Escolha da 1ª moto

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Escolha da 1ª moto

Mensagem  Rui Ventura em Seg 04 Jun 2012, 18:33

Boas, como digo no titulo estou a escolher a minha 1ª moto, e depois de quase 1 ano de pesquisa, fiquei indeciso agora entre 3 meninas Razz

O meu orçamento é de 2000€, e queria uma moto que não me desse muitos problemas, que andasse bem, que aguente algum tempo(+\- 3\4 anos) e que não desvalorize muito.

O uso que lhe vou dar vai ser 75% estrada e 25% em mato(nada muito pesado: terra batida, calçada, brita e talvez atravessar algum ribeirozito)

As meninas são:

DTRE de 2007, com +\- 3000kms, feitos em estrada: 2000€
( http://www.standvirtual.com/motos/Yamaha/DT/125-R/M723428/ )

AJP pr4 125 enduro de 2001, com motor trocado por um 200cc(chinês) em Novembro do ano passado: 1800€
( http://lousa.olx.pt/vendo-ajp-pr4-enduro-125-c-motor-200cc-iid-376707722 )

AJP pr3 125 enduro pro de 2009, com 8000kms feitos no mato(mesmo a queimar) e já tens algumas quedas: 2000€
( http://portalegrecity.olx.pt/ajp-pr3-125-enduro-pro-2000-euros-iid-308579296?invite=google-pt_kwd#utm_source=Google&utm_medium=CPC&utm_campaign=Google_Adwords
)

Queria que me dissessem qual acham a que está a melhor estado e qual a que se adequa mais ao uso que lhe vou dar

P.S.: Vou compra-la neste sábado(dia 9), portanto tenho que decidir até lá

Agradecia imenso que me dessem as vossas opiniões Very Happy

Boas curvas Smile Smile

Rui Ventura

Re: Escolha da 1ª moto

Mensagem  tugarpt em Seg 04 Jun 2012, 18:54

Para começar acho que 3 anos de estudo ainda não foram suficientes... Estas a comparar alhos com bogalhos .. 4 tempos com 2 tempos .. Já chegas-te a esse ponto e parto do principio que conheces o funcionamento de cada um , tens de dizer para qual o uso que vais dar a mota , se queres uma mota para consumos , se para fim-de-semana, o que pretendes mesmo, porque como deves compreender 2 tempos é uma paixão , pois torna-se complicado suportar algo de cilindrada superior a 50cm3 a 2 tempos , quer em óleo, quer em gasolina. Sê mais especifico e depois visto que vais dar mais uso a estrada optaria pela DTRE pois , transmissões e tudo o resto são um pouco mais viradas para estrada. Não me leves a mal no começo do comentário , mas é que nisto das motas onde eu já ando desde muito miúdo nenhum tempo é suficiente para nada , isto é , nunca é de mais para aprender e não é por andarmos anos a trabalhar no produto x que o sabemos de cor e salteado porque depois com um pouco de pesquisa acabamos por ver sempre algo relacionado com ele em que ficamos boquiabertos ! Abraço Wink

tugarpt

Mensagem  Rui Ventura em Seg 04 Jun 2012, 19:14

Não levo a mal, não te preocupes Razz Pelo contrario, até levei como uma critica construtiva Smile
Eu quero a mota para fins-de semana, ou seja, a parte dos consumos não é muito relativo. O que queria mesmo saber era qual delas é que está em melhor estado, eu sei que não dá para saber assim, mas vendo +\- as características que eu disse, qual a que está melhor nesse aspeto, por exemplo, a pr4, se o facto de ser de 2001 e ter o motor chinês não interfere no desempenho e durabilidade, na dtre, se se aguenta bem no mato, se não fico a pé com ela por ter só arranque eletrico, e na pr3 pelo "mau trato" que ela já levou e pelos kms

Rui Ventura

Mensagem  ja9uar em Seg 04 Jun 2012, 19:41

Eu iria para a AJP PR3 de 2009 por ser mais recente. Apesar do aparente acidente, parece em bom estado daquilo que dá para ver nas fotos. Arranjas uns pneus de estrada e tens mota para o dia a dia.

ja9uar

Mensagem  cristiano_agostinho em Seg 04 Jun 2012, 19:44

posso te dizer que motas a 2 tempos são mais brutas lol!
Se tirares os limitadores da dtr fica com cerca de 23cv quando a ajp 125 nao tem mais de 13cv e a 4 tempos

cristiano_agostinho

Mensagem  Rui Ventura em Seg 04 Jun 2012, 19:54

ja9uar, eu também iria para a pr3 se não fosse o "problema" de ter pouca velocidade de ponta, e como eu só a vou usar aos fins-de-semana, acho que não é uma boa escolha, mas está tudo em aberto, eu ainda não estou decidido, até porque como disse o tugarpt estamos sempre a aprender, e foi para isso que eu abri este tópico, para aprender, e depois poder escolher

Rui Ventura

Mensagem  Rui Ventura em Seg 04 Jun 2012, 19:56

cristiano_agostinho, ela já esta deslimitada, por isso é que estou nesta "guerra" entre as 2 e 4 tempos, porque por um lado tenho potência e velocidade, e por outro consumos

Rui Ventura

Mensagem  camsilva em Seg 04 Jun 2012, 20:30

Boas. Então é assim, uma 2t vai-te dar mais gozo em qualquer um dos cenários, seja no monte ou na estrada. E esquece lá os problemas de arranque elétrico, se o andamento é estradões de terra batida e coisas parecidas, a mota continua bem intacta Laughing Nunca te esqueças que os pneus de estrada ou mistos na terra são o que são.. Sempre atento a isso, de resto é gaz para a frente.. Smile

Se tens problemas por causa dos consumos, esquece a 2t. Elas bebem, bem!, além do oleo. Não são motas para consumos, sao motas para curtir Laughing

Agora, se a queres para o fim de semana, eu apostava na 2t. Vais gastar mais meia duzia de trocos por causa da gota, mas andar so no fim de semana pouco vais notar Laughing
Acredita, eu tenho uma 4t que usava no dia-a-dia e na altura não a trocava por nada. Mas agora que ja tenho uns km's nas mãos e que so ando ao fim de semana, tou mortinho por arranjar uma coisa mais potente.. Sabe a pouco Rolling Eyes

camsilva

Mensagem  Rui Ventura em Seg 04 Jun 2012, 21:02

Muito obrigado camsilva, disses-te tudo, 2t é mesmo o que eu quero, os consumos, como tu dizes, nem os vou notar, porque só vou andar aos fins-de-semana.

Esclarece-me só esta parte "E esquece lá os problemas de arranque elétrico, se o andamento é estradões de terra batida e coisas parecidas, a mota continua bem intacta Laughing " Estavas a ser irónico? Neutral

Rui Ventura

Mensagem  camsilva em Seg 04 Jun 2012, 21:11

Não.
Se a mota vai andar em estradões de terra e coisas parecidas, ela vai continuar como é, não é por sair da estrada que se vai desmontar Laughing
As vezes faz-se muito alarido a volta do "andar no monte com SM", mas eu posso dizer que ainda ontem fiz uns valentes km's entre charcos, picadas, caminhos de terra batida, carreiros, calhaus, e cheguei a casa vivo, e ela mais viva que nunca. Twisted Evil

Os senãos de andar no monte é, em primeiro lugar, os pneus que se usam. Os pneus de estrada não agarram muito, e é preciso ter cuidado como se anda.
Em segundo, a possibilidade de rasgar os pneus de estrada. Não é muito bom, mas também so acontece se andar-mos á bruta Smile
Em terceiro, e para quem gosta de andar com a menina toda limpinha, as condições em que a mota acaba por ficar. Uma pedra que salta, uns arranhões nos plásticos.. percebes a ideia Laughing

EDIT: Eu ainda nem tinha ido ver as motas. A DTR-E é bastante recente Shocked Além de ja ter jantes de 18"/21" e tudo Laughing
Eu digo-te na tua situação nem pensava duas vezes Twisted Evil

Última edição por camsilva em Seg 04 Jun 2012, 21:21, editado 1 vez(es)

camsilva

Mensagem  tugarpt em Seg 04 Jun 2012, 21:15

Rui Ventura escreveu:Não levo a mal, não te preocupes Razz Pelo contrario, até levei como uma critica construtiva Smile
Eu quero a mota para fins-de semana, ou seja, a parte dos consumos não é muito relativo. O que queria mesmo saber era qual delas é que está em melhor estado, eu sei que não dá para saber assim, mas vendo +\- as características que eu disse, qual a que está melhor nesse aspeto, por exemplo, a pr4, se o facto de ser de 2001 e ter o motor chinês não interfere no desempenho e durabilidade, na dtre, se se aguenta bem no mato, se não fico a pé com ela por ter só arranque eletrico, e na pr3 pelo "mau trato" que ela já levou e pelos kms

Bem se é assim eu optaria mesmo pela DTR.. Quanto a partes electricas e durabilidade, a DTR nao te deixa a pé por ai... Mais depressa deixa por um piston agarrado que por problemas eléctricos , nesse aspecto elas sao fiáveis, e já vi que o teu medo é o facto de perderes o starter, podes sempre meter um kick e ficar com os dois sistemas por o causa de um falhar ou a bateria falhar . Depois segundo ponto , olha para as peças... AJP com motor chines?? Bem , eu na me metia nisso , parte uns carretos , transmissoes de caixa , ves-te à rasca para arranjar material e acho que nao compensa , ate porque a troca de motores nas motas , quando nao bem feita , calibrada e tratada em condiçoes , pode gerar empenamentos de chassis e tudo mais. DTR , é das marcas mais procuradas no mercado , facilmente arranjas material para isso , seja novo ou usado e consegues bons preços, e qualquer bom mecânico sabe mexer numa DTR pois já está farto de as ver na oficina ! Em terceiro , isso de ter ponta ou arranque não vás por ai... Facilmente resolves isso jogando com relações , por alguma coisa tens dtr's de origem , umas a dar 130 , outras a dar 150... Claro , para teres uma coisa perder a outra , mas como é 2t vais acabar por ter sempre mais que em 4t.. Por ultimo, conselho de amigo que ja teve as duas.. Sé para andar ao fim de semana, opta por dtr, vais curtir à brava , principalmente com aquele escape arrow que ja da uma boa saida à mota , jesus , é a loucura Twisted Evil Espero conseguir ajudar-te visto que tens de tomar uma decisão rápida Smile

tugarpt

Mensagem  Rui Ventura em Seg 04 Jun 2012, 21:29

camsilva escreveu:Não.
Se a mota vai andar em estradões de terra e coisas parecidas, ela vai continuar como é, não é por sair da estrada que se vai desmontar Laughing
As vezes faz-se muito alarido a volta do "andar no monte com SM", mas eu posso dizer que ainda ontem fiz uns valentes km's entre charcos, picadas, caminhos de terra batida, carreiros, calhaus, e cheguei a casa vivo, e ela mais viva que nunca. Twisted Evil

Os senãos de andar no monte é, em primeiro lugar, os pneus que se usam. Os pneus de estrada não agarram muito, e é preciso ter cuidado como se anda.
Em segundo, a possibilidade de rasgar os pneus de estrada. Não é muito bom, mas também so acontece se andar-mos á bruta Smile
Em terceiro, e para quem gosta de andar com a menina toda limpinha, as condições em que a mota acaba por ficar. Uma pedra que salta, uns arranhões nos plásticos.. percebes a ideia Laughing

EDIT: Eu ainda nem tinha ido ver as motas. A DTR-E é bastante recente Shocked Além de ja ter jantes de 18"/21" e tudo Laughing
Eu digo-te na tua situação nem pensava duas vezes Twisted Evil

É recente e está como nova(mecanicamente) Surprised É uma pechincha Very Happy Very Happy

Rui Ventura

Mensagem  camsilva em Seg 04 Jun 2012, 21:30

Depois é so arranjar umas rodas 17" para a estrada, e ficas com dois conjuntos se de vez em quando te apetecer mesmo lavrar Twisted Evil
Eu ia para a dtr.. Rolling Eyes Wink

camsilva

Mensagem  Rui Ventura em Seg 04 Jun 2012, 21:33

tugarpt escreveu:
Rui Ventura escreveu:Não levo a mal, não te preocupes Razz Pelo contrario, até levei como uma critica construtiva Smile

Bem se é assim eu optaria mesmo pela DTR.. Quanto a partes electricas e durabilidade, a DTR nao te deixa a pé por ai... Mais depressa deixa por um piston agarrado que por problemas eléctricos , nesse aspecto elas sao fiáveis, e já vi que o teu medo é o facto de perderes o starter, podes sempre meter um kick e ficar com os dois sistemas por o causa de um falhar ou a bateria falhar . Depois segundo ponto , olha para as peças... AJP com motor chines?? Bem , eu na me metia nisso , parte uns carretos , transmissoes de caixa , ves-te à rasca para arranjar material e acho que nao compensa , ate porque a troca de motores nas motas , quando nao bem feita , calibrada e tratada em condiçoes , pode gerar empenamentos de chassis e tudo mais. DTR , é das marcas mais procuradas no mercado , facilmente arranjas material para isso , seja novo ou usado e consegues bons preços, e qualquer bom mecânico sabe mexer numa DTR pois já está farto de as ver na oficina ! Em terceiro , isso de ter ponta ou arranque não vás por ai... Facilmente resolves isso jogando com relações , por alguma coisa tens dtr's de origem , umas a dar 130 , outras a dar 150... Claro , para teres uma coisa perder a outra , mas como é 2t vais acabar por ter sempre mais que em 4t.. Por ultimo, conselho de amigo que ja teve as duas.. Sé para andar ao fim de semana, opta por dtr, vais curtir à brava , principalmente com aquele escape arrow que ja da uma boa saida à mota , jesus , é a loucura Twisted Evil Espero conseguir ajudar-te visto que tens de tomar uma decisão rápida Smile

Ajudas-te mesmo, tu e todos bowdown cheers

É DTR prá frente bike

E foda-se que este forum é mesmo bom, é só pessoal porreirissimo Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy

Rui Ventura

Mensagem  Rui Ventura em Seg 04 Jun 2012, 21:35

camsilva escreveu:Depois é so arranjar umas rodas 17" para a estrada, e ficas com dois conjuntos se de vez em quando te apetecer mesmo lavrar Twisted Evil
Eu ia para a dtr.. Rolling Eyes Wink

É isso mesmo que eu vou fazer Smile

Já vou deixar de assassinar a scooter no mato Laughing

Rui Ventura

Mensagem  tugarpt em Seg 04 Jun 2012, 21:45

Estamos cá todos para o mesmo , curvas , minis , e curvas humanas Very Happy

Bem agora que já te decidis-te , já fui burlado muita vez e dou-te umas dicas para quando fores ver a mota não te acontecer o mesmo que a mim ! Atenção muito do que eu vou dizer pode ser alterado e posto material novo , mas há muito cromo por ai a pensar que disfarça e tal e apanha um pacóvio e ele leva a mota e depois fica cheio de guito... Poisa-pés ! Ve-os sempre de baixo: riscado , desgastado , coçado , significa quase sempre sinal de queda . Bainhas da frente se puderes põe os foles fora e observa-os de longe para veres se não estão empenados. Anda com a mota ao empurrão contigo ao lado.. Há pavimento que é composto por quadrados , se for o caso tenta-te guiar por lá , se estiveres na rua ou assim tenta ir perto dum passeio, de forma a teres uma linha recta para te guiares e verifica se a roda tem algum empeno. Quando estiveres a andar nela , ganha alguma velocidade e mete o travão a tocar no disco mas não a travar directamente , se veres que assim com o travão , por vezes ela trava mais: discos empenados. O mesmo tanto para o da frente como para o de trás. Motores babados... Baixa-te , vê na junção da parte da embraiagem com o carter , normalmente as fugas estão ai e no carburador, atenção nesses sítios. Se ele for ter contigo com a mota quente , mete-te à conversa com ele , vai fazendo tempo e deixa a mota arrefecer. Ha muitos barulhos que as motas depois de estarem quentes eliminam.. Bem e de momento não me recordo de mais nada. Agora só te posso desejar boa sorte, arranja la a machine e trackdays , encontros , é para aparecer Very Happy Grande abraço Wink

tugarpt

Mensagem  camsilva em Seg 04 Jun 2012, 21:49

Bem tugarpt grandes dicas ai disses-te! Nem me lembrava de metade Laughing Wink

E Rui, deixa lá a scooter em paz que isso é para passear junto a praia com a senhora atrás Laughing Laughing

camsilva

Mensagem  tugarpt em Seg 04 Jun 2012, 22:00

camsilva escreveu:Bem tugarpt grandes dicas ai disses-te! Nem me lembrava de metade Laughing Wink

E Rui, deixa lá a scooter em paz que isso é para passear junto a praia com a senhora atrás Laughing Laughing

Épa já fui enganado tanta vez que agora , a ultima vez que fui ver uma mota para comprar o gajo ficou a olhar para mim tipo : " Vieste para andar na mota ou para ficar a olhar para ela ? " Very Happy Não custa nada partilhar ... Agora que está a chegar o verão e o pessoal começa a procurar motas para comprar , sei de mais umas quantas dicas que agora não me vêm à cabeça , vou ver se crio um tópico para ajudar o pessoal ! Smile

tugarpt

Mensagem  cristiano_agostinho em Seg 04 Jun 2012, 23:48

Talvez vá ser desmancha prazeres mas na minha opinião não me guiava pelos km da dtr porque se reparares a mota nem tem 3000km e já tem uma escape engraçado e tal e olha que não é nada difícil tirar km das motas.
É apenas a minha opinião eu nao investia muito numa mota para depois a vender.

cristiano_agostinho

Mensagem  Joao P. em Ter 05 Jun 2012, 00:37

cristiano_agostinho escreveu:Talvez vá ser desmancha prazeres mas na minha opinião não me guiava pelos km da dtr porque se reparares a mota nem tem 3000km e já tem uma escape engraçado e tal e olha que não é nada difícil tirar km das motas.
É apenas a minha opinião eu nao investia muito numa mota para depois a vender.

Isso é em qualquer mota, sai do stand desligas o sensor e pronto tá sempre com 0 kilometros lol!
Mas depois para veres se tem mesmo os 3000KM vez se os pneus são os de origem, se estão muito gastos, etc..

Essa AJP com motor chinês se foi montado como deve de ser não vejo qual é o mal, os motores da AJP também são chineses, mas no teu caso optava mesmo pela DTR, se é para dar umas voltinhas ao fim de semana sem se preocupar com o consumo penso que seja o mais apropriado Wink

Joao P.

Mensagem  Rui Ventura em Ter 05 Jun 2012, 08:36

tugarpt escreveu:Estamos cá todos para o mesmo , curvas , minis , e curvas humanas Very Happy

Bem agora que já te decidis-te , já fui burlado muita vez e dou-te umas dicas para quando fores ver a mota não te acontecer o mesmo que a mim ! Atenção muito do que eu vou dizer pode ser alterado e posto material novo , mas há muito cromo por ai a pensar que disfarça e tal e apanha um pacóvio e ele leva a mota e depois fica cheio de guito... Poisa-pés ! Ve-os sempre de baixo: riscado , desgastado , coçado , significa quase sempre sinal de queda . Bainhas da frente se puderes põe os foles fora e observa-os de longe para veres se não estão empenados. Anda com a mota ao empurrão contigo ao lado.. Há pavimento que é composto por quadrados , se for o caso tenta-te guiar por lá , se estiveres na rua ou assim tenta ir perto dum passeio, de forma a teres uma linha recta para te guiares e verifica se a roda tem algum empeno. Quando estiveres a andar nela , ganha alguma velocidade e mete o travão a tocar no disco mas não a travar directamente , se veres que assim com o travão , por vezes ela trava mais: discos empenados. O mesmo tanto para o da frente como para o de trás. Motores babados... Baixa-te , vê na junção da parte da embraiagem com o carter , normalmente as fugas estão ai e no carburador, atenção nesses sítios. Se ele for ter contigo com a mota quente , mete-te à conversa com ele , vai fazendo tempo e deixa a mota arrefecer. Ha muitos barulhos que as motas depois de estarem quentes eliminam.. Bem e de momento não me recordo de mais nada. Agora só te posso desejar boa sorte, arranja la a machine e trackdays , encontros , é para aparecer Very Happy Grande abraço Wink

bowdown bowdown Muito obrigado mesmo Very Happy Vou seguir tudo á risca Smile
E viste o video do anuncio da dtr? Ele fez uma coisa que eu se a tivesse a vender nunca faria, ele pos a mao no balao e no escape antes de a ligar, para mostrar que pega ao relantim Surprised

Rui Ventura

Mensagem  Rui Ventura em Ter 05 Jun 2012, 08:38

camsilva escreveu:Bem tugarpt grandes dicas ai disses-te! Nem me lembrava de metade Laughing Wink

Agora já vou deixar de a queimar Smile Acho que agora por um tempo nem lhe vou pegar, vai ser só dtr Twisted Evil

Rui Ventura

Mensagem  tugarpt em Ter 05 Jun 2012, 13:23

Rui Ventura escreveu:
tugarpt escreveu:Estamos cá todos para o mesmo , curvas , minis , e curvas humanas Very Happy

E viste o video do anuncio da dtr? Ele fez uma coisa que eu se a tivesse a vender nunca faria, ele pos a mao no balao e no escape antes de a ligar, para mostrar que pega ao relantim Surprised

Só agora vi o video.. A mota parece bem afinadinha e com um trabalhar certinho ! Eu apostava nisso Smile Não percebi foi a tua afirmação/questão do relantim ... ?

tugarpt

Mensagem  KCM em Ter 05 Jun 2012, 14:08

Se te interessar um Kreidler Supermoto 125 DD de Outubro de 2009 com cerca de 700 Km (setecentos) Embarassed mota impecável, sempre em garagem como nova. Só andou em estrada

Com algumas mods (Porta matriculas - home made / Luz Traseira de Leds com piscas integrados / piscas Led à frente / Tubos do Carburador Vermelhos "freeflow").

A mota é entregue com todo o material original (novo e sem defeitos) a troca foi só e apenas por motivos estéticos.

A venda deve-se a como se pode ver pela kilometragem, tenho um filho bébé, a vida mudou e não tenho tempo/oportunidade para andar.

Ainda hoje devo meter o anuncio com algumas fotos.

Preço 1.850,00€

Última edição por KCM em Ter 05 Jun 2012, 15:56, editado 1 vez(es) (Razão : corrigir a informação)

KCM

Mensagem  Rui Ventura em Ter 05 Jun 2012, 14:30

tugarpt escreveu:
Rui Ventura escreveu:

Só agora vi o video.. A mota parece bem afinadinha e com um trabalhar certinho ! Eu apostava nisso Smile Não percebi foi a tua afirmação/questão do relantim ... ?
Tipo, há muitas motas que não pegam sem dar acelerador, e esta pega logo, sem dar acelerador nenhum Smile

Rui Ventura

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 19:41

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: