Troca de pistão 2t

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Troca de pistão 2t

Mensagem  f18silva em Seg 10 Set 2012, 03:46

Boas pessoal!

Há dias estava numa conversa com um colega meu e ele disse me que uma das desvantagens dos motores a 2 tempos, é necessidade da troca de pistão aos 10.000 km...

Isto é verdade? ou esta teoria só se aplica nos motores a 2 tempos de competição (talvez por ter mais desgaste a nível de peças)?

Eu bem fiquei na duvida, mas ele disse que tinha a certeza do que estava a dizer... Suspect

Obrigado!

f18silva

Re: Troca de pistão 2t

Mensagem  rossi em Seg 10 Set 2012, 03:58

Não tem necessáriamente de ser 10 em 10 mil, depende do tipo de uso, tanto pode durar mais como pode durar menos, o uso de um bom oleo tambem pode ajudar na sua duração de vida

rossi

Mensagem  f18silva em Seg 10 Set 2012, 04:02

rossi escreveu:Não tem necessáriamente de ser 10 em 10 mil, depende do tipo de uso, tanto pode durar mais como pode durar menos, o uso de um bom oleo tambem pode ajudar na sua duração de vida

Pois era exactamente o que eu tinha em mente e lhe disse!! obrigado rossi pelo esclarecimento!!! Wink

f18silva

Mensagem  L_Cobain27 em Seg 10 Set 2012, 13:41

depende do tipo de utilização , do óleo usado , etc Wink

há DTR's por exemplo que o pistão de origem fez mais de 25mil km , e algumas que ao fim de 15 começaram a dar sintomas ..

L_Cobain27

Mensagem  R6_Blue em Seg 10 Set 2012, 16:41

Motas de competiçao a 2T fazem uma prova e troca pistao pelo sim pelo nao!!

Isso de 10.000kms sao mitos!

R6_Blue

Mensagem  f18silva em Seg 10 Set 2012, 19:40

L_Cobain27 escreveu:depende do tipo de utilização , do óleo usado , etc Wink

há DTR's por exemplo que o pistão de origem fez mais de 25mil km , e algumas que ao fim de 15 começaram a dar sintomas ..

Pois lá está, é bem possível que cheguem a fazer mais de 10mil km caso seja bem estimada!

Mas por exemplo nas dtr's com os kits 160cc por muita boa estimação que a demos, irá por norma durar menos que uma dtr com material de origem e bem estimada, certo?

Obrigado! Wink

f18silva

Mensagem  f18silva em Seg 10 Set 2012, 19:44

R6_Blue escreveu:Motas de competiçao a 2T fazem uma prova e troca pistao pelo sim pelo nao!!

Isso de 10.000kms sao mitos!

É verdade nas provas é mesmo assim...uii e rodagem? eles têm tempo para o fazer? Shocked

f18silva

Mensagem  L_Cobain27 em Ter 11 Set 2012, 03:43

f18silva escreveu:Mas por exemplo nas dtr's com os kits 160cc por muita boa estimação que a demos, irá por norma durar menos que uma dtr com material de origem e bem estimada, certo?

175cc deves querer dizer Wink

pode durar o mesmo , mas depende bastante se fazes uso da potência constantemente , das temperaturas a que anda a mota , do óleo usado e percentagem , da gasolina , da vela , mas durar muito muito mais , deve ser raríssimo , até porque quando se mete 175cc , já se pede carburador maior , escape artesanal , e como quem compra um 175cc é para ter o cilindro trabalhado , também não é para ser fiável Wink

a minha DTR , tinha levado pistão , biela , etc , quando veio para a minha mão , fiz mais de 9 mil km num ano , dia-a-dia ( praticamente sempre a dar-lhe ) , e nunca tive problemas ..

tal como há quem diga que as KTM 125 levam um pistão por ano a usá-las no mato , a minha andou na minha mão uns 8 meses , vendi a um amigo , andou mais de um ano e meio , fazia enduro sábado e domingo (no inverno principalmente) , servia para ir ao café quando lhe apetecia no verão , fazia estrada , vendeu-a , e nesse tempo todo , nem um pistão levou , aliás , levou vedantes da bomba de água ao fim de 7 ou 8 meses na mão do rapaz já ..

todos os factores contam Wink

L_Cobain27

Mensagem  pstolas em Ter 11 Set 2012, 08:49

durar muito ou pouco depende de muita coisa mesmo. fazer uma prova e meter novo , é so mesmo para os mais afiçionados, o material dura bem mais que isso!mas la esta , em competição tudo conta!
é como aqueles que mudam de oleo do motor da sua 4t de enduro amador de 5 em 5 depositos. completamente descabido.

já se viu muito relato de motas a 2t com pistons com mais de 20mil km e ainda rolam , e outros pistons que nem 5mil kilometros duraram (isto pondo de parte , a parte em que se deixa acabar o oleo do autolub ou se esqueçe de deitar oleo na gasolina e eles colam)

pstolas

Mensagem  BroLy em Ter 11 Set 2012, 09:46

Depende muito de motor para motor, da utilização que o condutor dá, do tipo de condução, qual o óleo e % utilizada etc ..

Ainda ontem quando fui ao mecânico deixar a Husaberg para montar as rodas de cross, estava lá uma KTM 450 SM de 2009 com o motor aberto e reparação de quase 2000€, isto porque o rapaz / dono andava a fundo sem verificar o óleo .. ficou sem óleo .. 2000€ por simplesmente não ir verificando o nível do óleo ..

Com 2000€ dá para muitas reparações numa 2T monocilindrica potente .. sem contabilizar trocar bielas e cambotas que isso é raríssimo acontecer .. normalmente é pistons, segmentos, grades roletes, juntas, retentores, encamisar ou nicasil no cilindro ...

Ou seja, com uma CR 250 ou KTM 300 2T, com 2000€ da reparação da 450 4T, trocando apenas essas peças que referi em cima, dava praticamente para uns 4 ou 6 anos de utilização . Smile

w w w . r a c i n g s m . o r g

BroLy

http://www.racingsm.org

Mensagem  f18silva em Qua 12 Set 2012, 22:17

L_Cobain27 escreveu:
f18silva escreveu:Mas por exemplo nas dtr's com os kits 160cc por muita boa estimação que a demos, irá por norma durar menos que uma dtr com material de origem e bem estimada, certo?

175cc deves querer dizer Wink

pode durar o mesmo , mas depende bastante se fazes uso da potência constantemente , das temperaturas a que anda a mota , do óleo usado e percentagem , da gasolina , da vela , mas durar muito muito mais , deve ser raríssimo , até porque quando se mete 175cc , já se pede carburador maior , escape artesanal , e como quem compra um 175cc é para ter o cilindro trabalhado , também não é para ser fiável Wink

a minha DTR , tinha levado pistão , biela , etc , quando veio para a minha mão , fiz mais de 9 mil km num ano , dia-a-dia ( praticamente sempre a dar-lhe ) , e nunca tive problemas ..

tal como há quem diga que as KTM 125 levam um pistão por ano a usá-las no mato , a minha andou na minha mão uns 8 meses , vendi a um amigo , andou mais de um ano e meio , fazia enduro sábado e domingo (no inverno principalmente) , servia para ir ao café quando lhe apetecia no verão , fazia estrada , vendeu-a , e nesse tempo todo , nem um pistão levou , aliás , levou vedantes da bomba de água ao fim de 7 ou 8 meses na mão do rapaz já ..

todos os factores contam Wink

Gostava de saber onde fui buscar os 160cc, realmente... Neutral

Sim andas te mais de 9 mil km nesse ano mas sempre de olho em termos de manutenção, certo?

f18silva

Mensagem  f18silva em Qua 12 Set 2012, 22:22

pstolas escreveu:durar muito ou pouco depende de muita coisa mesmo. fazer uma prova e meter novo , é so mesmo para os mais afiçionados, o material dura bem mais que isso!mas la esta , em competição tudo conta!
é como aqueles que mudam de oleo do motor da sua 4t de enduro amador de 5 em 5 depositos. completamente descabido.

já se viu muito relato de motas a 2t com pistons com mais de 20mil km e ainda rolam , e outros pistons que nem 5mil kilometros duraram (isto pondo de parte , a parte em que se deixa acabar o oleo do autolub ou se esqueçe de deitar oleo na gasolina e eles colam)

Pois mas no caso das provas de motocross, nos motores a 2 tempos, eles chegam sequer a fazer rodagem quando mudam de pistão? ou é "bota lume"?

f18silva

Mensagem  f18silva em Qua 12 Set 2012, 22:35

BroLy escreveu:Depende muito de motor para motor, da utilização que o condutor dá, do tipo de condução, qual o óleo e % utilizada etc ..

Ainda ontem quando fui ao mecânico deixar a Husaberg para montar as rodas de cross, estava lá uma KTM 450 SM de 2009 com o motor aberto e reparação de quase 2000€, isto porque o rapaz / dono andava a fundo sem verificar o óleo .. ficou sem óleo .. 2000€ por simplesmente não ir verificando o nível do óleo ..

Com 2000€ dá para muitas reparações numa 2T monocilindrica potente .. sem contabilizar trocar bielas e cambotas que isso é raríssimo acontecer .. normalmente é pistons, segmentos, grades roletes, juntas, retentores, encamisar ou nicasil no cilindro ...

Ou seja, com uma CR 250 ou KTM 300 2T, com 2000€ da reparação da 450 4T, trocando apenas essas peças que referi em cima, dava praticamente para uns 4 ou 6 anos de utilização . Smile

Isso é absurdo...andar com uma mota a 4T sem sequer verificar uma única vez o nível do óleo...

Na tua ex-CR 250 e na tua ex-KTM 380 alguma vez tives te que tocar pistao, ou segmentos, ou biela, ou cambota? qual era a transmissão que usavas? Como era o teu andamento nas máquinas?

Peço desculpa pelo interrogatório x)

f18silva

Mensagem  L_Cobain27 em Qui 13 Set 2012, 04:05

f18silva escreveu:Gostava de saber onde fui buscar os 160cc, realmente... Neutral

Sim andas te mais de 9 mil km nesse ano mas sempre de olho em termos de manutenção, certo?

160cc Laughing

sempre de olho em termos de manutenção é relativo ..

a cada 2 mil km , as minhas pastilhas desapareciam , e levava isso , óleo de motor , vela , limpeza de filtro de ar ..

óleo na corrente (todas as semanas praticamente) .

deixar aquecer o mínimo , bom óleo , boa mistura , e siga , os cuidados eram os mais que suficientes Wink

tinha também o depósito do anticongelante , bastava uma olhadela pra ver se não tinha desaparecido .

caso o óleo na muda aparecesse esbranquiçado , era mudar vedantes da bomba de água , mas não , sempre esteve tudo nos conformes Wink

e olha que eu não era meigo com a mota , mudanças quase sempre em altas , sou pesado , e muitas vezes com pendura atrás , às vezes bem mais de um depósito em 2 horas , e nunca tive chatices .

para quem faz poucos km's por ano , e procura gozo numa mota , uma 2T é superior , isto em relação a 125cc e pouco acima disso .

L_Cobain27

Mensagem  BroLy em Qui 13 Set 2012, 08:38

Na minha ex-CR 250 trocamos de piston 1 vez em casa, passados quase 2 anos de ter a mota, mas quando fomos medir o piston ele ainda tinha tolerâncias segundo o manual para aguentar bastantes kilometros .

Andava sempre rápido em estrada, acho que esmifrava tanto a mota como a Husaberg, com a diferença que na CR 250 andava mais vezes a fundo porque tinha caixa de 5 e a transmissão era mais curta ( fazia 160 ), na Husaberg não dá para andar a fundo a não ser que apanhe uma recta jeitosa ( faz ~200 )

Nós ainda faziamos crossadas até Tróia etc .. ela andava com rodas grandes .. mesmo quando eu andava com ela no alcatrão

A 380 não a tive muito tempo, mas não houve stress.

BroLy

Mensagem  pstolas em Qui 13 Set 2012, 08:44

L_Cobain27 escreveu:
f18silva escreveu:Gostava de saber onde fui buscar os 160cc, realmente... Neutral

160cc Laughing

por acaso tambem não é 175cc, é 170cc .. pintelhiçes... Laughing

nas rodagens dos kart´s por exemplo, segundo me disse o mecanico do kartodromo , é dar 10 voltas ao circuito com mistura a 6% , e depois reduzir á mistura para parametros normais e rolar normalmente, isto para quem anda em competiçoes.

nas motas de enduro faz-se no minimo 4/5 depositos, ja que não se pode andar com misturas avultadas no monte(é vela isolada pla serta).
mas tambem são valores muito relativos , depende da utilização final que se dá aos motores.. Rolling Eyes

pstolas

Mensagem  f18silva em Sex 14 Set 2012, 22:03

L_Cobain27 escreveu:

160cc Laughing

sempre de olho em termos de manutenção é relativo ..

a cada 2 mil km , as minhas pastilhas desapareciam , e levava isso , óleo de motor , vela , limpeza de filtro de ar ..

óleo na corrente (todas as semanas praticamente) .

deixar aquecer o mínimo , bom óleo , boa mistura , e siga , os cuidados eram os mais que suficientes Wink

tinha também o depósito do anticongelante , bastava uma olhadela pra ver se não tinha desaparecido .

caso o óleo na muda aparecesse esbranquiçado , era mudar vedantes da bomba de água , mas não , sempre esteve tudo nos conformes Wink

e olha que eu não era meigo com a mota , mudanças quase sempre em altas , sou pesado , e muitas vezes com pendura atrás , às vezes bem mais de um depósito em 2 horas , e nunca tive chatices .

para quem faz poucos km's por ano , e procura gozo numa mota , uma 2T é superior , isto em relação a 125cc e pouco acima disso .

Não eras meigo mas davas a devida atenção Wink
Obrigado! thumbup

f18silva

Mensagem  f18silva em Sex 14 Set 2012, 22:10

BroLy escreveu:Na minha ex-CR 250 trocamos de piston 1 vez em casa, passados quase 2 anos de ter a mota, mas quando fomos medir o piston ele ainda tinha tolerâncias segundo o manual para aguentar bastantes kilometros .

Andava sempre rápido em estrada, acho que esmifrava tanto a mota como a Husaberg, com a diferença que na CR 250 andava mais vezes a fundo porque tinha caixa de 5 e a transmissão era mais curta ( fazia 160 ), na Husaberg não dá para andar a fundo a não ser que apanhe uma recta jeitosa ( faz ~200 )

Nós ainda faziamos crossadas até Tróia etc .. ela andava com rodas grandes .. mesmo quando eu andava com ela no alcatrão

A 380 não a tive muito tempo, mas não houve stress.

160 com transmissão curta? Shocked eu pensava quando falavam de transmissão curta numa 250 julgava que dava os seus 120 ou 130...

f18silva

Mensagem  f18silva em Sex 14 Set 2012, 22:15

pstolas escreveu:
L_Cobain27 escreveu:

160cc Laughing

por acaso tambem não é 175cc, é 170cc .. pintelhiçes... Laughing

nas rodagens dos kart´s por exemplo, segundo me disse o mecanico do kartodromo , é dar 10 voltas ao circuito com mistura a 6% , e depois reduzir á mistura para parametros normais e rolar normalmente, isto para quem anda em competiçoes.

nas motas de enduro faz-se no minimo 4/5 depositos, ja que não se pode andar com misturas avultadas no monte(é vela isolada pla serta).
mas tambem são valores muito relativos , depende da utilização final que se dá aos motores.. Rolling Eyes

Claro tudo depende dos nossos "modos" Razz

f18silva

Mensagem  BroLy em Sex 14 Set 2012, 22:27

f18silva escreveu:
160 com transmissão curta? Shocked eu pensava quando falavam de transmissão curta numa 250 julgava que dava os seus 120 ou 130...
Curta para estrada, fechava a loja cedo.

A minha ex 520 SM com 14 - 42 fazia quase isso em 5a e ainda tinha a 6a .. A husaberg com 16 - 38 faz mais em 5a que a cr 250 com rodas grandes e 15 - 42 a fundo ..

+-120 km/h a fundo fazia a Cr 250 com transmissão de origem 13 - 48 e rodas grandes

BroLy

Mensagem  f18silva em Sex 14 Set 2012, 22:37

BroLy escreveu:
f18silva escreveu:
Curta para estrada, fechava a loja cedo.

A minha ex 520 SM com 14 - 42 fazia quase isso em 5a e ainda tinha a 6a .. A husaberg com 16 - 38 faz mais em 5a que a cr 250 com rodas grandes e 15 - 42 a fundo ..

+-120 km/h a fundo fazia a Cr 250 com transmissão de origem 13 - 48 e rodas grandes

Ahh para estrada pois xD Mas ktm e husaberg são outros patamares eheh Cool

Obrigado pelo esclarecimento thumbup

f18silva

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 21:47

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: