Molas progressivas e afinação de suspensões

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Molas progressivas e afinação de suspensões

Mensagem  Jomba em Sab 26 Maio 2012, 22:54

Como sabem sempre achei as suspensões da minha KTM 690 SMC um pouco duras (julgo que será igual em todas as SM de raíz) , talvez por estar habituado às motas de enduro...

Hoje descobri um site que fala em molas progressivas, resumindo são molas com um início de curso mais mole e que depois fica mais rigo, permitindo "absorver" as irregularidades do piso sem dar porrada no piloto.

Alguém sabe alguma coisa sobre isto? Vale a pena ou é publicidade enganosa?
Aqui fica o link:
http://motoring-europe.eu/product/ktm-progressive-front-springs-yacugar

Última edição por Jomba em Seg 28 Maio 2012, 12:44, editado 2 vez(es)

Jomba

Re: Molas progressivas e afinação de suspensões

Mensagem  Jomba em Dom 27 Maio 2012, 21:25

Então, ninguém percebe nada de suspensões?!? confused

Mesmo sem ser de molas progressivas, alguém tem ideia de como por a suspenção da frente mais soft e estável sem trocar ou cortar as molas?

Andei a ver na net e falam em tirar os espaçadores (para diminuir a carga da mola) e subir as forquetas acima dos T's uns 5mm (para aumentar a estabilidade em velocidades mais elevadas).

Alguém tem algum conhecimento destas ou outras técnicas?

Jomba

Mensagem  L_Cobain27 em Seg 28 Maio 2012, 01:19

Jomba , um óleo menos espesso é capaz de te ajudar nisso ..

essa suspensão não tem aquele parafuso que dá para se dar as voltas de forma a afinar ?

L_Cobain27

Mensagem  Jomba em Seg 28 Maio 2012, 14:41

Obrigado pelo feedback Luís! O óleo da mota é o 5, há menos viscoso que isto?

A suspensão tem afinação, mas não me parece o suficiente, segundo li em vários sites as SMC (e até as 690 enduro e enduro R) vêm de origem com muita carga e a solução passa por mudar as molas por outras com um rate mais baixo ou cortar as molas originais e/ou retirar os espaçadores.

Jomba escreveu:Então, ninguém percebe nada de suspensões?!? confused

Queria opiniões do pessoal daqui do fórum...

Última edição por Jomba em Seg 28 Maio 2012, 20:26, editado 1 vez(es)

Jomba

Mensagem  L_Cobain27 em Seg 28 Maio 2012, 15:18

não te quero induzir em erro , mas tenho quase a certeza que quanto maior for o número , mais espesso é o óleo .

umas molas mais 'moles' , se calhar iam-te dar o que querias , mas poderia a mota ficar mole demais em curva , e fazer com que apanhes alguns sustos ..

no manual da mota , tenho quase a certeza que vem lá os clicks dos tais parafusos para afinar de origem , mais mole e mais dura , é um começo (pelo menos para isso , não gastas € )

podes também pôr daqueles purgadores de ar (caso não tenhas) , e assim sempre vais tirando o ar à suspensão , convém ser feito , com a roda da frente no ar Wink

cortar as molas não aconselho , nem nos carros ..

mas se passar no meu mecânico pergunto-lhe em relação a isso do nº do óleo em relação à viscosidade Wink

L_Cobain27

Mensagem  Jomba em Seg 28 Maio 2012, 17:04

L_Cobain27 escreveu:não te quero induzir em erro , mas tenho quase a certeza que quanto maior for o número , mais espesso é o óleo .

umas molas mais 'moles' , se calhar iam-te dar o que querias , mas poderia a mota ficar mole demais em curva , e fazer com que apanhes alguns sustos...

podes também pôr daqueles purgadores de ar (caso não tenhas) , e assim sempre vais tirando o ar à suspensão , convém ser feito , com a roda da frente no ar Wink

cortar as molas não aconselho , nem nos carros ..

mas se passar no meu mecânico pergunto-lhe em relação a isso do nº do óleo em relação à viscosidade Wink

Também já pensei nos purgadores, será que vale a pena?
Vê lá se consegues saber mais sobre o óleo, inclusivamente se se pode jogar com a quantidade, também já li nalgum lado que diminuir a quantidade de óleo que faz a suspensão ficar mais mole.

Eu gosto mais da mota para andar por cima de tudo, fun factor, cortar umas rotundas, "atirar-me" do alcatrão para a terra batida, subir e descer uns degraus ou passeios... Do estilo do vídeo que eu postei mas sem parecer que estou com um martelo pneumático nas mãos...

Obrigado! thumbup

Jomba

Mensagem  Mr_Trecolareco em Seg 28 Maio 2012, 17:42

Mas sabes se a mota tem afinação? Já tentaste no manual ver quais as hipóteses?

Sabes que afinações tens? Podes mto bem ter isso tudo no máximo de dureza e descompressão e dar essa ideia.

Senão houver afinação então sim convém ires a alguém que perceba disso para jogar com viscosidade de óleos, retentores e molas ajustados aquilo que precisas.

Infelizmente não há assim tantas 690 por estes lados que seja fácil de haver partilha de info, mas como ninguém se queixa estou a presumir que seja mais defeito de afinação na tua do que necessidade de mudança de molas e oleos.

Na minha sd990 é mais comum a troca de molas para pessoas que pesem mais para os 95/100kgs por serem demasiado suaves para esses pesos, para os outros é pacifico jogar com afinações.

Purgadores podem ser necessários mas para minimizar acumulação de ar/gases nas suspensões do funcionamento mais animado, senao me engano, por isso pode ter pouco a ver com a dureza na suspensão no meu ponto de vista.

Mr_Trecolareco

http://www.trackfreeks.com

Mensagem  L_Cobain27 em Seg 28 Maio 2012, 17:59

Jomba escreveu:Também já pensei nos purgadores, será que vale a pena?
Vê lá se consegues saber mais sobre o óleo, inclusivamente se se pode jogar com a quantidade, também já li nalgum lado que diminuir a quantidade de óleo que faz a suspensão ficar mais mole.

Eu gosto mais da mota para andar por cima de tudo, fun factor, cortar umas rotundas, "atirar-me" do alcatrão para a terra batida, subir e descer uns degraus ou passeios... Do estilo do vídeo que eu postei mas sem parecer que estou com um martelo pneumático nas mãos...

Obrigado! thumbup

os purgadores vale , porque tens 2 parafusos no cimo da suspensão , um deles é para os purgadores , outros é para a afinação , vê como tens isso a nivel de clicks , no manual , diz como meter isso stock , e a partir daí , como meter mais mole .

podes também tirar o ar das suspensões com os outros parafusos , se tiveres cavalete fazes isso na boa , com a roda da frente no ar , mal comeces a desapertar os parafusos , começa logo a sair ar (com os purgadores , não precisas de desapertar nada , é meter a mota no cavalete e carregar nos purgadores )

dá para andar com menos óleo também , como com mais , ainda há uns tempos fui ao meu mecânico , estava ele a tratar de uma tm 125 2T que precisava de óleo e vedantes , mas o dono queria aquilo mais duro um pouco ..

a solução foi 25ml a mais do que se tinha visto para aquela suspensão Wink

o meu conselho é veres isso da afinação pelos clicks , e tirares o ar de lá , experimentares , e se isso não resolvesse , partires para mudança de óleo / molas ou assim .

de qualquer forma , assim que puder , tento-te ver isso do óleo .

L_Cobain27

Mensagem  zipper em Seg 28 Maio 2012, 18:25

1ª As molas não se cortam.
2ª Molas progressivas funcionam (Wirth, Wilbers).É nas molas que vais notar mais.
3ª Tens afinadores nos 2 topos das bainhas. Espreita lá que devem lá ter umas setas e um S e um H.Se tiveres tudo no H, podes crer que as bainhas mais parecem dois paus de vassoura.
4ª Podes tirar os espaçadores (Eu tirei), mas a diferença não é assim tanta.
5ª Podes mudar o óleo por um 2.5W (Eu mudei) e nota-se diferença.
6ª Lamento informar-te mas bainhas invertidas WP 48, não têm nada de confortável. Elas trabalham bem, e cola-te a roda ao piso, mas passa muita "porrada" para os braços. São estruturalmente muito rigidas, e como têm pouca flexibilidade (ao contrário da maioria das suspensões convencionais), sentes tudo o que se passa lá em baixo.

Boa sorte.

zipper

Mensagem  Jomba em Seg 28 Maio 2012, 18:36

Já experimentei todas as afinações do manual, acabei por deixar ficar com a afinação confort. Mesmo assim ainda acho demasiado dura.

Em Portugal não há muitas, mas em sites estrangeiros vê-se muito pessoal a queixar-se do mesmo...

A solução é mesmo reduzir a carga, agora não sei se o faça mudando e/ou reduzindo o óleo e retirando espaçadores ou se mudo as molas.

Já agora, se retirar espaçadores reduzo também a altura da suspenção?

Jomba

Mensagem  camsilva em Seg 28 Maio 2012, 18:41

Jomba escreveu:Já experimentei todas as afinações do manual, acabei por deixar ficar com a afinação confort. Mesmo assim ainda acho demasiado dura.

Em Portugal não há muitas, mas em sites estrangeiros vê-se muito pessoal a queixar-se do mesmo...

A solução é mesmo reduzir a carga, agora não sei se o faça mudando e/ou reduzindo o óleo e retirando espaçadores ou se mudo as molas.

Já agora, se retirar espaçadores reduzo também a altura da suspenção?

Se a suspensão é assim dura, ao retirar os espaçadores apenas deve descomprimir um pouco as molas, não deve alterar a altura ao solo do guiador Wink

camsilva

Mensagem  Jomba em Seg 28 Maio 2012, 18:43

zipper escreveu:1ª As molas não se cortam.
2ª Molas progressivas funcionam (Wirth, Wilbers).É nas molas que vais notar mais.
3ª Tens afinadores nos 2 topos das bainhas. Espreita lá que devem lá ter umas setas e um S e um H.Se tiveres tudo no H, podes crer que as bainhas mais parecem dois paus de vassoura.
4ª Podes tirar os espaçadores (Eu tirei), mas a diferença não é assim tanta.
5ª Podes mudar o óleo por um 2.5W (Eu mudei) e nota-se diferença.
6ª Lamento informar-te mas bainhas invertidas WP 48, não têm nada de confortável. Elas trabalham bem, e cola-te a roda ao piso, mas passa muita "porrada" para os braços. São estruturalmente muito rigidas, e como têm pouca flexibilidade (ao contrário da maioria das suspensões convencionais), sentes tudo o que se passa lá em baixo.

Boa sorte.
Pois, falta-me testar os pontos 2, 4 e 5!
O ponto 6 bate certo com tudo o que li...
Acho que posso começar pelos pontos 4 e 5, trocar o óleo e tirar os espaçadores e ver no que dá...

Obrigado! thumbup

Jomba

Mensagem  Jomba em Seg 28 Maio 2012, 20:34

zipper escreveu:1ª As molas não se cortam.

Será que estas molas servem?
http://www.motofree.pt/ktm/9401-aprilia-sr-scooter-49cc-1994-2011.html

Jomba

Mensagem  claudioestica em Seg 28 Maio 2012, 23:12

Se a afinação que os afinadores permitem não chegam para o teu estilo de condução, compra uma molas com os NM's certos de acordo com o teu peso e ainda podes jogar com a viscosidade do óleo. Eu peso cerca de 65kg e tenho de usar a suspensão a recuperar mais lenta(afinação de baixo) e mais mole(afinação em cima), como 65kg não fazem muita pressão na frente assim com este setup tudo o que é impacto é absorvido.

Zipper as wp 48 ou qualquer outra suspensão de origem umas são melhores que outras(mais em termos de afinação, outras em termos de construção) mas uma boa preparação faz maravilhas bounce Wink

claudioestica

Mensagem  Jomba em Ter 29 Maio 2012, 15:55

claudioestica escreveu:...Eu peso cerca de 65kg e tenho de usar a suspensão a recuperar mais lenta(afinação de baixo) e mais mole(afinação em cima), como 65kg não fazem muita pressão na frente assim com este setup tudo o que é impacto é absorvido.

Eu peso 73 Kgs, sempre fiz as afinações no mesmo sentido, ou seja, se queria mais mole punha mais mole em cima e em baixo.
Uma vez que pesamos sensivelmente o mesmo vou experimentar como dizes:
- Por mais duro em baixo
- Por mais mole em cima

Jomba

Mensagem  claudioestica em Qui 21 Jun 2012, 02:13

e então, conseguiste por a suspensão à tua maneira?

claudioestica

Mensagem  Jomba em Qui 21 Jun 2012, 22:21

claudioestica escreveu:e então, conseguiste por a suspensão à tua maneira?

Ainda não, nem sequer voltei a pegar na mota... Embarassed
Mas já falei com a K-tur, vou mudar o óleo para 2,5 e retirar os espaçadores para reduzir a pré-carga.

Jomba

Mensagem  zipper em Sex 22 Jun 2012, 21:21

eu troquei as bainhas por umas de uma EXC450 do roger_a_jacto. Têm mais curso e são bem mais moles...no terreno pedregoso do Montejunto a diferença é brutal.Ainda assim a "informação" passa toda para os braços.E as bainhas foram preparadas pela MXT...Super macias no inicio e só depois ganham taragem.Tenho a sensação que as molas são progressivas.

zipper

Mensagem  Jomba em Dom 15 Jul 2012, 16:24

Jomba escreveu:
claudioestica escreveu:...Eu peso cerca de 65kg e tenho de usar a suspensão a recuperar mais lenta(afinação de baixo) e mais mole(afinação em cima), como 65kg não fazem muita pressão na frente assim com este setup tudo o que é impacto é absorvido.

Eu peso 73 Kgs, sempre fiz as afinações no mesmo sentido, ou seja, se queria mais mole punha mais mole em cima e em baixo.
- Por mais duro em baixo
- Por mais mole em cima

Afinação conforto:
Compressão (parafuso de baixo): 15 clicks
Rebound (parafuso de cima): 20 clicks

Afinação actual:
Compressão: 20 clicks
Rebound: 30 clicks

Mesmo assim sinto nos braços todas as irregularidades da estrada... Mad

Acho que isto só lá vai mesmo com uma mexida a sério...

Zipper, consegues confirmar se as tuas molas são mesmo progressivas?

Jomba

Mensagem  zipper em Seg 16 Jul 2012, 09:11

Boas.

Não te consigo confirmar.Só abrindo as bainhas...

Mas garanto-te que nunca vais perder em trocar as tuas por umas progressivas.

zipper

Mensagem  Jomba em Dom 09 Set 2012, 15:16

Jomba escreveu:
Jomba escreveu:

- Por mais duro em baixo
- Por mais mole em cima

Afinação conforto:
Compressão (parafuso de baixo): 15 clicks
Rebound (parafuso de cima): 20 clicks

Afinação actual:
Compressão: 20 clicks
Rebound: 30 clicks

Mesmo assim sinto nos braços todas as irregularidades da estrada... Mad

Afinação conforto:
Compressão (parafuso de baixo): 20 clicks
Rebound (parafuso de cima): 15 clicks

Afinação actual (09.Ago.2012):
Compressão: 25 clicks
Rebound: 15 clicks

Conforme podem reparar andei a fazer confusão com compressão, rebound e afinações de "cima" e de "baixo" o que não deu grande resultado.
Ontem ao pesquisar na net, além de detectar a falha da afinação também tirei novas informações (subi as forquetas nos T's quase 20 mm) que fui testar e que resultaram numa substancial melhoria:
- Pela primeira vez senti uma forqueta mais mole e capaz de absorver irregularidades de piso.
- Mesmo em acelerações fortes em piso irregular a direcção mantêm-se mais estável e confortável, não há aquele medo do famoso "tank slapper";
- Como não há bela sem senão, também nas travagens fortes se nota um afundar um pouco exagerado das forquetas, vou tentar encontrar um meio termo ou reduzindo os clicks da compressão para 20 ou descendo as forquetas para os 15 mm (valor mais referido na net).

Relativamente às molas progressivas há na net quem diga maravilhas e quem diga horrores, como não quis estar a gastar 200€ para ver quem tinha razão resolvi não meter.

Também na net falam dos retentores SKF, que têm muito menos atrito que os outros e que duram o mesmo ou mais! Deve ser verdade porque a KTM faz questão de referir como um melhoramento o facto das novas motas de MX e enduro estarem equipadas de origem com estes retentores.

Link settings suspenção:
http://www.supermotojunkie.com/showthread.php?131099-Suspension-settings-on-your-690-SMC-s

Link vedantes SKF:
http://www.youtube.com/watch?v=J2he17P1D1U

Jomba

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 02:25

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: