TUNE ECU - REMAP KTM 690 SMC

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: TUNE ECU - REMAP KTM 690 SMC

Mensagem  Jomba em Qua 26 Dez 2012, 14:08

Também tenho o Windows 7, na garagem não tenho net, vou experimentar fazer como disseste.
Obrigado!

Jomba

Mensagem  Mr_Trecolareco em Qua 26 Dez 2012, 14:17

Jomba escreveu:Ia todo lampeiro para instalar os mapas e... o programa tune ecu não detecta o cabo!

O PC portátil que estou a usar já só funciona ligado à corrente, será que por falta de energia não consegue detectar o cabo? Ou será que falta algum driver?

O certo é que ao ligar o cabo ODBII a luz azul do cabo acende mas o PC não detecta nada... Algum palpite do que possa estar a acontecer?

Boas,

Aqui tens mtas dúvidas do género das tuas...senao me engano já houve quem tivesse que reforçar o a ligação de massa dentro da ficha do cabo...

http://www.superduke.net/forum/viewtopic.php?f=5&t=12511

Neste topico...foi apenas um pino torto
http://www.superduke.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=19408&p=230193&hilit=tune+ecu+cable+not+connect#p230193

Depois há pessoas que relatam que com o pc desligado da corrente tb nao funciona bem... outros que com xp nao se dá...
http://www.superduke.net/forum/viewtopic.php?f=5&t=12511&p=193122&hilit=tune+ecu+not+connect#p193122

http://www.superduke.net/forum/viewtopic.php?f=1&t=15744&p=182660&hilit=tune+ecu+not+connect#p182660

etc etc

Mr_Trecolareco

http://www.trackfreeks.com

Mensagem  Joao P. em Qua 26 Dez 2012, 19:40

Isso são quase de certeza as drivers

http://www.ftdichip.com/Drivers/CDM/CDM20814_Setup.exe
Tens aqui o link para a driver Wink

Joao P.

Mensagem  Augusto Jorge em Qui 27 Dez 2012, 01:43

Epa

Esqueci de avisar...ha relatos de pessoal que tem o vagcom instalado no computador visto usar o cabo tambem para o carro.

Ja li em varios foruns , pessoal que "fritou" as centralinas pois abriu o programa vagcom com a moto ligada ao comp.

Be aware Very Happy

Augusto Jorge

Mensagem  Jomba em Qui 27 Dez 2012, 18:52

Antes de mais, obrigado pelo feed-back! cheers É mais rápido que qualquer linha de apoio!

O problema era o PC (um velhinho bom para navegar na net mas sem fôlego para estas andanças...)

Depois de descarregar o Tune ecu noutro portátil, a instalação do cabo foi automática e rápida.

Neste momento tenho o PC a ler os mapas da mota para fazer backup e poder compará-los com os "vitaminados" que tenho.

Copiei o mapa FI da mota em poucos minutos, o mapa EP ainda está a copiar, e pelo andamento é coisa para demorar uns 25 minutos, que seca!

Quando comecei a carregar os mapas a bateria indicava 11,2v de carga, quando terminei estava a 10,9v... Há um valor mínimo de carga a a partir do qual não seja aconselhável flachar os mapas, devido ao risco de o carregamento ficar a meio?

Por precaução desligei a óptica.

Amanhã, depois de uma última análise e verificação dos mapas, vou finalmente "dopar" a SMC!

Estive a comparar o mapa akrapovic OEM (usado para a base do "vitaminado") e apesar de ter a mesma referência que o que me foi metido pela KTUR, tem valores diferentes no F3 e L3... scratch Será que o da KTUR é uma versão mais actual ou será ao contrário?!? No mapa EP é tudo igual (mapa da KTUR comparando com o mapa Akrapovic OEM)

Só mais uma dúvida, para flachar os mapas é na opção "baixar mapa", certo? (Só para confirmar...)

Jomba

Mensagem  Augusto Jorge em Qui 27 Dez 2012, 20:30

Boas,
Esqueci de referir mas também porque achei óbvio, a voltagem é importante e, tem de se fazer com o farol desligado claro.
Essa voltagem já considero "perigosa", eu começei com 12.4 e acabei com 12V (30 min para o EP e 10 para o FI).
Não tens de desligar nada do farol, só tens de tirar o único fusível de 15 amperes da caixa de fusíveis por debaixo do banco (caixa de borracha).
Para carregares o mapa na centralina é na função "MAP Download" (eu uso em Inglês) não atino com Brasileiro Very Happy
Não esqueças de guardar o teu mapa FI para eu depois analisar... Razz
Encava-lhe o meu mapa e depois diz qualquer coisa para comparar-mos Very Happy
Abraço

Augusto Jorge

Mensagem  MeGaHeRtZ em Qui 27 Dez 2012, 20:36

Augusto Jorge sempre em grande!!cheers

MeGaHeRtZ

http://www.bikepics.com/members/megahertz/

Mensagem  BroLy em Qui 27 Dez 2012, 20:47

Malta,

Visto que há certas motas em que o know-how é mais partilhado ( o vosso caso das KTM 690 ), estava a pensar criar um tópico de votação no forum sobre a eventualidade de se criarem secções por marca / modelo Supermoto, para facilitar a consulta e respectiva partilha de informação.

Ou seja, actualmente, a malta que possui uma 690 e que queira investigar sobre as modificações possíveis, tem que ir pela Pesquisa do forum e entrar nos tópicos de 690 de cada proprietário e vasculha-lhos .

O ideal ( na minha opinião ), era criar secções por marca por exemplo:

KTM
- KTM 450
- KTM 520 / 525 / 530 / 560
- KTM 620 / 640 / 660 LC4
- KTM 690 Duke / Enduro / SMC / SM

Depois, dentro de cada uma dessas subsecções, eu posso criar tópicos inamovíveis ( ficam sempre no topo da secção visíveis ), do género de partilha de informação de mapas de centralina, DIY, cuidados a ter ao reprogramar, experiências de cada um, dynos com resultados etc

Digo isto porque vocês ( malta das 690 ), tem sido os únicos aqui no forum a ter esse tipo de informação mais técnica e útil e é isso que pretendemos, centralizar informação das supermotos para que todos tenham acesso.

Por exemplo, se hipoteticamente no futuro eu pensasse trocar de mota por uma 690, iria dar-me bastante jeito ter já esta estrutura de forum .. saberia logo onde ir para tunar a mota .

Este assunto já foi debatido ( e penso que até houve votação na altura ), mas nessa altura não havia tanta necessidade de seccionar " A tua Supermoto " .. hoje em dia acho que já justifica ..

Já há muita gente com modelos / marcas iguais .. até Husabergs e Husqvarnas já há várias .

Desculpem o off-topic

w w w . r a c i n g s m . o r g

BroLy

http://www.racingsm.org

Mensagem  SiCKMiND em Qui 27 Dez 2012, 21:00

BroLy escreveu:Malta,

Visto que há certas motas em que o know-how é mais partilhado ( o vosso caso das KTM 690 ), estava a pensar criar um tópico de votação no forum sobre a eventualidade de se criarem secções por marca / modelo Supermoto, para facilitar a consulta e respectiva partilha de informação.

Ou seja, actualmente, a malta que possui uma 690 e que queira investigar sobre as modificações possíveis, tem que ir pela Pesquisa do forum e entrar nos tópicos de 690 de cada proprietário e vasculha-lhos .

O ideal ( na minha opinião ), era criar secções por marca por exemplo:

KTM
- KTM 450
- KTM 520 / 525 / 530 / 560
- KTM 620 / 640 / 660 LC4
- KTM 690 Duke / Enduro / SMC / SM

Depois, dentro de cada uma dessas subsecções, eu posso criar tópicos inamovíveis ( ficam sempre no topo da secção visíveis ), do género de partilha de informação de mapas de centralina, DIY, cuidados a ter ao reprogramar, experiências de cada um, dynos com resultados etc

Digo isto porque vocês ( malta das 690 ), tem sido os únicos aqui no forum a ter esse tipo de informação mais técnica e útil e é isso que pretendemos, centralizar informação das supermotos para que todos tenham acesso.

Por exemplo, se hipoteticamente no futuro eu pensasse trocar de mota por uma 690, iria dar-me bastante jeito ter já esta estrutura de forum .. saberia logo onde ir para tunar a mota .

Este assunto já foi debatido ( e penso que até houve votação na altura ), mas nessa altura não havia tanta necessidade de seccionar " A tua Supermoto " .. hoje em dia acho que já justifica ..

Já há muita gente com modelos / marcas iguais .. até Husabergs e Husqvarnas já há várias .

Desculpem o off-topic

Gostei da ideia.
E até separado por cilindrada. Tipo 125 até 200 / 200 até 450 / 450 até 700 / 700 +.. Ou algo assim parecido. Melhora bastante o modo de pesquisa.

SiCKMiND

Mensagem  Jomba em Qui 27 Dez 2012, 21:09

Augusto Jorge escreveu:Boas,
Esqueci de referir mas também porque achei óbvio, a voltagem é importante e, tem de se fazer com o farol desligado claro.
Essa voltagem já considero "perigosa", eu começei com 12.4 e acabei com 12V (30 min para o EP e 10 para o FI).
Não tens de desligar nada do farol, só tens de tirar o único fusível de 15 amperes da caixa de fusíveis por debaixo do banco (caixa de borracha).
Para carregares o mapa na centralina é na função "MAP Download" (eu uso em Inglês) não atino com Brasileiro Very Happy
Não esqueças de guardar o teu mapa FI para eu depois analisar... Razz
Encava-lhe o meu mapa e depois diz qualquer coisa para comparar-mos Very Happy
Abraço

Eu só disse que desliguei a óptica, não disse como o fiz! O que te leva a crer que desliguei na óptica? Achas-me assim tão azelha? É claro que nem olhei para a caixa dos fuzíveis! Razz , mas da próxima sigo a tua dica!

Depois mando-te os meus mapas, como disse estão iguais ao do Vilas, só dei mais 30% de acelerador no modo "standard" (e deixei os 100% do modo "advanced").

A minha ainda tem os filtros e caixa de filtro OEM, por isso talvez meta o meu mapa, o teu mapa foi feito para o filtro e caixa abertos, certo?

Jomba

Mensagem  Jomba em Qui 27 Dez 2012, 21:24

BroLy escreveu:Malta,

Digo i uma 690, iria dar-me bastante jeito ter já esta estrutura de forum .. saberia logo onde ir para tunar a mota .

Desculpem o off-topic

Por esse motivo abri este tópico à parte da minha SM.
Concordo com a abertura de um tópico para se discutir uma estrutura para mais fácil consulta, uma vez que foste tu, Broly, a tocar no assunto, sugiro que abras o tópico e exponhas lá o que pretendes, eu também tenho sugestões mas não queria estar aqui a inundar este tópico com isso.
Depois de aberto o tópico pode-se passar para lá as ideias que aqui foram expostas e eliminar este off-topic. cheers

Jomba

Mensagem  Augusto Jorge em Sex 28 Dez 2012, 02:12

Boas,

Sim, mas funciona concerteza com o filtro de origem pois tambem testei assim sem problemas Smile

O que eu gostaria de ver era o mapa FI que te meteram na KTM.

Abraço

Augusto Jorge

Mensagem  NunoM90 em Qua 02 Jan 2013, 10:58

http://www.tomhamburg.net/TuneECU_En/KTM.html Pode dar geito!

NunoM90

Mensagem  Jomba em Sab 05 Jan 2013, 19:13

Carreguei os mapas (super rápido, uns 15 segundos a carregar cada mapa) e aparentemente está tudo bem mas depois vou para por a mota a trabalhar e nada! Dá só um pequeno estalinho e mais nada!

Pois é, a bateria não aguentou porque também já não ando de mota há algum tempo... agora está a soro... Depois dou notícias.

Moral da história:

Deve-se usar mais a mota para evitar que a bateria nos deixe ficar mal! Very Happy

Obrigado Vilas e Augusto Jorge pela ajuda neste momento complicado (por momentos pensei que tinha matado o bicho)

Jomba

Mensagem  Jomba em Sab 05 Jan 2013, 19:55

Liguei um carregador/arrancador (um Einhell BT-PS 700, para ser mais exacto) à bateria da mota. Posso ir jantar à vontade e deixar a bateria a carregar ou sento-me ao lado da mota com um extintor na mão?

Quanto tempo demorará a carregar? Será que devo deixar de um dia para o outro?

Jomba

Mensagem  Augusto Jorge em Sab 05 Jan 2013, 20:05

Jomba escreveu:Liguei um carregador/arrancador (um Einhell BT-PS 700, para ser mais exacto) à bateria da mota. Posso ir jantar à vontade e deixar a bateria a carregar ou sento-me ao lado da mota com um extintor na mão?

Quanto tempo demorará a carregar? Será que devo deixar de um dia para o outro?

Boas,

Tudo boas perguntas....

A resposta é: depende...

Eu não ficaria muito confortavel em deixar isso de um dia para o outro como deveria ser feito...

Tentaria tirar a Bat. da moto e pô-la a carregar num local isolado da garagem para que, se estoirasse não haver problema.

Eu arrancaria a moto com ajuda de cabos e teria o motor a bulir sem luzes por 15 min e voila Smile

Abraço

Augusto Jorge

Mensagem  Jomba em Sab 05 Jan 2013, 20:14

É isso que vou fazer!

Desligo tudo, amanhã ponho a trabalhar com os cabos e depois vou dar uma loooooonga volta para carregar a bateria (se tudo correr bem...)

Obrigado!

Amanhã dou notícias!

Jomba

Mensagem  hurik em Sab 05 Jan 2013, 20:43

Normalmente se for como nas R fica uma noite de molho, eu utiliso o optimate 3+ que é proprio para motos e tem o fusivel caso haja problemas, tambem tem os cabos que podes ligar directamente à moto se nao andas muito escusas de estar sempre a desmontar bancos ou outras coisas.

http://www.tecmate-int.com/ENG/u_optimate.php

hurik

Mensagem  Jomba em Sab 05 Jan 2013, 21:01

Pois, esse carregador é excelente, já me recuperou uma bateria que estava dada como morta! Mas emprestei-o ao meu cunhado há mais de 2 anos e nunca mais o vi...

P.S.: Para o pessoal da zona entre Aveiro e Porto, podem comprar este carregador na Z.I. da Murtosa, perto de Estarreja, foi lá que eu comprei o meu por 55€.

Na altura fez-me desconto pois não teve que pagar portes, já foi há uns 3 anos mas acho que ainda os vende. É uma empresa que vende acessórios para parapentes a motor e chama-se Power 2 Fly.

Jomba

Mensagem  Jomba em Dom 06 Jan 2013, 14:47

Jomba escreveu:É isso que vou fazer!

Desligo tudo, amanhã ponho a trabalhar com os cabos e depois vou dar uma loooooonga volta para carregar a bateria (se tudo correr bem...)

Obrigado!

Amanhã dou notícias!

Boas notícias! Hoje de manhã foi só encostar os cabos da bateria e a bela adormecida acordou logo!

Jomba

Mensagem  Jomba em Dom 06 Jan 2013, 15:03

Ultrapassado o precalço da falta de bateria, venho aqui deixar o feedback dos novos mapas:

Fui experimentar a mota em circuito citadino, pois é lá que mais se sentem os solavancos do acelerador e onde somos obrigados a andar constantemente com os dedos na manete da embraiagem.

Em primeiro lugar, passei da posição 3 (standard) do mapa original para Akrapovic, para a posição 2 (advanced) do mapa vitaminado para Akrapovic.

Apesar da posição 2 ser mais "complicada" para circuito urbano do que a posição 3 (segundo a minha experiência e que é confirmada por muitos testemunhos na net, que preferem posição 3 para urbano e posição 2 para o resto) com o novo mapa andar no trânsito é agora mais confortável na posição 2 do que na "antiga" posição 3. No entanto em 1ª (e menos em 2ª) ainda continua a notar-se um pouco os solavancos.

No mapa que meti, a posição 2 está com o acelerador a 100% por toda a faixa de rotação e punho de acelerador, na posição 3 dei mais 30% de acelerador por toda a faixa.

À tarde fui dar outra volta para testar a mota na posição 3 em circuito urbano e notei a moto ainda mais suave, o curso inicial do acelerador é mais "meigo", torna a condução mais agradável e o "ataque" às rotundas é feito com muito mais confiança, e por consequência mais rápido.

Posto isto, a meu ver, as posições de interesse serão:

Posição 2 (advanced) - Para estrada "aberta"

Posição 3 (standard) - Para condução em urbano e/ou trânsito.

Jomba

Mensagem  Augusto Jorge em Dom 06 Jan 2013, 19:52

Boas,
Tutorial pronto, desculpem a linguagem "atabalhoada" pois foi feito a correr e de improviso... lol!

Abraço a todos.

Augusto Jorge

Mensagem  BroLy em Qua 09 Jan 2013, 14:41

Passei este tópico a Inamovível para facilitar a pesquisa a quem quiser efectuar o remap da KTM 690 SMC.

w w w . r a c i n g s m . o r g

BroLy

http://www.racingsm.org

Mensagem  Vilas69 em Qui 21 Mar 2013, 22:05

Muito obrigado pelo vídeo/tuturial Augusto, vai ajudar muitas pessoas com certeza!! Adoro ouvir tugas a falar inglês eheh Wink

Vilas69

Mensagem  Augusto Jorge em Qui 21 Mar 2013, 22:20

Vilas69 escreveu:Muito obrigado pelo vídeo/tuturial Augusto, vai ajudar muitas pessoas com certeza!! Adoro ouvir tugas a falar inglês eheh Wink
De improviso não é facil e, ainda por cima a dar instrucções ao operador de camera que nem sabe o que é um computador...lol!

Augusto Jorge

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 14:17

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: