Sistema de Travagem Hidraulico: Funcionamento e Componentes

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Sistema de Travagem Hidraulico: Funcionamento e Componentes

Mensagem  ^xalits em Qui 19 Jul 2012, 15:24

BOMBAS PRINCIPAIS DO TRAVÃO: Bomba principal de travão de circuito único - aka "Bomba de Cima"


    Qual é a função da Bomba Principal de Travões?


A bomba de travões principal tem como função primária proporcionar a devida pressão de funcionamento ao circuito para o óleo poder actuar os êmbolos dos travões (a chamada bomba de baixo ou pinça) e, ainda, a de diminuir instantaneamente a pressão no circuito ao soltar o pedal de travão.


Fig. 1



    Componentes Internos (descrição)


A figura 1 mostra uma bomba principal de travão de um cilindro, tal como as das nossas DTRs. Esta é composta por um cilindro (1) dentro do qual se encontra um pistão oco (2) que forma uma câmara de compensação (B) e está solidário a uma biela de comando (3). A parte superior do cilindro comunica com um depósito (o tal "copinho") (4) através de um orifício de alimentação (5) e de um orifício de dilatação (6).
No extremo oposto ao comando encontra-se um orifício (7), ligado ao circuito de alimentação dos travões, que é regulado pela válvula de duplo efeito (8 ) mantida na sua sede através da mola (9) em que no outro extremo se encontra um batente (10) contra o pistão. O pistão tem pequenos furos que permitem a comunicação entre os compartimentos (A) e (B) e no extremo da biela uma junta de estanquicidade (12).


    O que acontece quando o sistema se encontra em repouso?

Em repouso, o orifício de dilatação está aberto e a biela (3) não está em contacto com o pistão, entre o extremo da biela (3) e do pistão (2) deve existir um espaço livre (a) de 1 mm no mínimo.


    O que acontece quando o sistema é solicitado?

Quando o condutor acciona o pedal, a biela entra em contacto com o pistão empurrando-o para a esquerda. O curso morto dura até ao momento em que o orifício (6) é fechado. Continuando o seu movimento para a esquerda, o pistão pressiona o óleo nas tubagens que o vai deslocar os êmbolos das bombas das rodas, através da válvula (8 ). Durante o movimento de aproximação, a pressão em (A) é ligeiramente superior à tensão da mola (9). Quando os calços entram em contacto com os discos ou com os tambores, a pressão cresce e é exercida a força de travagem.


    O que acontece no momento a seguir à solicitação?

Quando o condutor tira o pé do pedal do travão, o pistão da bomba volta imediatamente para a sua posição de repouso devido à acção da mola (9). Cria-se uma depressão no compartimento (A), devido à passagem pelos orifícios do pistão e à volta do mesmo, de uma parte do óleo contido no compartimento (B). No final do curso, o pistão põe a descoberto o orifício (6), a mola (9) está regulada de maneira tal que provoca nas canalizações uma pressão residual na ordem dos 0,7 a 0,9 bar com a finalidade de evitar qualquer entrada de ar no circuito de travagem.


Para além deste sistema de bombas, existe (que eu tenha conhecimento) também a Bomba principal de travão de dois circuitos, no qual a vantagem maior sobre a de um circuito como é o caso da DTR é que na falha de 1 dos 2 circuitos possíveis, o 2º não será afectado, ou melhor, é afectado porque será menos eficaz mas não deixa mesmo assim de travar. Nota-se obviamente grande diferença na distância de travagem, afectando a segurança do veículo em causa.



Fig.2 - Bomba principal de 2 circuitos em funcionamento normal




Fig.3 - Circuito 1 com falha




Fig.4 - Circuito 2 com falha

Como podemos observar, há sempre um circuito "safo".

E aqui fica assim explicado o modo de funcionamento do sistema de travagem de uma DTR (o outro foi numa de extra) como de outros motociclos e alguns ciclomotores. Agora, sabendo o funcionamento podemos tirar muitas elações que nos ajudam a perceber certos comportamentos.

Para quem ficar entusiasmado com este tópico, deixo ficar aqui este vídeo super-interessantíssimo de como estes engenheiros melhoraram a travagem (digamos que a nível de facilidade e de segurança) ao colocarem sistemas de abs: http://www.motociclismo.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=1281&Itemid=51




Fonte: http://portal.iefp.pt/xeobd/attachfileu.jsp?look_parentBoui=16190435&att_display=n&att_download=y
Editado por Júlio R. Qualquer erro que detectem, sintam-se à vontade de enviar mp.

^xalits

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Re: Sistema de Travagem Hidraulico: Funcionamento e Componentes

Mensagem  ^xalits em Qui 19 Jul 2012, 15:25

Aqui fica um tópico sobre o funcionamento detalhado e componentes interiores das nossas bombas de travões Very Happy

Abraços e boas curvas Cool

^xalits

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Re: Sistema de Travagem Hidraulico: Funcionamento e Componentes

Mensagem  nuno216 em Qui 19 Jul 2012, 16:18

^xalits escreveu:BOMBAS PRINCIPAIS DO TRAVÃO: Bomba principal de travão de circuito único - aka "Bomba de Cima"


    Qual é a função da Bomba Principal de Travões?


A bomba de travões principal tem como função primária proporcionar a devida pressão de funcionamento ao circuito para o óleo poder actuar os êmbolos dos travões (a chamada bomba de baixo ou pinça) e, ainda, a de diminuir instantaneamente a pressão no circuito ao soltar o pedal de travão.


Fig. 1



    Componentes Internos (descrição)


A figura 1 mostra uma bomba principal de travão de um cilindro, tal como as das nossas DTRs. Esta é composta por um cilindro (1) dentro do qual se encontra um pistão oco (2) que forma uma câmara de compensação (B) e está solidário a uma biela de comando (3). A parte superior do cilindro comunica com um depósito (o tal "copinho") (4) através de um orifício de alimentação (5) e de um orifício de dilatação (6).
No extremo oposto ao comando encontra-se um orifício (7), ligado ao circuito de alimentação dos travões, que é regulado pela válvula de duplo efeito (8 ) mantida na sua sede através da mola (9) em que no outro extremo se encontra um batente (10) contra o pistão. O pistão tem pequenos furos que permitem a comunicação entre os compartimentos (A) e (B) e no extremo da biela uma junta de estanquicidade (12).


    O que acontece quando o sistema se encontra em repouso?

Em repouso, o orifício de dilatação está aberto e a biela (3) não está em contacto com o pistão, entre o extremo da biela (3) e do pistão (2) deve existir um espaço livre (a) de 1 mm no mínimo.


    O que acontece quando o sistema é solicitado?

Quando o condutor acciona o pedal, a biela entra em contacto com o pistão empurrando-o para a esquerda. O curso morto dura até ao momento em que o orifício (6) é fechado. Continuando o seu movimento para a esquerda, o pistão pressiona o óleo nas tubagens que o vai deslocar os êmbolos das bombas das rodas, através da válvula (8 ). Durante o movimento de aproximação, a pressão em (A) é ligeiramente superior à tensão da mola (9). Quando os calços entram em contacto com os discos ou com os tambores, a pressão cresce e é exercida a força de travagem.


    O que acontece no momento a seguir à solicitação?

Quando o condutor tira o pé do pedal do travão, o pistão da bomba volta imediatamente para a sua posição de repouso devido à acção da mola (9). Cria-se uma depressão no compartimento (A), devido à passagem pelos orifícios do pistão e à volta do mesmo, de uma parte do óleo contido no compartimento (B). No final do curso, o pistão põe a descoberto o orifício (6), a mola (9) está regulada de maneira tal que provoca nas canalizações uma pressão residual na ordem dos 0,7 a 0,9 bar com a finalidade de evitar qualquer entrada de ar no circuito de travagem.


Para além deste sistema de bombas, existe (que eu tenha conhecimento) também a Bomba principal de travão de dois circuitos, no qual a vantagem maior sobre a de um circuito como é o caso da DTR é que na falha de 1 dos 2 circuitos possíveis, o 2º não será afectado, ou melhor, é afectado porque será menos eficaz mas não deixa mesmo assim de travar. Nota-se obviamente grande diferença na distância de travagem, afectando a segurança do veículo em causa.



Fig.2 - Bomba principal de 2 circuitos em funcionamento normal




Fig.3 - Circuito 1 com falha




Fig.4 - Circuito 2 com falha

Como podemos observar, há sempre um circuito "safo".

E aqui fica assim explicado o modo de funcionamento do sistema de travagem de uma DTR (o outro foi numa de extra) como de outros motociclos e alguns ciclomotores. Agora, sabendo o funcionamento podemos tirar muitas elações que nos ajudam a perceber certos comportamentos.

Para quem ficar entusiasmado com este tópico, deixo ficar aqui este vídeo super-interessantíssimo de como estes engenheiros melhoraram a travagem (digamos que a nível de facilidade e de segurança) ao colocarem sistemas de abs: http://www.motociclismo.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=1281&Itemid=51




Fonte: http://portal.iefp.pt/xeobd/attachfileu.jsp?look_parentBoui=16190435&att_display=n&att_download=y
Editado por Júlio R. Qualquer erro que detectem, sintam-se à vontade de enviar mp.

se calhar por isso é que chamo aos travões da minha DT "abrandadores"
deve estar a funcionar só a meio gás xD
para além que a minha ainda é de tambor também

nuno216

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Re: Sistema de Travagem Hidraulico: Funcionamento e Componentes

Mensagem  camsilva em Qui 19 Jul 2012, 17:08

Muito bom tópico xalits Very Happy

nuno216 escreveu:
se calhar por isso é que chamo aos travões da minha DT "abrandadores"
deve estar a funcionar só a meio gás xD
para além que a minha ainda é de tambor também

Os travões de tambor são por cabo normalmente Nuno.. Mas se so abrandam algo está mal, talvez estejam demasiado "vidrados", ou então mal afinados.. Wink

camsilva

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Re: Sistema de Travagem Hidraulico: Funcionamento e Componentes

Mensagem  nuno216 em Qui 19 Jul 2012, 21:10

camsilva escreveu:Muito bom tópico xalits Very Happy

nuno216 escreveu:
se calhar por isso é que chamo aos travões da minha DT "abrandadores"
deve estar a funcionar só a meio gás xD
para além que a minha ainda é de tambor também

Os travões de tambor são por cabo normalmente Nuno.. Mas se so abrandam algo está mal, talvez estejam demasiado "vidrados", ou então mal afinados.. Wink

sim hoje estava a falar isso com um amigo meu e realmente nem me lembrava que eram de cabo...
sim a mota também já está velhinha..
também é raro andar já.. só para umas voltinhas de fim de semana quando os meus pais tambem querem ir de mota

nuno216

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Re: Sistema de Travagem Hidraulico: Funcionamento e Componentes

Mensagem  ^xalits em Qui 19 Jul 2012, 21:49

nuno216 escreveu:
camsilva escreveu:Muito bom tópico xalits Very Happy

nuno216 escreveu:
se calhar por isso é que chamo aos travões da minha DT "abrandadores"
deve estar a funcionar só a meio gás xD
para além que a minha ainda é de tambor também

Os travões de tambor são por cabo normalmente Nuno.. Mas se so abrandam algo está mal, talvez estejam demasiado "vidrados", ou então mal afinados.. Wink

sim hoje estava a falar isso com um amigo meu e realmente nem me lembrava que eram de cabo...
sim a mota também já está velhinha..
também é raro andar já.. só para umas voltinhas de fim de semana quando os meus pais tambem querem ir de mota

Deixa lá que os das dtr também são de disco e pra mim também só abrandam Twisted Evil

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Re: Sistema de Travagem Hidraulico: Funcionamento e Componentes

Mensagem  ^xalits em Qui 19 Jul 2012, 21:50

camsilva escreveu:Muito bom tópico xalits Very Happy


Thanks Cool

^xalits

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Re: Sistema de Travagem Hidraulico: Funcionamento e Componentes

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