Gas Gas EC 300 - o grande canhão ou uma desilusão?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Gas Gas EC 300 - o grande canhão ou uma desilusão?

Mensagem  flyaway em Seg 15 Out 2012, 21:51

Olá,

Este fim de semana fui ver uma Gas Gas EC 300cc de 2004.
Mal o dono colocou a mota trabalhar, até me assustei!
A nota estava num plano ligeiramente inclinado (apenas ligeiramente), e mal o dono a colocou a trabalhar, aquilo parecia um motor de rega antigo que a minha avó costumava usar para regar as culturas. Até dei um salto para trás, quando reparei que a mota, com aquela vibração, estava a andar para trás com o descanso no chão!

Montei na nota, xi que sensação de leveza! Estou habituado à DTR, e aquilo parece que tem menos 50kg. Gostei da ciclística e da posição de condução. Contudo, com aquele motor de guerra a vibrar debaixo do meu cú, eu até estava com medo de acelerar naquilo!
Lá fui devagarinho até chegar à estrada, sempre com receio de dar mais um pouco de gás, e virar para trás!
Fui para uma estrada com uma constante subida de +/- 3 a 4% de inclinação. A primeira velocidade e segunda velocidades foram muito "envergonhadas", mas quando meto a 3ª e acelero a fundo, fiquei um pouco desiludido, meto uma 4ª, 5ª e lá vou em 6ª, com uma leve sensação de “soube-me a pouco”!
Penso que não dei mais de 70 km/h com o punho a fundo. Aliás, quase não senti diferença entre a 4ª, 5ª e 6ª velocidade, apena que o motor recupera muito bem em baixas, mas estava à espera de um canhão brutal, que me deixasse a "chorar dos olhos" com tremenda velocidade, ou mesmo até, poder de arranque, e, nada!
Lembro-me de em 1999 ter andado numa Honda XR250R de 1994, com uma relação de transmissão semelhante, e em menos de 100 metros estiquei quatro ou cinco mudanças e fiquei a "chorar dos olhos" com a velocidade de arranque (é certo que não tinha capacete fechado nem óculos).
A mota está com a transmissão e pneus de enduro.

Desci a rua um bocado desiludido, e sempre com o cú a tremer com tanta vibração... decidi subir novamente a rua, desta vez já dei com mais força de punho na 2ª velocidade, depois a 3ª, 4ª parece que são as mesmas, não se sente grande evolução de velocidade, 5 e 6ª a mesma coisa.

Desci novamente a rua, sempre com uma vibração enorme, e disse ao dono que a mota parecia que tinha pouca força. Perguntei-lhe se estava a perder compressão, ou quando é que foram mudados os segmentos e pistão e ele não soube responder, porque ele é o 2º ou 3º proprietário.

Ele pega na mota, e faz uns 50m com a mota a topo onde mete as três primeiras mudanças e ainda saca um cavalito muito subtil, em 3ª. Sinceramente não me convenceu nem me impressionou!

Eu estava que esta mota seria um bom compromisso para enduro e transformar em SM, mas fiquei muito desiludido.

Adorei a travagem daquilo, a ciclística e a leveza! Mas fiquei mal impressionado com o débito de potência.
Já li em fóruns estrangeiros que aquele motor de 300cc, apesar de maior, é mais civilizado do que o de 250cc. Não tem poço de potência que se verifica em cilindradas inferiores, mas sinceramente, potência também foi aquilo que não senti!

Quem já andou nestas máquinas de 300cc, tem uma opinião diferente da minha, ou simplesmente aquilo precisa é de afinação ou segmentos novos?

flyaway

Re: Gas Gas EC 300 - o grande canhão ou uma desilusão?

Mensagem  L_Cobain27 em Ter 16 Out 2012, 02:29

eu desconfio que isso seria para estar mais bruto , partindo do principio que está com cardados , e transmissão para mato ..

L_Cobain27

Mensagem  flyaway em Ter 16 Out 2012, 07:11

Lá está...
A XR250R de 1994 que andei, tinha uma relação de transmissão semelhante e aquilo puxava como o caraças, e mais... um motor a 4 tempos (xr250r) não tem a rotação de um de 2T.

Eu também acho que aquilo deveria estar muito bruto tendo em consideração a relação de transmissão!
Eu também já li que as excessivas vibrações do motor, são mais indicidentes na motorizção de 300cc. Contudo os modelos de 2010 e 2011 já vêm mais equilibrados (acho que têm um contrabalanço na cambota?!?).

Mas também tenho receio que a excessiva vibração seja proveniente do desgaste do pistão/cilindro.

L_Cobain27 escreveu:eu desconfio que isso seria para estar mais bruto , partindo do principio que está com cardados , e transmissão para mato ..

flyaway

Mensagem  Bilika_SM em Ter 16 Out 2012, 08:35

Boas, isso a mim parece me um pouco "amarfalhada" a mota, eu tambem nunca andei numa 300cc mas deve ser igual a minha 250cc, a vibraçao na minha e normal, nao se sente nada depois de estar andar, para mim ate acho uma mota bastante linear e certinha, eu tambem fiquei um pouco impressionado com a leveza da mota. Isso se esta para mato acho que devia de estar um pouco mais bruta Smile
Tenho pena de nao ter uma camera para fazer um video da minha.

Bilika_SM

Mensagem  jota em Ter 16 Out 2012, 09:04

pelo que "falas" essa deve estar a precisar de uma boa revisão ao motor..

jota

Mensagem  pstolas em Ter 16 Out 2012, 10:38

sem duvidas.lol
essa 300 tem obrigação de andar tanto como uma 450 de enduro qualquer. conserteza que presisa de revião a fundo, ela tem de sacar cavalo em 5ª tão bem como em 2ª ou 3ª com essa transmisão.

pstolas

Mensagem  L_Cobain27 em Ter 16 Out 2012, 14:33

barulhos estranhos de motor , nada ?

é que , de 300 2T ainda não andei , mas já andei de 250 2T , e em 3ª de acelerador , ia virando o boneco a pensar que não ia levantar tanto Laughing

com 300cc é para ter mais baixas , pelo que ... essa não deve estar em condições Wink

L_Cobain27

Mensagem  BroLy em Ter 16 Out 2012, 16:45

Lol para dizeres bem de uma XR 250 depois de teres andado na 300, significa que a 300 não está boa.

Comparar uma XR 250 com uma Gas Gas 300 é como comparar cagalhão com pastéis de Nata

w w w . r a c i n g s m . o r g

BroLy

http://www.racingsm.org

Mensagem  Ricardo 32 em Ter 16 Out 2012, 17:50

BroLy escreveu:Comparar uma XR 250 com uma Gas Gas 300 é como comparar cagalhão com pastéis de Nata

laugroling

grizei-me todo agora rofl2

Ricardo 32

Mensagem  Jomba em Ter 16 Out 2012, 19:48

Eu não vou estar a dizer que anda mais ou menos que uma a 4t ou que tem mais ou menos disparo, mas digo uma coisa: tenho um amigo meu (que sempre fez e ainda faz provas de enduro, este ano até ganhou um campeonato) que teve uma GG 300 de 2010 e trocou por uma honda CRF 250R (4T).

Motivo: ele que estava habituado à GG 300 (e que estava preparada para ele) pegou numa CRF250R (completamente de origem) e na primeira vez que que deu uma volta ao circuito fez muito melhor tempo do que na mota dele!

Acho que se isto acontece a um pró, num piloto amador a diferença ainda vai ser maior, a favor da CRF!

Jomba

Mensagem  L_Cobain27 em Ter 16 Out 2012, 19:52

sim Jomba , acredito , mas lá está , é uma CRF , e de uma CRF para uma XR250 , já a diferença é enorme Wink

L_Cobain27

Mensagem  Dorsoduro em Ter 16 Out 2012, 19:53

Bem, eu tenho uma GG 300 2010 que utilizo para enduro e bem...sou suspeito para falar por isso não vou detalhar muita coisa.

No entanto e para teres uma ideia, uma 300cc 2 stroke corre na classe E3, ou seja, compete como motos 4 stroke superiores a 475cc até 650cc! Neutral

Uma 450cc compete na classe E2!

Aquilo que relatas em relação à tua experiência na GG é no mínimo estranha e comparar com uma XR 250...bem nem sei o que te dizer... No

Dorsoduro

Mensagem  flyaway em Ter 16 Out 2012, 20:30

Ia-te perguntar se a tua vibra, mas esquece, a tua é de 2010. Pelo que li, o modelo de 2010 a vibração foi bastante atenuada...

Então e tua, se uma pessoa não tiver cuidado, vira para trás em 4ª ou 5ª quando se dá forte no acelerador?

Isto foi o relato, com base na minha curta experiência com a mota (+/- 10 minutos?).

Eu tinha visto um anúncio de um bacano de cá que estava a vender uma GG300 EC, precisamente por ter medo de andar na mota. Dizia que tinha potência a mais. Não só vendia, como trocava por mota de cilindrada inferior!
Com base nisso, e como já relatei, quando vi o barulho do motor, até tive medo de andar nela. Pensei que tinha potência a mais para mim...
Mas pronto, não achei que tivesse muita potência.

Quanto ao barulho, ou ruídos parasitas do motor indiciantes de avarias, é para esquecer... com tanta vibração não dá para ter um ouvido clinico!

O bacano quer-me emprestar a mota por uns dias, para caso tenha interesse, levá-la a um mecânico...
Mas acho que, pelos valores que estão envolvidos, uma potencial intervenção mecânica... não me vou meter no negócio!

Dorsoduro escreveu:Bem, eu tenho uma GG 300 2010 que utilizo para enduro e bem...

flyaway

Mensagem  Dorsoduro em Ter 16 Out 2012, 21:08

Não, não viras para trás de 4ª ou 5ª, muito longe disso!!

Se fosse hoje teria comprado a 250cc, é mais que suficiente para mim.
A 300cc tem mais baixas (o que é excelente para enduro), mas é mais fácil andar mais rápido de 250cc do que 300cc (não tenho dúvidas que faria melhores tempos numa especial cronometrada numa 250cc).

Para tirar partido de uma 300cc (andar rápido), é preciso um kit de unhas muito grande, coisa que eu não tenho (pelo menos para esta moto).

Atenção que eu falo em andar em terra, pois para estrada, quanto mais melhor e se puder ser uma 500cc 2 stroke melhor ainda!

Dorsoduro

Mensagem  Caetano em Ter 16 Out 2012, 21:12

Se o vendedor te dá a possibilidade de teres a moto uns dias, e tens possibilidade de a mandar a um mecanico, acho que não perdes nada em dar uma vista de olhos.

Agora que é muito estranha, isso 300cc a 2tempos, tem de ser bixo, com baixas, e quando abre a valvula de escape, parece que quer sair de baixo de ti.
Pode ser alguma coisa de carburador, ou então falta de compressão...

Vibração, isso habituas-t com o tempo lol!

Caetano

Mensagem  Jorge Dias em Ter 16 Out 2012, 22:21

Cool Eu nunca andei em nenhuma , mas nos poucos track-days que fiz , rolei junto com uma GG 300 aki do forum c/ 17 enfiadas e digo-vos que dá agua pela barba a qualquer 450 tanto em genica como em maneabilidade... Brinquedo maroto mesmo....s´´o tenho a dizer bem..
Por isso essa só pode mesmo estar ou escafiada ou desafinada. Cool

Jorge Dias

Mensagem  L_Cobain27 em Qua 17 Out 2012, 02:23

ficares com uma mota emprestada , sem conheceres a pessoa , ou quando a pessoa quer vender Rolling Eyes algum defeito , ou algum problema e mais tarde ainda pode dizer que aconteceu nas tuas mãos ..

na minha opinião , a menos que seja por valores interessantes , parte para outra burra Wink

L_Cobain27

Mensagem  rossi em Qua 17 Out 2012, 02:35

Jorge Dias escreveu: Cool Eu nunca andei em nenhuma , mas nos poucos track-days que fiz , rolei junto com uma GG 300 aki do forum c/ 17 enfiadas e digo-vos que dá agua pela barba a qualquer 450 tanto em genica como em maneabilidade... Brinquedo maroto mesmo....s´´o tenho a dizer bem..
Por isso essa só pode mesmo estar ou escafiada ou desafinada. Cool
Eu tambem nunca andei numa GG 300 mas lembro-me de ver os videos dos track-days e ver éssa que falas a passar tipo bala Twisted Evil

rossi

Mensagem  flyaway em Qua 17 Out 2012, 07:25

Para levar ao mecânico, ele para ver a "coisa" em condições, tinha que abrir a cabeça do motor.
Depois, o dono, podia não gostar disso...

O preço também não era muito interessante, mas como o dono tinha dito que a GG300 estava nova, propos-me a retoma da minha(que ficava para a cunhada) + 800 euros.
A mota de nova, só mesmo o disco da frente!

Bem, vou ver outras máquinas...

flyaway

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 14:16

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: