Ciclomotor-Motociclo 50cc? Afinal o que posso conduzir?

:: Geral :: Geral

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ciclomotor-Motociclo 50cc? Afinal o que posso conduzir?

Mensagem  YourMyDinner em Dom 26 Ago 2012, 00:08

Boa noite pessoal.

Ando a questionar-me à alguns dias isto. E por mais que eu tenha uma resposta que a mim me parece racional, não significa que seja a correspondente com a lei.

Afinal de contas, quem possuir licença de ciclomotores (Até 50cc) pode conduzir o quê? Isto é, temos motas que segundo o que sei são de cilindrada 50cc, no entanto são considerados Motociclos.

Ou seja:
Ciclomotores 50cc = Matricula Amarela
Motociclos 50cc = Matricula Branca

Tendo em conta que um individuo possui uma licença de Ciclomotores até 50cc. Pode conduzir um Motociclo sendo este 50cc na mesma?
Um bocado confuso não?

Esta questão é colocada porque andei a ver algumas motas, e algumas têm matricula branca apesar de serem de 50cc. E questionei-me se as poderia conduzir ou não.

Se alguém me souber esclarecer esta duvida. Agradecia! Cheers!

YourMyDinner

Re: Ciclomotor-Motociclo 50cc? Afinal o que posso conduzir?

Mensagem  Joao P. em Dom 26 Ago 2012, 02:28

Boas, primeiro que tudo passa na zona das apresentações e faz a tua apresentação que é obrigatória Wink
http://www.supermoto-portugal.com/f7-apresenta-te

Quanto á tua duvida, o código da estrada diz o seguinte:
1 — Motociclo é o veículo dotado de duas ou três rodas, com motor de propulsão com cilindrada superior a 50 cm³, ou que, por construção, exceda em patamar a velocidade de 45 km/h.
2 — Ciclomotor é o veículo dotado de duas ou três rodas equipado com um motor de cilindrada não superior a 50 cm³, se se tratar de um motor de combustão interna e com uma velocidade máxima, em patamar e por construção, que não exceda 45 km/h.

Ou seja para ser considerado motociclo tem de ter mais de 50cm³, os 50cm³ ainda são ciclomotores, tu deves tar a falar daquelas DT 50 que andam com matriculas brancas, elas por lei não as podem ter, mas os donos provavelmente trocaram por motivos esteticos Wink

Espero ter ajudado

Joao P.

Mensagem  PedroPaulino em Dom 26 Ago 2012, 02:29

Boas,
Como o próprio nome da licença indica so podes conduzir ciclomotores, o que difere dos ciclomotores para os motociclos 50cc e que no livrete a velocidade max. constante os ciclomotores tem 45km/h e o motociclos 95km/h.
Espero ter conseguido te esclarecer.
Cumprimentos

PedroPaulino

Mensagem  camsilva em Dom 26 Ago 2012, 10:43

Joao P. escreveu:Boas, primeiro que tudo passa na zona das apresentações e faz a tua apresentação que é obrigatória Wink

1 — Motociclo é o veículo dotado de duas ou três rodas, com motor de propulsão com cilindrada superior a 50 cm³, ou que, por construção, exceda em patamar a velocidade de 45 km/h.
2 — Ciclomotor é o veículo dotado de duas ou três rodas equipado com um motor de cilindrada não superior a 50 cm³, se se tratar de um motor de combustão interna e com uma velocidade máxima, em patamar e por construção, que não exceda 45 km/h.

Ou seja para ser considerado motociclo tem de ter mais de 50cm³, os 50cm³ ainda são ciclomotores, tu deves tar a falar daquelas DT 50 que andam com matriculas brancas, elas por lei não as podem ter, mas os donos provavelmente trocaram por motivos esteticos Wink

Espero ter ajudado

João desculpa estar a desmentir-te mas a tua conclusão não é a mais correcta.. Wink

Ele pode andar com motas com matricula amarela, só. Isto porque, uma mota com matricula amarela (ciclomotor), tem no livrete 49cm3.

A licença de ciclomotor permite até 49cm3, se no livrete tiver 50cm3, já é considerado motociclo e está fora da autorização da licença!

Um motociclo pode, portanto, circular em auto-estradas e vias equiparadas! É que com a amarela não pode.. E daí haver dt's 50 com 50cm3 no livrete e matricula branca, a serem consideradas motociclos. Tudo vai do que está no livrete (49 ou 50cm3) Wink

camsilva

Mensagem  YourMyDinner em Dom 26 Ago 2012, 14:04

camsilva escreveu:
Joao P. escreveu:Boas, primeiro que tudo passa na zona das apresentações e faz a tua apresentação que é obrigatória Wink

Espero ter ajudado

João desculpa estar a desmentir-te mas a tua conclusão não é a mais correcta.. Wink

Ele pode andar com motas com matricula amarela, só. Isto porque, uma mota com matricula amarela (ciclomotor), tem no livrete 49cm3.

A licença de ciclomotor permite até 49cm3, se no livrete tiver 50cm3, já é considerado motociclo e está fora da autorização da licença!

Um motociclo pode, portanto, circular em auto-estradas e vias equiparadas! É que com a amarela não pode.. E daí haver dt's 50 com 50cm3 no livrete e matricula branca, a serem consideradas motociclos. Tudo vai do que está no livrete (49 ou 50cm3) Wink

Obrigado a todos pela resposta. Assim que possivel apresento-me.

Já fiquei esclarecido, especialmente com a resposta do Camsilva! Pareceu-me bastante lógico!

Muito obrigado a todos!

YourMyDinner

Mensagem  L_Cobain27 em Dom 26 Ago 2012, 16:36

apresentação é obrigatória .

trata disso sff .

quanto à licença é ciclomotores de cilindrada inferior a 50cc , como tal , maior parte das scooters , dt's , etc , têem 49cc no livrete Wink

L_Cobain27

Mensagem  YourMyDinner em Dom 26 Ago 2012, 16:44

L_Cobain27 escreveu:apresentação é obrigatória .

trata disso sff .

quanto à licença é ciclomotores de cilindrada inferior a 50cc , como tal , maior parte das scooters , dt's , etc , têem 49cc no livrete Wink

Apresentação done!

Obrigado pessoal!

YourMyDinner

Mensagem  neon em Dom 26 Ago 2012, 19:23

Passo então a explicar, que isto já aqui vai com alguma confusão :p
Resumindo:
1- Licença de condução de ciclomotores NÃO habilita a condução de motociclos de cilindrada inferior a 50cc
2- Qual a diferença entre Motociclos de cilindrada inferior a 50cc e Ciclomotores? Em termos da mota: Nenhuma; Em termos da lei: Além do ponto 1: Motociclos de cilindrada inferior a 50cc têm limites de velocidade diferentes, em vez de 40 em meio urbano e 45 fora dele (ciclomotores), os motociclos de cilindrada inferior a 50cc podem circular a 40 em meio urbano e 60 fora dele.
3- De frisar que NENHUM dos dois, quer ciclomotor quer motociclo de cilindrada inferior a 50cc pode circular na auto-estrada, pelo citado a seguir:
Código:
Artigo 72.o
Auto-estradas
1 - Nas auto-estradas e respectivos acessos, quando devidamente
sinalizados, é proibido o trânsito de peões, animais, veículos de
tracção animal, velocípedes, ciclomotores, motociclos e triciclos
de cilindrada não superior a 50 cm3, quadriciclos, veículos
agrícolas, comboios turísticos, bem como de veículos ou conjuntos
de veículos insusceptíveis de atingir em patamar velocidade
superior a 60 km/h ou aos quais tenha sido fixada velocidade
máxima igual ou inferior àquele valor.

Espero ter ajudado Smile

neon

ciclomotores/matriculas e cartas especiais aos 14 anos

Mensagem  stradafuori em Ter 24 Jun 2014, 21:50

este tópico interessa-me bastante pois estava para tirar a carta especial de 50 cc ao meu filho que vai fazer os 14 anos.
Digo estava porque acho perdi o entusiasmo, pois vejo que a dita carta, além de custar uma pipa de massa só permite conduzir "torradeiras com motor "
Hoje mesmo, telefonei com a Prevenção Rodoviária Portuguesa, a fim de me esclarecer, e foi-me informado o seguinte:
- COM ESTA CARTA, ESQUEÇA A COR DAS MATRICULAS, SÓ PODE CONDUZIR, SE NO LIVRETE DISSER VEICULO CICLOMOTOR -
Dito isto quais as 50 cc, ou mesmo 49 cc , têm no livrete a categoria de ciclomotor? Julgo só as scooters ?
Hora , uma boa ktm exc, ou a tal batalhadora yamaha dt 50, tão agradável de conduzir, não se enquadram nos 375 € de carta.
Conclusão:
Alguém me informe s f f do valor da multa de conduzir sem carta, pois com sorte e se durante dois anos até pagar 2 ,talvez fique mais barato que tirar a carta de "torradeira " e ao menos anda noutra classe de veículo, onde realmente se prepara para adquirir então uma 125 cc, onde felizmente a lei é mais explicita.

stradafuori

Mensagem  camsilva em Ter 24 Jun 2014, 22:57

stradafuori escreveu:este tópico interessa-me bastante pois estava para tirar a carta especial de 50 cc ao meu filho que vai fazer os 14 anos.
Digo estava porque acho perdi o entusiasmo, pois vejo que a dita carta, além de custar uma pipa de massa só permite conduzir "torradeiras com motor "
Hoje mesmo, telefonei com a Prevenção Rodoviária Portuguesa, a fim de me esclarecer, e foi-me informado o seguinte:
- COM ESTA CARTA, ESQUEÇA A COR DAS MATRICULAS, SÓ PODE CONDUZIR, SE NO LIVRETE DISSER VEICULO CICLOMOTOR -
Dito isto quais as 50 cc, ou mesmo 49 cc , têm no livrete a categoria de ciclomotor? Julgo só as scooters ?
Hora , uma boa ktm exc, ou a tal batalhadora yamaha dt 50, tão agradável de conduzir, não se enquadram nos 375 € de carta.
Conclusão:
Alguém me informe s f f do valor da multa de conduzir sem carta, pois com sorte e se durante dois anos até pagar 2 ,talvez fique mais barato que tirar a carta de "torradeira " e ao menos anda noutra classe de veículo, onde realmente se prepara para adquirir então uma 125 cc, onde felizmente a lei é mais explicita.

Não quero levantar ainda mais dúvidas, mas tenho uma boa ideia que as DT 50 com matrícula amarela são consideradas ciclomotor, mesmo no livrete.
Tenta/tente tirar essa dúvida com algum pessoal que as tenha.  thumbup 

As ktm 50 já não sei.. Acho que anda por aí quem também tenha.

camsilva

Mensagem  Ferrer em Qua 25 Jun 2014, 09:42

ooohpaaahh, faz como eu, quando ando de ciclomotor ... caga pa isso ... tira a matricula e bota pá estrada ! até hoje resultou, e ja passei varias vezes pela policia e nao disseram nada  Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil

Ferrer

Mensagem  ValtexY em Qua 25 Jun 2014, 11:33

As DT 50, no livrete diz "ciclomotor" sim, por isso o seu filho pode andar com uma DT. Ou então adquire uma como a minha que não parece "torradeira com motor" e no livrete diz ciclomotor, com alguns pozinhos fica a dar tanto como uma 125 a 4T. Very Happy 

- Keeway tx 50 sm

http://www.keewaymotor.pt/?op=produtos&mn=4&id=9

Cumps, qualquer dúvida é so avisar! Laughing

ValtexY

carta e ciclomotor

Mensagem  stradafuori em Qua 25 Jun 2014, 17:38

É verdade e agradeço a quem deu a dica , já  vi um livrete de uma dt, e salvei a honra do convento, vai mesmo ser uma dt.
Na verdade queria mais a ktm exc, pois vivemos em uma aldeia e tem muita estradinha de campo, sitio onde a dita se sente á vontade, mas diz o velho ditado, " falta cão, caça com gato " e neste caso também com o problema legal da carta de ciclomotors resolvido.
Um obrigado

stradafuori

Mensagem  ValtexY em Qua 25 Jun 2014, 17:40

Nada, estamos aqui para Ajudar.

ValtexY

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 03:55

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

:: Geral :: Geral

Permissão deste fórum: