TUNE ECU - REMAP KTM 690 SMC

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: TUNE ECU - REMAP KTM 690 SMC

Mensagem  BroLy em Seg 13 Ago 2012, 16:31

40 cavalos à roda é possível, o mais provável é essa DTR em causa te-los à cambota, mesmo assim é bastante bom.

Uma DTR 125 100% stock sem limitadores / estranguladores tem cerca de 23 - 24 cv à roda ( dependendo do banco ), com um escape do mercado Plug&Play ( Arrow, SPES, Gianelli etc ) a puxar mais umas RPM's, carburador afinado pode ir aos 26 cv à roda .. e dá para meter um motor DTR com muito mais pedrada acredita .. Smile

Eu tenho um motor DTR 125 com quase 200cc num chassis Honda CRM 50 com jantes pesadas, duplo disco à frente, escora de XR 600 etc ( +95 kg ) que tem mais disparo até aos 160 km/h que a minha CBR 250 ( 43 cv à roda @ 16 500rpm em banco de ensaio ) e que tem o mesmo disparo que a minha ex-KTM 520 SM com escape completo etc .. até aos 160 km/h .. uma 520 de origem tem à volta dos 50 cv à roda ( versão EXC com rodas de mato ). Wink

Só a título de exemplo, uma YZ 125 100% de origem tem para aí 33 - 34 cv à roda .. uma CR 250 100% de origem tem à volta dos 46 - 47 cv à roda .. as 450 actuais de SX tem 50 - 52 cv à roda dependendo da marca ..

w w w . r a c i n g s m . o r g

BroLy

http://www.racingsm.org

Mensagem  BroLy em Seg 13 Ago 2012, 16:44

Já agora, quantos cavalos ( roda e cambota ) deram as 4T supermoto que foram ao banco, tipo a 690 etc ?

BroLy

Mensagem  Vilas69 em Seg 13 Ago 2012, 18:34

essa dtr faz 38 cavalos à roda, 42 à cambota se não me engano... está a 168cc "apenas". neste fim de semana ele terminou outro motor mais forte que esse, mas ainda não foi ao banco, depois quando for a ver se me lembro de passar aqui... o banco mede perfeitamente, a minha Duke faz 64 cavalos à roda/ 70 à cambota (stock) exactamente o anunciado.

só houve um mono 4T a ser testado no domingo, a DR-Z 400 do Elboss, que fez 39 cavalos à roda, 43 à cambota...

de resto a tal KTM 950 com motor RC8 fez 116 cv's acho eu, pois está a trabalhar com carburadores.... Neutral mas é sem dúvida a melhor SM que alguma vez vi, o dono é completamente louco por alterar a mota, basta verem que a mota tem apenas 169kgs neste momento! affraid quem esteve lá sabe que estou a ser moderado, ele é mais que louco lol (jantes em carbono Dymag, bateria de lítio, parafusos motor e não só em titânio, veios do motor/rodas em titânio etc etc etc etc......)

Vilas69

Mensagem  BroLy em Seg 13 Ago 2012, 21:03

Eu percebo que a malta que não esteve por dentro dos " artilhanços " 2T faça confusão falar em 40 cavalos num motor DTR, potência essa que tem uma 125 de motocross à cambota até há poucos anos atrás ..

Ainda me lembro em 1997 quando me comecei a interessar pelas 2T e modificações ouvir falar numa DTR feita para aí em 1992 ou 1993 que tinha 40 cavalos .. naquela altura também me fazia confusão .. mas hoje em dia acho perfeitamente normal para quem tem conhecimento na matéria ..

Apoli, se ficaste espantado com os 40 cavalos dessa DTR, vê este vídeo de um preparador de Palmela ( Laranja ), que por acaso preparou a minha RD 500 V4 depois do LUFO, ele tem uma DT LC com piston 54mm que faz +170 km/h reais numa recta com pouco mais de 1 kilometro .. olha que tipo de andamento tem a DT contra uma Yamaha YZ 450 com escape completo, desmultiplicada e com rodas supermoto ...

A DT pode ter rodas de bicicleta e pesar para aí 65 kg, mas tem 100cc ... a YZ tem 450cc, está mexida, desmultiplicada para velocidade e pesa 100kg ....... Wink

Só para teres um termo de comparação, essa YZ 450 daria bigode em aceleração e ponta à minha antiga CR 250 desmultiplicada para 160 km/h .. portanto na teoria uma CR 250 com 46 cavalos à roda, 250cc e 97 kg ficaria para trás mesmo em aceleração dessa DT do vídeo .. nem falo em ponta .. que essa DT ali na recta passa dos 170 ligeiramente .. lol

Em Portugal faz-se muita coisa engraçada a 2T, temos alguns preparadores que já fazem coisas interessantes que não ficam nada atrás do que se faz lá fora .. antes pelo contrário .. embora considere que o mais sábio já não esteja entre nós .. e dificilmente haverá alguém que o suplante ..

Este tipo de andamento em DT's já eu tinha visto há 14 anos atrás .. DT's 100cc a humilhar XR's 600 com escapes etc desmultiplicadas em via rápida .. nem era em velocidade só, mas também em força / disparo .. lol

BroLy

Mensagem  Tiago121 em Seg 13 Ago 2012, 22:53

Bem já li um pouco sobre o topico, e fiquei com uma duvida..

Os artilhanços não dão sempre asneira?
É óbvio que se forem bem feitos e por quem sabe é outra coisa mas mesmo assim não dão barraca?

Tipo 1 volta e oficina?

Curiosidade minha lol!

Tiago121

Mensagem  pstolas em Seg 13 Ago 2012, 23:03

ya, essa dtr da banca de potençia , a começar a puchar a partir de 3ª acompanha a minha wr450(esta com cremalheiras para o mato) se meter as sm na wr o mais provavel é a dtr acompanhar a wr tanto em arranque como ponta!

ja circula ai uma dtr com 208cc(que por sinal é minha Laughing ) , não tem as mesmas altas dessa laranja mas tem muito mais binario, excelente ao sair das curvas! Smile

pstolas

Mensagem  rossi em Seg 13 Ago 2012, 23:07

Caramba, éssa lc passou tão rápido que quaze não se vê !!! Laughing

rossi

Mensagem  pstolas em Seg 13 Ago 2012, 23:09

Tiago121 escreveu:Bem já li um pouco sobre o topico, e fiquei com uma duvida..

Os artilhanços não dão sempre asneira?
É óbvio que se forem bem feitos e por quem sabe é outra coisa mas mesmo assim não dão barraca?

Tipo 1 volta e oficina?

Curiosidade minha lol!

depende do uso que se deia á mota, o pessoal dos picansos nem costuma fazer grande rodagem aos motores, por isso não é difiçil de os ver gripar antes dos 1000km.(ronda os 150€ cada substituição de piston)
mas eu que nem costumo fazer desses comparativos, apenas tenho a mota para me divertir a curvar, ja fiz ~~5000km com um piston.depois mudo-os por precaução.
tenho a minha dtr preparada á já 4 anos e so por uma vez é que me deixou mal,mal menor que ate foi perto de casa.
logico que estas preparações não dao para utilizar diariamente para ir para o trabalho, mas ja fiz varios passeios de 200 e tal km no mesmo dia sem problemas nenhuns...

pstolas

Mensagem  BroLy em Seg 13 Ago 2012, 23:30

É obvio que para as voltas que dou de Husaberg um motor DTR artilhado nao é o indicado pois tem falta de binário, nao tem baixas, nao da para ir a velocidades de cruzeiro altas tipo 120 km/h e dar barrote em 6a ... São conceitos muito diferentes ...

Para voltas rápidas 4T é melhor, 2T para esse tipo de voltas só uma 250 de cross desmultiplicada ou uma 300.

O fixe das 2T pequenas artilhadas são as sensações, o disparo em altas, o som, a rpm .. Eu gosto desses 2 mundos, mas as 2T pontudas são mais especiais que as 4T ... E nesse campo tenho bons termos e comparação pois tenho a 4T mais rotativa de todas ( 20 000 rpm ) e uma das supermoto 4T mais brutas ( Berg's 650 ) .. Mesmo assim uma 2T pontuda e potente faz me sorrir mais quando puxo por elas ..

BroLy

Mensagem  camsilva em Ter 14 Ago 2012, 00:01

BroLy escreveu:[...] 2T para esse tipo de voltas só uma 250 de cross desmultiplicada ou uma 300.[...]

Estava aqui tipo esponja a absorver estes relatos com uma atenção jeitosa, porque até já conheço a "dt180r" Laughing do pstolas, o disparo daquilo e etc, e.. Ao tempo que ando a pensar nisto! Existe alguma possibilidade de transformar uma mota tipo CR250, numa supermoto utilizável em voltas de fds de, no máximo uns 200/250 km's?!

Eu sei que isto é completamente off.topic, mas é so uma pergunta indefesa que termina com a resposta Laughing

Última edição por camsilva em Ter 14 Ago 2012, 11:49, editado 1 vez(es)

camsilva

Mensagem  L_Cobain27 em Ter 14 Ago 2012, 10:29

Vilas , essa DTR não é do Mauro ?

Pstolas , isso com 200cc deve estar interessante , não há aí uns vídeos ? Twisted Evil

L_Cobain27

Mensagem  pstolas em Ter 14 Ago 2012, 11:23

sim , é a dtr do mauro.

ainda não á videos da minha porque o projeto 208cc so ficou pronto esta semana e ainda so lhe fiz 90km de rodagem.
tem embraiagem com mais 1 disco,molas reforçadas com uma anilha em cada mola a prensar mais e mesmo assim esta a embraiar,tenho ali umas molas mais grossas que vai resolver a situação. tem um binario mesmo excelente atendendo a mota que é.

mas estes projetos são so mesmo para quem gosta deste tipo de motas mexidas, é logico que não fica nada de praticavel para o dia a dia
tenho em casa a wr450 que é muito divertida, o meu irmão tem uma r6 de 2008 e posso andar quantas vezes quiser na crf450r do kinex , mas mesmo assim estas pequeninhas são muito divertidas e prefiro andar e fazer passeios na dtr do que nessas..cada um com a sua pancada...lol

pstolas

Mensagem  L_Cobain27 em Ter 14 Ago 2012, 12:00

logo que seja supermoto , é qualquer uma Wink

trata lá disso que estou curioso em relação à burra Cool

L_Cobain27

Mensagem  fzbastos em Dom 02 Set 2012, 08:53

camsilva escreveu:
BroLy escreveu:[...] 2T para esse tipo de voltas só uma 250 de cross desmultiplicada ou uma 300.[...]

Estava aqui tipo esponja a absorver estes relatos com uma atenção jeitosa, porque até já conheço a "dt180r" Laughing do pstolas, o disparo daquilo e etc, e.. Ao tempo que ando a pensar nisto! Existe alguma possibilidade de transformar uma mota tipo CR250, numa supermoto utilizável em voltas de fds de, no máximo uns 200/250 km's?!

Eu sei que isto é completamente off.topic, mas é so uma pergunta indefesa que termina com a resposta Laughing

Uma CR250 ou KTM300 supermoto é mais que indicada para esse tipo de voltas quase dá pra ir pro trabalho todos os dias o único problema é a autonomia de resto é só emoção, e também existem uns kit big bore que o pessoal utiliza pro enduro que põem as Cr com 280 e 300cc há uns anos atrás isso era muito utilizado em Espanha!!!

fzbastos

https://www.youtube.com/watch?v=MZneF3jRb5g&list=PLrQna42ysO

Mensagem  camsilva em Seg 03 Set 2012, 13:09

fzbastos escreveu:[...]
thumbup

camsilva

Mensagem  NunoM90 em Sex 23 Nov 2012, 18:46

Vilas69 escreveu:essa dtr faz 38 cavalos à roda, 42 à cambota se não me engano... está a 168cc "apenas". neste fim de semana ele terminou outro motor mais forte que esse, mas ainda não foi ao banco, depois quando for a ver se me lembro de passar aqui... o banco mede perfeitamente, a minha Duke faz 64 cavalos à roda/ 70 à cambota (stock) exactamente o anunciado.

só houve um mono 4T a ser testado no domingo, a DR-Z 400 do Elboss, que fez 39 cavalos à roda, 43 à cambota...

de resto a tal KTM 950 com motor RC8 fez 116 cv's acho eu, pois está a trabalhar com carburadores.... Neutral mas é sem dúvida a melhor SM que alguma vez vi, o dono é completamente louco por alterar a mota, basta verem que a mota tem apenas 169kgs neste momento! affraid quem esteve lá sabe que estou a ser moderado, ele é mais que louco lol (jantes em carbono Dymag, bateria de lítio, parafusos motor e não só em titânio, veios do motor/rodas em titânio etc etc etc etc......)

Começa já a avisar o mokim que em breve o banco dele vai ser preciso para a ktm!!! as novidades já sabes!!

NunoM90

Mensagem  Augusto Jorge em Sab 24 Nov 2012, 12:47

Boas pessoal,
Mesmo bem feito era os membros do forum que ja fizeram remap colocarem um step-by-step.do processo.
Eu ando a estudar o assunto mas informação valida e troca de experiencias nunca é demais.
Forte abraço.

Augusto Jorge

Mensagem  Jomba em Dom 09 Dez 2012, 16:20

Instalei o Tune ecu no meu PC, ainda agora comecei e já tenho dúvidas...

Carreguei um mapa, depois pus a opção "compare file" e seleccionei outro mapa, mas parece que fica só o último mapa seleccionado, não tenho nada com que comparar, é normal?!?

Já vi como é que se compara:
1º - Abre-se um mapa;
2ª - Abre-se um outro mapa (através do "compare file")
3º - Para se ver a diferença entre os mapas carrega-se na tecla F6, enquanto o F6 estiver pressionado aparecem os valores do 2º mapa carregado. É mais fácil ver as diferenças se estivermos a ver o mapa através do gráfico.

Jomba

Mensagem  Jomba em Dom 09 Dez 2012, 17:34

Aqui está um vídeo que explica o procedimento de carregar mapas:

Dica de segurança:

Caso carreguem no Tune Ecu um novo mapa, antes de o carregar na mota devem verificar se é apropriado para a vossa mota (coisa que um concessionário KTM não fez na minha...), para isso basta clicar em "visualizar" e "infos do mapa".

NOTA: Quem já carregou mapas e tenha conhecimento de outros pormenores aos quais devemos estar atentos p.f. partilhem!

Jomba

Mensagem  Mr_Trecolareco em Dom 09 Dez 2012, 19:27

O programa é mto intuitivo e depois de ler o o manual poucas dúvidas existiram para mim para trocar mapas.

Dicas é guardar o nosso mapa original, ter bateria no portátil e na bateria da mota para não ficar a meio.

Nas superduke há mapas para Europa ( EU nas descrição ), EUA ( US na descrição ) e França ( por causa das limitações de cavalos FR ) convem confirmar isso, mas na 690 nao deve passar os 100cv pode nao se aplicar...

Mr_Trecolareco

http://www.trackfreeks.com

Mensagem  Jomba em Dom 09 Dez 2012, 19:37

Mr_Trecolareco escreveu:O programa é mto intuitivo e depois de ler o o manual poucas dúvidas existiram para mim para trocar mapas.

Dicas é guardar o nosso mapa original, ter bateria no portátil e na bateria da mota para não ficar a meio.

Também fiquei com essa impressão, mas como um erro pode sair caro, mais vale prevenir que remediar... É preferível perguntar antes do que depois de fazer bullshit

Outra questão:

No tune ecu aparece nos mapas EP o controlo do acelerador com três mapas diferentes: "Standard", "performance" e "soft"

Na mota o selector tem 9 posições:
1- Soft;
2- Advanced. Corresponde ao "performance"?
3 a 9 - Standard.

Já li noutros fóruns que os mapas KTM só têm carregados 3 mapas (o que se confirma no tune ecu), então as posições 4 a 9 são iguais à posição 3?!?

Jomba

Mensagem  Mr_Trecolareco em Dom 09 Dez 2012, 19:42

Jomba escreveu:
Mr_Trecolareco escreveu:O programa é mto intuitivo e depois de ler o o manual poucas dúvidas existiram para mim para trocar mapas.

Também fiquei com essa impressão, mas como um erro pode sair caro, mais vale prevenir que remediar... É preferível perguntar antes do que depois de fazer bullshit

Outra questão:

No tune ecu aparece nos mapas EP o controlo do acelerador com três mapas diferentes: "Standard", "performance" e "soft"

Na mota o selector tem 9 posições:
1- Soft;
2- Advanced. Corresponde ao "performance"?
3 a 9 - Standard.

Já li noutros fóruns que os mapas KTM só têm carregados 3 mapas (o que se confirma no tune ecu), então as posições 4 a 9 são iguais à posição 3?!?

Isso nao sei, a Superduke só tem a hipotese de um mapa...

Mr_Trecolareco

http://www.trackfreeks.com

Mensagem  Jomba em Dom 09 Dez 2012, 20:40

Encontrei na net um link com diferentes testes de mapas para as KTM 690 SMC (seja com akrapovic, kit evo1 ou kit evo2)

Estive a ver o meu caso particular com escape akrapovic (mesmo mapa que se usa para o escape Leovinci) e confirmei o que o Vilas já me tinha transmitido: as correções a fazer para tornar a mota mais suave.
Neste link (logo no início a seguir a umas fotos) explica essas alterações:
http://www.supermotojunkie.com/showthread.php?128409-KTM-690-SMC-Ignition-amp-Fuel-tests-with-TuneECU

Também fiquei a saber que só é preciso fazer o procedimento dos 15 minutos quando se muda o mapa FI, quando se muda o mapa EP basta fazer o procedimento de 10 segundos do acelerador.

Vou ao ebay encomendar o meu cabo e já volto! bounce

Jomba

Mensagem  Jomba em Qua 26 Dez 2012, 13:45

Ia todo lampeiro para instalar os mapas e... o programa tune ecu não detecta o cabo!

O PC portátil que estou a usar já só funciona ligado à corrente, será que por falta de energia não consegue detectar o cabo? Ou será que falta algum driver?

O certo é que ao ligar o cabo ODBII a luz azul do cabo acende mas o PC não detecta nada... Algum palpite do que possa estar a acontecer?

Jomba

Mensagem  Augusto Jorge em Qua 26 Dez 2012, 14:04

Se usares o windows 7 como eu ligas o cabo com o computador ligado a net e o driver instala-se sosinho.
Podes fazer isso em casa sem o cabo estar ligado a moto.
Depois é so bombar,hiper facil.
Abraço.

Augusto Jorge

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 14:17

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: