2 Tempos revolucionários

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2 Tempos revolucionários

Mensagem  dcftvd76 em Dom 25 Nov 2012, 00:15

Tava no youtube a passear, e encontrei uma animação dum motor novo a 2 tempos, um E-TEC, ao que parece, em vez de ser uma mistura de combustível e ar(e óleo) é só ar e óleo, e o combustível é de injeção direta um pouco antes da ignição(já com a saída tapada)...
Vejam, é interessante. Este é o vídeo dos 20segundos, mas procurem e encontram explicações maiores.

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Re: 2 Tempos revolucionários

Mensagem  fzbastos em Dom 25 Nov 2012, 19:28


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Re: 2 Tempos revolucionários

Mensagem  fredxt em Dom 25 Nov 2012, 23:05

será que é desta que os 2 tempos vêm para ficar?Agora é só o pesssoal do enduro que utiliza 2 tempos,vamos lá ver se isto vai mudar qualquer coisa

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Re: 2 Tempos revolucionários

Mensagem  BroLy em Dom 25 Nov 2012, 23:42

Para mim 2T nunca " deixaram de ficar ", mas isso sou eu que não sigo modas ou o que a malta diz no café ... Laughing

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Re: 2 Tempos revolucionários

Mensagem  fredxt em Seg 26 Nov 2012, 00:23

BroLy escreveu:Para mim 2T nunca " deixaram de ficar ", mas isso sou eu que não sigo modas ou o que a malta diz no café ... Laughing

eu percebo o que queres dizer,mas cada vez há menos,agora nos campeonatos é tudo 4 tempos só no enduro é que se continua a ver 2 tempos

fredxt

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Re: 2 Tempos revolucionários

Mensagem  dcftvd76 em Seg 26 Nov 2012, 00:26

o bom deste é que gasta menos e dá mais power. e cheira menos.

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Re: 2 Tempos revolucionários

Mensagem  pedrowr125x em Seg 26 Nov 2012, 00:35

a gente quer é o cheirinho a óleo Twisted Evil

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Re: 2 Tempos revolucionários

Mensagem  BroLy em Seg 26 Nov 2012, 10:25

fredxt escreveu:eu percebo o que queres dizer,mas cada vez há menos,agora nos campeonatos é tudo 4 tempos só no enduro é que se continua a ver 2 tempos
Sim, eu percebo o que dizes, para mim a maior "facada" foi acabarem com as 500, 250 e 125 do Mundial de Velocidade.

Mas em off-road, nomeadamente em Enduro, as 2T estão a voltar em grande força ..

Agora, quem gosta realmente de 2T, tem a possibilidade de ter a sua própria 2T e andar a curtir na via pública .. como eu faço ..

pedrowr125x escreveu:a gente quer é o cheirinho a óleo Twisted Evil

Pois .. o cheiro de fumo com Castrol A747 é único e brutal .. eu agora arranjo A747 ao preço dos óleos "normais" por isso é brutal .. Very Happy

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Re: 2 Tempos revolucionários

Mensagem  xakra em Seg 26 Nov 2012, 15:29

2t de i.e já são utilizadas em motas de neve e motas de agua algum tempo.

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Re: 2 Tempos revolucionários

Mensagem  BroLy em Seg 26 Nov 2012, 15:59

xakra escreveu:2t de i.e já são utilizadas em motas de neve e motas de agua algum tempo.

Sim, mas o que tem em comum os motores das motas de neve e de água .. ?

Não fazem rotação .. andam no máximo pelas ~9000rpm .. daí que a injecção funcione minimamente bem nesses 2T ..

Agora em motores rotativos e pontudos, os sistemas Orbital etc que são utilizados nas motas de neve / água não funcionam bem .. acima das 11 000 rpm ..

Mas esse sistema da Athena, aparentemente já consegue colmatar esse problema .. porque essas 50/70/80cc fazem mais de 12 000rpm em carga

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Re: 2 Tempos revolucionários

Mensagem  fzbastos em Seg 26 Nov 2012, 19:45

Tenho a ideia que vai demorar pouco tempo a ver KTM, GÁS GÁS e HUSA 300cc com sistemas de injecção esses motores têm as características ideias pra isso e tanto o mercado como as competições estão a ajudar!

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Re: 2 Tempos revolucionários

Mensagem  HuskyBoy em Seg 26 Nov 2012, 21:10

Pelo que se especula em 2014/2015 ja haverá 2T com este sistema( motas de enduro) pelo que tenho lido a KTM e a Husqvana estão a trabalhar misso

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Re: 2 Tempos revolucionários

Mensagem  Vodka em Seg 26 Nov 2012, 21:57

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Y91Jms6MyCY
Uma cr500 F.I

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Re: 2 Tempos revolucionários

Mensagem  BroLy em Seg 26 Nov 2012, 22:58

Vodka escreveu:http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Y91Jms6MyCY
Uma cr500 F.I
Já tinha visto esse vídeo há algum tempo, sinceramente não percebo qual é o intuito do vídeo, é para demonstrar que a 500 2T é brutal ?

Se foi esse o objectivo, acho que falharam redondamente, porque em primeiro lugar estão a comparar uma 500cc 2T num chassis de YZ 450 ( leve ) contra uma YZ 450 4T !

A rival das 450 4T é a 250 2T e não um 500 2T !

Por outro lado, é um tiro no pé mostrarem vários arranques parado e as 450 irem ao lado da 500 durante uns 50 ou 100 metros ..

Depois o piloto a falar que era surpreendente, que as 450 acompanhavam durante um bocado, mas que a 500 mal metia 4ª que se começava a ir embora ( nada do outro mundo ), até parece que isso é alguma novidade .. basta olhar para a curva de potência e binário de uma CR 500 e comparar com a de uma 450 com escape e ECU para perceber que a 500 tem mais " pulmão ", logo em mudanças altas tem vantagem ..

Quanto à vantagem da EFI, não vi ali nada que demonstrasse isso sinceramente .. quanto à aplicabilidade não deve ser nada de extraordinário, uma CR 500 de origem nem 7000rpm faz .. com um carburador diferente, um escape tipo FMF e uns toques no cilindro de nada fica a fazer para aí 7500rpm em carga .. daí a injecção não ter qualquer problema ..

Justo é comparar 250 2T com 450 4T .. estilo optimizarem um motor CR 250 com EFI etc e meterem a fazer estragos a uma 450 4T .. aí sim já daria mérito .. agora meterem 500 2T Vs 450 4T é injusto ..

Metam lá uma TM 660 4T, Husaberg 650, KTM 505/560 SX contra essa YZ com motor CR 500 .. a 500 não anda mais .. podem crer ..

Agora .. que o motor CR 500 pode ser muito mais aproveitado .. isso sim .. dá para tirar 100 cavalos e uma carrada de binário daquele motor .. mas aí fica inconduzível para andar no off-road .. e mesmo em estrada só na via pública .. em circuito de SM ou kartodromo também fica difícil de conduzir ..

E estou a ser imparcial, porque eu adoro e prefiro 2T às 4T .. embora tenha 2T e 4T .. mas prefiro 2T, mas esta mania de endeusarem as CR 500 e KX 500 enjoa um bocado .. principalmente estas que estão praticamente de origem de motor .. se me mostrassem uma CR 500 / KX 500 com 80 - 100 cavalos .. aí sim ..

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Re: 2 Tempos revolucionários

Mensagem  Vodka em Seg 26 Nov 2012, 23:38

Não é "endeusar" as cr500, meti este link porque era uma 2 tempos a injecção, apenas isso.
Porque sei bem que uma cr500, não é a pura 2 tempos.
2 tempos puros, tem que fazer rotação, e uma cr500 nao tem nada disso.
Bonito Bonito era fazerem as 50 a 250 a injecção(monocilindricas), mais uns cavalos, menos uns litros aos 100, e claro se revivessem, as 500 2 tempos, as pluricilindricas isso é que era...

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Re: 2 Tempos revolucionários

Mensagem  Bilika_SM em Ter 27 Nov 2012, 10:11

Puro marketing, mostrem os testes de potencia para ver a diferença entre carb e f.i Wink Eu acho que a cr500 nao precisava de estar com f.i para fazer o mesmo que fez com essas 4T, como o broly diz interessante era comparar uma 250 2T com f.i e darem bons resultados Wink

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Re: 2 Tempos revolucionários

Mensagem  fzbastos em Ter 27 Nov 2012, 16:11

O ideal era fazer uns lançar no mercado uns motores até 300cc (250cc no nosso país por questões legais) com auto-lube inteligente, com uma potência entre os 45 e 55 cv e com fiabilidade pra 25 a 30 mil km em modelos dual propose tipo KTM ou GÁS GÁS 300!!!

Imaginem no nosso país uma CR 250 X sem ter que ir a inspecções com 50cv e a beber 4L/100 km dava pra ir trabalhar todos os dias e fazer umas crossadas ao fim de semana ou aros 17" e track days!!!

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Re: 2 Tempos revolucionários

Mensagem  BroLy em Ter 27 Nov 2012, 16:40

fzbastos escreveu:O ideal era fazer uns lançar no mercado uns motores até 300cc (250cc no nosso país por questões legais) com auto-lube inteligente, com uma potência entre os 45 e 55 cv e com fiabilidade pra 25 a 30 mil km em modelos dual propose tipo KTM ou GÁS GÁS 300!!!
Imaginem no nosso país uma CR 250 X sem ter que ir a inspecções com 50cv e a beber 4L/100 km dava pra ir trabalhar todos os dias e fazer umas crossadas ao fim de semana ou aros 17" e track days!!!

Mas para isso compras uma KTM / Gas Gas 300, o único inconveniente é apenas a autonomia / consumos e o cheiro a óleo na roupa ( para ir para o work ).

4L/100km não vais conseguir de uma 250 / 300 2T com 50 - 60 cavalos .. mesmo com injecção .. nem de perto nem de longe .. a não ser que andes a "morrer" .. até a minha CBR 250RR andando a 80 - 100 km/h faz consumos de 4.2 L/100 km .. Wink

Uma 250 / 300 de enduro é bastante fiável e aguenta grandes cargas, mesmo em estrada, mesmo com um escape em cima e poucas alterações, o custo de manutenção é reduzido e mesmo se o motor gripar, por norma o custo é muito inferior ao de uma 4T .

Uma 4T com o nível de performance de uma 250 / 300 2T não faz 25 000 - 30 000km como referes .. Wink

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Re: 2 Tempos revolucionários

Mensagem  fzbastos em Ter 27 Nov 2012, 17:56

BroLy escreveu:
fzbastos escreveu:O ideal era fazer uns lançar no mercado uns motores até 300cc (250cc no nosso país por questões legais) com auto-lube inteligente, com uma potência entre os 45 e 55 cv e com fiabilidade pra 25 a 30 mil km em modelos dual propose tipo KTM ou GÁS GÁS 300!!!
Imaginem no nosso país uma CR 250 X sem ter que ir a inspecções com 50cv e a beber 4L/100 km dava pra ir trabalhar todos os dias e fazer umas crossadas ao fim de semana ou aros 17" e track days!!!

Mas para isso compras uma KTM / Gas Gas 300, o único inconveniente é apenas a autonomia / consumos e o cheiro a óleo na roupa ( para ir para o work ).

4L/100km não vais conseguir de uma 250 / 300 2T com 50 - 60 cavalos .. mesmo com injecção .. nem de perto nem de longe .. a não ser que andes a "morrer" .. até a minha CBR 250RR andando a 80 - 100 km/h faz consumos de 4.2 L/100 km .. Wink

Uma 250 / 300 de enduro é bastante fiável e aguenta grandes cargas, mesmo em estrada, mesmo com um escape em cima e poucas alterações, o custo de manutenção é reduzido e mesmo se o motor gripar, por norma o custo é muito inferior ao de uma 4T .

Uma 4T com o nível de performance de uma 250 / 300 2T não faz 25 000 - 30 000km como referes .. Wink


Eu não disse CRF estava a falar em criarem uma CR 250 2t mas em versão X tipo as EXC 2 t da KTM

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Re: 2 Tempos revolucionários

Mensagem  Vodka em Ter 27 Nov 2012, 22:13

Pedir 4l aos 100 também é um bocado exagerado.
Já era optimo fazer consumos perto dos 6 l aos 100, era o que bastava, para já ser algo económico, visto que ter entre 50 e 60 cv, também nao se pode ter tudo.
E lindo lindo era renascerem as rgv 250 os pluricilindricos, com um consumo menos abastado.

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Re: 2 Tempos revolucionários

Mensagem  BroLy em Ter 27 Nov 2012, 23:29

Vodka escreveu:E lindo lindo era renascerem as rgv 250 os pluricilindricos, com um consumo menos abastado.
Há entusiastas que já adaptaram injecção em RD 350 e em Aprilia RS 250, mas os resultados práticos foram nulos, não houve vantagens relativamente aos carburadores, apenas horas e horas perdidas e algum dinheiro.

Como é óbvio, sem se testar e arriscar teorias não se consegue avançar / evoluir ... mas nesse caso, é preciso mais know-how .. não digo que seja impossível, porque não é .. mas o grande problema nas 2T que fazem alguma rotação são as perdas de mistura pela janela de escape que são difíceis de controlar ..

Ao atomizarem a mistura, se ficar vaporizada demais, pode "secar" o motor em altas rotações .. é tramado .. requer muita experimentação e malta com dinheiro disposta a derreter pistons ..

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Re: 2 Tempos revolucionários

Mensagem  Vodka em Qua 28 Nov 2012, 00:08

Pois. O grande problema, são as marcas, que não querem apostar nas 2t's, uma manutenção muito mais barata, um motor muito mais simples, não lhes trás o que eles querem.... €€€ das reparações das 4t's

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Re: 2 Tempos revolucionários

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