Tutorial de afinação de um carburador (de uma AJP pr4 125)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tutorial de afinação de um carburador (de uma AJP pr4 125)

Mensagem  Diogov em Seg 09 Abr 2012, 19:43

Boas Smile

a pedido de alguns users, fiz um pequeno vídeo de como se pode fazer pequenas afinações num carburador em casa Very Happy

Neste caso é um carburador duma AJP 125 4t, mas isto serve para uma grande variedade de tipos de carburadores, pois o principio é basicamente o mesmo Razz

peço desculpa pela qualidade, mas é de um telemóvel Evil or Very Mad

Resumindo tudo é assim:

tirar vela e ver a cor,
-se estiver branca/sem fuligem tem gasolina a menos
-se estiver preta tem gasolina a mais
-se estiver acastanhada está no ponto Wink

se tiver gasolina a menos, roda-se o parafuso para a esquerda, como se estivéssemos a desapertar um parafuso, que dá mais gasolina.
se tiver gasolina a mais, roda-se o parafuso para a direita, que tira gasolina.
Importante: quando rodarem o parafuso é apenas 1 quarto de volta, meia volta ao parafuso, às vezes nem é preciso tanto, é mesmo só um pouco Exclamation Exclamation

dar uma volta com a mota um pouco a fundo ou aceleram apenas a mota parada (2 ou 3 min), é suficiente; esperem que arrefeça um pouco e vêm a cor da vela, senão estiver no ponto, ajustam o parafuso cuidadosamente até estar no ponto.

espero ter sido esclarecedor, e se tiverem duvidas é só perguntar Wink

Diogov

Re: Tutorial de afinação de um carburador (de uma AJP pr4 125)

Mensagem  OldMan em Seg 09 Abr 2012, 20:14

Curti!

Obrigado pelas dicas!
Para tirar a vela é preciso alguma chave especial? Podias ter mostrado essa parte também Razz

OldMan

Mensagem  Diogov em Seg 09 Abr 2012, 21:09

OldMan escreveu:Curti!

Obrigado pelas dicas!
Para tirar a vela é preciso alguma chave especial? Podias ter mostrado essa parte também Razz

Obrigado Razz

precisas de uma chave de velas 18, ou uma chave de luneta 18 tipo esta http://www.duarteneves.pt/media/catalog/product/cache/2/small_image/170x170/5e06319eda06f020e43594a9c230972d/0/1/014.112.338-img-1.jpg

Diogov

Mensagem  sandro em Seg 09 Abr 2012, 21:21

Diogov escreveu:Boas Smile

a pedido de alguns users, fiz um pequeno vídeo de como se pode fazer pequenas afinações num carburador em casa Very Happy

Neste caso é um carburador duma AJP 125 4t, mas isto serve para uma grande variedade de tipos de carburadores, pois o principio é basicamente o mesmo Razz

peço desculpa pela qualidade, mas é de um telemóvel Evil or Very Mad

Resumindo tudo é assim:

tirar vela e ver a cor,
-se estiver branca/sem fuligem tem gasolina a menos
-se estiver preta tem gasolina a mais
-se estiver acastanhada está no ponto Wink

se tiver gasolina a menos, roda-se o parafuso para a esquerda, como se estivéssemos a desapertar um parafuso, que dá mais gasolina.
se tiver gasolina a mais, roda-se o parafuso para a direita, que tira gasolina.
Importante: quando rodarem o parafuso é apenas 1 quarto de volta, meia volta ao parafuso, às vezes nem é preciso tanto, é mesmo só um pouco Exclamation Exclamation

dar uma volta com a mota um pouco a fundo ou aceleram apenas a mota parada (2 ou 3 min), é suficiente; esperem que arrefeça um pouco e vêm a cor da vela, senão estiver no ponto, ajustam o parafuso cuidadosamente até estar no ponto.

espero ter sido esclarecedor, e se tiverem duvidas é só perguntar Wink

ainda bem que começama aparecer videos destes por parte do pessoal ; mas se me primites tens alguns equivocos ai no video,como esse parafuso nao controla o ar ; controla sim o fluxo de gasolina do slow jet e serve só para afinar a rsposta da mota até 1/4 de punho e tem de ser afinado em conjunto com o parafuso do relantin ; o parafuso do ar fica sempre ao pe da admiçao esse como está junto do celindro é o afinador do slow jet; ou seja com esse nao consegues afinar o carburador a modos de empobrecer ou enrriquecer a mistura tens de mexer nos jeets; porque o funcionamento dos carburadores(4t) sao praticamente identicos uns aos outros e o conceito é o mesmo para todos ; agora á uns que tem parafuso do ar junto á admiçao e outros tem um parafuso da gasolina junto á saida do carb; nao me leves a mal mas se é intuito do forum ajudarmo-nos uns aos outros fica aqui a minha ajuda e esclarecimento deixo-te uns videos que me ajudaram bastante para conseguir afinar e fazer o rejet á minha mota (foram largas horas a ver videos) eexemplificam o que eu estou a dizer para posterior informaçao
sao granditos mas valem bem a pena de ver para quem tem interesse em saber o conceito defucionamento, afinaçao e de rejeet de um carb 4t thumbup

sandro

Mensagem  tiagomdv em Seg 09 Abr 2012, 21:40

espéctaculo pessoal thumbup para quem gosta de fazer as coisas na mota como eu, é uma grande ajuda mesmo..

Agradecido Very Happy

tiagomdv

Mensagem  rossi em Ter 10 Abr 2012, 01:54

Exelente tópico thumbup

Éssa pit bike tem um barulhinho igual ao da minha Very Happy
Precisava éra de um carburador igual a esse que a minha vinha com um carburador que não é dela. Evil or Very Mad

rossi

Mensagem  Juarix em Ter 10 Abr 2012, 11:37

rossi escreveu:Exelente tópico thumbup

Precisava éra de um carburador igual a esse que a minha vinha com um carburador que não é dela. Evil or Very Mad
arranja um carburador de uma AJP..xD um 26 ou um 30(as novas ja trazem um 30) xD devia ficar fixe isso..xD

Quanto ao video da afinaçao da AJP foi exactamente assim que afinei a minha e ficou impec...xD

Juarix

http://bikepics.com/members/Juarix/

Mensagem  sandro em Ter 10 Abr 2012, 15:59

Juarix escreveu:

arranja um carburador de uma AJP..xD um 26 ou um 30(as novas ja trazem um 30) xD devia ficar fixe isso..xD

Quanto ao video da afinaçao da AJP foi exactamente assim que afinei a minha e ficou impec...xD

mas nao mudaste os jeets ,pois nao?
claro que se o parafuso está lá para alguma coisa é, mas a funçao dele é afinar a primeira fase de aeleraçao como está explicado nos videos,mas é de valor o pessoal começar a fazer videos deste tipo para servir de base para quem precisa thumbup

sandro

Mensagem  Juarix em Ter 10 Abr 2012, 17:38

sandro escreveu:
Juarix escreveu:

mas nao mudaste os jeets ,pois nao?
claro que se o parafuso está lá para alguma coisa é, mas a funçao dele é afinar a primeira fase de aeleraçao como está explicado nos videos,mas é de valor o pessoal começar a fazer videos deste tipo para servir de base para quem precisa thumbup
sim, nao mudei nada.. só afinei por ali juntamente com uma posterior afinaçao do relanti.. e ficou impec.. ate hoje troco de vela e tem estado sempre mais ou menos com a mesma cor no polo..

Juarix

http://bikepics.com/members/Juarix/

Mensagem  rossi em Ter 10 Abr 2012, 19:34

Juarix escreveu:

Já andei a ver e até se arranja barato um carburador para pit mas isso vai ficar mesmo pro fim, vai ter de ser carburador e colector de admisão. Wink

rossi

Mensagem  Diogov em Ter 10 Abr 2012, 21:55

Obrigado pelos agradecimentos e retificaçoes, tem-se de começar a fazer videos é mais facil explicar.
quanto ao caso de mexer nos jets, no carburador da minha ajp so tenho conhecimento do parafuso d ralenti, do sistema de vacuo e aquele parafuso de regulaçao da mistura, que chega bem para empobrecer ou enriquecer a mistura. Ou entao baixar ou subir a agulha Wink

Diogov

Mensagem  Diogov em Ter 10 Abr 2012, 22:27

Isso dos jets nao é a mesma coisa que os giglers? eu fui a net e o que apareceu como jet foi os varios tipos de giglers

Diogov

Mensagem  sandro em Qua 11 Abr 2012, 07:02

Diogov escreveu:Isso dos jets nao é a mesma coisa que os giglers? eu fui a net e o que apareceu como jet foi os varios tipos de giglers

é precisamente a mesma coisa

sandro

Mensagem  Diogov em Qua 11 Abr 2012, 19:29

sandro escreveu:
Diogov escreveu:Isso dos jets nao é a mesma coisa que os giglers? eu fui a net e o que apareceu como jet foi os varios tipos de giglers

ah pronto, mas olha que eu experimentei por o gigler principal maior, a mota ficou com mais arranque, mas depois não passava dos 110 porque começava a cortar e o de origem não, mas também acho que foi por ser grande demais, era de uma 250

Diogov

Mensagem  sandro em Qua 11 Abr 2012, 20:07

Diogov escreveu:
sandro escreveu:

ah pronto, mas olha que eu experimentei por o gigler principal maior, a mota ficou com mais arranque, mas depois não passava dos 110 porque começava a cortar e o de origem não, mas também acho que foi por ser grande demais, era de uma 250

o gigler principal nao tem nada a ver com o arranque o jigler principal só começa a ter influencia sobre a a carburaçao a partir do meio punho para cima mas se o mudaste e a mota começava a cortar é estranho porque para cortar é preciso que ela chegue ao limite de rotaçao e se chegou lá para cortar pela logica tinha de fazer pelo menos a mesma velocidade que se tivesse o gigler de origem ao corte tambem ;o mais que podia acontecer era ela custar a desenvolver porque a mistura estar rica demais muita gasosa e pouco ar ; era o que a minha fazia agora com o carb da crf450 com outros jeets mas foi resolvido com uma maior entrada de ar ; experimenta meter esse gigler e tirares o filtro do ar para veres o resultado na minha nao podia estar mais satisfeito a mota está diabolica rock 1ª,2ª,3ªe a passar para 4ª em alcatrao vai sempre a varrer com 14/42 e comigo em cima que nao sou propriamente um peso pluma lol! ; afinar um carb nao é dificil tenta seguir as instruçoes dos videos em cima mesmo que tenhas de ve-los varias vezes para perceberes bem e o resto vai com a pratica eu tambem nao tenho muita mas a afinaçao que está na minha mota fui eu que fiz e segundo um mecanico aqui na zona com fama nos artilhanços de 2t a afinaçao estava no ponto um bocadinho rica mas muito boa só precisava de mais entrada de ar e era isso que eu nao tinha conseguido descobrir mas só consegui depois de muitas horas a ver videos e pesquisas na net sobre afinaçoes de carburadores ; se calhar tive sorte em ter acertado em poucas tentativas mas as noçoes estao lá o mais importante é perceberes a tabela dos jeets e conseguires conciliar todos os pontos de afinaçao; slowjet mainjet agulha e mistura thumbup

sandro

Mensagem  tiagomdv em Qua 11 Abr 2012, 22:02

e por onde começo? em que posiçao deverá estar a agulha como base? e o parafuso do relanti e gasolina ?

edit: este tópico tem umas infos porreiras
http://www.minimotoportugal.com/forum/index.php?topic=4094.0

tiagomdv

Mensagem  sandro em Qua 11 Abr 2012, 23:00

tiagomdv escreveu:e por onde começo? em que posiçao deverá estar a agulha como base? e o parafuso do relanti e gasolina ?

edit: este tópico tem umas infos porreiras
http://www.minimotoportugal.com/forum/index.php?topic=4094.0

na minha humilde opiniao"que nao sou nenhum expert" a agulha em certa parte é o "menos importante" se fosse eu de inicio deixava a agulha na posiçao de origem e mudava os jeets primeiro o mainjet e depois o slowjet subia-lhes duas medidas no main e baixava-uma no slowjet; e baixava porquê?? porque o slowjet funciona mais a fim de vaporizar no inicio do regime e quanto menores forem os furinhos mais vaporizaçao faz (isto no meu carb) supondo que todos os carburadores 4t tenham o mesmo principio era assim que eu fazia mas se tens uma boa afinaçao na tua mota nao sei até que ponto deverias mexer como está devias "ler" a vela e ver se tens a mistura rica ou pobre; atençao que todas as pessoas que percebem mesmo disto advertem que é menos prujedicial em deixar a mistura mais rica do que pobre porque uma mistura mais pobre tem uma temperatura mais alta de queima e pode prujedicar componentes do motor; mas voltando ao assunto se quiseres mesmo mudar os jiglers tens de ter a noçao que primeiro tens de mudar o filtro do ar para um com mais caudal de admiçao e só depois podes testar uma alteraçao de carburaçao; logo á partida se mudares o filtro por ex por um K&N vais ter logo mais entrada de ar e para optimizares essa mood tens de aumentar na mesma medida a entrada de gasosa sem exajerar,só em optimizares essas alteraçoes vais logo notar diferença no comportamento da mota; o pessoal é que muitas das vezes mudam só o fitro e notam diferença em baixas e pensam que a mota está boa assim ,mas com mais entrada de ar vamos "ganhar" mais baixas e a mota até pode ficar mais rapida até certa altura porque em altas continua a ter mais entrada de ar do que origem mas deixa de ter entra de gasolina equivalente ao ar que está a aspirar; mas como é obvio nao podes esperar uma mudança radical numa 125 4t só com jiglers e filtro do ar ,como eu notei na minha ; mas tambem a diferença que eu notei na minha nao se deveu só aos giglers deveu-se sim á mudança de um carb de origem de embolo para um carb mais moderno e avançado de guilhotina que trona a aceleraçao mais rapida e linear; nao sei se percebeste o que eu quis dizer com isto tudo mas se nao percebeste bem tás a vontade de perguntar que eu o que souber posso tentar ajudar,nao é complicado uma vez que se perceba as noçoes ,quando perceberes isso vais ver que a teoria é muito facil e a pratica nao é mais dificil, eu tambem até á pouco tempo nao pescava nicles disto e tive ajuda para perceber e tambem houve pessoal aqui do forum que me tentou ajudar , e agora já nao me faz confusao por isso tas á vontade e como já disse aqui a alguns users do forum se precisares de ajuda para tentar perceber isto manda-me uma pm que eu mando-te o meu nº e podemos falar melhor,mas volto a dizer-te que nao sou nenhum expert só gosto destas coisas e tento perceber o mehor que posso para nao estar a leste do que se passa com a minha mota

sandro

Mensagem  tiagomdv em Qui 12 Abr 2012, 15:45

é como eu, gosto de perceber o que se passa, por isso é que gosto bastante de mecânica e tento o mais possivel ser eu a fazer as cenas Very Happy
quanto à afinação, eu nao a quero por a andar mais, eu quero apenas afiná-la, logo acho que nao seja preciso mexer nos jets, ela está com o kit 150, os jets nao sei se são de origem ou nao, mas eles ao terem posto o kit devem ter afinado o carborador né ? neste momento está sem filtro, com o outro a mota ficava esquisita, deve ser por estar bastante sujo e nao deixa entrar ar .. tou a ver se encomendo o original para ela, mas entretanto quero afina-la o melhor possivel sem o filtro. depois de ler umas coisas, ela agora ao relantim, acelero e ela sobe bem de rotação, as vezes faz poço mas nao desliga, sobe na mesma.. mas no relantim vai a baixo muito facilmente, e manda muitos rateres .. penso que seja gasolina a mais.. agora vou ver como está a agulha, e po la na posiçao central caso nao esteja, e depois mexer nos parafusos a ver o que dá Very Happy

cumps

tiagomdv

Mensagem  Frankenstein em Qui 12 Abr 2012, 22:51

Por exemplo, eu na minha ajp quando esta no relantim não têm um trabalhar certo (vou ver se faço um vídeo) parece que falha 1 vez sempre no mesmo ponto :S alguém saberá qual poderá ser o motivo? mesmo que eu acelere o relantim essa "falha" persiste.
Para dizer a verdade nunca tirei nem limpei o filtro de ar, e a pouco tempo reparei que estava a pingar um pouco de gordura...
Será do filtro? (ja agora como devo correctamente limpar o filtro?)

Outra coisa para o pessoal das ajp's (dos modelos antigos provavelmente), notei ultimamente que o motor tem um barulho de fundo muito de leve como se la dentre estivesse um galinheiro, ou uma galinha mesmo a fazer barulho. Ja alguém ouvi-o esse barulho?

Vou ver se compro uma vela nova e afino o carburador para ver se a mota melhor um pouco no rendimento Razz

Frankenstein

Mensagem  Diogov em Sab 14 Abr 2012, 10:38

Frankenstein escreveu:Por exemplo, eu na minha ajp quando esta no relantim não têm um trabalhar certo (vou ver se faço um vídeo) parece que falha 1 vez sempre no mesmo ponto :S alguém saberá qual poderá ser o motivo? mesmo que eu acelere o relantim essa "falha" persiste.
Para dizer a verdade nunca tirei nem limpei o filtro de ar, e a pouco tempo reparei que estava a pingar um pouco de gordura...
Será do filtro? (ja agora como devo correctamente limpar o filtro?)

Outra coisa para o pessoal das ajp's (dos modelos antigos provavelmente), notei ultimamente que o motor tem um barulho de fundo muito de leve como se la dentre estivesse um galinheiro, ou uma galinha mesmo a fazer barulho. Ja alguém ouvi-o esse barulho?

Vou ver se compro uma vela nova e afino o carburador para ver se a mota melhor um pouco no rendimento Razz

a minha ajp as vezes fazia isso quando tinha a mistura pobre, mas quando acelerava já não fazia

isso dos barulhos do motor acho que é normal, o motor da minha já foi todo aberto e não tem quaisquer folgas (só o desgaste normal do uso) e faz à mesma barulho Razz Razz

essa gordura que dizes que tinha no filtro é um óleo proprio para filtros para agarrar poeiras Smile e podias experimentar desmontar o carburador e desentupir e limpar com um compressor Wink

e já agora, qual foi a ultima vez que afinaste as válvulas?

Diogov

Mensagem  rtpinto em Qua 20 Jun 2012, 18:30

Boas Malta

Estive a afinar o relantim da minha PR4 e ate ai tudo impecavel mas um problema nao desapareceu...

Com punho leve ela tem uma resposta impecavel e com bastante força (tem um carb novo das novas PR4 e o motor esta a 150cc) Mas quando (por exemplo numa subida) puxo punho fundo ela faz um poço e nao anda mesmo e no momento do poço o escape manda uns mini rateres aleatoriamente...tendo sempre que aliviar o punho o que torna qualquer tipo de ultrapassagem um valente "FAIL" Evil or Very Mad

Suponho que seja por falta de gasolina na mistura porque o escape tb nao cheira nada a gasolina... Neutral
Qual o processo de afinaçao que me aconselham? Smile

Obrigado

rtpinto

Mensagem  Diogov em Qua 20 Jun 2012, 19:30

rtpinto escreveu:Boas Malta

Estive a afinar o relantim da minha PR4 e ate ai tudo impecavel mas um problema nao desapareceu...

Com punho leve ela tem uma resposta impecavel e com bastante força (tem um carb novo das novas PR4 e o motor esta a 150cc) Mas quando (por exemplo numa subida) puxo punho fundo ela faz um poço e nao anda mesmo e no momento do poço o escape manda uns mini rateres aleatoriamente...tendo sempre que aliviar o punho o que torna qualquer tipo de ultrapassagem um valente "FAIL" Evil or Very Mad

Suponho que seja por falta de gasolina na mistura porque o escape tb nao cheira nada a gasolina... Neutral

Obrigado

vé a cor da vela, se estiver branca está com falta de gasolina, que é o que secalhar ta a acontecer, e afina naquele parafuso que está no video, dá umas voltas para a esquerda, como se estiveses a desapertar um parafuso, dá uma volta e vê a cor da vela, metes a mota um pouco a trabalhar e mandas umas gasadas, senão estiver acastanhada ou preto, continua este precesso Smile

se já tivesses pratica dava para afinares pelo barulho do motor

ou então vê se o sistema de vacuo, que injecta gasolina quando aceleras a fundo, se está a actuar

espero que te tenha esclarecido Razz

Diogov

Mensagem  rtpinto em Qua 20 Jun 2012, 19:36

Diogov escreveu:

Obrigado

vé a cor da vela, se estiver branca está com falta de gasolina, que é o que secalhar ta a acontecer, e afina naquele parafuso que está no video, dá umas voltas para a esquerda, como se estiveses a desapertar um parafuso, dá uma volta e vê a cor da vela, metes a mota um pouco a trabalhar e mandas umas gasadas, senão estiver acastanhada ou preto, continua este precesso Smile

ou então vê se o sistema de vacuo, que injecta gasolina quando aceleras a fundo, se está a actuar

Ajudaste sim, o meu unico problema é que das duas chaves de velas que tenho em casa nenhuma delas dá para a minha pale
Mas amanha ja tento resolver isto de vez Smile

Obrigado Smile

rtpinto

Mensagem  Diogov em Qua 20 Jun 2012, 19:40

rtpinto escreveu:
Diogov escreveu:

Obrigado

Ajudaste sim, o meu unico problema é que das duas chaves de velas que tenho em casa nenhuma delas dá para a minha pale
Mas amanha ja tento resolver isto de vez Smile

Obrigado Smile

Arranja uma chave de luneta 18 - 19, é a que tenho na minha Wink

Diogov

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 19:48

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: