Iniciante: Sugestões e informações

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Iniciante: Sugestões e informações

Mensagem  Francisco29 em Qui 24 Maio 2012, 17:15

Boa tarde a todos, acabei de me registar no fórum e por isso sei muito pouco sobre o seu funcionamento, desculpem se não estiver a postar no sitio certo.
Registei-me pois tenho uma série de perguntas, tenho 16 anos e gostava de saber informações sobre carta de moto, não percebo nada do assunto mesmo, mas penso que as motas se chamem 50cc ou scotters? Não percebo mesmo nada, mas conto com a vossa ajuda. Que preço é a licença, que marcas/motos aconselham? Obrigado!

Francisco29

Re: Iniciante: Sugestões e informações

Mensagem  camsilva em Qui 24 Maio 2012, 18:05

Viva. Amigo, faz a tua apresetação na secção "apresentações" para a malta de ficar a conhecer melhor Wink

E depois completa melhor a tua questão/questões..

Mas vá, se tens 16 anos, as motas que te deves estar a referir são as de categoria A1, motociclos até 125cc e 11kw de potência Wink
Dentro desta gama tens motas a 2t e a 4t, que diferem um pouco na finalidade que pretendes delas.. Explica melhor que uso darás a mota para a gente te poder elucidar Wink

camsilva

Mensagem  L_Cobain27 em Sex 25 Maio 2012, 01:19

trata da apresentação sff .

com ela tratada , coloca aqui as questões que quiseres , que eu ajudo-te nisso Wink

L_Cobain27

Mensagem  Tiago121 em Sex 25 Maio 2012, 11:47

Mas pretendes tirar a licença de 50cc ou a carta mesmo de 125cc Very Happy?

O pessoal ajuda Twisted Evil

Tiago121

Mensagem  cristiano_agostinho em Sex 25 Maio 2012, 13:35

Sou recém encartado da A1 se tiveres alguma duvida é so dizer Razz

cristiano_agostinho

Mensagem  Francisco29 em Qui 31 Maio 2012, 15:51

Já fiz a minha apresentação.
Desculpem mas podem-me explicar esses dois tipos de licença? Basicamente queria uma scooter para o dia-a-dia, casa-escola e pouco mais, só para andar pela cidade e curtas distâncias. Agora já percebi que existe 50cc e 125cc? Podem-me explicar as diferenças? Obrigado!

Francisco29

Mensagem  camsilva em Qui 31 Maio 2012, 16:06

Francisco29 escreveu:Já fiz a minha apresentação.
Desculpem mas podem-me explicar esses dois tipos de licença? Basicamente queria uma scooter para o dia-a-dia, casa-escola e pouco mais, só para andar pela cidade e curtas distâncias. Agora já percebi que existe 50cc e 125cc? Podem-me explicar as diferenças? Obrigado!

O que está a negrito refere-se á carta, ou mesmo as scooters em si?

camsilva

Mensagem  Francisco29 em Qui 31 Maio 2012, 16:08

camsilva escreveu:
Francisco29 escreveu:Já fiz a minha apresentação.

O que está a negrito refere-se á carta, ou mesmo as scooters em si?

Ambos, não percebo muito disso. Quais as diferenças na carta e scooter?

Francisco29

Mensagem  camsilva em Qui 31 Maio 2012, 16:35

Francisco29 escreveu:
Ambos, não percebo muito disso. Quais as diferenças na carta e scooter?

lol! então vamos lá ver se damos um jeito nisso. Wink

Vamos primeiro ás cartas de condução:

É assim, tu, com 16 anos de idade podes tirar a carta de condução de categoria A1. Essa categoria da carta habilita-te a conduzir motas até 125cc e 11kw de potência.

Por outro lado e, a partir dos 14, podes tirar a licença de condução de ciclomotores, são as famosas 50cc.

Agora, relativamente ás scooters:

Uma scooter com 125cc tem por norma um motor que funciona segundo um ciclo de 4 tempos, traduzindo por miudos, este tipo de motores são melhores para andar no dia-a-dia porque:
a) consomem menos
b) não necessitam de mistura de óleo (os motores a 2 tempos necessitam, sendo que essa mistura deixa um cheiro bastante característico a oleo queimado na roupa)
--> resumindo, são bastante mais praticas para andar no dia-a-dia, é por gasolina e andar.

Uma scooter 50cc tem um motor 2t, que se traduz em:
a) mais barulho, com um andamento inferior ao da 125, devido á diferença grande de cilindrada.
b) os consumos serão, pelo mesmo motivo, idênticos. (sei que as 125cc andam a volta dos 3lt/100km, as 50 não sei.. So que, nas 50cc, há sempre que acrescentar o consumo de oleo, que será a volta de 1lt por cada 50lt de gasolina)
c) normalmente as scooters tem um sistema automático de mistura do tal oleo, pelo que acaba por pouca diferença fazer em termos de trabalho que dá Laughing

Agora, a parte chata das 125cc 4t, é que se calhar não encontras tantas usadas e, mesmo assim, serão mais caras do que as 50cc que encontras mais facilmente e mais em conta.

A escolha cabe-te a ti. Sinceramente depende um bocado dos gostos de cada um, porque consumos são idênticos e andamentos a 50 é mais fraca um pouco, so tem um barulhinho viciante, enquanto a 125cc é so e simplesmente um meio de transporte que se mexe mesmo bem.

No teu caso, e sendo que me parece que queres a scooter para te levar de A a B, procurava uma 125cc, pela menor carga de "dores de cabeça" que dá em termos de manutenção. É por oleo no motor, na corrente, gasolina, e andar Laughing

camsilva

Mensagem  Francisco29 em Qui 31 Maio 2012, 16:53

Bem grande explicação, muito obrigado! A sério! Em termos de carta já sei então, e nas motas 125cc parece-me melhor sim, mas podes dizer-me preços? Mais ou menos, novas e usadas porque preços ficam? E que modelos aconselhas?

Francisco29

Mensagem  camsilva em Qui 31 Maio 2012, 17:09

Francisco29 escreveu:Bem grande explicação, muito obrigado! A sério! Em termos de carta já sei então, e nas motas 125cc parece-me melhor sim, mas podes dizer-me preços? Mais ou menos, novas e usadas porque preços ficam? E que modelos aconselhas?

Em relação a preço de usados, facilmente encontras em olx, custojusto, por aí.

Preços de novas não faço a mais pequena ideia.. Claro, isso é como tudo, existem as honda e yamaha, marcas reputadas com boas scooters 125cc, mas são motas para andar a volta dos 4000€, digo eu.. Depois tens marcas como a Sym, por exemplo, que tem modelos bem mais em conta. Mas isso fazes uma pesquisa com o nosso amigo google que vais recolhendo info's.

Mas claro, isto sou eu, deixa ver se cá passa alguém que esteja mais por dentro do assunto..

So um aparte, nunca te passou pela ideia uma mota de caixa manual? Smile

camsilva

Mensagem  L_Cobain27 em Qui 31 Maio 2012, 18:15

scooter 125 , tens a honda PCX que é muito porreira Wink

L_Cobain27

Mensagem  Francisco29 em Qui 31 Maio 2012, 19:37

camsilva escreveu:
Francisco29 escreveu:Bem grande explicação, muito obrigado! A sério! Em termos de carta já sei então, e nas motas 125cc parece-me melhor sim, mas podes dizer-me preços? Mais ou menos, novas e usadas porque preços ficam? E que modelos aconselhas?

Em relação a preço de usados, facilmente encontras em olx, custojusto, por aí.

Preços de novas não faço a mais pequena ideia.. Claro, isso é como tudo, existem as honda e yamaha, marcas reputadas com boas scooters 125cc, mas são motas para andar a volta dos 4000€, digo eu.. Depois tens marcas como a Sym, por exemplo, que tem modelos bem mais em conta. Mas isso fazes uma pesquisa com o nosso amigo google que vais recolhendo info's.

Mas claro, isto sou eu, deixa ver se cá passa alguém que esteja mais por dentro do assunto..

So um aparte, nunca te passou pela ideia uma mota de caixa manual? Smile

Pois, assim são demasiado caras. As sym parecem fixes mas novas também não são baratas. Uma usada seria a melhor solução... Que motos são essas?

Francisco29

Mensagem  Francisco29 em Qui 31 Maio 2012, 19:38

L_Cobain27 escreveu:scooter 125 , tens a honda PCX que é muito porreira Wink

Isso é scooter para que preço?

Francisco29

Mensagem  ja9uar em Qui 31 Maio 2012, 19:40

PCX's usadas por volta dos 2200, 2500 Euros.

ja9uar

Mensagem  fredxt em Sab 02 Jun 2012, 21:17

Boas já tive na mesma situação que tu ou seja não percebia quase nada de motas,agora até as reconeço só pelo som king
Ora bem eu na tua situação(peço desculpa o termo mas) cagava para as scooters,agora tás naquela altura em que queres é uma mota mas vais-te fartár depressa de uma scooter (sem ofença ao scootistas ou lá como lhe chamão,mas é a minha opinião).E não te aconselho a comprar nova(falo por experiência propria) compra antes uma yamaha dt 125r por exemplo,em segunda mão,porque de certeza que vais mandar umas quedas e não dói tanto quando é uma mota velha.Qando vires que já te sentes confiante podes comprar outra mota.
Como dá para perceber,nunca andáste de mota(digo eu) por isso tenta arranjar algum amigo que tenha a boa vontade de te ensinar a andar de mota.Caso não conheças ninguém(que foi o meu caso) aconselho-te a tirar a carta de 125 pois assim váis aprender pelo menos o básico.

Espero ter ajudado e em caso de duvida ou precistencia dos sintomas contacta-me lol!

fredxt

Mensagem  camsilva em Sab 02 Jun 2012, 21:42

fredxt escreveu:[...]

Concordo a 200% com o que foi dito. A não ser que so queiras a carta de mota para teres um meio de transporte (e aí sim as scooters são razoaveis), ou então esquece-as.. Uma 125 de caixa manual é uma coisa completamente diferente, dá o mesmo trabalho a habituar a ela (ou parecido), e quando a conheceres, sentes muito mais a vontade andar numa mota do que na scooter Laughing

camsilva

Mensagem  andre em Dom 03 Jun 2012, 02:43

por acaso tive a andar numa scooter 125 a uns dias e gostei Twisted Evil

andre

Mensagem  fredxt em Dom 03 Jun 2012, 18:45

andre escreveu:por acaso tive a andar numa scooter 125 a uns dias e gostei Twisted Evil

Também já andei numa scooter 125 aquilo até se meche bem mas não é a mesma coisa.E nem andei muito naquilo porque sentime um larilas anim_peep

fredxt

Mensagem  Bernardo em Dom 03 Jun 2012, 18:55

Antes de mais nada Bem Vindo! Very Happy

Ha cerca de 1 ano tirei a carta de 50cc, e comprei uma aprilia sx 50cc. Estou satisfeitissimo e acho que se e para a cidade acho que que fazias bem em:
-Licença de 50cc - 55€
-Vespa LX 50 4t - 2800€

E ficas muito bem servido. Acho que isto e um grande investimento! Mota super fiavel e gasta +/- 2lt aos 100 (uma amiga minha tem uma e ja fez as contas aos consumos e diz que da +/- 70km/h que chega para a cidade)

Se queres andar mais depressinha compra uma 125 (mas se fores pa 125 nao sei se compensa scooter...) a meu ver ficarias bem servido de XR ou WR ou assim uma coisa do genero...

Agora tens de ser tu a decidir! Boa Compra Wink

Bernardo

Mensagem  andre em Dom 03 Jun 2012, 20:32

fredxt escreveu:
andre escreveu:por acaso tive a andar numa scooter 125 a uns dias e gostei Twisted Evil

Também já andei numa scooter 125 aquilo até se meche bem mas não é a mesma coisa.E nem andei muito naquilo porque sentime um larilas anim_peep

claro que não é a mesma coisa do que uma moto com caixa manual, mas dá para ter a parte prática como poder por capacete de baixo do banco e para curtir um bocado.

andre

Mensagem  nuno216 em Dom 03 Jun 2012, 21:33

depende do que queres...
aconselhava-te a nao arranjares uma scooter a não ser que querias mesmo como meio de transporte de todos os dias e fazeres uns bons KM mas em cidade...

porque o prazer de condução de uma mota com caixa manual é completamente outro!

quanto a scooters a tal Honda PCX 125 anda a fazer uns consumos muito bons... 2,1 l aos 100 (pelo que dizem).

mas Wr 125 ou DT 125 são muito boas para começar... apesar de teres que ter um pouco de mais precaução com as motos as 2 tempos (DT) pois são mais explosivas a uma certa rotação e disparam de repente Razz
para além de que o consumo é muito maior a 2 t que a 4 t

Eu cá comecei com uma DT125 velhinha mas anda o suficiente e fui para a primeira aula de condução com muito pouca experiencia mesmo.. eles lá ensinam-te a montar e a cumprir as regras do transito.
Depois tu com a carta e com a mota aprendes a realmente andar de mota e tambem infrigir algumas regras de transito xD

ps. Agora como tu (mas noutro nivel) ando a estudar o que posso adquirir como motão para dar o próximo passo.

nuno216

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 14:24

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: