Parafuso "preso"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Parafuso "preso"

Mensagem  nmd_pro em Dom 03 Fev 2013, 02:17

Bem, só me acontecem estas coisas, e tal como este acredito que 90% dos parafusos da minha mota esteja nesta condição.
A mota teve parada muito tempo depois de uma lavagens, e portanto os parafusos penso que acabaram por criar alguma ferrugem no seu interior r portanto estao presos onde quer que seja.

Desta vez queria remover um parafuso que infelizmente se encontra preso a um painel lateral da mota, que liga ao painel do radiador(o plastico") e que não quer sair, ja tive umas 2 horas a colocar WD40 e de 15 em 15 mins ia la ver se ja conseguia tira-lo mas sem qualquer sucesso, agora encharquei aquilo de WD40 e vou deixar durante a noite ara ver se consigo tira-lo amanha de manha.

Não o quero forçar porque ainda posso parti-lo a ele ou ao plastico e portanto isso e escusado, não sei bem o que devo fazer, se devo forçar ainda mais, e se partir partiu ou se existe algum metodo especial que alguem conheca que de para eu tira-lo sem estragar....

Já agora o parafuso é o Numero 14

nmd_pro

Re: Parafuso "preso"

Mensagem  pedrowr125x em Dom 03 Fev 2013, 02:20

eu tambem tinha um assim na minha nx4, tinha a cabeça moída. pedi ao meu pai a maquina de aparafusar e tirou aquilo em 10 segundos. se tiveres uma dessas deve te sair na boa.

pedrowr125x

Mensagem  caxuda em Dom 03 Fev 2013, 05:01

pedrowr125x escreveu:eu tambem tinha um assim na minha nx4, tinha a cabeça moída. pedi ao meu pai a maquina de aparafusar e tirou aquilo em 10 segundos. se tiveres uma dessas deve te sair na boa.

O problema não é falta de força...

Normalmente é mandar-lhe umas pancadinhas com uma chave e um martelo na parte mais lateral possivel do parafuso e de modo a não estragares nada. Ao mesmo tempo vais pondo wd40.
Assim vais quebrar a ferrugem que o está a prender deixando o parafuso mais solto.

Abraço Wink

caxuda

Mensagem  nmd_pro em Dom 03 Fev 2013, 14:15

Pois, força não é porque ja fiz força suficiente para rebentar com uma daquelas ferramentas com cabo em borracha.

Vou ver essa questão de martelar o parafuso para ver se ajuda a soltar um bocado mais, pode ser que ajude nisso, senão não sei se vou fazer outra coisa qq ou se desisto da ideia lol

nmd_pro

Mensagem  Caetano em Dom 03 Fev 2013, 14:39

nmd_pro escreveu:Pois, força não é porque ja fiz força suficiente para rebentar com uma daquelas ferramentas com cabo em borracha.

Vou ver essa questão de martelar o parafuso para ver se ajuda a soltar um bocado mais, pode ser que ajude nisso, senão não sei se vou fazer outra coisa qq ou se desisto da ideia lol

Se não fosse o parafuso dos plasticos, dizia para lhe dares um bocadinho de lume com um maçarico, mas assim, vais derreter o plastico todo.

Acho que wd40 e umas marteladas é capaz de dar.
Se não desenrosca, exprimenta fazer força para o outro lado, a enroscar, e depois tenta desenroscar novamente, ás vezes isto ajuda a soltar o parafuso.

Caetano

Mensagem  pedrowr125x em Dom 03 Fev 2013, 16:32

força tambem não é o que me falta Very Happy , e eu pus bastante wd40, mas se tiveres uma força sistemática e constante acho que faz melhor. tambem podes tentar isso da pancada tambem deve dar, eu por acaso não me lembrei de fazer isso thumbup

pedrowr125x

Mensagem  Jomba em Dom 03 Fev 2013, 17:39

Já tive exactamente o mesmo problema!
A mim foi por causa de uma queda no mato, a protecção do radiador empenou um pouco na zona onde aperta o parafuso, logo cria tensão por isso não desaperta. Tens que dar o jeito na protecçāo do radiador (15) para ficar alinhado e depois desapertas o parafuso.

Jomba

Mensagem  pstolas em Seg 04 Fev 2013, 13:18

ontem aconteceu me algo do genero, mas invez de não querer desapertar , foi a femea que estava solta dentro do sub-quadro e ao rodar o parafuso , rodava a femea! estive 1 hora para tirar o parafuso , e so saiu forçando um pouco o plastico que suporta a matricula, metilhe uma chave de fendas a empancar a femea.
estive o resto da tarde a disser palavroes á mota! Laughing Laughing

pstolas

Mensagem  nmd_pro em Seg 04 Fev 2013, 16:22

Bem, após uma boa hora de volta daquilo nem sei como lá consegui.

O que fiz foi o que disseram por aqui.
1º comecei por colocar uma boa quantidade de WD-40, até começar a ver aquilo a penetrar no parafuso, dos dois lados, onde tinha a cabeça e o corpo (lol descrição um bocado para maiores de 18 Razz)

2º agarrei num martelo e dei umas boas caceteadas no parafuso com uma chave de ferramentas no sitio, em 8 direções diferentes, sempre em cruz;

3º voltei a por Wd-40, e assim que acabava rodava a chave para apertar ainda mais, e depois com o martelo fazia ainda mais força para apertar.

4º Depois disso, foi só colocar a chave no parafuso e com um martelo ir batendo com força, mas nao o suficiente para me escapar da mao e moer o parafuso, ao fim de um bocado ele lá acabou por sair.

Depois acabei por inspecionar aquilo, e o problema não era ferrugem, mas sim grãos de terra que estavam dentro do parafuso, e que tinha que os partir para que ele saísse, o que foi dificil como tudo, mas pronto.

Daqui um bocado posto umas fotos do resultado deste pequeno projeto

nmd_pro

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 16:17

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: