VELAS NGK

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

VELAS NGK

Mensagem  Apoli em Seg 26 Nov 2012, 15:29

Como alguns users aqui do SUPERMOTOPORTUGAL sabem alem da SM, tambem possuo uma mota para o cross. Tenho uma YZ250 2 tempos. Um dos grandes problemas que vou tendo e o facto de a mota se calar no meio do mato, o motivo (ou melhor a soluçao "in time" e proceder 'a substituiçao da vela). Como estou a tentar aprofundar um pouco mais o motivo do qual acontecer, deixo aqui um "link" para voçes, os que tem o mesmo problema e os que tem curiosidade. Abraço e boas curvas.

http://www.ngkntk.com.br/direct/velas.html

Apoli

Re: VELAS NGK

Mensagem  tugarpt em Seg 26 Nov 2012, 15:58

Muitas vezes esse problema passa por andar em baixa rotaçao , a yz é uma mota que faz muita rotaçao e se nao andar nas altas começa a acumular muita gasolina , de tal maneira que nao a queima... A soluçao mais eficaz para isso amigo é andar sempre de punho enrolado eheh Já na minha dtr às vezes tenho puxar um pouco porque começo a sentir a vela a encharcar...

tugarpt

Mensagem  Apoli em Seg 26 Nov 2012, 16:08

eu so preciso saber como se faz isso? o de andar no mato com uma 250cc a dois tempos de punho enrrolado, para mim tem sido bastante dificil. os cerca de 50 cavalos no mato n~~ao sao assim muito amigaveis.

força.

Apoli

Mensagem  BroLy em Seg 26 Nov 2012, 16:17

tugarpt escreveu:Muitas vezes esse problema passa por andar em baixa rotaçao , a yz é uma mota que faz muita rotaçao e se nao andar nas altas começa a acumular muita gasolina , de tal maneira que nao a queima...

lol mas sabes que rotação faz uma 250 de cross de origem ? Faz 9 000 - 9 500rpm .. isso é o que faz uma DTR 125 de origem ..

Se colocares escapes tipo FMF Gnarly etc elas passam a fazer à volta das 10 000rpm .. isso não é muita rotação .. quer dizer .. é muita rotação para o curso de cambota que as 250 de cross costumam ter ( 72mm e em alguns casos 68mm )

Agora no caso das velas, qual é o grau térmico da vela que estás a usar Apoli ?

Penso que o ideal é uma 8, eu pelo menos quando tinha a CR 250 andava com vela 8 no mato e ela nunca se negava e queimava bem ..

Será que não andas com a mistura rica demais ? Isso pode levar a encharcar a vela ..

Na minha CR 250 tinha o motor todo de origem, só tinha 1 ponteira diferente e nunca deu problemas nem chatices de manutenção, a não ser 1 vez o cabo da válvula de escape RC que partiu, mas nada de especial.

Questões de velas, afinações etc era um relógio, gosto muito das 250 2T de cross !

Caso não seja do grau térmico da vela nem da carburação, em última análise pode estar relacionado com a tua parte eléctrica, mas isso só com uma pistola de ponto a ver é que se poderia confirmar

w w w . r a c i n g s m . o r g

BroLy

http://www.racingsm.org

Mensagem  Apoli em Seg 26 Nov 2012, 16:29

BroLy escreveu:
tugarpt escreveu:Muitas vezes esse problema passa por andar em baixa rotaçao , a yz é uma mota que faz muita rotaçao e se nao andar nas altas começa a acumular muita gasolina , de tal maneira que nao a queima...

lol mas sabes que rotação faz uma 250 de cross de origem ? Faz 9 000 - 9 500rpm .. isso é o que faz uma DTR 125 de origem ..

Se colocares escapes tipo FMF Gnarly etc elas passam a fazer à volta das 10 000rpm .. isso não é muita rotação .. quer dizer .. é muita rotação para o curso de cambota que as 250 de cross costumam ter ( 72mm e em alguns casos 68mm )

Agora no caso das velas, qual é o grau térmico da vela que estás a usar Apoli ?

Penso que o ideal é uma 8, eu pelo menos quando tinha a CR 250 andava com vela 8 no mato e ela nunca se negava e queimava bem ..

Será que não andas com a mistura rica demais ? Isso pode levar a encharcar a vela ..

Na minha CR 250 tinha o motor todo de origem, só tinha 1 ponteira diferente e nunca deu problemas nem chatices de manutenção, a não ser 1 vez o cabo da válvula de escape RC que partiu, mas nada de especial.

Questões de velas, afinações etc era um relógio, gosto muito das 250 2T de cross !

Caso não seja do grau térmico da vela nem da carburação, em última análise pode estar relacionado com a tua parte eléctrica, mas isso só com uma pistola de ponto a ver é que se poderia confirmar

Broly, a yz250 levou um pistao com dois segmentos, levou umas alteraçoes de "gigleurs" do carburador de modo a amansar a entrega de potencia e tem o balao da procircuit. a vela recomendada e a NGK-BR7ES, que uso. eu sinceramente desconfio bastante da mistura e tipo de oleo que uso, e principalmente, nao propriamente da percentagem 2%, mas como toda a gente, la vai sempre um pouco a mais de oleo, mas sim da homogeneidade depois de atestar numa bomba de gasolina e deitar o oleo e agitar. estas duas condiçoes julgas que possam ter efeitos nocivos para a vela ? o excesso dos 2% e a pessima homogeneidade da gasolina/oleo?

obrigado Broly.

Apoli

Mensagem  BroLy em Seg 26 Nov 2012, 16:43

Ah ..

Se calhar acontece-te o que me aconteceu umas 2 vezes há muitos anos atrás ..

Se colocas primeiro a quantidade de óleo no depósito e depois atestas gasolina, o caldo está entornado, porque o óleo pesa mais que a gasolina, o que acontece é que ao colocar óleo sem gasolina misturada, ela vai "cair" directamente para o fundo do depósito ( na zona da torneira ) o que leva a que vá uma quantidade de óleo grande para a câmara de combustão / vela e isola as velas ..

Isso aconteceu-me 2 vezes, isolava logo a vela ..

O que se tem de fazer é levares do género 1 garrafa de 33cl de água ( vazia ), colocas lá a quantidade de óleo para os tais 2% e guardas numa mochila.

Quando chegas à bomba para atestar, abres a garrafa, enches a garrafa de óleo com gasolina, agitas muito bem e enfias essa mistura no depósito, depois basta atestares directamente no depósito a restante gasolina. Fechas o depósito e tentas agitar a mota dum lado para o outro.

Se fizeres isso, vais ver que os teus problemas vão acabar quase de certeza ..

O óleo, usa um 100% sintético, eu já usei praticamente todos os óleos 100% sintéticos a 2T que existem no mercado, Ipones, Motul, ELF, Castrol's, Putolines, Motorex etc etc

Todos esses eram bons, mas recomendo-te os Motorex GP ou Cross 100% sintético, o preço é aceitável e a 2 - 2.5% é suficiente

Dos 2% não é de certeza o problema, porque essa percentagem é a minima necessária para quem curte umas crossadas, mesmo em ritmos rápidos .. se for na competição é melhor usar a 3 - 3.5% .. mas não é o teu caso

O teu problema é mesmo despejares 1º o óleo para o depósito e só depois colocares a gasolina ..

BroLy

Mensagem  Apoli em Seg 26 Nov 2012, 17:08

obrigado Broly.
Temos de combinar para o final do ano uma crossada.
Ainda tens as rodas do mato montadas?

fica bem.

Apoli

Mensagem  BroLy em Seg 26 Nov 2012, 17:15

Apoli escreveu:obrigado Broly.
Temos de combinar para o final do ano uma crossada.
Ainda tens as rodas do mato montadas?

fica bem.

Nop, já está SM novamente, fui busca-la 4ª feira passada, no sábado fui ao DynoDay com ela, está aí o vídeo no tópico Very Happy

BroLy

Mensagem  L_Cobain27 em Ter 27 Nov 2012, 00:24

pode ser mesmo do facto de meteres primeiro o óleo Wink

na KTM normalmente , levava uma 'garrafinha' já com o óleo necessário para 5 litros , e ao meter gasolina metia o óleo ao mesmo tempo .

ou então , a melhor solução é com um bidão pequeno , ia sempre buscar 10 litros de 98 , metia 200ml de óleo (2%) , agitava o bidão , metia na mota , e siga , a gasolina que sobrasse , para a próxima vez , agitava novamente Wink

L_Cobain27

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 22:13

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: