida yz para sm

Mensagem  BroLy em Qua 23 Nov 2011, 11:46

kambotas escreveu:Sei perfeitamente que existem SM a dar mais de 170Km/h...a minha tambem os dá...
Tal como as Enduro e Motocross,as SM não roram feitas para andar bastante tempo com o punho colado...isso ñ é saude para elas...
Tem mais saude uzares a mota num Track Day sempre a punho que andar em auto estrada a punho...
Mas teres uma SM com transmissão para fazer 170 não implica que vás sempre a 170 em Auto-Estrada ..

Uma GSX-R 1000 tem transmissão para fazer 300 km/h no entanto quem as tem não anda sempre a 300 na Auto-Estrada .. nem sequer andam a 200 km/h constantes .. isso tanto funciona para uma GSX-R 1000 como para uma Supermoto que faça 170 como para uma 600 que faz 270 etc etc ..

A questão da caixa de 6, é preferível porque podes desmultiplicar para fazer 170 ou 180 ( se tiver motor para isso ), sem sacrificar tanto o disparo nas mudanças mais baixas e no entanto consegues velocidades de cruzeiro de 120 ou 130 km/h ( ou até mais em alguns casos ) sem moeres o motor em 6ª ..

Numa SM com caixa de 4 ou 5 mudanças, se desmultiplicares para 170 ou 180 km/h vais perder força nas primeiras mudanças e mesmo em 5ª a velocidade de cruzeiro a 120 - 130 km/h vai ser feita em rotações mais elevadas que a mota equivalente com caixa de 6 e transmissão para a mesma velocidade de ponta ..

w w w . r a c i n g s m . o r g

BroLy

http://www.racingsm.org

Mensagem  kambotas em Qua 23 Nov 2011, 12:36

Eu percebo o teu ponto de vista e tens a tua razão...
Só não percebo o porquê de o pessoal se preocupar com a velocidade maxima de uma SM...
Uma 5ª de uma caixa de 5 velocidades não é igual a uma 5ª de uma caixa de 6 velocidades...é preciso não esquecer este pormenor...

kambotas

http://www.evoclubeportugal.com

Mensagem  BroLy em Qua 23 Nov 2011, 13:31

kambotas escreveu:Eu percebo o teu ponto de vista e tens a tua razão...
Só não percebo o porquê de o pessoal se preocupar com a velocidade maxima de uma SM...
Uma 5ª de uma caixa de 5 velocidades não é igual a uma 5ª de uma caixa de 6 velocidades...é preciso não esquecer este pormenor...
Pois não, a 5ª das caixas de 5 por norma é mais longa .. logo perdes logo 1 mudança com aceleração forte, coisa que não acontece nas de caixa de 6 .. em que a 5ª não é tão longa .. depois jogas com a transmissão ..

Com as de caixa de 6 consegues o melhor dos 2 mundos, 5 mudanças de pedrada e a 6ª para não só fazer velocidades de cruzeiro a velocidades mais elevadas sem esforçar o motor, como tens velocidade de ponta superior por norma ..

O melhor exemplo é a minha Husaberg 650, com 16 - 38 ( origem ) e caixa de 6 ( 5 primeiras curtas e a 6ª longuíssima ), sem mexer na transmissão faço os Trackdays nos Kartodromos, ou seja, tenho pedrada na mesma nas mudanças mais baixas, como se logo a seguir ao Trackday pegar na mota e for pela Auto-Estrada para casa consigo ir a 130 km/h em 6ª sem esforçar o motor ..

Ao contrário de por exemplo, as 450's que andaram no último Trackday em Santo André, embora tenham caixa de 6 ( KTM 450 SMR ) ou 5 ( YZ, KX ), eles andavam com transmissões do género 14 - 48, se logo a seguir por ventura fossem para a Auto-Estrada a 90 km/h já iam em rotações elevadas em 5ª ... e faziam de ponta estilo 135 ou 140 km/h ..

Percebes agora ?

w w w . r a c i n g s m . o r g

BroLy

http://www.racingsm.org

Mensagem  kambotas em Dom 04 Dez 2011, 19:47

BroLy axo que estas a confundir relação com transmissão final...são coisa um pouco diferentes...
Podes ter uma mota com 5 velocidades com uma relação final igual a uma de 6 velocidades...

kambotas

http://www.evoclubeportugal.com

Mensagem  Amatsu em Dom 04 Dez 2011, 20:02

para mim optava pela KTM 525 EXC com 2 mapas de ignição se tiveres €urinhos

Amatsu

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 21:11

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares