É obrigatorio usar piscas?

:: Geral :: Geral

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

É obrigatorio usar piscas?

Mensagem  Bernardo em Sab 07 Jan 2012, 14:34

Pessoal nunca cheguei a perceber isto... é ilegal nao usar piscas?

Bernardo

Re: É obrigatorio usar piscas?

Mensagem  L_Cobain27 em Sab 07 Jan 2012, 15:54

tanto quanto sei , podes andar sem eles , logo que faças sinal a indicar com os braços .

L_Cobain27

Mensagem  rossi em Sab 07 Jan 2012, 19:34

Mesmo que seja ilegal, anda sem eles. lol!

PS: Piscas e espelhos é coisas de meninos, ou melhor, de panisguinhas. twofinger

rossi

Mensagem  nunes09 em Dom 08 Jan 2012, 17:54

Panisguinhas é andar com 3 dedos de goma no pneu atrás. Curte a mota, curte as curvas, caga no resto!

nunes09

Mensagem  pedrotiago em Dom 08 Jan 2012, 18:36

L_Cobain27 escreveu:tanto quanto sei , podes andar sem eles , logo que faças sinal a indicar com os braços .

nao podes tirar os piscas nem os espelhos.. é obrigatório andar com 4 piscas e 2 espelhos e velocimetro... eu já fui avisado por isso..

pedrotiago

Mensagem  rossi em Dom 08 Jan 2012, 19:21

nunes09 escreveu:Panisguinhas é andar com 3 dedos de goma no pneu atrás. Curte a mota, curte as curvas, caga no resto!
Tambem é verdade, para alem dos piscas e dos espelhos... lol!

rossi

Mensagem  Bernardo em Dom 08 Jan 2012, 21:58

os espelhos tenho a certeza que so é necessario ter 1 pq, para alem da minha vir de origem so com 1, nao tem suporte para outro...

Bernardo

Mensagem  rossi em Dom 08 Jan 2012, 22:02

Bernardo escreveu:os espelhos tenho a certeza que so é necessario ter 1 pq, para alem da minha vir de origem so com 1, nao tem suporte para outro...
Sim é verdade Bernardo, só o espelho esquerdo é obrigatório.
Quanto aos piscas tambem tinha a mesma ideia do cobain, pelo menos foi o que sempre ouvi falar e que aprendi na escola de condução mas como já la vão uns anos valentes pode ter mudado.

rossi

Mensagem  L_Cobain27 em Dom 08 Jan 2012, 22:34

exactamente rossi , lembro-me de ver no livro de código , imagens em que caso não houvesse piscas , tinha de se sinalizar a manobra com os braços Wink

L_Cobain27

Mensagem  rossi em Dom 08 Jan 2012, 23:17

L_Cobain27 escreveu:exactamente rossi , lembro-me de ver no livro de código , imagens em que caso não houvesse piscas , tinha de se sinalizar a manobra com os braços Wink
Exactamente Luis, o que eu não me recordo é se isso se aplicava a motas no geral ou se éra só em ciclomotores mas penso que éra no geral. scratch

seja lá o que for isso ta sempre a mais numa mota. lol!

rossi

Mensagem  Juarix em Dom 08 Jan 2012, 23:21

L_Cobain27 escreveu:exactamente rossi , lembro-me de ver no livro de código , imagens em que caso não houvesse piscas , tinha de se sinalizar a manobra com os braços Wink
esse caso não houvesse piscas é mais um "caso tenha os piscas avariados" xD

Juarix

http://bikepics.com/members/Juarix/

Mensagem  nunes09 em Dom 08 Jan 2012, 23:38

Espelhos é obrigatório o esquerdo, piscas é obrigatório se a mota trouxer de origem!!!! è tipo as luzes de nevoeiro nos carros. se trouxer tem de tar a funcionar.

nunes09

Mensagem  pedrotiago em Seg 09 Jan 2012, 00:29

nunes09 escreveu:Espelhos é obrigatório o esquerdo

e o direito tambem

pedrotiago

Mensagem  vascoribeiro em Seg 09 Jan 2012, 00:38

Por acaso acho que os piscas nao sao obrigatorios se nao vierem. E espelhos so o esquerdo e que é obrigatorio

Nos carros se nao vier com cintos atras tambem nao é obrigatorio por so tens de por se vier de origem

vascoribeiro

Mensagem  pedrotiago em Seg 09 Jan 2012, 00:48

vascoribeiro escreveu:Por acaso acho que os piscas nao sao obrigatorios se nao vierem. E espelhos so o esquerdo e que é obrigatorio

Nos carros se nao vier com cintos atras tambem nao é obrigatorio por so tens de por se vier de origem

sim... mas as motas nao saiam com piscas quando? 1900?

há muito que as motos sao obrigadas com os 4 piscas e espelhos... quando compramos uma yz ou crf devia vir com piscas e espelhos e reflector atraz etc... se fores mandando parar a responsabilidade é tua. E em relaçao as espelhos, é obrigatorio os dois... a policia já me disse que tenho que andar com os dois e mesmo na escola de cond. tambem me disseram isso

o espelho do lado esq. era antigamente principalmente com os carros, a malta é que aproveita para tirar um espelho fora, mas é obrigatorios os 2

pedrotiago

Mensagem  RickyFMX em Seg 09 Jan 2012, 08:32

pedrotiago escreveu:sim... mas as motas nao saiam com piscas quando? 1900?

há muito que as motos sao obrigadas com os 4 piscas e espelhos... quando compramos uma yz ou crf devia vir com piscas e espelhos e reflector atraz etc... se fores mandando parar a responsabilidade é tua. E em relaçao as espelhos, é obrigatorio os dois... a policia já me disse que tenho que andar com os dois e mesmo na escola de cond. tambem me disseram isso

Ora finalmente uma resposta correcta!!!!!

A XR 600 foi das ultimas motos que me lembro que foi "legalizada" sem piscas. Para não ser muito mau, desde 1995 não conheço nenhuma moto que venha de origem sem espelhos e piscas!

Como o Pedro disse, se comprares uma YZ ou CRF, É DA TUA RESPONSABILIDADE, colocares a moto legal, e os stands só te passam a declaração sem os piscas e espelhos (e luzes muitas vezes) porque isso ia encarecer a venda e eles querem é vender, e declinam a responsabilidade para os compradores.

RickyFMX

http://www.supermoto-portugal.com

Mensagem  rossi em Seg 09 Jan 2012, 19:40

Panisguices. lol!

rossi

Mensagem  carlosfilipe94 em Seg 09 Jan 2012, 20:31

rossi escreveu:Panisguices. lol!

Twisted Evil

carlosfilipe94

http://www.facebook.com/home.php#!/profile.php?id=10000144934360

Mensagem  nunes09 em Sex 13 Jan 2012, 01:59

Tive uma KTM EXC, e não trazia de origem! Não trazia cablagem, suporte, nem sequer o botão para os piscas tinha, agora espelhos, isso sim trazia.

nunes09

Mensagem  SiCKMiND em Qua 25 Jan 2012, 04:24

Eu uso sempre a mesma desculpa: ''Enquanto tava a trabalhar levaram-me os espelhos, vou agora a casa mandar vir outros'' -''Okay, então a ver se o faz o + depressa possivel'' Ui já a correr Twisted Evil

SiCKMiND

Mensagem  Mr_Trecolareco em Qua 25 Jan 2012, 10:36

Eu gosto é de os ver a tremer qd há policia na estrada ou de apanharem sustos por terem de passar a vida a olhar para trás por não terem espelhos LOL

Os piscas facilmente se arranjam uns mais pequenos e discretos para satisfazer os requisitos, já os espelhos não prescindo deles ( especialmente com mto trânsito ou em passeios com mais malta onde evito ter de deixar de olhar para a frente estando sempre atento ao que se passa atrás ).

Até parece que o pessoal por aqui anda todo a menos de 50km/h ( velocidade onde é fácil olhar para trás sem grandes perigos )ou a mais de 200km/h ( onde é raro serem ultrapassados, mas mesmo assim podem ser surpreendidos por um mais apressado que nós LOL ).

Sinceramente, acho que já não somos crianças para arriscar a segurança...mas isso sou eu que recomendo o contrário: sinalizem bem as vossas manobras com os piscas e braços se for preciso e estejam atentos ao que se passa á vossa volta com os espelhos e olhar para trás para confirmar se acharem necessário.

Assim numa pequena pesquisa encontrei isto que refere as luzes e proibição de características

Código da estrada 2005:

SECÇÃO VIII

Iluminação

Artigo 59.º

Regras gerais

1 - Os dispositivos de iluminação de sinalização luminosa e os reflectores que devem equipar os veículos, bem como as respectivas características, são fixados em regulamento.

2 - É proibida a utilização de luz ou reflector vermelho dirigidos para a frente ou de luz ou reflector branco dirigidos para a retaguarda, salvo:

a) Luz de marcha atrás e da chapa de matrícula;

b) Avisadores luminosos especiais previstos no artigo 23.º;

c) Dispositivos de iluminação e de sinalização utilizados nos veículos que circulam ao abrigo do disposto no artigo 58.º

3 - É sancionado com coima de (euro) 60 a (euro) 300 quem:

a) Conduzir veículo que não disponha de algum ou alguns dos dispositivos previstos no regulamento referido no n.º 1;

b) Puser em circulação veículo utilizando dispositivos não previstos no mesmo regulamento ou que, estando previstos, não obedeçam às características ou modos de instalação nele fixados;

c) Infringir o disposto no n.º
2.

4 - É sancionado com coima de (euro) 30 a (euro) 150 quem:

a) Conduzir veículo que não disponha de algum ou alguns dos reflectores previstos no regulamento referido no n.º 1;

b) Puser em circulação veículo utilizando reflectores não previstos no mesmo regulamento ou que, estando previstos, não obedeçam às características ou modos de instalação nele fixados;

c) Sem prejuízo do disposto no n.º 2 do artigo 62.º, conduzir veículo com avaria em algum ou alguns dos dispositivos previstos no n.º 1.

_______//__________

SECÇÃO III
Iluminação
Artigo 93.º
Utilização das luzes
1 - Nos motociclos, triciclos, quadriciclos e ciclomotores, o uso de dispositivos de sinalização luminosa e de iluminação é obrigatório em qualquer circunstânci
a.

Artigo 94.º
Avaria nas luzes
1 - Em caso de avaria nas luzes de motociclos, triciclos, quadriciclos e ciclomotores é aplicável, com as necessárias adaptações, o disposto no artigo 62.º
2 - Em caso de avaria nas luzes, os velocípedes devem ser conduzidos à mão.

_________//_________

CAPÍTULO II

Características dos veículos

Artigo 114.º
Características dos veículos
1 - As características dos veículos e dos respectivos sistemas, componentes e acessórios são fixadas em regulamento.
2 - Todos os sistemas, componentes e acessórios de um veículo são considerados suas partes integrantes e, salvo avarias ocasionais e imprevisíveis devidamente justificadas, o seu não funcionamento é equiparado à sua falta.
3 - Os modelos de automóveis, motociclos, triciclos, quadriciclos, ciclomotores, tractores agrícolas, tractocarros e reboques, bem como os respectivos sistemas, componentes e acessórios, estão sujeitos a aprovação de acordo com as regras fixadas em regulamento.
4 - O fabricante ou vendedor que coloque no mercado veículos, sistemas, componentes ou acessórios sem a aprovação a que se refere o número anterior ou infringindo as normas que disciplinam o seu fabrico e comercialização é sancionado com coima de (euro) 600 a (euro) 3000 se for pessoa singular ou de (euro) 1200 a (euro) 6000 se for pessoa colectiva e com perda dos objectos, os quais devem ser apreendidos no momento da verificação da infracção.
5 - É proibido o trânsito de veículos que não disponham dos sistemas, componentes ou acessórios com que foram aprovados ou que utilizem sistemas, componentes ou acessórios não aprovados nos termos do n.º 3.
6 - Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de (euro) 250 a (euro) 1250, sendo ainda apreendido o veículo até que este seja aprovado em inspecção extraordinária.

Artigo 115.º

Transformação de veículos
1 - Considera-se transformação de veículo qualquer alteração das suas características construtivas ou funcionais.
2 - A transformação de veículos a motor e seus reboques é autorizada nos termos fixados em regulamento.
3 - Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de (euro) 250 a (euro) 1250, se sanção mais grave não for aplicável, sendo ainda apreendido o veículo até que este seja aprovado em inspecção extraordinária.

A leitura do código é sempre útil: http://portal.codigodaestrada.net/content/view/75/30/

Mr_Trecolareco

http://www.trackfreeks.com

Mensagem  RickyFMX em Qua 25 Jan 2012, 10:53

Eu penso, como já referi noutro tópico, que o uso dos espelhos e piscas vem com a maturidade (não estou a chamar imaturo a ninguém que não os use, mas está provado que com o avançar da idade, os espelhos e piscas fazem mais falta! Laughing Laughing Laughing )

Eu desde à uns anos para cá, ando com essa traquitanada toda na moto... só tiro os espelhos nos passeios ou track days, de resto é sempre com piscas e espelhos!

Nós temos mesmo muita sorte no pais que temos, porque se formos a outros países civilizados, é raro ver alguma moto sem espelhos ou muito menos sem piscas...

RickyFMX

http://www.supermoto-portugal.com

Mensagem  sxs em Qua 25 Jan 2012, 11:47

nunes09 escreveu:Tive uma KTM EXC, e não trazia de origem! Não trazia cablagem, suporte, nem sequer o botão para os piscas tinha, agora espelhos, isso sim trazia.

Grande nunes09! Estás de volta ao fórum?! Andavas desaparecido!
Se estiveres por Lis vê se dizes alguma coisa...

Desculpem o off topic Embarassed

sxs

Mensagem  nunes09 em Qua 25 Jan 2012, 18:35

AHAH, sabes que fiquei este tempo todo aqui pelas terras dos nuestros HERMANOS, a estudar, dia 31 volto a lisboa, e apartir daí podes contar com uns passeios e umas jolas pela noitada Razz! E tenho curiosidade para ver essa duke, agora que vou trocar de mota quero ver o que essa tem para oferecer Smile. Twisted Evil

nunes09

Mensagem  Amatsu em Qui 26 Jan 2012, 20:15

ou dizes que caíste e partiram-se e estás à espera que cheguem os outros... hahhaha

o que me disseram na condução foi: Se a mota nao tiver piscas tens de assinalar com os braços...

a moto 4 do meu primo veio sem espelhos e sem piscas

Amatsu

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 22:18

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

:: Geral :: Geral

Permissão deste fórum: