Corrente larga

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Corrente larga

Mensagem  tiagomdv em Sex 10 Ago 2012, 10:41

Boas, a minha mota tem a corrente um bocado larga, mas já está no limite de afinação.. e o outro kit anterior a este, ficou desfeito desde que tirei um elo à corrente, extamente pelo mesmo problema, poderá nao ter tido nada a ver, mas penso que foi..
que opções me restam?

cumps

tiagomdv

Re: Corrente larga

Mensagem  206S14HDi em Sex 10 Ago 2012, 11:27

Penso que tens que trocar o kit completo a cremalheira e pinhão ataque devem de estar gastos...

206S14HDi

Mensagem  tiagomdv em Sex 10 Ago 2012, 11:39

206S14HDi escreveu:Penso que tens que trocar o kit completo a cremalheira e pinhão ataque devem de estar gastos...

tenho os à relativamente pouco tempo.. tem à volta de 4 meses, secalhar nem tanto Evil or Very Mad

tiagomdv

Mensagem  206S14HDi em Sex 10 Ago 2012, 11:42

tiagomdv escreveu:
206S14HDi escreveu:Penso que tens que trocar o kit completo a cremalheira e pinhão ataque devem de estar gastos...

tenho os à relativamente pouco tempo.. tem à volta de 4 meses, secalhar nem tanto Evil or Very Mad

Só se afinas te isso e ficou mt justo.

206S14HDi

Mensagem  R6_Blue em Sex 10 Ago 2012, 11:55

Quando meteste essa corrente mantiveste as medidas originais com respeito ao numero de dentes do pinhao, da cremalheira e de elos da corrente??

Provavelmente essa corrente tem mais elos do que deveria, e podes cortar os elos que forem necessarios.

Se os cortares como deve de ser nao podes ter nenhum tipo de problema derivado do corte.

Cumps

R6_Blue

Mensagem  Mr_Trecolareco em Sex 10 Ago 2012, 13:11

Mais do que o tempo é importante o tratamento...

- qtos km's tem a corrente?
- o pinhão de ataque e cremalheira foram trocados ao mesmo tempo? Qtos quilometros já tinham? Como estão os dentes? Desgastados tb?
- posso presumir que andas sempre a tentar os cavalos e entradas em curva em slide com reduções?
- como foi dito não estarás a afinar a corrente demasiado justa?

Basicamente o material tem sempre razão lol

Senao dura o material tem de ser reforçado com correntes mais fortes, se está a ser maltradado é normal que dure menos do que o esperado.

Um pouco como uma embraiagem nas mãos/pés errados, tanto faz 200k km's como 15k km's....ou um pneu durar 2500 ou 6000.

Mr_Trecolareco

http://www.trackfreeks.com

Mensagem  tiagomdv em Sex 10 Ago 2012, 16:55

foi tudo trocado ao mesmo tempo, pinhao e cremalheira tem bom aspecto, parecem novos, fora a sujidade .. o problema deve ter sido mesmo o número de elos, nem reparei nisso na altura

quanto ao cortar os elos, como é a maneira certa de os cortar ? tenho medo é disso, estar a cortar elos e depois acontecer o mesmo que aconteceu à antiga cremalheira Crying or Very sad o antigo pinhao nem parecia estar gasto, mas como me disseram na altura para trocar tudo, assim o fiz

tiagomdv

Mensagem  Mr_Trecolareco em Sex 10 Ago 2012, 17:24

tiagomdv escreveu:foi tudo trocado ao mesmo tempo, pinhao e cremalheira tem bom aspecto, parecem novos, fora a sujidade .. o problema deve ter sido mesmo o número de elos, nem reparei nisso na altura

quanto ao cortar os elos, como é a maneira certa de os cortar ? tenho medo é disso, estar a cortar elos e depois acontecer o mesmo que aconteceu à antiga cremalheira Crying or Very sad o antigo pinhao nem parecia estar gasto, mas como me disseram na altura para trocar tudo, assim o fiz

Se tens de perguntar não é bem o tipo de serviço que eu faria sem ver alguém ou supervisão.

Basicamente usas uma rebarbadora para remover o elo extra e um "alicate" para cravar o novo ou usar um elo com uma anilha.

http://www.visordown.com/workshop/diy-changing-your-chain-and-sprockets/2421.html

No youtube tb deves ver coisas.

Mr_Trecolareco

http://www.trackfreeks.com

Mensagem  R6_Blue em Sex 10 Ago 2012, 23:05

Nao tens um manual de serviço da mota onde venha especificado o numero de elos que tem a corrente cumprindo com as medidas de origem??

Como disse o Mr_Trecolareco é muito importante o tipo de manutençao que se dá a uma corrente (eu ja parti uma por falta de manutençao).

Deixo-te umas dicas (que variam de pessoa para pessoa e de mota para mota) que podes utilizar para assegurar-te de que levas sempre a corrente em condiçoes.

Se circulas SEM CHUVA lubrifica-a cada 300kms ou 400kms (se a lubrificas antes nao ha problemas ou um pouco depois tambem nao).

Se circulas COM CHUVA reduz isso para metade, que seria cada 150kms a 200kms ou cada vez que chegas a casa metes um pouco de spray na corrente e siga (perdes 1min em faze-lo). Nao é o mesmo andar debaixo de um diluvio que debaixo de uma chuva de nada.

Se VAIS PRO MONTE limpa a corrente/mota e lubrifica-a após cada ida ao monte.

NUNCA limpes a corrente com gasolina, diluente nem nada demasiado corrosivo pois isso estraga os o-rings que sao de borracha. Podes limpar com gasoleo, mas o gasoleo é excessivamente gordoroso, eu pessoalmente nao gosto. Usa WD40 e uma escova de dentes velha e um pano.
Quando esteja limpa podes dar uma volta tranquila pelo quarteirao para aquecer a corrente e sem deixar que arrefeça metes spray especifico para correntes de mota (castrol, Motul, Ipone, etc...)

Voltando ao tema de cortar o melhor é que a leves a um mecanico, ele leva-te uns 5 ou 10€ , corta, crava o elo de ligaçao em condiçoes e afina a corrente, e tu vais mais tranquilo. Se o fizeres tu sem noçoes basicas de mecanica, podes perder a corrente em andamente, esta pode inclusive bloquear a mota e vais ao tapete, pode saltar fora da mota e acertar em alguem, etc...NAO arrisques, acredita em mim thumbup

AJP PR4 200 SM - Corrente: (428H/124L) os 124L deve significar 124Links (elos).
Manual mecanica Ajp(pag. 35) -> http://es.scribd.com/doc/43729465/AJP-MOTOS-PR4-Manual-do-Utilizador

Cumps

R6_Blue

Mensagem  L_Cobain27 em Sab 11 Ago 2012, 05:45

até convém é lubrificares com a corrente a quente , e deixar de um dia para o outro , em 2 minutos fazes isso Wink

mas deves ter elos a mais .

L_Cobain27

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 01:54

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: