bateria ou cdi queimado?

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bateria ou cdi queimado?

Mensagem  anarquista em Dom 30 Dez 2012, 13:04

boas pessoal, hoje fui para ir dar uma volta de mota quando vou para a meter a trabalhar e ela nao pega no botao, mas fui a rua e deixei embalar e pegou de empurrao. o barulho que ela faz quando carrego no botao parece estalos, sera que o cdi ou la que e ta avariado ou e a bateria que nao tem forca suficiente para fazer arrancar?

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Re: bateria ou cdi queimado?

Mensagem  machine_im em Dom 30 Dez 2012, 13:50

Então e no fim de andares ela pegou normalmente? Se sim, então é a bateria

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Re: bateria ou cdi queimado?

Mensagem  brunitu17 em Dom 30 Dez 2012, 14:00

anarquista escreveu:boas pessoal, hoje fui para ir dar uma volta de mota quando vou para a meter a trabalhar e ela nao pega no botao, mas fui a rua e deixei embalar e pegou de empurrao. o barulho que ela faz quando carrego no botao parece estalos, sera que o cdi ou la que e ta avariado ou e a bateria que nao tem forca suficiente para fazer arrancar?
Sim julgo ser a bateria a dar as ultimas pois se fosse o cdi não iria pegar de jeito nenhum digo eu(espero nao estar a induzir-me em erro)!!
Depois de dares a voltinha testas-te se ela pegou normalmente??

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Re: bateria ou cdi queimado?

Mensagem  L_Cobain27 em Seg 31 Dez 2012, 04:13

bateria em principio , ou motor de arranque Wink

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Re: bateria ou cdi queimado?

Mensagem  neon em Ter 01 Jan 2013, 17:10

CDI não é porque a mota pegou de empurrão, logo está tudo bem com ele.
Se a mota já tiver mais de 2/3 anos pode ser a bateria "morta"
Caso a bateria esteja boa, ver alternador, rectificador e regulador de tensão, pode haver algo que esteja a fazer com que a bateria não carregue
Caso tudo o resto esteja bem, pode ser a bobine de chamada do motor de arranque que não está a excitá-lo devidamente.

Espero ter ajudado Wink

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Re: bateria ou cdi queimado?

Mensagem  anarquista em Ter 01 Jan 2013, 18:05

dps de andar com a mota ela nao pegou de botao continuava a dar os mesmo estalos. desculpem a demora a postar pois fui de passagem de ano para fora e nao tive acesso a internet. mas obrigado pelas respostas amanha vou tentar ver mesmo se e da bateria.

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Re: bateria ou cdi queimado?

Mensagem  kaworunagisa em Ter 01 Jan 2013, 19:57

boas, de que mota se trata? a bateria é de manutenção ou MF?para começar, tenta arranjar um multimetro digital de um amigo ou um dos chinocas baratos digitais. carrega previamente a bateria para os testes te serem de fiar. com uma bateria carregada (entre 12.6, 13.2V) a bateria deve carregar entre 14 e 15V(corrente continua, DC). mais do que isso e começa-te a fundir lampadas sendo a causa o rectificador.

se carregar menos de 14v poderá ser do rectificador, ou do alternedor(estáctor), ou ambos. para descartar um ou outro, com a moto a funcionar, desligas a ficha que vai do estactor ao rectificador(deverá ser uma ficha com 3 terminais e geralmente fios brancos) e com o multimetro em corrente alterna, AC, ligas os contactos do multimetro independentemente da polaridade aos terminais do alternador, alternando a posição dos varios terminais/contactos. seja em que posiçao for, com o motor +- às 5000rpms terá de haver uma corrente entre 50 e 80V igual seja en que terminais ligues. se os valores forem constantes, poderá ser apenas problema do rectificador. caso tenhas valores irregulares ou desiguais é do estáctor, mas necessitarás de substituir tambem o rectificador pois não está a "rectificar" a corrente correcta à bateria.

isto é apenas uma explicação em termos gerais, para teres mais certezas deverás tentar descobrir os valores correctos das resistencias das bobines do estáctor e a corrente certa dos mesmos e tentar arranjar um rectificador emprestado para experimentar.

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Re: bateria ou cdi queimado?

Mensagem  anarquista em Ter 01 Jan 2013, 20:35

kaworunagisa escreveu:boas, de que mota se trata? a bateria é de manutenção ou MF?para começar, tenta arranjar um multimetro digital de um amigo ou um dos chinocas baratos digitais. carrega previamente a bateria para os testes te serem de fiar. com uma bateria carregada (entre 12.6, 13.2V) a bateria deve carregar entre 14 e 15V(corrente continua, DC). mais do que isso e começa-te a fundir lampadas sendo a causa o rectificador.

se carregar menos de 14v poderá ser do rectificador, ou do alternedor(estáctor), ou ambos. para descartar um ou outro, com a moto a funcionar, desligas a ficha que vai do estactor ao rectificador(deverá ser uma ficha com 3 terminais e geralmente fios brancos) e com o multimetro em corrente alterna, AC, ligas os contactos do multimetro independentemente da polaridade aos terminais do alternador, alternando a posição dos varios terminais/contactos. seja em que posiçao for, com o motor +- às 5000rpms terá de haver uma corrente entre 50 e 80V igual seja en que terminais ligues. se os valores forem constantes, poderá ser apenas problema do rectificador. caso tenhas valores irregulares ou desiguais é do estáctor, mas necessitarás de substituir tambem o rectificador pois não está a "rectificar" a corrente correcta à bateria.

isto é apenas uma explicação em termos gerais, para teres mais certezas deverás tentar descobrir os valores correctos das resistencias das bobines do estáctor e a corrente certa dos mesmos e tentar arranjar um rectificador emprestado para experimentar.

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a mota e uma i-moto tiger 125 sm e o meu irmao deve ter esse aparelho, ele e eletrecista. tenhu de lhe pedir uma mao. eu tenhu um aparelho para carregar a bateria. mas gostava de experimentar com outra bateria para ver se nao e dela. pode nao tar ja a receber carga, a mota e de 2009 mas nao sei se o antigo dono lhe trocou a bateria alguma vez.

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Re: bateria ou cdi queimado?

Mensagem  neon em Ter 01 Jan 2013, 20:55

kaworunagisa escreveu:boas, de que mota se trata? a bateria é de manutenção ou MF?para começar, tenta arranjar um multimetro digital de um amigo ou um dos chinocas baratos digitais. carrega previamente a bateria para os testes te serem de fiar. com uma bateria carregada (entre 12.6, 13.2V) a bateria deve carregar entre 14 e 15V(corrente continua, DC). mais do que isso e começa-te a fundir lampadas sendo a causa o rectificador.

se carregar menos de 14v poderá ser do rectificador, ou do alternedor(estáctor), ou ambos. para descartar um ou outro, com a moto a funcionar, desligas a ficha que vai do estactor ao rectificador(deverá ser uma ficha com 3 terminais e geralmente fios brancos) e com o multimetro em corrente alterna, AC, ligas os contactos do multimetro independentemente da polaridade aos terminais do alternador, alternando a posição dos varios terminais/contactos. seja em que posiçao for, com o motor +- às 5000rpms terá de haver uma corrente entre 50 e 80V igual seja en que terminais ligues. se os valores forem constantes, poderá ser apenas problema do rectificador. caso tenhas valores irregulares ou desiguais é do estáctor, mas necessitarás de substituir tambem o rectificador pois não está a "rectificar" a corrente correcta à bateria.

isto é apenas uma explicação em termos gerais, para teres mais certezas deverás tentar descobrir os valores correctos das resistencias das bobines do estáctor e a corrente certa dos mesmos e tentar arranjar um rectificador emprestado para experimentar.

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Está tudo dito Wink

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Re: bateria ou cdi queimado?

Mensagem  kaworunagisa em Ter 01 Jan 2013, 23:24

podes mesmo experimentar com a tua bateria. se for um carregador desses "inteligentes" que indicam bateria carregada, o que pode acontecer por vezes é dár-se ao motor de arranque uma ou poucas vezes e a bateria ir-se logo abaixo. ou então carregas a bateria, supostamente uma bateria acabada de carregar deverá ter entre 12.8 e 13.2V, se passado 12 a 24 horas a corrente baixar dos 12.5V é sinal que a bateria "foi-se"

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Re: bateria ou cdi queimado?

Mensagem  machine_im em Ter 01 Jan 2013, 23:44

kaworunagisa escreveu:boas, de que mota se trata? a bateria é de manutenção ou MF?para começar, tenta arranjar um multimetro digital de um amigo ou um dos chinocas baratos digitais. carrega previamente a bateria para os testes te serem de fiar. com uma bateria carregada (entre 12.6, 13.2V) a bateria deve carregar entre 14 e 15V(corrente continua, DC). mais do que isso e começa-te a fundir lampadas sendo a causa o rectificador.

se carregar menos de 14v poderá ser do rectificador, ou do alternedor(estáctor), ou ambos. para descartar um ou outro, com a moto a funcionar, desligas a ficha que vai do estactor ao rectificador(deverá ser uma ficha com 3 terminais e geralmente fios brancos) e com o multimetro em corrente alterna, AC, ligas os contactos do multimetro independentemente da polaridade aos terminais do alternador, alternando a posição dos varios terminais/contactos. seja em que posiçao for, com o motor +- às 5000rpms terá de haver uma corrente entre 50 e 80V igual seja en que terminais ligues. se os valores forem constantes, poderá ser apenas problema do rectificador. caso tenhas valores irregulares ou desiguais é do estáctor, mas necessitarás de substituir tambem o rectificador pois não está a "rectificar" a corrente correcta à bateria.

isto é apenas uma explicação em termos gerais, para teres mais certezas deverás tentar descobrir os valores correctos das resistencias das bobines do estáctor e a corrente certa dos mesmos e tentar arranjar um rectificador emprestado para experimentar.

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Estás a confundir a tensão com a corrente. A tensão mede-se em Volts e a corrente em Amperes

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resolvido

Mensagem  anarquista em Qui 03 Jan 2013, 19:35

levei a mota ao mecanico, resultado escovas do motor de arranque estragadas. obrigado a quem me ajudou.

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Re: bateria ou cdi queimado?

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