iniciar em competiçao de velocidade tz 125 honda rs 125 metrakit

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

iniciar em competiçao de velocidade tz 125 honda rs 125 metrakit

Mensagem  luis_pereira em Dom 20 Jan 2013, 14:16

Boas eu gostava de me inciar em competiçoes de velocidade. Eu tenho uma dt125x mas o que eu gosto é de motas desportivas aqui em portugal é dificil arranjar essas tz's e hondas rs. Eu estava a pensar numa tzr 50 com carnagens desportivas e motor 125 mas ja me disseram que o quadro da mota é instavel e nao oferece qualquer segurança. O que é que voces acham? sabem onde arranjar quadros dessas motas de competiçao? tipo metrakit, honda rs

Obrigado cumprimentos =D

luis_pereira

Re: iniciar em competiçao de velocidade tz 125 honda rs 125 metrakit

Mensagem  sergio_XT24 em Dom 20 Jan 2013, 15:26

Já pensaste na aprilia RS?

sergio_XT24

Mensagem  BroLy em Dom 20 Jan 2013, 15:30

Acho que estás no forum errado para colocar esse tipo de dúvidas ..

Mas relativamente às tuas dúvidas, se estás a pensar participar por conta própria ( tua equipa, mecânico(s), logística, motas etc ) prepara-te para gastar bastantes milhares de euros ..

O melhor que tens a fazer é ires a uma prova do Nacional em que estejam lá as classes 85/125 e vais falar com a malta das equipas que por lá andam .. eles normalmente recrutam novos talentos .. é uma questão de falares com eles e demonstrares que sabes andar em pista e que tens potencial .. aí eles provavelmente disponibilizam uma mota para o efeito ..

Mas uma coisa é achar que se anda bem na rua, outra coisa é andar bem em pista, fazer bons tempos por volta etc .. são coisas bem distintas ..

Eu não sei de cor as regras, mas sei que a malta anda tudo com chassis racing ( Honda RS ou Yamaha TZ, Aprilia RSW ), isto na classe 80/85/125 .

Na classe 80/85 andam com motores de cross alterados, na classe 125 andam com motores Honda RS 125 e Yamaha TZ 125

Penso que não permitem chassis de motas de "estrada". Vai ao site da Federação Portuguesa Motociclismo e investiga isso.

w w w . r a c i n g s m . o r g

BroLy

http://www.racingsm.org

Mensagem  L_Cobain27 em Dom 20 Jan 2013, 16:05

entrar em competição nem sempre é fácil , mas com € , muita motivação , e muitos conhecimentos , consegue-se Wink

faz como disse o BroLy , tenta falar com malta que esteja no meio , ou então , contactar a yamaha , honda ou assim , e ver o que terias de fazer para ter uma tz125 , etc Wink

L_Cobain27

Mensagem  luis_pereira em Dom 20 Jan 2013, 16:24

Vai sair um bocado caro, ja vi algumas metrakit pre gp com motor husqvarna a 2000 mil eur em espanha, tz's e rs's é muito dificil.

Broly eu nunca corri em pista portanto nao sei como é gostava de ir começando a praticar com alguma mota o que aconselhas para começar a praticar em pista (kartodromos)

Essa tua honda rs 250 Broly é que era XD

luis_pereira

Mensagem  Jorge Costa em Dom 20 Jan 2013, 17:55

BroLy escreveu:Acho que estás no forum errado para colocar esse tipo de dúvidas ..

Mas relativamente às tuas dúvidas, se estás a pensar participar por conta própria ( tua equipa, mecânico(s), logística, motas etc ) prepara-te para gastar bastantes milhares de euros ..

O melhor que tens a fazer é ires a uma prova do Nacional em que estejam lá as classes 85/125 e vais falar com a malta das equipas que por lá andam .. eles normalmente recrutam novos talentos .. é uma questão de falares com eles e demonstrares que sabes andar em pista e que tens potencial .. aí eles provavelmente disponibilizam uma mota para o efeito ..

Mas uma coisa é achar que se anda bem na rua, outra coisa é andar bem em pista, fazer bons tempos por volta etc .. são coisas bem distintas ..

Eu não sei de cor as regras, mas sei que a malta anda tudo com chassis racing ( Honda RS ou Yamaha TZ, Aprilia RSW ), isto na classe 80/85/125 .

Na classe 80/85 andam com motores de cross alterados, na classe 125 andam com motores Honda RS 125 e Yamaha TZ 125

Penso que não permitem chassis de motas de "estrada". Vai ao site da Federação Portuguesa Motociclismo e investiga isso.

Se for como no karting, é tudo pago pelo piloto. Custa-me a acreditar que há equipas a recrutar pilotos sem ser o tudo pago pelo piloto. De qualquer das formas é muito complicado ter experiência em pista visto a ausência de escolas e as que existem serem para motas de maior porte.

Jorge Costa

Mensagem  fredxt em Qua 23 Jan 2013, 00:16

E porque não começares por este novo campeonato?

http://www.motociclismo.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=5917&Itemid=51

É tentador para quem quer começar a andar por estes mundo. E é uma muito boa iniciativa que já fazia mais do que falta me portugal.

fredxt

Mensagem  luis_pereira em Qua 23 Jan 2013, 21:29

Boas nao sabia dessa iniciativa mas ainda assim a classe mais baixa é 250 XD que acho muito para iniciar é mais para gente com alguma experiência mas é uma boa iniciativa motas até 99 de fáçil manutenção e arranja-se peças facilmente. Eu ja vi que em espanha e á lá muitas tz's e rs's a preços bons rondam os 2000-3500 eur. Ainda nao sei como vou fazer mas por agora vou-me manter na dtx e se trocar é daqui a 1 ou 2 anos por outra supermoto. Gosto muito da drz 400 ou as ktm's.Apesar de adorar as as superdesportivas especialmente a r6 XD quero que seja gradual com calma nao tenho pressa.

luis_pereira

Mensagem  kaworunagisa em Qui 24 Jan 2013, 22:27

se queres sentir alguma adrenalina por esses valores aconselho-te a adquirires uma cabra de mato a sério tipo uma YZ ou SX 125's. serão bem mais recentes do que as TZ ou RS's e com algum dinheirinho extra poderás pô-las em condições para te serem bastante fiàveis.

já ficavas com mota para realmente aprenderes a andar, facilmente arranjas sitio para andar, montes de pessoal para andares junto, baixa manutenção, em caso de queda as despesas são bem menores, etc, etc.

e se queres mesmo matar o bichinho das corridas, podes começar pelos passeios, ir às pistas para ver o andamento, fazer umas provas piratas, uns raides, e quem sabe mesmo até fazer umas provas do nacional se te ajeitares(ou não). mas se saltos não for a tua onda sempre podes optar pelos enduros ou TT, mas aí a logistica já fica maior.

kaworunagisa

Mensagem  luis_pereira em Sex 25 Jan 2013, 23:41

Boas nao é uma questao de sentir adrenalina é mesmo gostar daquele tipo de conduçao e das motas. Eu ainda nao sei mas por agora vou ficar nas supermotos, sao uma boa escola. Muitos pilotos de motogp e superbikes começaram nas supermotos.

luis_pereira

Mensagem  camsilva em Sab 26 Jan 2013, 01:14

luis_pereira escreveu:Boas nao é uma questao de sentir adrenalina é mesmo gostar daquele tipo de conduçao e das motas. Eu ainda nao sei mas por agora vou ficar nas supermotos, sao uma boa escola. Muitos pilotos de motogp e superbikes começaram nas supermotos.

Talvez me achem um bocado destruidor de sonhos mas tenho um bocado visão diferente de ti.. Rolling Eyes

Esses pilotos que falas, andam no motogp e superbikes com 20, 20 e poucos anos. (o inicio da carreira nessas competições)
Até lá fizeram uma progressão nas R's de competição em campeonatos nacionais, e internacionais de escalões inferiores, ou seja andam nas R's de competição desde os seus 16 aninhos, por aí..

Ou seja, já tinham treino de enduro/sm antes disso, pelo menos em alguns casos, e isso significa andar com as tais YZ's/ CR's desde os 14/15 aninhos, e com ktm's sx65/85 desde secalhar os 12 anos! Alguns so começam mesmo quando tem um bocado vontade, aí por volta dos tais 15 anos, mas muitos outros levam escola desde bem mais cedo!

Acho que, com 19 aninhos e sem palmarés (a não ser que o tenhas e não tenhas referido, se assim for peço desculpa), ja estamos velhos para lá chegar.. Laughing (Ja estamos porque também tenho 19 aninhos)

E claro, concordo á brava com o que o kaworunagisa disse..

Hope no one tries to burn myself alive.. Wink

camsilva

Mensagem  jota em Sab 26 Jan 2013, 09:58

eu estive para fazer 1 época do campeonato nacional de velocidade classe superstock 600cc com a minha antiga R... e posso dizer-te que assim por alto, se contar com o valor/compra da moto, vais gastar sem grande stress... cerca de 5/6/7 mil € por época.. isto se nunca caíres...

assim por alto, pelo que me lembro.
. inscrição eram cerca de 1000 € +-
. depois em cada prova ainda se pagava mais 170€ +- (6 ou 8 provas, dependia do numero de participantes e condições)
transporte
. equipamento
. pneus novos a todas as provas (e não podem ser comprados onde quiseres, tem de ser comprados a quem a federação indicar) na altura um jogo de pneus custava à volta dos 400€ um bocadinho menos, era 300 e tal, mas quase 400€
. mantas para pneus
. transformação da moto
. capacete novo
. comidas
. gasolina
. dormidas
etc

basicamente para fazeres uma época "decente" no mínimo precisas de ter um cashflow de pelo menos 10 mil € + moto

e muito sinceramente, é como já disseram, com 19 anos já vais tarde, mas quem sabe se não és o próximo lorenzo ou rossi, tenta!
se ficarmos no sofá é que nunca conseguimos nada

jota

Mensagem  L_Cobain27 em Sab 26 Jan 2013, 14:18

o problema não é só esse Jota , é preciso ver que , em caso de avaria mecânica , é preciso € para reparar e ter a mota pronta em dias/semanas , em caso de queda , não fica barato , é preciso transporte como disseste , caso não se tenha uma carrinha ou um atrelado , é preciso investir também nisso , depois há que contar que ir para lá sem treinar , basicamente , ia ser um divertimento caro demais , para levar a sério , é preciso treinos , trackdays com força , aí já não é só gasolina para as 7 ou 8 provas , nem pneus , nem transporte Rolling Eyes

L_Cobain27

Mensagem  luis_pereira em Seg 28 Jan 2013, 00:00

É complicado já não é a idade ideal para quem quiser iniciar, existem lá pessoas que andam de mota desde pequenos e iniciaram-se em competições muito cedo(eu a unica coisa que me deram quando era puto foi uma motazinha daquelas pequeninas com motor motoserra XD ). Mas tenho que tentar XD eu agora tenho uma dt125x tava a pensar em trocar por uma wr450f supermotard o que acham é uma boa mota? será um salto demasiado grande?

Jota dai eu querer uma 125 de competiçao fica muito mais barato a manutençao os pneus, façil de trabalhar. Mas aqui em portugal é um bocado complicado arranjar existem poucas e quem as tem nao as vende

Ver se compro um fato e começo a ir com voces aos tracksday's. Já agora sabem algum sitio em lisboa/torresvedras que se arranjem fatos completos a preços razoáveis? 400 eur maximo

luis_pereira

Mensagem  Jorge Costa em Seg 28 Jan 2013, 00:13

Luis mais que tudo, o importante no mundo da competição é dinheiro, notas! E um pouco de unhas...
Tu sem unhas, andas lá no meio; sem notas és o piloto de bancada. Penso que te deverás focar primeiro nos fundos.

Jorge Costa

Mensagem  jota em Seg 28 Jan 2013, 10:47

nas 125cc só tens hipótese se fores ultra leve Laughing

jota

Mensagem  Mr_Trecolareco em Seg 28 Jan 2013, 12:09

De facto hoje em dia ter uma participação em corridas paga por patrocinadores...só se for PAItrocinio mesmo.

Entre inscrições, deslocações, estadias, material e compra de uma mota para o nacional de velocidade já tens ai uns milhares para 2013...

Se tiveres de levar mecânico e pagar-lhe o dia, a estadia e comidas...mais um pouco.

etc etc

Conforme foi dito, vê o preço das coisas e concentra-te no financiamento.

Mas sempre com a ideia que vais pagar para andar e curtir, já que pelo que se vê por cá...não é risonho o futuro.

Mr_Trecolareco

http://www.trackfreeks.com

Mensagem  RickyFMX em Seg 28 Jan 2013, 12:17

luis_pereira escreveu:Boas nao sabia dessa iniciativa mas ainda assim a classe mais baixa é 250 XD que acho muito para iniciar é mais para gente com alguma experiência mas é uma boa iniciativa motas até 99 de fáçil manutenção e arranja-se peças facilmente. Eu ja vi que em espanha e á lá muitas tz's e rs's a preços bons rondam os 2000-3500 eur. Ainda nao sei como vou fazer mas por agora vou-me manter na dtx e se trocar é daqui a 1 ou 2 anos por outra supermoto. Gosto muito da drz 400 ou as ktm's.Apesar de adorar as as superdesportivas especialmente a r6 XD quero que seja gradual com calma nao tenho pressa.

A unica opção low cost que vejo é mesmo esta que já te foi dita:
http://www.motociclismo.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=5917&Itemid=51

E a classe mais baixa não é 250 2T!
LC1
- 2T até 250 cc
- Monocilíndricas 2T até 500 cc
- Todos os tipos de motores a 4T até 590 cc
- Monocilíndricas 4T até 750 cc

Podes comprar uma CB500 de 1998 por 1000 e poucos €s e com suspensões bem afinadas e bons pneus, acredita que a CB500 não é moto para ganhar, mas já te dá uma diversão brutal!

Já vi um puto a fazer um TD com uma, com tempos mais baixos que alguns gajos com Rs! (o puto tinha um bom kit de unhas e as Rs que passou não andavam grande coisa)

RickyFMX

http://www.supermoto-portugal.com

Mensagem  luis_pereira em Seg 28 Jan 2013, 19:14

É tudo muito caro e nao existem ajudas. Mas por exemplo acho que no nacional dá para te inscreveres só em algumas provas. Imagina és de lisboa costumas ir a track days no estoril, a prova do nacional é lá. Levas a tua mota pressupondo que seja um R, nas 600 superstock, fazes uma boa prestação na prova e talvez consigas arranjar patrocinio. Nas 600 ou 1000 superstock é que se vÊ os homens, tá tudo de igual para igual. Claro que só nessa prova nao gastas menos de 600/800 eur mas imagina que tens um bocadinho de sorte que tambem é preciso e arranjas algum patrocinador.

Por isso é que eu gostava de uma 125cc de pista, a maior parte nao presta para pista das 125cc, as que prestam quase nao existem em portugal e são caras. Apesar de em espanha arranjarem-se "baratas"

luis_pereira

Mensagem  jota em Seg 28 Jan 2013, 23:03

até podia fazer apenas 1 prova do nacional, dares 1 volta de avanço ao 2ª classificado e mesmo assim o único apoio que ias ter, era dos amigos e família.

fazer provas do nacional, é caro, ter uma moto de competição/pista é caro, exige muito tempo, muita dedicação, muito treino físico e mental e muito dinheiro

tu (e se calhar 90% ou mais dos useres deste forum) provavelmente nem deves ter resistência física para aguentar 40 minutos de prova a um bom nível.

é simples, vai fazer 1 hora de kart, se saíres de lá "sem dores" e conseguires fazer 50 voltas seguidas com tempos que não oscilem mais de 2 segundos, dou-te os meus parabéns e estás "pronto" mentalmente e fisicamente para entrar em algo mais competitivo.

se estás mesmo com vontade e tens dedicação suficiente e coragem para "abandonares" a família e amigos por uns tempos, aconselho-te a procurares provas em inglaterra, lá muitas vezes consegue-se alguns apoios nos campeonatos "amadores"

espero que não leves mal ou aches agressivo o que disse, mas é a realidade, fazer "isso" que queres, custa muitos milhares de €

jota

Mensagem  kaworunagisa em Ter 29 Jan 2013, 08:43

miudo, vou-te ser o mais sincero possivel:

DEIXA-TE DE FANTASIAS!!!

já deu para entender o teu fascinio pela Velocidade, e o teu desejo de participar na modalidade, mas se pensas que alguem vai apostar em ti assim sem mais nem menos, desengana-te. estamos em Portugal e quase ninguem dá nada a ninguem. a malta das oficinas so dá apoio aos bons cliente$$,os bons patrocinadores só patrocinam campeões, potenciais campeões, e mesmo assim tem que haver muitos conhecimentos, estruturas e projectos.

para teres "algum apoio" de um consecionário tinhas de comprar uma mota NOVA, equipá-la, pagar a logistica do pessoal, e no fim do ano pagar a factura. anão ser que conheças o mecanico que te assistisse de longa data e lá fossem os "carolas" fazer umas corridinhas a curtir numa boa sem grandes pretensões, mas tinhas sempre que arcar com as despesas, quanto mais por preceito...

se jores um jovem conhecido aí por essas bandas, podes andar a pedinchar aos estabelecimentos a pedido de algum apoio, coisa pouca para não assustar as pessoas , só que consigas 40€ por patrocinador por prova já dá 400€, se conheceres algum dono de uma gasoineira podes pedir um depósito de combustive para ajudar à viagem, e quem sabe uma caixinha de óleo para a temporada, as empresas transportadoras tambem podem ajudar em gásoleo, pois usam muito o cartão para pôr combustivel, se a tua familia tiver conhecimentos/amizades com alguns empresários já ajuda bastante, e se fôr to tipo de fazer petiscos, almoçaradas e jantaradas com pessoal de negócios é de aproveitar para pedir alguma coisa para o rapaz.

deu para reparar que o que queres mesmo é a velocidade... a ideia do president não é má dum todo, mas por mim melhor seria uma máquina mais próxima de uma de competição: a APRILIA RS!!!leve, manobrável, relativamente barata de adquirir, com suspensão afinável e hipótese de montar bons pneus. convem é fazer uma boa revisão ao motor.

mas não queiras logo te jogar logo aos leões. realmente a dica do pessoal do troféu "Luis Carreira" é boa, mas se viveres junto à fronteira podes fazer uns TD's ao preço duma inscrição numa prova do nacional, onde tens hipótese de andar mais tempo do que se fizesses uma prova, em grupos ajustados ao teu andamento, e quando sentisses que estarias no limite da máquina(e não me refiro a andar a direito...) aí sim já te podias iniciar à competição.

espero que te tenha elucidado um pouco de como as coisas funcionam, não leves a mal alguma coisa, mas é +- assim que isto funciona, mas um dos melhores planos ainda é o de estudares, arranjares um bom emprego, para poderes fazer do desporto motorizado um hobby teu pois é disso que se trata para 75% dos participantes em todo o mundo.

Boa sorte.

kaworunagisa

Mensagem  BroLy em Ter 29 Jan 2013, 09:45

Pelos custos do Troféu, fazes vários Trackdays por ano ( Velocidade ) ..

E se forem Trackdays supermoto fazes às carradas ... e andas muito mais tempo em pista ..

BroLy

Mensagem  luis_pereira em Qua 30 Jan 2013, 01:17

Boas antes de mais quero agradecer por meu aconselharem e ajudarem, tinha ideia que fosse caro mas nao assim tanto =P. Por agora vou mesmo ficar-me por trackdays, visto que eu ainda tou a estudar e seria impossivel sustentar este "sonho" xD

Talvez um dia quando começar a trabalhar invista nisto a sério, até é ganhar unhas haha

Vocês costumam fazer trackdays regularmente certo? Eu tenho uma dt125x gostava de começar a ir com vocês a trackdays claro que comparada com as vossas é fraquinha. Tou a pensar em trocar por uma wr450f de 2003 já á supermotard mas ainda nao sei aquilo pode ser muito bixo depois nao me habituo. O que acham?

Tava a pensar comprar um fato, adorei este http://www.ebay.co.uk/itm/Top-Quality-2-Piece-Motorcycle-Motorbike-Leather-Suit-Rossi-/180933675391?pt=UK_Motorcycle_Leathers_Suits&var=&hash=item2a207cc97f

Abraço e um grande obrigado a todos os que me ajudaram.

luis_pereira

Mensagem  RickyFMX em Qua 30 Jan 2013, 10:10

Para os nossos kartodromos a DTX chega perfeitamente!
Eu na FMX era raro meter mais de 3ª velocidade... havia 1 ou 2 retas onde metia 4ª, mas era 1 segundo, depois reduzia logo...

A DTX é muito porreira para brincar, e se meteres menos um dente no pinhão, ainda mais divertida deve ficar... depois, uns bons pneus e vais ver que é diversão garantida....

RickyFMX

http://www.supermoto-portugal.com

Mensagem  BroLy em Qua 30 Jan 2013, 10:14

luis_pereira escreveu:Vocês costumam fazer trackdays regularmente certo? Eu tenho uma dt125x gostava de começar a ir com vocês a trackdays claro que comparada com as vossas é fraquinha. Tou a pensar em trocar por uma wr450f de 2003 já á supermotard mas ainda nao sei aquilo pode ser muito bixo depois nao me habituo. O que acham?

Sim, há aqui no forum um grupo de malta consistente que faz Trackdays com frequência, sempre que há disponibilidade e o tempo está bom.
Este ano está-se a tentar fazer 1 TD de mês a mês ou de 2 em 2 meses.

Isso da DTX ser fraquinha é desculpa, na generalidade dos nossos kartodromos não é necessário muita potência, interessa mais uma mota leve, maneável, com potência QB e uma ciclística / travagem razoável .

Se tiveres bom andamento, de DTX não ficarás muito longe do resto da malta, se tiveres boas unhas se calhar até nos mordes os calcanhares ou andas mais, ter mais potência não é sinónimo de mais andamento.

BroLy

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 03:54

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: