Como dar a volta à famelga para tirar a carta

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Como dar a volta à famelga para tirar a carta

Mensagem  dcftvd76 em Dom 11 Nov 2012, 15:38

Boa tarde a todos Smile
Tenho andado a passear pelos tópicos, entretido a ler e tal, e notei que existem bastantes membros da minha idade, ou pouco mais velhos.
Dirijo-me principalmente a esses membros, mas todos devem dar a sua opinião ou como o conseguiram :
Como fizeram para que os vossos pais vos deixassem tirar a carta, e para aqueles que têm motas emprestadas(do tio, do avô, de alguém da familia) como faço para pedir a mota emprestada sem estar a pedir(ou seja, levá-los a dizerem que me emprestam a mota tongue ) ?

Eu sei que é uma cena um pouco esquisita, mas neste momento, o que me falta é a permissão (tenho permissão para ajudar no trabalho mas para tirar a carta já não :c ás vezes só me apetece dar-lhes bringiton)e ter a certeza que tenho acesso a mota depois dos 16, visto que vou autopropor-me ao IMTT...
Agradecia as vossas respostas e opiniões/acontecimentos.
cheers

dcftvd76

Re: Como dar a volta à famelga para tirar a carta

Mensagem  machine_im em Dom 11 Nov 2012, 15:47

Por acaso não tive este tipo de stress. Aos 15 dava umas voltas numa DTR125 e numa KX85 dum amigo meu. Quando tirei a carta o meu pai disse-me: "Escolhe: uma mota agora ou um carro quando tiveres 18". Obviamente, escolhi uma moto Very Happy

machine_im

Mensagem  dcftvd76 em Dom 11 Nov 2012, 15:55

pois, mas os meus pais por agora não têm dinheiro para me estar a dar uma mota, não tenho nenhum amigo meu com 2 motas, só o meu avô é que tem mais de 2, uma florett, não sei bem o modelo, uma honda tipo scooter, 80(mas 50 no livrete), e uma honda monkey(mas isso não é nada bom para fazer viagens). Eu gostava que ele me emprestasse a florett(e eu sou um bom condutor, conduzo carros, aviões, bicicletas, e nunca tive um acidente)mas a mota tem 61 anos, e foi lhe dada pelo pai com 10 ou 15 anos. mas a mota está tipo toda restaurada, só que não sai é da garagem :c

dcftvd76

Mensagem  Jomba em Dom 11 Nov 2012, 16:20

dcftvd76 escreveu:Eu gostava que ele me emprestasse a florett(e eu sou um bom condutor, conduzo carros, aviões, bicicletas, e nunca tive um acidente)mas a mota tem 61 anos, e foi lhe dada pelo pai com 10 ou 15 anos. mas a mota está tipo toda restaurada, só que não sai é da garagem :c

Acho que não percebi muito bem... conduzes carros e aviões e não te autorizam a andar numa florett?!? confused
Ou a florett é a jacto ou o avião é telecomandado!

Jomba

Mensagem  dcftvd76 em Dom 11 Nov 2012, 16:49

Jomba escreveu:
dcftvd76 escreveu:Eu gostava que ele me emprestasse a florett(e eu sou um bom condutor, conduzo carros, aviões, bicicletas, e nunca tive um acidente)mas a mota tem 61 anos, e foi lhe dada pelo pai com 10 ou 15 anos. mas a mota está tipo toda restaurada, só que não sai é da garagem :c

Acho que não percebi muito bem... conduzes carros e aviões e não te autorizam a andar numa florett?!? confused
Ahah yap, conduzo o carro do meu pai e a carrinha de um amigo. E sim, piloto aviões, e não, não são telecomandados, são planadores... Mas mesmo assim, para os meus pais é menos perigoso do que andar de mota, digamos que o meu pai era um maluco nos seus 20 anos, e andou muito de mota, daí eles serem assim... o que me dizem é sempre o mesmo"Eu confio em ti, não confio é nos outros condutores" ... Neutral mas em contrapartida, ando de bicicleta por Torres a 50km's/h sem capacete... no meio dos automóveis. para cima é que só consigo dar os 15 20 máximos, depois começa o cansaço...
É aquela coisa, dão-me liberdade para umas coisas e para outras não bringiton damn

dcftvd76

Mensagem  Ryder em Dom 11 Nov 2012, 17:06

Estas numa situação complicada rapaz e eu entendo-te porque tive o mesmo problema.
Basicamente os meus pais não acharam piada nenhuma à ideia de querer tirar carta de mota e tive que ser eu, ao fim de algum tempo de juntar dinheiro a tirá-la às "escondidas". Paguei a carta e no natal pus um envelope no sapatinho, quando a minha mãe viu disse: tás é doido! Eu respondi: fui eu que paguei, com o meu suor, não pedi nada e sou eu o responsável!
Epa, não te digo que seja o melhor exemplo, mas a minha mãe assim não se sente tão responsável por me dar uma coisa de que ela não gosta e do qual não tem culpa se acontecer alguma coisa!(Claro que não é assim tão linear, varia conforme cada um)
Também depende do quão rígida a tua família é, que confiança têm em ti etc..

Boa sorte com isso, espero ter ajudado de alguma forma Wink

Ryder

Mensagem  dcftvd76 em Dom 11 Nov 2012, 17:16

Ryder escreveu:Estas numa situação complicada rapaz e eu entendo-te porque tive o mesmo problema.
Basicamente os meus pais não acharam piada nenhuma à ideia de querer tirar carta de mota e tive que ser eu, ao fim de algum tempo de juntar dinheiro a tirá-la às "escondidas". Paguei a carta e no natal pus um envelope no sapatinho, quando a minha mãe viu disse: tás é doido! Eu respondi: fui eu que paguei, com o meu suor, não pedi nada e sou eu o responsável!
Epa, não te digo que seja o melhor exemplo, mas a minha mãe assim não se sente tão responsável por me dar uma coisa de que ela não gosta e do qual não tem culpa se acontecer alguma coisa!(Claro que não é assim tão linear, varia conforme cada um)
Também depende do quão rígida a tua família é, que confiança têm em ti etc..

Boa sorte com isso, espero ter ajudado de alguma forma Wink

Obrigado, ajudas-te sim Wink Eu no meu caso já tinha algum guito de parte em relação a isso, e na altura não sabia do autopropor-me ao IMTT, por isso até tenho mais do que o necessário(Fica para o fuel, assim quando pedir e não me derem o guito já tenho Razz ) Mas isso não resulta assim porque agora é preciso uma cena assinada por quem tem o controlo parental a dizer que aceitam e assim,... epá, eu acho que se eles sabem que eu não fumo, não bebo, não toco em drogas, e confiam em mim para me tarem a pagar o curso dos aviões, podiam perfeitamente deixar me tirar a carta de mota... gasto menos dinheiro para ir para a praia de mota do que carro ou autocarro... se quiser ir voar sozinho, só tenho de meter me na mota e vou até ao aeródromo.... não estou sempre dependente de alguém para me darem boleia para casa depois de ir para a praia, ou para um lado qualquer... e nunca fiz assim nada que eles me possam apontar a cara e dizer"perdemos a confiança toda naquele momento..." Eu vou trabalhar com o meu pai e assim, e é um trabalho que só dá para fazer uma vez, se fica mal feito não há volta a dar, e ele confia em mim para ir!
Eu acho é que eles tenham medo que eu seja como ele era.

dcftvd76

Mensagem  silver_bullet em Dom 11 Nov 2012, 17:40

É complicado, não acho que o problema seja a confiança, mas sim o medo de acontecer algo!

Um dia que tenha um filho e ele me peça sinceramente não sei se estarei disposto a consentir pelo menos em tão tenra idade!

Nunca leves a mal aos teus pais isso, é sinal que gostam de ti e se importam contigo. um dia que andes de mota, vais ver que fazemos muitas loucuras, somos sujeitos a muito condutor imbecil, muito mais sensíveis à condição da estrada e do tempo, bem como dos lixos, areia, oleo etc que vais encontrar pelo caminho, e aí vais perceber que realmente eles têm razão para terem essa preocupação!

A solução é ires falando, ouvires muitos nãos, mas ir sempre insistindo. Nunca discutas porque não vai ajudar Razz

silver_bullet

Mensagem  dcftvd76 em Dom 11 Nov 2012, 17:48

silver_bullet escreveu:É complicado, não acho que o problema seja a confiança, mas sim o medo de acontecer algo!

Um dia que tenha um filho e ele me peça sinceramente não sei se estarei disposto a consentir pelo menos em tão tenra idade!

Nunca leves a mal aos teus pais isso, é sinal que gostam de ti e se importam contigo. um dia que andes de mota, vais ver que fazemos muitas loucuras, somos sujeitos a muito condutor imbecil, muito mais sensíveis à condição da estrada e do tempo, bem como dos lixos, areia, oleo etc que vais encontrar pelo caminho, e aí vais perceber que realmente eles têm razão para terem essa preocupação!

A solução é ires falando, ouvires muitos nãos, mas ir sempre insistindo. Nunca discutas porque não vai ajudar Razz

xP Sim, é mais é isso, mas eu embora raramente ande de mota, ando muito de bicicleta... sei controlar uma bicicleta sem mãos, tipo ir de casa a escola(3 km's) sempre sem mãos, curvas, contra curvas, a descer, tipo... Não sou um nabo na matéria, e embora o maior problema sejam os outros condutores, eles sabem que eu não arrisco, nunca arrisco quando vejo que pode dar merda...
Tenho mais de 10mil km's de bike, faço downhill e btt, e estou intacto, nunca parti nada, nem caí da bike. E esta?! affraid

dcftvd76

Mensagem  machine_im em Dom 11 Nov 2012, 19:10

dcftvd76 escreveu:pois, mas os meus pais por agora não têm dinheiro para me estar a dar uma mota, não tenho nenhum amigo meu com 2 motas, só o meu avô é que tem mais de 2, uma florett, não sei bem o modelo, uma honda tipo scooter, 80(mas 50 no livrete), e uma honda monkey(mas isso não é nada bom para fazer viagens). Eu gostava que ele me emprestasse a florett(e eu sou um bom condutor, conduzo carros, aviões, bicicletas, e nunca tive um acidente)mas a mota tem 61 anos, e foi lhe dada pelo pai com 10 ou 15 anos. mas a mota está tipo toda restaurada, só que não sai é da garagem :c

Não percebo qual é o stress dos teus pais por não te deixar andar de mota (só mota). Deixam andar de carro sem carta, pagam cursos de pilotagem de avião (que não são nada baratos), deixam praticar btt que também é um desporto com muita probabilidade de se lesionar....... Não faz sentido

machine_im

Mensagem  machine_im em Dom 11 Nov 2012, 19:17

dcftvd76 escreveu:
Jomba escreveu:

Ahah yap, conduzo o carro do meu pai e a carrinha de um amigo. E sim, piloto aviões, e não, não são telecomandados, são planadores... Mas mesmo assim, para os meus pais é menos perigoso do que andar de mota, digamos que o meu pai era um maluco nos seus 20 anos, e andou muito de mota, daí eles serem assim... o que me dizem é sempre o mesmo"Eu confio em ti, não confio é nos outros condutores" ... Neutral mas em contrapartida, ando de bicicleta por Torres a 50km's/h sem capacete... no meio dos automóveis. para cima é que só consigo dar os 15 20 máximos, depois começa o cansaço...
É aquela coisa, dão-me liberdade para umas coisas e para outras não bringiton damn

Então se o teu pai era um maluco por motas nos seus 20 anos devia de compreender a tua situação.

machine_im

Mensagem  dcftvd76 em Dom 11 Nov 2012, 19:20

Para quem conhece Santa Cruz(ao pé de Torres Vedras) existem lá 2 retas com 2, 3 km's de comprimento... Ele lá era daqueles que batia os 270, de mota. E que ia para França, e em 5horas estava lá... Eles pensam que eu vou ser assim, ou algo do género...

dcftvd76

Mensagem  Monstrosity em Dom 11 Nov 2012, 19:22

Tu queres mesmo tirar a carta de 125cc ou a licença de 50cc?

Monstrosity

Mensagem  dcftvd76 em Dom 11 Nov 2012, 19:26

licença de 50, para poder passear e assim, até porq são só 55€, é bue barato

dcftvd76

Mensagem  Monstrosity em Dom 11 Nov 2012, 19:31

Então e não tens 50€ para tirar a licença? Depois de tirares os teus pais já não poderão dizer nada, quer dizer não é bem assim, mas percebes. É que se for uma scooter coitado de ti, aquilo é mesmo o cúmulo da estupidez, é só acelerar e não é assim tão perigoso, pois nem dá assim muito.
Epa quando à cena de os teus pais não confiarem nos outros condutores, tens que dizer que não podem ser assim tão pessimistas, senão qualquer dia até de carro tem medo de andar.

Monstrosity

Mensagem  dcftvd76 em Dom 11 Nov 2012, 19:36

Tenho, tenho 55€ e se fosse era ou numa 80cc, pois é a uque o meu avô me deve dar permissão para andar... se não for nisso é numa florett(50cc) ou então ainda tenho de ver como será...

dcftvd76

Mensagem  dcftvd76 em Dom 11 Nov 2012, 19:42

Requisitos
Para obter a licença de condução de ciclomotor é necessário preencher os seguintes requisitos:

Ter 16 anos de idade com autorização escrita de quem exerça o poder paternal;
Aptidão física e mental;
Residir em Portugal;
Não estar a cumprir proibição ou inibição de conduzir ou medida de segurança de interdição de concessão de carta de condução;
Aprovar no exame de condução – os titulares de carta de condução estão dispensados da prova teórica e os condutores habilitados com a categoria B obtida até 30 de Março de 1998 consideram-se habilitados a conduzir ciclomotores;
Saber ler e escrever.

dcftvd76

Mensagem  pedrowr125x em Dom 11 Nov 2012, 19:48

tive desde os meus 5 anos a pedir uma mota de cross, e apenas aos 16 é que consegui a minha wr125x, e agora caminho para uma segunda mota, mas para conseguir chegar à primeira foi um caminho muito longo. Smile

pedrowr125x

Mensagem  dcftvd76 em Dom 11 Nov 2012, 19:59

Mas eu nem mota nem guito estou a pedir, estou a pedir a permissão para tirar...

dcftvd76

Mensagem  Juarix em Seg 12 Nov 2012, 00:01

falas com os teus pais e acima de tudo mostras responsabilidade para que eles tenham plena confiança que se tiveres uma mota vais ter juizo, se mesmo assim não der juntas uns € esperas ate fazeres 18 anos e tiras a as categorias B + AL e ficas limitado durante 2 anos a 25kw de potencia da mota e passado esses 2 anos podes conduzir qualquer mota Wink

Juarix

http://bikepics.com/members/Juarix/

Mensagem  jota em Seg 12 Nov 2012, 00:15

não mintas, não inventes e se sincero com os teus pais.

jota

Mensagem  L_Cobain27 em Seg 12 Nov 2012, 01:19

com calma e ir mostrando que és responsavel que chegue para a tirar Wink

L_Cobain27

Mensagem  pedrowr125x em Seg 12 Nov 2012, 01:45

foi assim que eu fiz e consegui. tens de falar racionalmente com eles. a minha desculpa foi a faculdade, e o facto de merecer ao fim de tanto trabalhar para uma. para ti secalhar é outra desculpa, tens é de a encontrar, se fores responsável, tenta ir pela independência. tipo assim não precisas tanto dos teus pais para ires buscar coisas, e eles não tem de te tar a dar transporte, usei bué esta desculpa para convencer os meu, a deixarem-me tirar a carta, e depois chega a parte de demonstrares o que prometeste, eu tava tão entusiasmado que tirei a carta de 125cc em menos de 1 mês.

pedrowr125x

Mensagem  rossi em Seg 12 Nov 2012, 03:46

Diz aos teus pais que tas a pensar em consumir drogas devido ao desgosto de não ter carta de mota lol! Va, tou na brinca Exclamation

Por acaso não tive esse problema com os meus cotas e até me iniciei no mundo das motas muito novo.
Até me podia por aqui a dar palpites de como os convenceres mas como não os conheço não sei o que poderá colar, a unica pessoa aqui que os conhece bem és tu e como tal só tu sabes como fazes quando lhes queres dar a volta. Laughing

rossi

Mensagem  MiguelPR em Seg 12 Nov 2012, 09:22

comigo foi assim...
tinha vários amigos com mota, inclusive a minha namorada tinha uma scooter...varias vezes conduzi sem carta, e os meus pais sabiam que eu andava por ai a conduzir diversas motas, que não eram minhas, sem experiência, sem autorização legal e sem seguros contra terceiros...se é que me entendes, era perigosíssimo, mas os meus pais tal como os teus, tinham medo...o meu pai quando tinha a minha idade era tipo o teu, um maluco, com uma casal 50, que dava 120km/h(mais que a minha mota neste momento)...Ao fim de algum tempo a chatea-los para me darem a carta, sem que eu pedisse chegou as ferias do verão e o meu pai foi comigo a escola de condução e pagou-me a carta toda na hora...como é óbvio fiquei super contente e nem foi preciso mais de 1mês que já eu tinha a carta...no dia que passei no exame de condução por mais incrível que pareça, vínhamos uns 4 gajos no carro, a vir do exame, e todos a sonhar com a mota, que naquele momento todos tínhamos a carta e nenhum tinha mota...O cumulo foi mesmo nos dizermos (super contentes de termos passado na condução, e ja termos a carta) epá era mesmo porreiro, agora chegarmos a casa e termos lá uma mota na garagem a espera... não é que mal chego a casa, o meu pai (aquele que não me queria dar a carta) me disse que eu estava de parabéns e para ir com ele que ele me ia oferecer uma "piaggio ape" hehe, para eu levar os amigos na mala... Evil or Very Mad imagina a minha surpresa quando entro no stand e ele me mostra a tal "piaggio ape" e eu olho para tras de mim e estava la uma "stm 125", e eu disse: pai, esta aqui é melhor para as gajas... ao qual ele responde: força sobe, e experimenta, ela é tua... Sad Very Happy Sad Very Happy
hahaha com este testamento, da minha "historia", o que te quero dizer é que...epá tens ainda 15 anos, no meu caso já tinha 16, e estava em época de aulas, e talvez devido a isso é que ouvi sempre um "não" na hora de pedir a carta... não sei se foi o facto de andar sem carta que fez com que me dessem a minha, talvez por medo...mas esperei, e por ter esperado é que "tive a sorte que tive"... não te quero iludir mas acho que tens sérias hipóteses de que te aconteça o mesmo, ou parecido...daqui a uns tempos estas ai a postar a tua 125 nova Wink

MiguelPR

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 08:28

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: