Embraiagem

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Embraiagem

Mensagem  nmd_pro em Sab 22 Dez 2012, 17:11

Boas pessoal,

fui dar uma volta na minha nova maquina, e apercebi-me de uma coisa que me parece estranha, mas secalhar sou eu que nao percebo nada disto.
Quando uso a embraiagem, ela parece que não embraia durante uns segundos isto é, eu carrego na embraiagem, mas ela parece que continua a agarrar ao motor, e mesmo com a embraiagem engatada a mota nao quer parar, isto parece-me uma coisa estranha, e nao sei se é grave se nao é, se tem solução facil se nao tem, mas gostava de ouvir a vossa opiniao, porque isto faz com que enquanto ande de mota, ela nao me deixa por mudanças quando quero, tenho que esperar pelo momento certo, como se fosse mandar directas na caixa.

Eu pelo que acho, parece me que as molas da embraiagem não devem estar grande espingarda, mas eu sou um completo novato nisto, e tenho medo de abrir aquilo e estragar...
A vossa ajuda será mt importante.

abc

nmd_pro

Re: Embraiagem

Mensagem  fzbastos em Sab 22 Dez 2012, 21:52

Podes sempre afinar cabo mas a será que não tens um óleo muito grosso???

fzbastos

https://www.youtube.com/watch?v=MZneF3jRb5g&list=PLrQna42ysO

Mensagem  nmd_pro em Sab 22 Dez 2012, 21:59

Pois não sei... não percebo muito disso, mas é capaz, o oleo da embraiagem é o mesmo do motor e transmissão? e qual seria o aconselhado a uma Wr250F com filtro twin air, AIS removal kit e FMF 4.1 titanium com megabomb? lol

nmd_pro

Mensagem  sergio_XT24 em Sab 22 Dez 2012, 22:11

A mota custa a meter ponto-morto e quando metes primeira começa logo a querer andar para a frente? Isso pode ser a afinação do cabo.

sergio_XT24

Mensagem  nmd_pro em Sab 22 Dez 2012, 22:22

Vou tentar descrever o sintoma da paciente lol.

o que acontece é o seguinte, e ainda nao andei mesmo quase nada, andei 5 minutos no quarteirão por causa da policia, e nem teve tempo de aquecer, mas o que se passa e isto.

A mota desligada, consegue por todas as mudanças correctamente etc, sem problema.
Quando eu a ligo a 1ª vez em ponto morto, ela comporta-se correctamente e nao tenho queixas nenhumas, as mudanças entram todas etc, o problema e que assim que eu começo a andar nela, ela so me deixa parar se eu travar, se eu embraiar ela quer continuar a levar-me em frente e se eu nao travar vou logo contra o que tiver em frente.
E depois quando ando na mota tenho que por as mudanças correctamente isto e "no timing certo" se eu falhar ela nem sequer me deixa por mudança, tenho que sentir a mota e por.

nmd_pro

Mensagem  SiCKMiND em Sab 22 Dez 2012, 22:50

A mim já me aconteceu algo parecido, e infelizmente tive o azar de ir a parar com ela, e ela ter logo dado o berro, mandou alto solavanco contra a parede, a sorte é que se foi a baixo logo a seguir, e o que me disseram que tinha sido foi a embraiagem, tanto que depois de tentar ligar a moto, ela já não conseguia meter mais mudanças (só á martelo, meter sem embraiagem). Foi só mesmo a embraiagem, que queimou por completo, e na altura que eu me comecei a perceber isso, foi quando tava tipo parado em semaforos ou whatever, e estava em 1ª engatada, e com a embraiagem pressionada, e ela continuava andar devagarinho para a frente (sem tar travada). E foi fazendo sempre isso ao longo do tempo. Tinha que tar sempre a segurar no travão quando estava parado.

SiCKMiND

Mensagem  nmd_pro em Sab 22 Dez 2012, 23:01

a minha so puxa durante uns 3/4 segundos e depois para e já nao preciso de travao, mas tinha ua XR600r com 20anos e nao tinha esse problema, e uma cena mm marada e eu sou um nabo nestas coisas, ainda tenho muito calo para ganhar, e nao sei o que fazer e tou um bocado "preocupado"...

nmd_pro

Mensagem  SiCKMiND em Sab 22 Dez 2012, 23:22

nmd_pro escreveu:a minha so puxa durante uns 3/4 segundos e depois para e já nao preciso de travao, mas tinha ua XR600r com 20anos e nao tinha esse problema, e uma cena mm marada e eu sou um nabo nestas coisas, ainda tenho muito calo para ganhar, e nao sei o que fazer e tou um bocado "preocupado"...

Na minha foi o que disse, só que o meu mal foi ter perlongado muito tempo, depois um dia á noite, tive azar com ela, um pouco de sorte por não ter sido contra um carro ou mesmo em estrada. Mas foi só mesmo a embraiagem, aquilo estava mesmo já tudo queimado, já desfeito. E quando troquei voltou a bombar, e ainda hoje ando com a mesma e até agora bacanito. Agora a tua não sei te dizer o que possa ser, até porque também não sou muito experiente ainda em motos. Mas pode ser que alguém aqui do forum te possa dizer o que isso realmente é. (Isto se não for mesmo a embraiagem, e não é com afinações que vais melhorar). Boa sorte amigo.

SiCKMiND

Mensagem  Jorge Dias em Dom 23 Dez 2012, 00:03

Cool Boas,na minha humilde opinião acho que deves ter os discos da embraiagem gripados e aconselho-te a abrires a mesma e substituir o que for necessário...pode ser que seja só isso..a tua mota acho que não tem embraiagem hidráulica, pois não?
Se for de cabo, tenta afinar melhor o curso da manete pois tb pode não ter o suficiente para embraiar e deixar a caixa de velocidades trabalhar
assim que puderes...oficina e abrir embraiagem quanto antes...para não teres de meter nova.

Jorge Dias

Mensagem  vascoribeiro em Dom 23 Dez 2012, 13:41

Antes de mudares peças afina a embraiagem, quase de certeza que é disso, Tens que tirar folga ao cabo, em baixo junto à tampa da embraiagem isto se a tua nao for hidarulica.
O que deve estar a acontecer e que quando carregas na embraiagem os teus discos nao se estao a separar bem por isso e que ela continua a andar, ao tirares folga eles afastam mais quando embraias. Quanto menos folga tiver mais tarde ela pega, depois ajustas a teu gosto a partir do momento que nao andar sozinha para a frente.

vascoribeiro

Mensagem  nmd_pro em Dom 23 Dez 2012, 13:52

Eu tive a ler e pelos vistos isto é um problema do modelo da mota em si comum entre as Wr, o que acontece é que o cabo nao "estica" o suficiente para dar o uso completo a embraiagem, e fica a faltar alguns milimetros/centimetros, para que ela desengate completamente, o que estive a pensar é comprar umas manetes ASV antes de comprar já um guiador porque se o problema é esse, talvez seja de facil resolução...

nmd_pro

Mensagem  vascoribeiro em Dom 23 Dez 2012, 14:23

Um bocado estranho isso mas esta bem, e tambem nao da para afinar isso? Custame acreditar mas nunca tive uma dessas

vascoribeiro

Mensagem  nmd_pro em Dom 23 Dez 2012, 17:49

Pois, eu nao sei nada disso, mas sei que vou comprar umas manetes a qualquer momento, e uma questão de mudar a prioridade para a 1ª coisa e ver se resolvem o problema...

senao vou ter mesmo que abrir a embraiagem para ver se tem alguma cena, mas tambem queria deixar a moto aquecer primeiro antes de ir ver alguma coisa, porque pode ser o oleo ainda muito "espesso" e nao ter a fluidez para deixar a embraiagem funcionar. Jorge Dias, a embraiagem e mecanica de fluido.

Vi a informaçao aqui...
-http://www.4strokes.com/forums/topic.asp?TOPIC_ID=15255
-http://www.mototips.com/community/threads/the-easy-fix-for-the-wr-clutch-drag.16678/

nmd_pro

Mensagem  machine_im em Dom 23 Dez 2012, 19:41

Acho que é melhor abrires aquilo. É estranho porque, pelo que eu percebi, ela deixa-te iniciar a marcha sem problemas e quando andas não sentes a embraiagem a patinar. Se for assim, os discos da embraiagem e as molas estão em bom estado.
Vê bem o cabo da embraiagem, vou explicar porque. Quando tinha 17 anos, andava numa NSR125. Num dia qualquer partiu-se o cabo da embraiagem. Eu em vez de comprar um novo fui inventar um pouco Very Happy. Encontrei na minha garagem um cabo com o comprimento +/- que precisava. Apliquei-o, tudo tranquilo, embraiagem funciona. No dia seguinte fui para a praia de mota, embraiagem.... impecável. Depois quando vinha para a casa fiquei sem embraiagem. Cheguei a casa e fui ver o que estava a passar. A montagem que fiz estava normal, mas o cabo ficou com uma folga. Chamei o meu pai, ele olhou para aquilo e começou-se a rir. Afinal, o cabo que eu apliquei era um cabo de um conta-quilômetros ou sei la do que, que se esticava. Depois aplique um cabo normal e nunca mais tive stress com isso Wink

machine_im

Mensagem  sergio_XT24 em Seg 24 Dez 2012, 00:11

Eu antes de abrir via se as folgas (tanto na manete, como junto ao motor) são as recomendadas. Isso aconteceu-me uma vez que troquei o guiador e ao mexer na manete o cabo ficou com demasiada folga, ao apertar a menete a embraiagem não fazia o curso devido e por isso a moto ficava sempre a querer andar para a frente, mesmo com a embraiagem apertada, e custava a meter em ponto-morto. Foi só afinar e ficou impec.
Boa sorte com isso.

sergio_XT24

Mensagem  machine_im em Seg 24 Dez 2012, 08:58

Pois, mas o que estava a dizer é que mete as mudanças com a mota parada mas a trabalhar sem problemas. E também não tem stress em arrancar, por isso, não deve ser das folgas

machine_im

Mensagem  vascoribeiro em Seg 24 Dez 2012, 11:02

machine_im escreveu:Pois, mas o que estava a dizer é que mete as mudanças com a mota parada mas a trabalhar sem problemas. E também não tem stress em arrancar, por isso, não deve ser das folgas

O rapaz vai gastar dinheiro a abrir aquilo meter junta e o mais provável e ser problema de afinação. A folga que ele tem pode dar para meter as mudancas sem problema. Aconselho-te a ver o cabo primeiro se nao tem curso o suficiente tens que fazer um cabo mais pequeno e engatas na tua bicha. Nao sei se as manetes resolvem o problema

vascoribeiro

Mensagem  nmd_pro em Seg 24 Dez 2012, 13:10

Vou fazer isso primeiro então, vou ver se tenho as folgas no manual de "instruções" ou la o que é aquilo, se eu nao tiver lá nenhuma, como é que me recomendam fazer? Embarassed Embarassed

nmd_pro

Mensagem  sergio_XT24 em Seg 24 Dez 2012, 13:31

nmd_pro escreveu:Vou fazer isso primeiro então, vou ver se tenho as folgas no manual de "instruções" ou la o que é aquilo, se eu nao tiver lá nenhuma, como é que me recomendam fazer? Embarassed Embarassed

2/3mm de folga junto à manete. Na parte de baixo julgo que tens uma marca na peça onde vai prender o cabo e na tampa do motor, essa marca deve coincidir quando a manete não está apertada. Mas aí só deves mexer depois de teres certeza da folga da manete.

sergio_XT24

Mensagem  nmd_pro em Seg 24 Dez 2012, 13:35

Ok obrigado pela ajuda, daqui uma hora ou assim já venho dar feedback para ver se melhorou, thanks Wink

nmd_pro

Mensagem  neon em Seg 24 Dez 2012, 13:42

Como já disseram, verificar a afinação do cabo, se necessário esticá-lo um pouco; Ver o óleo, se possível substituir e ao retirar o que lá está notar de tem ou não limalhas ou outros detritos; Ver o estado dos discos, que podem estar colados/gripados Wink

neon

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 16:14

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: