motor colado, como prevenir?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

motor colado, como prevenir?

Mensagem  Rui Ventura em Seg 25 Jun 2012, 19:11

Boas a todos Smile

Como alguns devem saber, comprei uma DTRE á cerca de 3 semanas, e antes disso pesquisei bastante sobre ela e vi vários problemas relacionados com o motor colado em dtr's.
As minhas dúvidas são:
O que é mesmo o motor colado e como acontece?
Como posso prevenir que isso me aconteça?

Muito obrigado desde já e boas curvas! :acelera: thumbup

Rui Ventura

Re: motor colado, como prevenir?

Mensagem  camsilva em Seg 25 Jun 2012, 19:16

O motor colado, como habitualmente se diz, é a fusão do pistão com o cilindro devido a altas temperaturas.

Ora, para contrariar o aumento da temperatura, está lá o oleo e o liquido do radiador. Logo, os cuidados a ter são o bom funcionamento do auto-lube (caso uses, ou então uma mistura bem feita), e o correcto funcionamento do radiador, se está desentupido e a água circula sem problemas..

Estes são os pontos principais. É provavel que algum conhecedor mais profundo das DT's/DTR's te saiba dar alguma dica ou assim, eu não sei.. Laughing

Boa sorte com a montada! Very Happy

camsilva

Mensagem  Rui Ventura em Seg 25 Jun 2012, 19:33

camsilva escreveu:O motor colado, como habitualmente se diz, é a fusão do pistão com o cilindro devido a altas temperaturas.

Ora, para contrariar o aumento da temperatura, está lá o oleo e o liquido do radiador. Logo, os cuidados a ter são o bom funcionamento do auto-lube (caso uses, ou então uma mistura bem feita), e o correcto funcionamento do radiador, se está desentupido e a água circula sem problemas..

Estes são os pontos principais. É provavel que algum conhecedor mais profundo das DT's/DTR's te saiba dar alguma dica ou assim, eu não sei.. Laughing

Boa sorte com a montada! Very Happy

Ah, pensei que fosse esforçar muito a mota, em altas rotações ou assim :b

O que eu estou a pensar fazer em breve é leva-la a um primo que é mecanico pra ele me fazer uma revisão geral, pra ver se está tudo em ordem, ele também vai ver isso do radiador e oleo, certo?

Rui Ventura

Mensagem  camsilva em Seg 25 Jun 2012, 19:37

Rui Ventura escreveu:

O que eu estou a pensar fazer em breve é leva-la a um primo que é mecanico pra ele me fazer uma revisão geral, pra ver se está tudo em ordem, ele também vai ver isso do radiador e oleo, certo?

Sim em principio ele dá uma vista de olhos geral.

Cuidado com isso de andar em altas muito tempo. O oleo, quando está quente, fica mais fino, pelo que deixa de fazer tão bem a função de separar os metais das diferentes peças. Ou seja, aquecendo muito, deixa de estar entre o pistão e o cilindro, e essas peças começam naturalmente a aquecer bem mais.

Na tua mota, como tens o radiador, não deves ter grandes problemas com isso, porque o radiador mantem a temperatura do motor mais baixa, mas claro que a condução deve ser sempre cuidada nesse aspecto, caso contrario não há nada que te valha.. Laughing

camsilva

Mensagem  Rui Ventura em Seg 25 Jun 2012, 19:46

camsilva escreveu:
Rui Ventura escreveu:

Sim em principio ele dá uma vista de olhos geral.

Cuidado com isso de andar em altas muito tempo. O oleo, quando está quente, fica mais fino, pelo que deixa de fazer tão bem a função de separar os metais das diferentes peças. Ou seja, aquecendo muito, deixa de estar entre o pistão e o cilindro, e essas peças começam naturalmente a aquecer bem mais.

Na tua mota, como tens o radiador, não deves ter grandes problemas com isso, porque o radiador mantem a temperatura do motor mais baixa, mas claro que a condução deve ser sempre cuidada nesse aspecto, caso contrario não há nada que te valha.. Laughing

Eu estou a dizer altas rotações, mas nada de muito tempo, estou a dizer tipo, em vez de meter a 2ª aos 15kms\h meter aos 20kms\h e a 3ª a mesma coisa pra chegar á velocidade maxima mais rapido, nisso há problema?

Rui Ventura

Mensagem  camsilva em Seg 25 Jun 2012, 20:08

Ah! puxar pelo motor não faz mal nenhum, desde que não seja a frio.. Wink

camsilva

Mensagem  Rui Ventura em Seg 25 Jun 2012, 20:11

camsilva escreveu:Ah! puxar pelo motor não faz mal nenhum, desde que não seja a frio.. Wink
Nao, só depois do aquecimento Twisted Evil Razz

Rui Ventura

Mensagem  nuno216 em Seg 25 Jun 2012, 20:52

de qualquer das maneiras se calhar tem um termómetro do motor ou algum indicador se ele está quente ou não ?
se ela nao chegar ao red line nao deve haver crise Razz

além disso as DT's são é para ser puxadas a altas rotações.
desde que tenhas em atenção que nao abusas de mais dela!

nuno216

Mensagem  Rui Ventura em Seg 25 Jun 2012, 21:06

nuno216 escreveu:de qualquer das maneiras se calhar tem um termómetro do motor ou algum indicador se ele está quente ou não ?
se ela nao chegar ao red line nao deve haver crise Razz

além disso as DT's são é para ser puxadas a altas rotações.
desde que tenhas em atenção que nao abusas de mais dela!

Tem este led no conta kms, deve ser isso, não? :

Rui Ventura

Mensagem  nuno216 em Seg 25 Jun 2012, 21:23

não consigo ver a imagem...
mas a minha DT LC de 86 tem um termómetro com o ponteiro na zona verde a uma vermelha (o qual se aproxima lentamente quanto abuso da velhota)

nuno216

Mensagem  Rui Ventura em Seg 25 Jun 2012, 21:28

nuno216 escreveu:não consigo ver a imagem...
mas a minha DT LC de 86 tem um termómetro com o ponteiro na zona verde a uma vermelha (o qual se aproxima lentamente quanto abuso da velhota)

Nao aparece lá um quadradinho no lugar da imagem? Carrega com o botão direito e carrega abrir num separador ao lado

Rui Ventura

Mensagem  tugarpt em Seg 25 Jun 2012, 21:47

Sim essa luz é da temperatura. Visto que já te explicaram o que é agarrar o motor apenas volto a realçar , para não manteres a mota em altas muito tempo pelo que já te foi dito e uma pergunta que acho que ainda não foi respondida , quando a mota agarra o motor vai abaixo e bloqueia-te a roda de trás por isso digo que quando vejo alguém conduzir sem a mão esquerda no guiador é alucinado , pois para o caso de ela agarrar ou sentires que isso vai acontecer , puxa logo a embraiagem, se não espera-te uma boa estadia no hospital ! Abraço

tugarpt

Mensagem  Rui Ventura em Seg 25 Jun 2012, 21:56

tugarpt escreveu:Sim essa luz é da temperatura. Visto que já te explicaram o que é agarrar o motor apenas volto a realçar , para não manteres a mota em altas muito tempo pelo que já te foi dito e uma pergunta que acho que ainda não foi respondida , quando a mota agarra o motor vai abaixo e bloqueia-te a roda de trás por isso digo que quando vejo alguém conduzir sem a mão esquerda no guiador é alucinado , pois para o caso de ela agarrar ou sentires que isso vai acontecer , puxa logo a embraiagem, se não espera-te uma boa estadia no hospital ! Abraço
Obrigado pelo conselho thumbup
Mas espero bem que isso não me aconteca, vou ter mais cuidado quando for no mato porque acontece-me com frequencia desequilibrar-me e não conseguir por outra mudança e sem querer esticar o punho Neutral

Rui Ventura

Mensagem  andre em Ter 26 Jun 2012, 01:00

Rui Ventura escreveu:
tugarpt escreveu:Sim essa luz é da temperatura. Visto que já te explicaram o que é agarrar o motor apenas volto a realçar , para não manteres a mota em altas muito tempo pelo que já te foi dito e uma pergunta que acho que ainda não foi respondida , quando a mota agarra o motor vai abaixo e bloqueia-te a roda de trás por isso digo que quando vejo alguém conduzir sem a mão esquerda no guiador é alucinado , pois para o caso de ela agarrar ou sentires que isso vai acontecer , puxa logo a embraiagem, se não espera-te uma boa estadia no hospital ! Abraço
Obrigado pelo conselho thumbup
Mas espero bem que isso não me aconteca, vou ter mais cuidado quando for no mato porque acontece-me com frequencia desequilibrar-me e não conseguir por outra mudança e sem querer esticar o punho Neutral

também não me parece que aconteça com tanta facilidade, vai tendo os cuidados que te disseram que não há de acontecer nada.

andre

Mensagem  L_Cobain27 em Ter 26 Jun 2012, 02:59

uma boa mistura , bom óleo , puxar só a quente , e não deves ter grandes chatices Wink

L_Cobain27

Mensagem  tugarpt em Ter 26 Jun 2012, 08:51

L_Cobain27 escreveu:uma boa mistura , bom óleo , puxar só a quente , e não deves ter grandes chatices Wink

X2 :acelera:

tugarpt

Mensagem  nuno216 em Ter 26 Jun 2012, 15:37

um amigo meu aconteceu-lhe isso na DTR e a roda foi a bloquear a descer até parar...
mas ele não se espalhou

Será skills ? XD

mas sim aposto que ele não ia sem as duas mãos no guiador!

nuno216

Mensagem  camsilva em Ter 26 Jun 2012, 15:58

nuno216 escreveu:um amigo meu aconteceu-lhe isso na DTR e a roda foi a bloquear a descer até parar...
mas ele não se espalhou

Será skills ? XD

mas sim aposto que ele não ia sem as duas mãos no guiador!
Depende do sitio onde acontece. Sei de um conhecido que tem uma transalp 600, ia descansadinho na via rapida, a descer, ~140km/h e não caiu.

So que é o que ele diz, teve sorte que as faixas eram todas dele, porque foi dum lado ao outro.. Depois mostrou-me o pneu.. ficou lindo Twisted Evil

camsilva

Mensagem  nuno216 em Ter 26 Jun 2012, 17:14

camsilva escreveu:
Depende do sitio onde acontece. Sei de um conhecido que tem uma transalp 600, ia descansadinho na via rapida, a descer, ~140km/h e não caiu.

So que é o que ele diz, teve sorte que as faixas eram todas dele, porque foi dum lado ao outro.. Depois mostrou-me o pneu.. ficou lindo Twisted Evil

pois... ele foi na IC19 na descida do cacém que é em curva... mas também na DT sendo que era IC19 não devia ir a muito mais que 100 Km/h

e teve sorte também...

agora vou me lembrar sempre disso quando pensar em tirar a mão do guiador seja para o que for !

nuno216

Mensagem  pedrotiago em Ter 26 Jun 2012, 20:03

se andares com o conta km de origem e tomares atençao á luz da temperatura ele nao cola... só mesmo se a bomba de autolube der o berro Laughing

pedrotiago

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 02:25

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: