Troca de pistão 2t

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Troca de pistão 2t

Mensagem  f18silva em Seg 10 Set 2012, 03:46

Boas pessoal!

Há dias estava numa conversa com um colega meu e ele disse me que uma das desvantagens dos motores a 2 tempos, é necessidade da troca de pistão aos 10.000 km...

Isto é verdade? ou esta teoria só se aplica nos motores a 2 tempos de competição (talvez por ter mais desgaste a nível de peças)?

Eu bem fiquei na duvida, mas ele disse que tinha a certeza do que estava a dizer... Suspect

Obrigado!

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Re: Troca de pistão 2t

Mensagem  rossi em Seg 10 Set 2012, 03:58

Não tem necessáriamente de ser 10 em 10 mil, depende do tipo de uso, tanto pode durar mais como pode durar menos, o uso de um bom oleo tambem pode ajudar na sua duração de vida

rossi

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Re: Troca de pistão 2t

Mensagem  f18silva em Seg 10 Set 2012, 04:02

rossi escreveu:Não tem necessáriamente de ser 10 em 10 mil, depende do tipo de uso, tanto pode durar mais como pode durar menos, o uso de um bom oleo tambem pode ajudar na sua duração de vida

Pois era exactamente o que eu tinha em mente e lhe disse!! obrigado rossi pelo esclarecimento!!! Wink

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Re: Troca de pistão 2t

Mensagem  L_Cobain27 em Seg 10 Set 2012, 13:41

depende do tipo de utilização , do óleo usado , etc Wink

há DTR's por exemplo que o pistão de origem fez mais de 25mil km , e algumas que ao fim de 15 começaram a dar sintomas ..

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Re: Troca de pistão 2t

Mensagem  R6_Blue em Seg 10 Set 2012, 16:41

Motas de competiçao a 2T fazem uma prova e troca pistao pelo sim pelo nao!!

Isso de 10.000kms sao mitos!

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Re: Troca de pistão 2t

Mensagem  f18silva em Seg 10 Set 2012, 19:40

L_Cobain27 escreveu:depende do tipo de utilização , do óleo usado , etc Wink

há DTR's por exemplo que o pistão de origem fez mais de 25mil km , e algumas que ao fim de 15 começaram a dar sintomas ..

Pois lá está, é bem possível que cheguem a fazer mais de 10mil km caso seja bem estimada!

Mas por exemplo nas dtr's com os kits 160cc por muita boa estimação que a demos, irá por norma durar menos que uma dtr com material de origem e bem estimada, certo?

Obrigado! Wink

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Re: Troca de pistão 2t

Mensagem  f18silva em Seg 10 Set 2012, 19:44

R6_Blue escreveu:Motas de competiçao a 2T fazem uma prova e troca pistao pelo sim pelo nao!!

Isso de 10.000kms sao mitos!

É verdade nas provas é mesmo assim...uii e rodagem? eles têm tempo para o fazer? Shocked

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Re: Troca de pistão 2t

Mensagem  L_Cobain27 em Ter 11 Set 2012, 03:43

f18silva escreveu:Mas por exemplo nas dtr's com os kits 160cc por muita boa estimação que a demos, irá por norma durar menos que uma dtr com material de origem e bem estimada, certo?

175cc deves querer dizer Wink

pode durar o mesmo , mas depende bastante se fazes uso da potência constantemente , das temperaturas a que anda a mota , do óleo usado e percentagem , da gasolina , da vela , mas durar muito muito mais , deve ser raríssimo , até porque quando se mete 175cc , já se pede carburador maior , escape artesanal , e como quem compra um 175cc é para ter o cilindro trabalhado , também não é para ser fiável Wink

a minha DTR , tinha levado pistão , biela , etc , quando veio para a minha mão , fiz mais de 9 mil km num ano , dia-a-dia ( praticamente sempre a dar-lhe ) , e nunca tive problemas ..

tal como há quem diga que as KTM 125 levam um pistão por ano a usá-las no mato , a minha andou na minha mão uns 8 meses , vendi a um amigo , andou mais de um ano e meio , fazia enduro sábado e domingo (no inverno principalmente) , servia para ir ao café quando lhe apetecia no verão , fazia estrada , vendeu-a , e nesse tempo todo , nem um pistão levou , aliás , levou vedantes da bomba de água ao fim de 7 ou 8 meses na mão do rapaz já ..

todos os factores contam Wink

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Re: Troca de pistão 2t

Mensagem  pstolas em Ter 11 Set 2012, 08:49

durar muito ou pouco depende de muita coisa mesmo. fazer uma prova e meter novo , é so mesmo para os mais afiçionados, o material dura bem mais que isso!mas la esta , em competição tudo conta!
é como aqueles que mudam de oleo do motor da sua 4t de enduro amador de 5 em 5 depositos. completamente descabido.

já se viu muito relato de motas a 2t com pistons com mais de 20mil km e ainda rolam , e outros pistons que nem 5mil kilometros duraram (isto pondo de parte , a parte em que se deixa acabar o oleo do autolub ou se esqueçe de deitar oleo na gasolina e eles colam)

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Re: Troca de pistão 2t

Mensagem  BroLy em Ter 11 Set 2012, 09:46

Depende muito de motor para motor, da utilização que o condutor dá, do tipo de condução, qual o óleo e % utilizada etc ..

Ainda ontem quando fui ao mecânico deixar a Husaberg para montar as rodas de cross, estava lá uma KTM 450 SM de 2009 com o motor aberto e reparação de quase 2000€, isto porque o rapaz / dono andava a fundo sem verificar o óleo .. ficou sem óleo .. 2000€ por simplesmente não ir verificando o nível do óleo ..

Com 2000€ dá para muitas reparações numa 2T monocilindrica potente .. sem contabilizar trocar bielas e cambotas que isso é raríssimo acontecer .. normalmente é pistons, segmentos, grades roletes, juntas, retentores, encamisar ou nicasil no cilindro ...

Ou seja, com uma CR 250 ou KTM 300 2T, com 2000€ da reparação da 450 4T, trocando apenas essas peças que referi em cima, dava praticamente para uns 4 ou 6 anos de utilização . Smile

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Re: Troca de pistão 2t

Mensagem  f18silva em Qua 12 Set 2012, 22:17

L_Cobain27 escreveu:
f18silva escreveu:Mas por exemplo nas dtr's com os kits 160cc por muita boa estimação que a demos, irá por norma durar menos que uma dtr com material de origem e bem estimada, certo?

175cc deves querer dizer Wink

pode durar o mesmo , mas depende bastante se fazes uso da potência constantemente , das temperaturas a que anda a mota , do óleo usado e percentagem , da gasolina , da vela , mas durar muito muito mais , deve ser raríssimo , até porque quando se mete 175cc , já se pede carburador maior , escape artesanal , e como quem compra um 175cc é para ter o cilindro trabalhado , também não é para ser fiável Wink

a minha DTR , tinha levado pistão , biela , etc , quando veio para a minha mão , fiz mais de 9 mil km num ano , dia-a-dia ( praticamente sempre a dar-lhe ) , e nunca tive problemas ..

tal como há quem diga que as KTM 125 levam um pistão por ano a usá-las no mato , a minha andou na minha mão uns 8 meses , vendi a um amigo , andou mais de um ano e meio , fazia enduro sábado e domingo (no inverno principalmente) , servia para ir ao café quando lhe apetecia no verão , fazia estrada , vendeu-a , e nesse tempo todo , nem um pistão levou , aliás , levou vedantes da bomba de água ao fim de 7 ou 8 meses na mão do rapaz já ..

todos os factores contam Wink

Gostava de saber onde fui buscar os 160cc, realmente... Neutral

Sim andas te mais de 9 mil km nesse ano mas sempre de olho em termos de manutenção, certo?

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Re: Troca de pistão 2t

Mensagem  f18silva em Qua 12 Set 2012, 22:22

pstolas escreveu:durar muito ou pouco depende de muita coisa mesmo. fazer uma prova e meter novo , é so mesmo para os mais afiçionados, o material dura bem mais que isso!mas la esta , em competição tudo conta!
é como aqueles que mudam de oleo do motor da sua 4t de enduro amador de 5 em 5 depositos. completamente descabido.

já se viu muito relato de motas a 2t com pistons com mais de 20mil km e ainda rolam , e outros pistons que nem 5mil kilometros duraram (isto pondo de parte , a parte em que se deixa acabar o oleo do autolub ou se esqueçe de deitar oleo na gasolina e eles colam)

Pois mas no caso das provas de motocross, nos motores a 2 tempos, eles chegam sequer a fazer rodagem quando mudam de pistão? ou é "bota lume"?

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Re: Troca de pistão 2t

Mensagem  f18silva em Qua 12 Set 2012, 22:35

BroLy escreveu:Depende muito de motor para motor, da utilização que o condutor dá, do tipo de condução, qual o óleo e % utilizada etc ..

Ainda ontem quando fui ao mecânico deixar a Husaberg para montar as rodas de cross, estava lá uma KTM 450 SM de 2009 com o motor aberto e reparação de quase 2000€, isto porque o rapaz / dono andava a fundo sem verificar o óleo .. ficou sem óleo .. 2000€ por simplesmente não ir verificando o nível do óleo ..

Com 2000€ dá para muitas reparações numa 2T monocilindrica potente .. sem contabilizar trocar bielas e cambotas que isso é raríssimo acontecer .. normalmente é pistons, segmentos, grades roletes, juntas, retentores, encamisar ou nicasil no cilindro ...

Ou seja, com uma CR 250 ou KTM 300 2T, com 2000€ da reparação da 450 4T, trocando apenas essas peças que referi em cima, dava praticamente para uns 4 ou 6 anos de utilização . Smile

Isso é absurdo...andar com uma mota a 4T sem sequer verificar uma única vez o nível do óleo...

Na tua ex-CR 250 e na tua ex-KTM 380 alguma vez tives te que tocar pistao, ou segmentos, ou biela, ou cambota? qual era a transmissão que usavas? Como era o teu andamento nas máquinas?

Peço desculpa pelo interrogatório x)

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Re: Troca de pistão 2t

Mensagem  L_Cobain27 em Qui 13 Set 2012, 04:05

f18silva escreveu:Gostava de saber onde fui buscar os 160cc, realmente... Neutral

Sim andas te mais de 9 mil km nesse ano mas sempre de olho em termos de manutenção, certo?

160cc Laughing

sempre de olho em termos de manutenção é relativo ..

a cada 2 mil km , as minhas pastilhas desapareciam , e levava isso , óleo de motor , vela , limpeza de filtro de ar ..

óleo na corrente (todas as semanas praticamente) .

deixar aquecer o mínimo , bom óleo , boa mistura , e siga , os cuidados eram os mais que suficientes Wink

tinha também o depósito do anticongelante , bastava uma olhadela pra ver se não tinha desaparecido .

caso o óleo na muda aparecesse esbranquiçado , era mudar vedantes da bomba de água , mas não , sempre esteve tudo nos conformes Wink

e olha que eu não era meigo com a mota , mudanças quase sempre em altas , sou pesado , e muitas vezes com pendura atrás , às vezes bem mais de um depósito em 2 horas , e nunca tive chatices .

para quem faz poucos km's por ano , e procura gozo numa mota , uma 2T é superior , isto em relação a 125cc e pouco acima disso .

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Re: Troca de pistão 2t

Mensagem  BroLy em Qui 13 Set 2012, 08:38

Na minha ex-CR 250 trocamos de piston 1 vez em casa, passados quase 2 anos de ter a mota, mas quando fomos medir o piston ele ainda tinha tolerâncias segundo o manual para aguentar bastantes kilometros .

Andava sempre rápido em estrada, acho que esmifrava tanto a mota como a Husaberg, com a diferença que na CR 250 andava mais vezes a fundo porque tinha caixa de 5 e a transmissão era mais curta ( fazia 160 ), na Husaberg não dá para andar a fundo a não ser que apanhe uma recta jeitosa ( faz ~200 )

Nós ainda faziamos crossadas até Tróia etc .. ela andava com rodas grandes .. mesmo quando eu andava com ela no alcatrão

A 380 não a tive muito tempo, mas não houve stress.

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Re: Troca de pistão 2t

Mensagem  pstolas em Qui 13 Set 2012, 08:44

L_Cobain27 escreveu:
f18silva escreveu:Gostava de saber onde fui buscar os 160cc, realmente... Neutral


160cc Laughing


por acaso tambem não é 175cc, é 170cc .. pintelhiçes... Laughing

nas rodagens dos kart´s por exemplo, segundo me disse o mecanico do kartodromo , é dar 10 voltas ao circuito com mistura a 6% , e depois reduzir á mistura para parametros normais e rolar normalmente, isto para quem anda em competiçoes.

nas motas de enduro faz-se no minimo 4/5 depositos, ja que não se pode andar com misturas avultadas no monte(é vela isolada pla serta).
mas tambem são valores muito relativos , depende da utilização final que se dá aos motores.. Rolling Eyes



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Re: Troca de pistão 2t

Mensagem  f18silva em Sex 14 Set 2012, 22:03

L_Cobain27 escreveu:
f18silva escreveu:Gostava de saber onde fui buscar os 160cc, realmente... Neutral

Sim andas te mais de 9 mil km nesse ano mas sempre de olho em termos de manutenção, certo?

160cc Laughing

sempre de olho em termos de manutenção é relativo ..

a cada 2 mil km , as minhas pastilhas desapareciam , e levava isso , óleo de motor , vela , limpeza de filtro de ar ..

óleo na corrente (todas as semanas praticamente) .

deixar aquecer o mínimo , bom óleo , boa mistura , e siga , os cuidados eram os mais que suficientes Wink

tinha também o depósito do anticongelante , bastava uma olhadela pra ver se não tinha desaparecido .

caso o óleo na muda aparecesse esbranquiçado , era mudar vedantes da bomba de água , mas não , sempre esteve tudo nos conformes Wink

e olha que eu não era meigo com a mota , mudanças quase sempre em altas , sou pesado , e muitas vezes com pendura atrás , às vezes bem mais de um depósito em 2 horas , e nunca tive chatices .

para quem faz poucos km's por ano , e procura gozo numa mota , uma 2T é superior , isto em relação a 125cc e pouco acima disso .

Não eras meigo mas davas a devida atenção Wink
Obrigado! thumbup

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Re: Troca de pistão 2t

Mensagem  f18silva em Sex 14 Set 2012, 22:10

BroLy escreveu:Na minha ex-CR 250 trocamos de piston 1 vez em casa, passados quase 2 anos de ter a mota, mas quando fomos medir o piston ele ainda tinha tolerâncias segundo o manual para aguentar bastantes kilometros .

Andava sempre rápido em estrada, acho que esmifrava tanto a mota como a Husaberg, com a diferença que na CR 250 andava mais vezes a fundo porque tinha caixa de 5 e a transmissão era mais curta ( fazia 160 ), na Husaberg não dá para andar a fundo a não ser que apanhe uma recta jeitosa ( faz ~200 )

Nós ainda faziamos crossadas até Tróia etc .. ela andava com rodas grandes .. mesmo quando eu andava com ela no alcatrão

A 380 não a tive muito tempo, mas não houve stress.

160 com transmissão curta? Shocked eu pensava quando falavam de transmissão curta numa 250 julgava que dava os seus 120 ou 130...

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Re: Troca de pistão 2t

Mensagem  f18silva em Sex 14 Set 2012, 22:15

pstolas escreveu:
L_Cobain27 escreveu:
f18silva escreveu:Gostava de saber onde fui buscar os 160cc, realmente... Neutral


160cc Laughing


por acaso tambem não é 175cc, é 170cc .. pintelhiçes... Laughing

nas rodagens dos kart´s por exemplo, segundo me disse o mecanico do kartodromo , é dar 10 voltas ao circuito com mistura a 6% , e depois reduzir á mistura para parametros normais e rolar normalmente, isto para quem anda em competiçoes.

nas motas de enduro faz-se no minimo 4/5 depositos, ja que não se pode andar com misturas avultadas no monte(é vela isolada pla serta).
mas tambem são valores muito relativos , depende da utilização final que se dá aos motores.. Rolling Eyes



Claro tudo depende dos nossos "modos" Razz


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Re: Troca de pistão 2t

Mensagem  BroLy em Sex 14 Set 2012, 22:27

f18silva escreveu:
160 com transmissão curta? Shocked eu pensava quando falavam de transmissão curta numa 250 julgava que dava os seus 120 ou 130...
Curta para estrada, fechava a loja cedo.

A minha ex 520 SM com 14 - 42 fazia quase isso em 5a e ainda tinha a 6a .. A husaberg com 16 - 38 faz mais em 5a que a cr 250 com rodas grandes e 15 - 42 a fundo ..

+-120 km/h a fundo fazia a Cr 250 com transmissão de origem 13 - 48 e rodas grandes

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Re: Troca de pistão 2t

Mensagem  f18silva em Sex 14 Set 2012, 22:37

BroLy escreveu:
f18silva escreveu:
160 com transmissão curta? Shocked eu pensava quando falavam de transmissão curta numa 250 julgava que dava os seus 120 ou 130...
Curta para estrada, fechava a loja cedo.

A minha ex 520 SM com 14 - 42 fazia quase isso em 5a e ainda tinha a 6a .. A husaberg com 16 - 38 faz mais em 5a que a cr 250 com rodas grandes e 15 - 42 a fundo ..

+-120 km/h a fundo fazia a Cr 250 com transmissão de origem 13 - 48 e rodas grandes

Ahh para estrada pois xD Mas ktm e husaberg são outros patamares eheh Cool

Obrigado pelo esclarecimento thumbup

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Re: Troca de pistão 2t

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