calcular transmissao

:: Geral :: Geral

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

calcular transmissao

Mensagem  pedrotiago em Seg 09 Jan 2012, 00:19

boas, alguem sabe como posso calcular diferentes tipos de transmissoes (pinhao-cremalheira) para a minha tt? ela tinha 15-48 se nao tou em erro e o max. que deu com esta trans. foi 171kmh (até aos 165kmh foi a descer depois foi a direito) em recta num dia sem vento nenhum, mas ela tava a perder compressao de uma valvula... agora é capaz de dar mais um pouco Laughing

mas eu queria saber se lhe puser um pinhao de 14 ou 16 qual a diferença de kmh's What a Face

pedrotiago

Re: calcular transmissao

Mensagem  camsilva em Seg 09 Jan 2012, 00:58

pedrotiago escreveu:boas, alguem sabe como posso calcular diferentes tipos de transmissoes (pinhao-cremalheira) para a minha tt? ela tinha 15-48 se nao tou em erro e o max. que deu com esta trans. foi 171kmh (até aos 165kmh foi a descer depois foi a direito) em recta num dia sem vento nenhum, mas ela tava a perder compressao de uma valvula... agora é capaz de dar mais um pouco Laughing

mas eu queria saber se lhe puser um pinhao de 14 ou 16 qual a diferença de kmh's What a Face

No site do Broly tens uma calculadora para isso, tens é de saber os restantes elementos que lá pede. Fica aqui o link

camsilva

Mensagem  X15 em Seg 09 Jan 2012, 01:10

Aumentar a velocidade de ponta (teorica) esquecendo toda uma série de factores importantes, e que fazem parte da equação, pode ser altamente contraproducente, no entanto cingindo-nos só à relação final temos:

Ao diminuir o numero de voltas que o pinhão de ataque (ou veio de saída da caixa de velocidades) tem que dar para fazer a cremalheira (logo a roda) dar uma volta aumenta-se a velocidade de ponta.
Isto consegue-se quer aumentando o numero de dentes do pinhão quer diminuindo o numero de dentes da cremallheira.

Voltando ao teu caso:
relação actual => 15/48 = 3.2/1

quer 15/45 ou 16/48 dão o mesmo resultado = 3/1 o que dá uma variação de +- 6%.
Se diminuires a resistencia aerodinamica (p/ex.: dobras-te e tiras a mão esquerda do punho do guiador e estendes o braço para pores a mão esquerda a tapar o farol) podes eventualmente obter um ganho de velocidade de ponta superior aos +-6% teóricos atrás calculados.

Isto tudo para dizer que se quizeres experimentar o 16 eu tenho 1 que te posso emprestar para teste!!

X15

Mensagem  rossi em Seg 09 Jan 2012, 01:35

E se tirares a mão do punho direito então é que ela anda... lol!

rossi

Mensagem  Juarix em Seg 09 Jan 2012, 01:54

rossi escreveu:E se tirares a mão do punho direito então é que ela anda... lol!
olha que já andei numa dtr que dava para fazer isso...xD

Juarix

http://bikepics.com/members/Juarix/

Mensagem  rossi em Seg 09 Jan 2012, 01:58

Juarix escreveu:
Isso das motas que o punho prende são uma exepção. Razz
São motas todas manhosas e mal inventadas, é irritante motas com o punho a prender Mad

rossi

Mensagem  Juarix em Seg 09 Jan 2012, 02:06

rossi escreveu:
Juarix escreveu:
São motas todas manhosas e mal inventadas, é irritante motas com o punho a prender Mad
acredita tava a ver que ia ao chao a custa disso.. nao estava a contar e o dono da mota nao me avisou...

Juarix

http://bikepics.com/members/Juarix/

Mensagem  rossi em Seg 09 Jan 2012, 02:10

Juarix escreveu:
rossi escreveu:
Juarix escreveu:
acredita tava a ver que ia ao chao a custa disso.. nao estava a contar e o dono da mota nao me avisou...
Acredito sim.
Eu por acaso sempre tive o vicio de recolher o punho em vez de o largar, mesmo assim acho irritante quando o punho prende. Evil or Very Mad
É isso e folga no cabo.

rossi

Mensagem  kaworunagisa em Seg 09 Jan 2012, 12:15

a respeito do cabo de alelerador aconselho isto:
http://www.supermoto-portugal.com/t4909-acelerador-preso

a respeito da transmissão final com o objectivo de obter a maior velocidade de ponta para começar deve-se fazer a tal tabela já mencionada com os respectivas cremalheiras/pinhons sendo os resultados com os numeros maiores as relações mais curtas/rápidas(menos velocidade) e os resultados com o valor mais pequeno as relações mais longas/lentas(mais velocidade), mas isto tudo em teoria. até se pode arranjar uma relação tipo 14/50 (cfemalheira/pinhão) onde a mota te pode dar 400 à hora!!!!!!!!!!!!!

o ideal seria teres um conta rotações e 3 pinhões e cremalheiras. para se ter a máxima velocidade possivel motor deve esgotar a rotação na ultima mudaça tal como em todas as outras. por vezes com a ganãncia de querer mais velocidade, carregamos mais a transmissão a fim de dar os tais teoricos 10kms/h mais, só que aqui entram os tais "outros" factores como atritos, resistencia do vento, e até a potencia e binario do motor (ou a falta deles...). resultado em vez de se ganhar velocidade "carregando" na transmissão, perde-se, pois o motor falta potencia e binário faltando dar umas 500RPMs por exemplo.
por vezes é necessário aligeirar a transmissão pois assim o motor consegue dar as 500 RPMs restantes, em vez de 10kms/h podes ganhar só 4 kms/h mas ficas com uma mota mais rapida, económica, e polivalente

se realmente só a deser é que dás essa velocidade toda então ela está mesmo muito pesada.

AHH, e em caso de quereres tirar todas as duvidas, vê se consegues arranjar um c/rotações daqueles electronicos de enrolar ao cabo da vela

kaworunagisa

Mensagem  BroLy em Seg 09 Jan 2012, 13:31

Com a minha calculadora dá para ter uma ideia da velocidade real, mas é preciso ter em conta valores de transmissão coerentes para a mota em causa.

É preciso que a mota tenha potência / binário, escalonamento de caixa e aerodinâmica decente para aguentar determinada transmissão ..

Por exemplo, há muita gente que deverá considerar 16 - 38 uma transmissão muito longa / pesada para a Husaberg 650 com caixa de 6, no entanto em estrada e circuito a mota não está longa.

Mas 16 - 38 numa KTM 520 / 525 EXC SM já seria ultra longa .. tudo depende do motor em causa, da caixa etc ..

w w w . r a c i n g s m . o r g

BroLy

http://www.racingsm.org

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 09:58

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

:: Geral :: Geral

Permissão deste fórum: