Legalização/homologação mota estrangeira

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Legalização/homologação mota estrangeira

Mensagem  Jorge Dias em Qua 23 Jan 2013, 15:20

8)Gostava de saber mais detalhes de como e o que é necessário para legalizar uma mota comprada em espanha.

Quais os papeis necessários dados pelo vendedor
Que é necessário ter para obter a matricula em Portugal
Quanto custará o processo e onde me dirigir
Questões de IVA associadas

Tenho algumas noções ,mas gostaria que alguém com experiência (tenha passado pelo processo ) desse umas dicas, pois no mercado espanhol existem máquinas a bom preço e recentes


Cumps,JD Very Happy

Jorge Dias

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Re: Legalização/homologação mota estrangeira

Mensagem  Laga em Qua 23 Jan 2013, 17:13

Boas,

Este assunto já foi aqui debatido há algum tempo;

Fica aqui o link: http://www.supermoto-portugal.com/t592-legalizacao-de-motas-vindas-de-fora?highlight=legaliza%E7%E3o

Eu próprio também já indaguei sobre este assunto, mas penso que o Broly te pode ajudar pois ele já legalizou pelo menos uma das suas motas....

Quanto a impostos sei que para não pagares IVA sobre o valor da máquina ela tem de ter matricula no pais de origem há mais de seis meses e mais de 6 mil Kms, se estas condições estiverem reunidas terás de pagar apenas o ISV que no caso das motas deve (julgo eu) rondar os 300 paus. Quanto à papelada o Broly tal disse acima deverá conseguir ajudar melhor que eu....

Abraço!!!

Laga

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Re: Legalização/homologação mota estrangeira

Mensagem  pmonteiro em Qui 24 Jan 2013, 11:10

Jorge Dias escreveu:estava a pensar ir a espanha buscar uma mas depois de pesquisar um pouco acaba por não compensar a relação preço/ burocraçias/ impostos e dores de cabeça.

Podes detalhar um pouco?

pmonteiro

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Re: Legalização/homologação mota estrangeira

Mensagem  Jorge Dias em Qui 24 Jan 2013, 11:36

MadÉ necessário reunir a seguinte documentação para abrir o processo de legalização na Alfandega de Lisboa:

DAV - Declaração Aduaneira de Veiculos, devidamente preenchida (adquirida na Alfandega, na sala ao lado - 1.55 euros)
2º BI e fotocopia
3º Cartão de contribuinte e fotocopia
4º Certificado de matricula/livrete estrangeiro ou doc. equivalente e fotocopia
5º Factura comercial ou declaração de venda no caso de aquisição particular e fotocopia
COC - Certificado de Conformidade Europeia e fotocopia
7º Documento comprovativo de medição CO2 (inspecção a fazer no Lab. Nacional de Eng Civil - sugerido por eles) e fotocopia
8º Homologação técnica do IMTT e fotocopia

Documentos de transporte e ou recibos de pagamento sempre que o veiculo
entre em Portugal pelo próprios meios, ou declaração escrita do
proprietário nacional referindo a data e a respectiva fronteira de
entrada em Portugal

Verificaram ainda quanto pagaria de Imposto Automovel (pode ser visto por qualquer um em http://www.e-financas.gov.pt/de/jsp-dgaiec/main.jsp ) e disseram que para começar o processo tenho de começar por ir ao IMTT (antiga DGV)

2 formulários de Pedido de Certificado de Matricula um para pedir o COC e outro para pedir a Homologação.
Fui informado que tenho de fazer uma inspecção de ruído no Lab. Nacional de Eng Civil que fica algures na Av do Brasil.
Fui
ainda informado que na compra de qualquer veículo no estranjeiro deve
ser pedido o COC, porque caso tenha de ser pedido ao IMTT custa 150
euros,"

Podes ver mais em pormenor o calvário que se torna aki em mais pormenores:http://www.nomadstrail.net/site/index.php?option=com_smf&Itemid=85&topic=3991.0

Eu não passei por isto,nem quero pois alem de morar longe da capital são muitas voltas, gasóleo ,portagens, impressos , dias de trabalho perdidos..and so on,and so on....E ESTE EXEMPLO É PARA UMA MOTA COMPRADA EM UM STAND

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Re: Legalização/homologação mota estrangeira

Mensagem  BroLy em Qui 24 Jan 2013, 12:01

Eu e o meu irmão fizemos isso com a Honda CBR 250RR que mandamos vir do Japão.

Também tive que ir ao LNEC na Avenida do Brasil numa manhã de sábado fazer o teste do ruído ..

Eu e o meu irmão só nos demos a esse trabalho e despesa, porque se trata de uma mota raríssima e especial.
Se fosse uma banal supermotard ( KTM, Husqvarna, Husaberg, Yamaha etc ) nunca na vida faria isso ..

A única que poderia compensar esse trabalho / despesa, seria uma Maico 700 2T matriculável .. e mesmo assim .. dependeria muito do preço da mota em 2ª mão ..

Esses negócios em Espanha rendem mesmo é para motas não matriculadas .. tipo de cross ou supermoto .. KTM 450 SMR com montes de extras de 2005 - 2007 por 2000 - 2500€....

Mas depois há o reverso da medalha .. essa mota pode custar 2000 - 2500€ e a mota estar em Madrid ou em Valência .. são mais de 1000 kilometros ( ida + volta ) .. contabilizar combustíveis, portagens etc ... Wink

O ideal era uma KTM 450 SMR full-extras de 2005 por 2000€ ali em Badajoz .. isso é que era mel Cool

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Re: Legalização/homologação mota estrangeira

Mensagem  Jorge Dias em Qui 24 Jan 2013, 16:50

8)Deixo aki umas dicas para eventualmente dissipar algumas duvidas a quem pretenda passar pelo processo:

Neste caso é de uma mota vinda de U.K. ,mas serve basicamente para qualquer uma.

espero que sirva e seja util:


  • Escolher a moto e
    recolher dados do vendedor e da viatura (chassis, motor, registo, marca,
    modelo) e confirmar ausência de financiamentos pendentes à moto. No UK
    existe um serviço ("HPI check") que por £29 dá o historial da viatura,
    desde créditos, acidentes, participações e registos;
  • Caso se
    pretenda vir a rolar na moto, tratar do seguro temporário para a
    matrícula original junto de um mediador de seguros. Directamente com as
    seguradoras o mais provável é receber recusas. Eu consegui com a
    Tranquilidade;
  • Tratar da viagem e de levar dinheiro;
  • Preparar declaração de venda, acordada por email com o vendedor; Levar 2 impressões;
  • IMPORTANTE:
    Pedir ao vendedor que arranje entretanto o COC (Certificate of
    Conformity) junto do Concessionário onde comprou a moto;
  • Pedir ao vendedor que tenha consigo cópias do documento de identificação (passaporte ou Cartão do Cidadão, dependendo do país);
Resumindo, no momento do levantamento da moto e conclusão do negócio deve-se trazer connosco:

  • Moto, com chaves e token para replicação destas;
  • Idealmente, livro de Serviço da moto e Manual;
  • COC;
  • Documento
    único da viatura. No UK o V5 é bastante diferente do nosso: as secções
    para transmissão de propriedade devem vir preenchidas e assinadas pelo
    dono, e a secção vermelha deve ser enviada por este à DMV lá do sítio
    (DVLA), mas apenas após concluída a viagem de regresso, caso ela ocorra;
  • Declaração de venda assinada por ambos;
  • Caso
    a garantia ainda esteja a decorrer, tragam a transmissão de garantia
    (normalmente, faz parte dos livrinhos da moto) assinada pelo
    proprietário original;

Com o vendedor, fica:

  • Pagamento;
  • Declaração de venda assinada por ambos;
  • Saudades da moto;

Chegando a Portugal o processo de legalização foi o seguinte:

  • Se não for o próprio a tratar, devem levar uma procuração;
  • Ir
    ao IMTT (antiga DGV) para iniciar o processo. Vão pedir a papelada
    (administrativa) toda que trouxeram, tirando os manuais da moto e afins;
    Desta 1ª visita trarão convosco o número de homologação do processo;
  • Aqui pagam 0€;
  • Ir
    (na moto, idealmente) à Alfândega com o processo e número de
    homologação. Levar cópias de TODOS os documentos, pois lá não tiram
    cópias, incluindo da identificação do novo proprietário;
  • Aqui
    depois de comprar, pagar e preencher o formulário apropriado (Declaração
    Aduaneira de Veículo, a.k.a. DAV) eles fazem uma inspecção visual da
    moto e confirmam o odómetro. Abaixo de 6mil kms há acerto de impostos
    para viaturas oriundas do espaço Schengen (fora deste, como p.ex. da
    Suiça não interessam os kms: paga-se sempre!)
  • Aqui pagam ~85€, mais o formulário;
  • No
    dia seguinte (pode até ser no mesmo dia, com sorte), regressa-se para
    saber qual a matrícula atribuída; Trazer connosco a DAV preenchida,
    carimbada e benzida... e o resto do processo, ficando na Alfândega o
    original do documento único original;
  • Com a DAV (em rigor, as
    lojinhas nem o pedem) vão à loja da esquina gravar a matrícula e espetar
    com ela na moto; É nesta altura que damos um passo para trás e somos
    obrigados a sorrir, ao admirarmos nas novas roupagens; A circulação com o
    documento da Alfândega é legal durante 60 (ou seria 30?) dias;
  • De seguida, regresso ao IMTT para concluir o processo e emitir o Certificado de Matrícula;
  • Aqui pagam 33€;
  • Volvidos
    um mínimo de 2 dias úteis para os sistemas do IMTT falarem com a
    Conservatória do Registo Automóvel (CRA), dirigem-se a esta última com o
    processo para solicitar a emissão do Documento Único (DU); E aqui
    ocorre a situação mais bizarra: no caso de Setúbal, o IMTT ocupa 3 das 4
    secretárias do atendimento; a 4ª é da Conservatória. E, apesar de
    ficarem costas com costas (literalmente), temos de aguardar pelos 2 dias
    e voltar noutro dia...
  • Aqui pagam 50€ (não há MB; levem dinheiro); Trazem um certificado provisório para circularem com a moto até 60 dias;
  • Volvida uma semana chega o DU a casa.
Falta aki a Inspecção ao ruído feita no LNECC e a inspecção final na zona da Azambuja (em alguns casos ) para confirmar travões, luzes, medidas, tamanho dos pneus, números de quadro e motor ,etc. .
Mais alguma inf. pode ser vista aki - http://www.nomadstrail.net/site/index.php?option=com_smf&Itemid=85&topic=3991.0

Cumps,JD

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Re: Legalização/homologação mota estrangeira

Mensagem  pmonteiro em Qui 24 Jan 2013, 22:50

Obrigado Jorge.

Mas como se costuma dizer: No pain, no gain!

Em relação a só compensarem motos sem matrícula, permitam-me que discorde. Depende muito do tipo/preço da mota em causa.
Posso-vos dizer que andei há pouco tempo a ver umas R's (matriculadas), e cheguei a ver diferenças de 2000 a 2500 euros. Na minha opinião compensa bem o trabalho/gastos!
Um dia que volte a poder ter uma R, Espanha, ou até mesmo UK vão ser opções que vou ter em consideração.

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Re: Legalização/homologação mota estrangeira

Mensagem  jota em Qui 24 Jan 2013, 23:00

e são smr's "puras" ? por esse preço ?
diz lá onde encontras isso, perco já a cabeça Laughing

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Re: Legalização/homologação mota estrangeira

Mensagem  BroLy em Qui 24 Jan 2013, 23:05

No motos.coches.net Wink

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Re: Legalização/homologação mota estrangeira

Mensagem  pmonteiro em Qui 24 Jan 2013, 23:14

BroLy escreveu:No motos.coches.net Wink
Pedro,
Move lá estes ultimos posts para o tópico de legalização também iniciado pelo Jorge.
Estamo a entrar em off-topic no tópico de venda da moto dele...é má onda...

PS: este podes apagar.

pmonteiro

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Re: Legalização/homologação mota estrangeira

Mensagem  Jorge Dias em Qui 24 Jan 2013, 23:21

pmonteiro escreveu:
BroLy escreveu:No motos.coches.net Wink
Pedro,
Move lá estes ultimos posts para o tópico de legalização também iniciado pelo Jorge.
Estamo a entrar em off-topic no tópico de venda da moto dele...é má onda...

PS: este podes apagar.
thanks,malta passem isto para o outro topico pirat

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Re: Legalização/homologação mota estrangeira

Mensagem  Jorge Dias em Qui 24 Jan 2013, 23:24

Very Happy Boas e baratas . www.milanuncios.es
www.segundamano.com (ou es. )

Dá que pensar, mesmo com todas as burocracias,não? Wink

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Legalização

Mensagem  pedrowr125x em Sex 25 Jan 2013, 00:47

no outro dia vi uma ktm smc 690, a 3000 euros em espanha, esta é que valia bem a pena Very Happy

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Re: Legalização/homologação mota estrangeira

Mensagem  L_Cobain27 em Sex 25 Jan 2013, 18:32

Jorge Dias escreveu:
pmonteiro escreveu:Pedro,
Move lá estes ultimos posts para o tópico de legalização também iniciado pelo Jorge.
Estamo a entrar em off-topic no tópico de venda da moto dele...é má onda...

PS: este podes apagar.
thanks,malta passem isto para o outro topico pirat

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Re: Legalização/homologação mota estrangeira

Mensagem  KCM em Ter 05 Fev 2013, 18:03

Fiquem alerta,

Numa das minhas idas ao mecânico, estava lá um rapaz com uma Husky SM510 de matricula Espanhola, e pela conversa estava com sérios problemas em obter o certificado de homologação em Portugal devido à lacuna que existe neste momento de representação da marca no nosso País.

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Re: Legalização/homologação mota estrangeira

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