Relação de transmisao

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Relação de transmisao

Mensagem  vascoribeiro em Ter 17 Jan 2012, 21:27

Boas
Comecei agora a andar com a xr na estrada mas estou com transmissão de monte e estou a forçar muito o motor, e para ja vou andar com rodas de monte com pneus mistos porque estou em exames e nao tenho tempo para tratar das sm. Estive a tentar fazer as contas no site que voces puseram aqui, http://www.racingsm.org/studies.php?study=vel, mas nao sei o que por quando pedem as rpm.
Fui ao manual e pus a rotaçao a atingir os cavalos maximos. É isto que tenho que por ou nao tem nada a ver?
Disseram-me para por a transmisao 15/40 ou 15/42 o que vos parece?

Heeeeeeeelp!!!! affraid

Última edição por vascoribeiro em Ter 17 Jan 2012, 21:40, editado 1 vez(es)

vascoribeiro

Re: Relação de transmisao

Mensagem  Caetano em Ter 17 Jan 2012, 21:35

vascoribeiro escreveu:Boas
Comecei agora a andar com a xr na estrada mas estou com transmissão de monte e estou a forçar muito o motor, e para ja vou andar com rodas de monte com pneus mistos porque estou em exames e nao tenho tempo para tratar das sm. Estive a tentar fazer as contas no site que voces puseram aqui, http://www.racingsm.org/studies.php?study=vel, mas nao sei o que por quando pedem as rpm.
Fui ao manual e pus a rotaçao a atingir os cavalos maximos. É isto que tenho que por ou nao tem nada a ver?
Disseram-me para por 15/40 ou 15/42 o que vos parece?

Heeeeeeeelp!!!! affraid

Pera lá, acho que vai aqui uma pequena confuzãozita...

Ora bem rotação maxima, por aquilo que encontrei na net devem ser umas +/-7500.
Isso 15/40 ou 15/42 é a relação de transmissão que tens na mota, 15 é o numero de dentes do pinhão de ataque e 40 ou o 42 é o da cremalheira....

Percebes-t scratch

Caetano

Mensagem  vascoribeiro em Ter 17 Jan 2012, 21:39

Nao, eu agora estou com 16/48 para ai, nao tenho a certeza. Quero mudar a transmissao para nao andar sempre em força, neste momento estou com transmisao de monte. Estou a perguntar se 15/40 ou 15/42 sera a apropriada. E qual o numero que devo por no programa do site quando pedem rpm.
Exactamente é 7600rpm

vascoribeiro

Mensagem  vascoribeiro em Ter 17 Jan 2012, 21:41

Tens razao, estive a ler outra vez o que escrevi e nao estava explicito. Sorry

vascoribeiro

Mensagem  Caetano em Ter 17 Jan 2012, 21:43

vascoribeiro escreveu:Nao, eu agora estou com 16/48 para ai, nao tenho a certeza. Quero mudar a transmissao para nao andar sempre em força, neste momento estou com transmisao de monte. Estou a perguntar se 15/40 ou 15/42 sera a apropriada. E qual o numero que devo por no programa do site quando pedem rpm.
Exactamente é 7600rpm

isso 15/40 com as rodas de mato é um bocado elevado, pois o perimetro da roda de mato é maior, logo não precisas de uma cremalheira tão pequena....
Eu por agora deixava o pinhão de 16 e tentava araanjar uma cremalheira de 42 ou 44.
depois logo vês como é que fica.
Mas com esse simulador que te recomendaram ai em cima podes fazer a simulação com essas medidas todas thumbup

Caetano

Mensagem  vascoribeiro em Ter 17 Jan 2012, 21:54

Desde ja obrigado pelas respostas
Mas so vou andar com as rodas de mato ate ao final dos exames, daqui a um mes ja vou por as sm. Por isso vou aproveitar e meter ja o kit de transmisao completo nao vou gastar dinheiro duas vezes.
Acho que vou comprar o 15/40. Quem me disse isto foi um membro aqui do forum que tem uma com 15/42 e disse para por 15/40
E entao sempre é as 7600rpm que ponho no programa?

vascoribeiro

Mensagem  Caetano em Ter 17 Jan 2012, 21:55

Ora bem, pelas simulações que eu fiz.

16/48 ás 7600rpm, mas com jante 19 = +/- 160kmh
15/40 ás 7600rpm, mas com jante 19 = +/- 180kmh

Vais ganhar uns 20 km em ponta, perder força, (não faz mal que a XR tem muita arsenal ) mas vais ter uma velocidade de cruzeiro com menos rotação.
Agora é uma questão de gosto, e do tipo de utilização que vais dar á moto. thumbup

Última edição por Caetano em Ter 17 Jan 2012, 21:58, editado 1 vez(es)

Caetano

Mensagem  Caetano em Ter 17 Jan 2012, 21:56

.

Caetano

Mensagem  vascoribeiro em Qua 18 Jan 2012, 00:21

é isso obrigado. Vou entao meter 15/40

vascoribeiro

Mensagem  pedro fernandes em Qua 18 Jan 2012, 06:49

eu optava pela de 15/42 pois a xr 400 nao e um poço de força Smile acho que com 40 vai ficar muito longa a tua mota deve ter cerca de 40cv de origem thumbup

pedro fernandes

Mensagem  vascoribeiro em Qua 18 Jan 2012, 09:01

pedro fernandes escreveu:eu optava pela de 15/42 pois a xr 400 nao e um poço de força Smile acho que com 40 vai ficar muito longa a tua mota deve ter cerca de 40cv de origem thumbup

Carago. Wink Agora deixaste-me indeciso. Eu entretanto vou reparar o motor todo e aumentar a compressao se a biela aguentar por isso vai ficar como novo

vascoribeiro

Mensagem  BroLy em Qua 18 Jan 2012, 09:41

Uma XR 400 com 15 - 40, motor de origem e rodas de mato ? lol

E a rotação que tens de colocar não é obrigatoriamente a rotação de corte, é a rotação que o motor atingirá em carga para a transmissão que pretendes.

Se colocasses 16 - 38 é óbvio que ela não faria 7600rpm nem em 5ª nem provavelmente em 4ª com o motor XR 400 de origem .. lol

O programa serve para isso mesmo, para simulares cenários, depois tendo em conta a aerodinamica da mota ( mato ), o perímetro da roda, caixa, potência e binário que o motor tem, tens que ter sensibilidade para ver se achas que a mota aguenta transmissões pesadas ou não ..

Por exemplo, a minha ex-KTM 520 ( 6 mudanças ) se lhe metesse 16 - 38 ela ficava ultra molengona e nem usava a 6ª ... no entanto a minha Husaberg 650 ( 6 mudanças ) tem de origem 16 - 38 e usa muito bem a 6ª .. tudo depende dos motores .. potências .. binários

w w w . r a c i n g s m . o r g

BroLy

http://www.racingsm.org

Mensagem  Caetano em Qua 18 Jan 2012, 09:43

Embarassed Embarassed Embarassed

Pensava que a tua XR era a 650. realmente como diz o pedro, talvez fique muito pesado com os 15/40.

Caetano

Mensagem  vascoribeiro em Qua 18 Jan 2012, 13:41

As rodas de mato so vou andar durante um mes porque estou em exames e nao quero andar ilegal. depois vou por sm mas nao vou estar agora a comprar uma transmissão para um mes e depois mudar.
Vou por 15/42 entao e depois logo se ve

vascoribeiro

Mensagem  sandro em Qua 18 Jan 2012, 17:00

a relaçao que tens agora se for 16/48 é quase a mesma coisa do que a de origem da tua mota que é 15/45 mas se é para meteres uma mais longa se eu estivesse no teu lugar metia ou 16/42 ou entao se comprares o kit completo 15/40, eu digo isto porque a minha tem de origem 14/48 e eu tive 15/45 e estava fixe se formos a ver esta relaçao metes mais um dente no pinhao(velocidade) e tiras 3 na cremalheira(velocidade) ao seja sao quase 6 dentes a menos na relaçao final para mim é o melhor compromisso nao perdes muito estalo e ganhas mais velocidade de ponta,logo uma velocidade de cruzeiro mais elevada passas de 117km/h de ponta com a transmiçao de origem para 131km/h com 15/40 se quiseres ver e testar relaçoes vai ao link que te vou deixar
http://www.gearingcommander.com/

sandro

Mensagem  BroLy em Qua 18 Jan 2012, 17:27

Ele já simulou no meu, há que dar preferência ao Made in Portugal. Laughing

BroLy

Mensagem  sandro em Qua 18 Jan 2012, 18:07

BroLy escreveu:Ele já simulou no meu, há que dar preferência ao Made in Portugal. Laughing

o que é nacional é bom ! lol!

sandro

Mensagem  vascoribeiro em Qua 18 Jan 2012, 23:15

BroLy escreveu:Uma XR 400 com 15 - 40, motor de origem e rodas de mato ? lol

E a rotação que tens de colocar não é obrigatoriamente a rotação de corte, é a rotação que o motor atingirá em carga para a transmissão que pretendes.

Se colocasses 16 - 38 é óbvio que ela não faria 7600rpm nem em 5ª nem provavelmente em 4ª com o motor XR 400 de origem .. lol

O programa serve para isso mesmo, para simulares cenários, depois tendo em conta a aerodinamica da mota ( mato ), o perímetro da roda, caixa, potência e binário que o motor tem, tens que ter sensibilidade para ver se achas que a mota aguenta transmissões pesadas ou não ..

Por exemplo, a minha ex-KTM 520 ( 6 mudanças ) se lhe metesse 16 - 38 ela ficava ultra molengona e nem usava a 6ª ... no entanto a minha Husaberg 650 ( 6 mudanças ) tem de origem 16 - 38 e usa muito bem a 6ª .. tudo depende dos motores .. potências .. binários

Isto é tanta gente a dizer coisas diferentes ja nao sei o que fazer
Broyle jo vou usar as rodas de mato durante um mes por isso vou ja comprar a transmissão para as rodas sm. Ja vi que percebes da coisa qual a relaçao que achas mais apropriada, é que ali naquilo da rotaçao de corte deixei de perceber o que querias dizer.

vascoribeiro

Mensagem  L_Cobain27 em Qui 19 Jan 2012, 02:08

a mota pode não ter força na última mudança , 5ª , para esgotar caixa , fazer rotação máxima vá ..

L_Cobain27

Mensagem  BroLy em Qui 19 Jan 2012, 09:43

L_Cobain27 escreveu:a mota pode não ter força na última mudança , 5ª , para esgotar caixa , fazer rotação máxima vá ..
Nem é só a questão de atingir a rotação máxima ( corte ) na última mudança, ele pode ter a mota consideravelmente mais longa, não esgotar a 5ª ( caso dele ), mas conseguir ficar a apenas 1000 ou 500rpm do corte com relativa facilidade .

Eu na Husaberg por exemplo, nunca cortei 6ª, mas mesmo com 16 - 38 consigo fazer reprises em 6ª e consigo expreme-la bastante .. ou seja, a transmissão não é tão longa / pesada assim. Wink

Isso depois vai da sensibilidade de cada um, eu por exemplo agora vou meter o 15 na Husaberg, mas a única razão é por causa dos Trackdays.

BroLy

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 18:23

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: