50cc com consumo elevadissimo. Carburador?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

50cc com consumo elevadissimo. Carburador?

Mensagem  YourMyDinner em Ter 18 Set 2012, 01:39

Boas

Possuo uma Suzuki SM de 50cc, que apesar de estar à pouquíssimo tempo na minha mão, desde que mandei limpar e afinar o carburador que a meu ver está a fazer consumo estúpidos. Apesar de ser bastante desentendido na matéria aqui vai o problema:

O carburador foi afinado à 4 dias sensivelmente, num mecânico local. E no dia seguinte coloquei 5 euros de G 95, sem ter chegado ainda à reserva. No dia seguinte já não tinha gasolina. Apesar de ter achado estranho voltei a colocar mais 5€. Novamente no dia seguinte fiquei sem gasolina, onde coloquei novamente mais 5€ e desta vez reduzi a ''quantidade de gasolina injectada'' ( Relanti? ) no carburador porque realmente a mota estava muito acelerada. E hoje fiquei outra vez sem gasolina.

Ou seja 3 dias a por todos os dias 5€ quando o deposito leva penso 10€ de gasolina. (6lts? +/-) e SEMPRE com o ar do carburador fechado. E sem fazer grandes viagens, penso que 30km por dia.

Que acham que será? Não posso continuar a andar assim na mota, vou a falência. Até porque na minha outra scooter ( Sym Jet euro50x ) 5€ atesta o deposito e dura-me mais de uma semana a fazer o mesmo trajecto!

Abraço pessoal!

YourMyDinner

Re: 50cc com consumo elevadissimo. Carburador?

Mensagem  L_Cobain27 em Ter 18 Set 2012, 02:00

das duas uma , ou isso de afinado , pouco tem , ou ela está a perder gasolina por algum lado ..

L_Cobain27

Mensagem  YourMyDinner em Ter 18 Set 2012, 02:04

L_Cobain27 escreveu:das duas uma , ou isso de afinado , pouco tem , ou ela está a perder gasolina por algum lado ..

Pois lá está. Esqueci-me de referir um pormenor. Ela quando foi para lá ser ''afinada '' também levou um tubo novo que sai do carburador para o motor porque este estava velho e com cortes, e ela estava a perder gasolina tinha o carburador e o topo do motor todo babado. Agora não perde, que seja visível pelo menos.

YourMyDinner

Mensagem  L_Cobain27 em Ter 18 Set 2012, 02:10

levou falange , e ainda assim está com esses consumos ? Rolling Eyes

estranho , muito estranho ..

não embrulha em baixas com gasolina a mais ou assim ?

L_Cobain27

Mensagem  YourMyDinner em Ter 18 Set 2012, 02:16

Eu noto que ela engasgasse imenso quando começo a andar com ela. Isto é eu pego, deixo-a aquecer um pouco e quando arranco no primeiro minuto de andar com ela, nas rotações mais elevadas de cada mudança engasgasse muito subtilmente, não desenvolvendo mais nessa mesma mudança. E sim, isso notasse mais em mudanças baixas mas em elevadas rotações.

Ah e ela não anda de ar aberto, ponto final. Engasgasse imenso e não desenvolve um terço do normal! Mais um motivo pelo qual ando sempre com ele fechado.

YourMyDinner

Mensagem  L_Cobain27 em Ter 18 Set 2012, 02:21

isso está muuuito mal afinado e com muita entrada de gasolina , só pode .

deixa vir alguém aí da zona que te recomende alguma oficina ou que te dê uma ajuda Wink

L_Cobain27

Mensagem  YourMyDinner em Ter 18 Set 2012, 02:22

L_Cobain27 escreveu:isso está muuuito mal afinado e com muita entrada de gasolina , só pode .

deixa vir alguém aí da zona que te recomende alguma oficina ou que te dê uma ajuda Wink

Pois é o que vou fazer! Isto não pode continuar assim! Muito obrigado pela ajuda dude! Caso haja novidades, deixo aqui qualquer coisinha!

YourMyDinner

Mensagem  ALEGRE@Porto em Ter 18 Set 2012, 09:09

Diz-me uma coisa, tens esta noção correto ?

s/95 1 L= 1.65 euro

s/95 3 L = 5 euro

3 litros de gasolina = 30 a 50 km +/- ( depende da condução / estradas / afinação da mota )

ALEGRE@Porto

Mensagem  KCM em Ter 18 Set 2012, 09:31

Pois! assim é muito vago.

5€ por dia... devias experimentar atentar o depósito e apontar os quilómetros, andas por exemplo um dia ou dois e voltas a atestar.

Vês quantos litros tiveste de meter para reatestar e quantos quilómetros fizeste. depois é só fazer contas.

Imagina fizeste 60 km, gastaste 4.5 litros

Para saber quanto a mota está a gastar aos 100, Multiplicas 4.5 x 100 e divides pelos 60 km que fizeste, neste caso daria 7.5 aos 100

KCM

Mensagem  vascoribeiro em Ter 18 Set 2012, 09:42

Tens que andar de ar aberto sempre senao so estas a injectar gasolina e ela vai acabar por engasgar por ter gasolina a mais.
Se ela engasga de ar aberto pode ser duas coisas a meu ver ou e porque tem gasolina a mais ou ar a mais.

Se for gasolina, sera que o teu mecanico nao te mudou nenhum gigluer e meteu um muito grande?
Podes tambem ter uma entrada de ar em algum lado e quando abres o ar passa a ter ar a mais.

Ja mexeste no parafuso do ar? Nao estou a falar do de relanti, deves ter um de ar que podes conseguir mexer a mao ou com uma chave de fendas que devera ficar ao lado da entrada do filtro de ar.
Primeiro fechas tudo depois vais experimentando, aqueces o motor abres o ar, tens de abrir sempre o ar, ar fechado e para aquecer o motor so.
Se tabalhar mal das 2 voltas completas no parafuso por exemplo e ves se esta bom senao baixas ou sobes, tem de ser por tentativas

vascoribeiro

Mensagem  KCM em Ter 18 Set 2012, 09:55

vascoribeiro escreveu:Tens que andar de ar aberto sempre senao so estas a injectar gasolina e ela vai acabar por engasgar por ter gasolina a mais.
Se ela engasga de ar aberto pode ser duas coisas a meu ver ou e porque tem gasolina a mais ou ar a mais.

Se for gasolina, sera que o teu mecanico nao te mudou nenhum gigluer e meteu um muito grande?
Podes tambem ter uma entrada de ar em algum lado e quando abres o ar passa a ter ar a mais.

Ja mexeste no parafuso do ar? Nao estou a falar do de relanti, deves ter um de ar que podes conseguir mexer a mao ou com uma chave de fendas que devera ficar ao lado da entrada do filtro de ar.
Primeiro fechas tudo depois vais experimentando, aqueces o motor abres o ar, tens de abrir sempre o ar, ar fechado e para aquecer o motor so.
Se tabalhar mal das 2 voltas completas no parafuso por exemplo e ves se esta bom senao baixas ou sobes, tem de ser por tentativas

A "ar" que o nosso amigo dizia acima deve ser o botão de "choke" não se devia estar a referia a cortar mesmo o ar do carburador.

KCM

Mensagem  ALEGRE@Porto em Ter 18 Set 2012, 10:30

Tira fotos na zona que o mecânico andou a mexer assim vemos todos e discutimos todos, muita gente a pensar de certeza que se chega a uma conclusão rápida.

Obs: tens que fazer o que o KCM diz atestar só assim se consegue chegar a calcular o consumo, fora isso é tudo relativo, conduções,estradas, KM

ALEGRE@Porto

Mensagem  YourMyDinner em Ter 18 Set 2012, 11:58

ALEGRE@Porto escreveu:Tira fotos na zona que o mecânico andou a mexer assim vemos todos e discutimos todos, muita gente a pensar de certeza que se chega a uma conclusão rápida.

Obs: tens que fazer o que o KCM diz atestar só assim se consegue chegar a calcular o consumo, fora isso é tudo relativo, conduções,estradas, KM

Vou daqui a bocado tirar umas fotos então. Mas uma coisa é certa, tenho noção do que tou a dizer em termos de gasolina. Porque andei muito tempo com a Sym jet euro50x e como disse 5 euros(3lts) atesta o deposito e a fazer o mesmo percurso dura-me uma semana ( E sempre a abrir atenção ).

5 Euros na suzuki dura-me como disse um dia. Tendo em conta que ela leva 6.5 litros de gasolina, 5€ é sensivelmente meio deposito.

Relativamente ao AR fechado ou aberto. O que eu queria dizer é que o meu AR ( Sim como foi referido o botão de choke ) está sempre not engaged, a não ser quando está a aquecer para não morrer!

YourMyDinner

Mensagem  KCM em Ter 18 Set 2012, 13:08

O consumo entre uma scooter e uma mota é bastante diferente, principalmente se a scotter tiver sistema de injecção electrónico (que penso ser o caso) depois há o factor aerodinâmico a favor da scotter e ainda o factor "fun" a favor ou contra a mota (depende do ponto de vista) Twisted Evil Twisted Evil Consome mais mas também dá mais Fun Twisted Evil

em principio, não havendo aí algum erro do teu mecânico, ou falha de material, passa tudo pela "afinação" do teu pulso Very Happy Very Happy Very Happy

KCM

Mensagem  vascoribeiro em Ter 18 Set 2012, 15:59

Se andas de ar aberto ou aumentaram o gigleur ou se o teu mecanico limpou o carburador pode ter fechado o parafuso todo do ar e so esta a entrar gasolina ve quantas voltas tem o teu parafuso

vascoribeiro

Mensagem  KCM em Ter 18 Set 2012, 17:31

Épa eu sei que todos queremos ajudar, mas...

acho que sem fazer a média, o nosso amigo não sabe o que realmente está a gastar! a mota tem conta quilometros, certo?

se se concluir que a mota está mesmo com um consumo anormal, o mecanico tem obrigação de esclarecer o porque e reajustar as afinações, sem custos para o nosso amigo. Portanto ele estar a inventar só pode dar chatice e o mecanico depois lavar as mão da porcaria que fez (se for este o caso).

Portanto é tirar a média e depois volta para o pessoal te ajudar

KCM

Mensagem  YourMyDinner em Ter 18 Set 2012, 23:32

KCM escreveu:Épa eu sei que todos queremos ajudar, mas...

acho que sem fazer a média, o nosso amigo não sabe o que realmente está a gastar! a mota tem conta quilometros, certo?

se se concluir que a mota está mesmo com um consumo anormal, o mecanico tem obrigação de esclarecer o porque e reajustar as afinações, sem custos para o nosso amigo. Portanto ele estar a inventar só pode dar chatice e o mecanico depois lavar as mão da porcaria que fez (se for este o caso).

Sim verdade. Porem que a mota veio para a minha mãe sem conta Km. Mas Eu arranjo forma de calcular a média assim que atestar o depósito! E logo a seguir dou um update. Muito obrigado a todos pela ajuda, têm sidos uma excelente ajuda!

YourMyDinner

Mensagem  YourMyDinner em Qua 17 Out 2012, 20:22

YourMyDinner escreveu:
KCM escreveu:Épa eu sei que todos queremos ajudar, mas...

Sim verdade. Porem que a mota veio para a minha mãe sem conta Km. Mas Eu arranjo forma de calcular a média assim que atestar o depósito! E logo a seguir dou um update. Muito obrigado a todos pela ajuda, têm sidos uma excelente ajuda!

Boas pessoal.

Antes de mais obrigado a resposta e ajuda de todos. Já resolvi o problema temporariamente e já com tudo isto aprendi mais alguma coisa. O que se passava foi que o mecânico mexeu-me no relanti com a mota fria. Daí a ela estar super acelerada. No entanto quando eu afinei o relanti com a mota quente ela continuou a consumir imenso. Até que reparei que o tubo que vai do filtro de ar ( de caixa, original ) para o carburador estava solto, pois esta mesma borracha está deteriorada. Consegui prender a borracha temporariamente com uma presilha e agora tem consumos já aceitáveis! E tanque cheio dura-me uma semana e meia ( 6.5 litros de tanque a fazer certa de 30/40 km por dia todos os dias ). Agora estou a querer comprar um Filtro Cónico e fiz um tópico novo na secção de mecânica. Se me conseguirem ajudar!

Um abraço pessoal.

YourMyDinner

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 20:15

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: